Será que estou capacitado para a vaga que eu quero?

Será que tenho capacitação para vaga que quero?

Como eu sei que tenho capacitação ou se estou pronto para vaga que eu quero?

Essa uma das perguntas que mais recebo, seja por email, palestra e no meu Instagram!

Para responder essa questão, convidei a Mariana Rocha, profissional de RH com quase 1 década de experiência, a pessoa certa para te ajudar nessa questão.

Com a palavra a Mari…

A princípio, as dicas que vou passar para vocês neste post tem como propósito identificar seus pontos fortes enquanto profissional, porém também podem ser aplicadas a vida pessoal com a finalidade de alcançar seus objetivos.

Afinal de contas, o reflexo desta auto análise resultará no autoconhecimento maior e possibilidade de desenvolvimento.

Para identificar seus pontos fortes como profissional, primeiramente é fundamental saber qual seu objetivo neste quesito, ou seja, saber onde você quer estar posicionado.

Este é o primeiro passo para movimentação, saber onde você está e traçar um paralelo com a posição que você quer chegar.

Vale começar este exercício com o curto prazo e posteriormente traçar um plano de carreira de longo prazo.

Você é o responsável por construir sua carreira e buscar capacitação!

É muito importante ter clareza em cada uma das etapas propostas por este artigo, uma vez que os recrutadores sabem exatamente o que estão buscando, sendo assim ter pouca clareza sobre o seu perfil e seus pontos fortes não inspira confiança.

Em seguida você precisa saber quais skills o profissional precisa para estar na posição que almeja.

Caso não tenha nitidez sobre estas necessidades, recomendo fazer um benchmark através do Linkedin a fim de mapear estes skills em profissionais que hoje ocupam esta posição em empresas que você considera referência no mercado.

Identifique pontos de convergência entre os cursos que eles fizeram, projetos que desenvolveram, nível de proficiência em idiomas e outros aspectos que julgar relevante para vaga.

IDEAL x ALCANÇADO

Feito isso, chegou a hora de fazer um comparativo entre o IDEAL x ALCANÇADO, ou seja, você precisa analisar quais destes quesitos mapeados conseguiu conquistar ao longo de sua trajetória profissional e quais deles precisa aperfeiçoar ou adquirir.

Neste momento é importante ser realista para que o resultado seja efetivo.

Para exemplificar o tópico acima, podemos utilizar a empresa XPTO (empresa fictícia multinacional) que vai abrir uma posição de analista sênior de recursos humanos.

A Maria, analista pleno que já trabalha na empresa, quer se candidatar a vaga e ao fazer o benchmark do perfil da vaga desejada, identificou que 80% dos profissionais que ocupam este cargo em multinacionais possuem inglês avançado e estão em andamento ou concluíram um MBA.

Isto não significa obrigatoriamente que ela precisa ter esses dois pontos, mas significa que o mercado esta balizado com esta régua e dificilmente vai aceitar algo menos do que isso.

Destaque seus pontos fortes e sua capacitação

Visto que você identificou os requisitos necessários para conquistar a posição que almeja, agora é preciso destacar esses pontos fortes no seu currículo sem esquecer de colocar evidências através de projetos e realizações que vão dar embasamento ao seu objetivo.

Caso tenha dúvidas como estruturar um currículo de forma objetiva e assertiva, leia este artigo
-> Atraindo a atenção dos recrutadores com um currículo perfeito

Marketing Pessoal

O conceito base do Marketing Pessoal está em conhecer seus pontos fortes e exaltá-los, e assim, praticá-los.

O mapeamento de perfil também é importante no momento de estruturar seu discurso quando um recrutador entrar em contato com você para uma entrevista por telefone ou mesmo pessoalmente.

Ainda nesta trilha de publicações relacionadas a como se recolocar no mercado de trabalho, veja algumas dicas de como estruturar um storytelling para que seu contato com o recrutador se torne mais estruturado e persuasivo.

Em paralelo a essas ações, é fundamental começar a reduzir a lacuna entre quais são suas compentencias para preencher a posição desejada e quais você deveria ter.

Sendo assim, a melhor forma é buscar obter o conhecimento que ainda não tem.

Como se comunicar melhor, aprender mais, e usar técnicas de  oratória.

Perder a timidez para conseguir se relacionar melhor com seus colegas de trabalho.

Inclusive se você tem medo, ou vergonha de falar em público, o treinamento OS SEGREDOS DA FALA, ainda está com 82% de desconto, então aproveita!

Treinamento online os segredos da fala - Inscreva-se

Busque capacitação profissional e conhecimento

Hoje em dia existem diversas plataformas que oferecem capacitação gratuita e de qualidade.

Veja esse post post onde disponibilizei alguns links com  canais de capacitação gratuita e online (alguns deles emitem certificados).

-> 10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

Conforme vimos, investir em capacitação voltada para carreira profissional é inevitável se você deseja ter uma carreira com movimentações hierárquicas, logo sugiro reservar uma parte do seu orçamento para investir em cursos que não são gratuitos, principalmente os cursos que crescem os olhos dos recrutadores , tais como: MBA, curso de idiomas e especializações.

Seja o profissional que está sempre atualizado e em busca de novas alternativas.

Aprenda algo novo, aproveite e otimize o tempo livre, para aprender algo novo.

Lembre-se que a inovação não é responsabilidade apenas do marketing, toda organização precisa se reinventar dia pós dia, e ela deve começar por você.

Se você conhece alguém que esta buscando um emprego, ou não se sente seguro com o mercado de trabalho, compartilhe esse post, e ajude-nos na missão de transformar a vida das pessoas!

Espero ter ajudado com essas dicas, qualquer dúvida deixe o seu comentário ou me mande um email [email protected] e responderei em breve.

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira