Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?
Chega aqui que eu vou te dar boas dicas sobre esse assunto, a valorização das Soft Skills, apareceram junto com as grandes mudanças que o novo mercado apresenta, é fundamental estar atento às novidades.
As “soft skill”, nada mais são do que habilidades “não técnicas”.
E o que isso significa Diego ? Calma eu vou te explicar.
O que são soft skills?
São conhecimentos e competências, individuais, que podem ser dispostas para a realização de tarefas e solução de problemas.
Portanto soft skill é um termo em inglês para esses tipos de competências pessoas, que indicam a forma de como lidar com os problemas.
Ao contrário das hard skill, chamadas competências técnicas, as soft skills são competências mais difíceis de definir e de medir.
Normalmente, elas estão relacionadas à capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho.
As soft skills também costumam ser mais difíceis de aprender do que as hard skills.
Por isso, muitas vezes os empregadores acabam dando preferência a candidatos que tenham boa capacidade de se relacionar com outras pessoas.
Porque as soft skills importam ?
Pessoas que não dão a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho.
Mas as habilidades não técnicas que ela desenvolve são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira produtiva.
De acordo com as “estruturas organizacionais”, essas soft skills nunca foram mais cruciais.
São elas que realmente capacitam alguém para ocupar cargos de liderança, que envolvem lidar com outras pessoas e com si mesmo – apenas inteligência e experiência não bastam.
Desenvolvimento pessoal e profissional
Para desenvolver sua própria soft skill é necessário que você levante do sofá e tome alguma atitude.
- O primeiro ponto para desenvolver é conhecer bem a empresa ou a cultura da sua organização, pesquise ou procure saber quais são os valores e quais são as missões que a empresa tem.
- O segundo passo é entender as expectativas que existem sobre o seu trabalho, que seria “você entregar o que a empresa pede, não o que ela precisa” sendo eficiente, converse com seus superiores e pergunte sempre o que ele espera que você vá entregar, assim agregando valor onde a empresa mais precisa.
- O próximo passo é entender o que é preciso para subir na carreira, fazendo network com pessoas do mesmo ramo, já bem sucedidas, sempre correndo atrás de dicas grupos que possas trocar informações, com essas informações você como indivíduo já saberá o que vai precisar desenvolver para melhorar sua carreira.
- O último passo é mostrar esse desenvolvimento para seus gestores sendo bem natural, sem força a barra de mais, porque força de mais dá a impressão de bajulador ou mesquinho, que está ligada apenas aos ganhos e interesses próprios.
Cada empresa vê essas habilidades não técnicas de formas diferente, visualizando a última pessoa a ser promovida você vai saber se a sua empresa dá mais atenção a liderar, questionar, ser positivo ou ter boas relações em equipe.
Para que esses objetivos sejam concluídos deve-se criar um plano, escrito mesmo, preso no teto em cima da sua cama para que fique preso na sua mente cada passo você terá que tomar no seu dia-dia.
Das soft skills mais demandadas do mercado são as de: comunicação, pensamento crítico, espírito de liderança, boas relações em equipe, ser ético no trabalho e estar bem motivado.
-
Ser comunicativo
A capacidade de se comunicar é inegavelmente importante para quase todos os tipos de carreiras. Essa capacidade é extremamente útil para falar com clientes, colegas, chefes ou fornecedores, seja pessoalmente ou não.
Ser bem comunicativo engloba tanto capacidade de se expressar quanto a de ouvir o que as pessoas dizem.
Os empregadores querem funcionários que possam não apenas comunicar suas próprias idéias, mas também saibam ouvir com empatia.
Em trabalhos de atendimento ao cliente, por exemplo, ouvir é uma habilidade particularmente importante.
-
Pensamento crítico
Não importa qual seja o seu emprego, para se obter uma carreira de sucesso se tem que ser crítico na hora da tomada decisão, para isso deve-se sempre se manter instruído e bem informado da situação.
Para qualquer que seja o problema, você precisa entender a situação, pensar criticamente e encontrar soluções adequadas para o mesmo.
-
Espírito de liderança
A maioria das empresas quer saber se você já tem a capacidade de gerenciar situações e pessoas.
Essa competência não é técnica e é ainda mais indispensável quando se está de olho em um cargo altas chances de promoção.
A capacidade de liderança inclui a capacidade de resolver problemas e conflitos entre pessoas e tomar decisões executivas, o líder sempre tem naturalmente uma boa expressão e comunicação.
-
Bom relacionamento em equipe
Para se obter uma carreira de sucesso é sempre bom trabalhar bem em equipe.
Quer você esteja fazendo muitos projetos colaborativos ou simplesmente participando de algumas palestras e workshops, você precisa ser capaz de trabalhar efetivamente com as pessoas ao seu redor.
Algumas competências relacionadas ao trabalho em equipe incluem a capacidade de negociar com os outros e reconhecer e apreciar a diversidade em uma equipe.
Outra competência relacionada é a capacidade de aceitar e dar feedback.
-
Ser ético
Ser ético não é um requisito obrigatório para qualquer carreira, pessoas com essa característica costumam concluir tarefas no prazo, mantendo o foco e sendo organizado.
Além disso, conseguem tanto trabalhar de forma independente quanto seguindo instruções, por isso as empresas costumam dar preferência para quem consegue demonstrar essa competência.
-
Estar bem motivado
O sonho clichê da maioria das pessoas é conseguir bater suas metas mensais, sejam elas pessoais ou não.
Ou seja para aquelas pessoas que não trabalham com o que gostam ou que estão em alguma empresa que tenha um modelo de gestão que não leva em conta essas habilidades “não técnicas” e encaram suas tarefas como algo desgastante, pensando que tudo é difícil ou chato, nessas empresas o resultado demoram a aparecer ou nunca aparecem.
Estar bem motivado ajuda a não perder prazos e passa uma imagem para empresa de estar engajado, sendo sempre participativo e tendo boas energias no seu ambiente de trabalho, tornando-se querido entre seus colegas e chefes.
Com essas boas dicas você certamente conseguirá aplicar bem suas soft skills na sua carreira, alavancando o sucesso.
Você já aplica algumas dessas dicas ?
Espero ter te ajudado com essas dicas, envie esse link para alguém que ainda não saiba usar essa habilidades, certamente ele vai ser grato.
Ficou com dúvida, deixei seu comentário ou me procure no Instagram @https://diegodisse.com/wp-content/uploads/2019/05/13-dicas-para-conseguir-um-novo-emprego-1.jpg.