Pesquise no Google seu nome e veja o que aparece.
Você gosta do que vê?
Você confiaria nessa pessoa?
Há informações suficientes para que os clientes em potencial descubram o que você é?
Caso contrário, desenvolver sua imagem pessoal pode significar mostrar a eles seus atributos positivos, experiência de trabalho e conhecimento.
O marketing pessoal definitivamente impacta e influência o mundo dos negócios.
Não apenas como vêem sua marca ou serviço, mas como você é visto perante empresas e marcas do ramo. Além dos seus potenciais clientes.
É através dessa ferramenta que se demonstra seu valor perante o mercado de trabalho, suas ações, competências, características e habilidades profissionais e pessoais.
É uma ferramenta para seu próprio benefício, pois, pode ser a garantia do sucesso profissional do indivíduo.
Por que você precisa do marketing pessoal?
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter habilidades técnicas pode não ser suficiente para se destacar profissionalmente.
Por isso, se você quer se destacar, é hora de melhorar seu marketing pessoal.
O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.
Não se trata de criar um perfil falso, mas de destacar os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que está desenvolvendo.
Com as estratégias corretas de promoção pessoal, você poderá se destacar, independentemente do seu campo de trabalho.
O mercado de trabalho está cheio de ótimos empresários em todos os segmentos e, para se destacar, é necessário mostrar porque você se destaca entre seus concorrentes.
Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver sua própria imagem pública, tornando-a cada vez mais atraente para os futuros empregadores.
E para os empreendedores, o investimento em promoção pessoal deve estar ainda mais presente.
Como diz o ditado: “você nunca tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!”.
Quanto mais você trabalha com sua imagem, maiores são as chances de sua empresa ser notada não apenas pelo mercado, mas também por quem mais importa, seus clientes em potencial.
Provavelmente você já gastou um tempo considerável trabalhando na identidade e no reconhecimento da marca para sua empresa.
Mas você já pensou em construir sua imagem pessoal?
Ou seja, você considerou que sua reputação, tanto online quanto offline, agora pode ser tão importante quanto a reputação da sua empresa?
Uma imagem forte e visível aumenta inevitavelmente sua influência.
Quando as pessoas sabem quem você é e o associam à sua linha de trabalho, é mais provável que você se aproxime da concorrência quando precisar de ajuda, informações ou conselhos.
A importância do marketing pessoal
A personalização é uma parte fundamental da estratégia digital e um forte argumento comercial para usá-la é a seguinte: um aumento de 14% nas vendas.
Essa estatística vem do artigo do BuzzFeed “Por que o marketing deve ser pessoal produzido?” em parceria com a Adobe.
O relatório, baseado em uma pesquisa global com cerca de 700 entrevistados do lado do cliente e de agências, explora a personalização, um tópico que rapidamente subiu ao topo da agenda para empresas que desejam melhorar a experiência do cliente e o desempenho financeiro simultaneamente.
A personalização em tempo real pode resultar em um aumento nas vendas 33% maior do que as empresas que dizem que seu tipo de personalização não é instantâneo.
O conteúdo personalizado pode ser entregue nos momentos em que os clientes são mais receptivos e de maneiras com maior probabilidade de estimular o envolvimento.
As empresas que segmentam conteúdo personalizado em tempo real estão vendo, em média, 16% de aumento nas vendas.
Isso é superior à elevação de 12% observada por aqueles que estão realizando personalização, mas não em tempo real, traduzindo-se em uma quantidade significativa de vendas adicionais para empresas em vários setores.
O marketing pessoal pode ajudar você a se tornar mais conhecido, a conquistar o primeiro emprego, a alcançar um cargo mais alto na empresa e a atingir quaisquer objetivos específicos que tenha para a carreira.
Sua importância está justamente em garantir que as pessoas percebem as qualidades do seu trabalho e os diferenciais que você possui frente aos demais.
As vantagens do marketing pessoal
- Ferramenta promocional eficaz – a venda pessoal é a ferramenta mais eficaz, que ajuda a influenciar as perspectivas sobre os méritos do produto e, assim, aumentar suas vendas.
- Ferramenta flexível – a venda pessoal é mais flexível do que outras ferramentas promocionais, como publicidade e promoção de vendas. Ajuda um pessoal da empresa a alterar sua técnica de oferta em diferentes situações de compra.
- Minimiza o desperdício de esforços – comparadas às ferramentas de promoção, as possibilidades de desperdício de recursos na venda pessoal são mínimas, pois o pessoal de vendas está focado em um único ou pequeno grupo de clientes em potencial. Isso ajuda as pessoas de negócios a trazer economia em seus esforços.
- Atenção ao consumidor – No caso de vendas pessoais, há uma oportunidade de detectar a perda de atenção e interesse do consumidor durante as vendas. Isso ajuda uma pessoa de negócios a concluir com êxito as vendas.
- Relacionamento pessoal – as vendas por meio de vendas pessoais desenvolvem um relacionamento entre organização e cliente. O desenvolvimento de relacionamento pessoal com o cliente aumenta a força competitiva de uma organização comercial.