Qual a diferença entre marketing pessoal e marca pessoal?

Para baixar este post completo, clique aqui!

Você sabe qual a diferença entre sua marca pessoal e o seu marketing pessoal? E como fazer eles trabalharem juntos?

Para começarmos com o pé direito, imaginamos a seguinte situação: está rolando uma conversa entre 2 pessoas sobre você na sua ausência, o que acha que falariam de você e do seu trabalho? 

Muitos profissionais são especialistas no que fazem, mas possuem pouco reconhecimento das pessoas. Como fazer com que as pessoas te enxerguem como original?

Neste post, eu vou te mostrar quais as diferenças entre marca pessoal e marketing pessoal e a importância de ambas.

 

O que é uma marca pessoal?

 

Marca pessoal nada mais é do que uma gestão da sua imagem e como as pessoas te vêem, seja no seu posicionamento de falar com o público, compreendendo claramente quem você é e o que você tem a oferecer. É necessário entender claramente pelo que você quer ser lembrado, tanto como sua imagem no trabalho quanto sua reputação.

Além de apenas uma reputação, a marca pessoal consiste também no posicionamento que você tem de acordo com a sua profissão e área de atuação, o espaço que você conquista dentro da mente das pessoas e o reconhecimento máximo que elas te dão vem exatamente do seu posicionamento.

É importante lembrar que o posicionamento pode ser modificado e construído com o tempo, mas saiba que é impossível você querer passar algo que não faz parte de você, da sua essência. Caso você ainda insista e tente, ao invés de ter um efeito positivo, a mentira irá destruir sua marca. 

 

Qual a importância de ter uma marca pessoal?

 

A criação de marca pessoal é importante tanto para um empreendedor quanto para um funcionário. Para Peter Gasca, fundador da GascaCo, em um artigo para a revista Entrepreneur, a marca pessoal é o exercício que te ajuda a estabelecer credibilidade no seu trabalho e sua importância é justamente essa, a credibilidade, que ajuda a pessoa a se destacar no trabalho.

Vamos tomar como exemplo um nutricionista que quer se destacar dos seus demais concorrentes, criando uma marca pessoal e usando estratégias de marketing, tendo um bom posicionamento e gerando conteúdos ricos para seu público, ajudando-os e educando-os, ele conseguirá ” ser lembrado”, “ser original”. Entedeu a importância? Vamos para o próximo tópico! 

 

O que é marketing pessoal?

 

O marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que tem o objetivo de estabelecer uma impressão positiva acerca de você. Em outras palavras, fazer com que o público observe você como autoridade em seu ramo de atuação, assim como exaltar suas ações e atividades.

Claro que isso não significa que você deva mentir para seu público.

Mas sim gerenciar a imagem que elas têm de você, observando os aspectos desejados e valorizados ao seu atributo pessoal. 

O marketing pessoal é muito mais do que apenas uma ferramenta para auxiliar suas vendas, a sua imagem pessoal torna-se a representação física da sua empresa ou do seu ramo de trabalho, sendo responsável por gerar credibilidade e visibilidade ao empreendimento.

 

Qual a importância do marketing pessoal?

 

A importância do marketing pessoal vai além de causar uma boa impressão.

Esse tipo de ação pode transformar negócios e carreiras independente do tamanho da empresa ou nível profissional no qual você ou sua empresa se encontra.

Para você que deseja se aprofundar mais sobre este assunto leia o livro “Faça simples” escrito por Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e referência no mundo empresarial e tecnológico. 

Além do título de Linkedin Top Voice, ele também ministra palestra no Brasil e no mundo. 

 

Entenda a importância do marketing pessoal para a marca pessoal

 

Se você possui a meta de ser reconhecido como um especialista na sua área de atuação.

Sua estratégia deve ser estudar mais sobre o assunto se tornando um especialista, realizando melhorias naquela área para que seu público veja os resultados que você é capaz de entregar, educando-os. 

Falar mais sobre o assunto, sempre que for pertinente e porque não?, escrever mais sobre o assunto em redes sociais como o Linkedin ou em blogs de especialistas no assunto. Isso é marketing pessoal entrelaçado em uma estratégia de entregar verdades sobre você para as pessoas!

O reconhecimento que as pessoas te darão como especialista e a maneira como lembrarão de você é sua marca pessoal.

Agora que você leu este post, o que você pensa sobre marketing pessoal? Já sabe por onde começar suas mudanças? Comente aqui embaixo, compartilhe suas ideias e estratégias e preencha seus dados para que eu possa tirar suas dúvidas e conversar diretamente com você.

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira