18 de October de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Por que dormir pouco prejudica sua imagem pessoal!

 

Entendemos que, muitas vezes, é preciso virar a noite acordado ou dormir bem menos do que o recomendado por médicos e especialistas para se dedicar a projetos desafiadores, e até mesmo trabalhar um pouco mais. Mas você sabia que a falta de qualidade do sono contribui negativamente para a sua imagem pessoal? Continue a leitura e entenda mais!

Nenhuma carreira, por mais promissora que seja, vale uma vida mal dormida!

 

Quando se abdica de uma boa noite de sono para se ater a algum compromisso é comum pensar que o seu tempo está sendo otimizado, mas na prática é o contrário: uma mente cansada não trabalha de forma eficiente, pois o cérebro já não responde bem aos estímulos neurais e emitem reações retardadas para o corpo.

A quantidade de sono necessária é diferente para cada pessoa, mas, no geral, especialistas sugerem entre 7 e 8 horas de sono reparador para o ser humano. Segundo estudo divulgado em 2017 pela Nature, uma revista científica renomada, um cérebro com poucas horas de sono sofre consequências semelhantes aos sintomas de embriaguez: com a capacidade de funcionamento dos neurônios reduzida, apresenta lapsos de memória e distorção da percepção visual.

 

Como a falta de sono atinge o seu cérebro:

 

  • Falta de concentração

imagem-pessoal

A falta de concentração pode levar um profissional a cometer erros, sofrer acidentes, afetar processos decisórios e comprometer sua imagem pessoal. Isso quer dizer, portanto, que sono e atenção se complementam. Com a mente cansada, o cérebro enfrenta dificuldade para manter o foco, ou seja: quanto maior for a atividade a ser executada maior a sua necessidade de dormir bem.

 

  • Perda de memória

imagem-pessoal

Sabe aquela impressão de que estamos mais esquecidos que o normal?

Isso acontece porque a falta de sono é um dos fatores para o aumento do comprometimento de memória. A respeito da sua carreira, isso significa, eventualmente, esquecer compromissos e informações importantes, como prazos, nome de pessoas, atividades simples.

 

  • Estresse

imagem-pessoal

A privação do sono prejudica a produção de substâncias que estão relacionadas ao seu bem-estar e sensação de prazer, por isso ela potencializa os problemas de demandas e ambientes que estão sob pressão, por exemplo. A falta de paciência, a irritabilidade, a ansiedade, as alterações abruptas de humor podem tornar rude qualquer pessoa.

Justamente por afetar a forma como nos relacionamos com as pessoas e o mundo à nossa volta no ambiente de trabalho, o estresse tende a comprometer a comunicação entre colaboradores, equipe e gestor.  

 

  • Perda de raciocínio

Foto profissional grátis de adolescente, adulto, alheio

Os impactos emocionais de eventos disruptivos são amplificados quando se dorme pouco. E a perda de raciocínio é o resultado da soma entre os fatores mencionados anteriormente. Com o pensamento comprometido a assertividade de tomada de decisões diminuem criticamente, pois a velocidade de ação em situações de elevada pressão acabam sendo afetadas.

 

  • Prejuízos à saúde

Foto profissional grátis de académico, adormecido, adulto

No coração, a privação de sono pode elevar tanto a pressão arterial quanto o ritmo cardíaco.

No cérebro, pode acontecer a sua sobrecarga, porque ele, naturalmente, se esforça mais para manter seu organismo funcionando mesmo com as consequências apresentadas pela falta de sono, o que resulta no seu cansaço – e envelhecimento. Além disso, doenças  graves como insônia, ansiedade e até mesmo depressão podem surgir como consequência da falha na produção de substâncias que garantem o seu bom funcionamento.

E não para por aí: dores crônicas, enxaquecas constantes, ganho de peso (levado pelo aumento do cortisol, o hormônio do estresse) e risco à obesidade, queda de libido, queda do sistema imunológico, envelhecimento precoce, diabetes, falta de apetite, hipertensão, problemas de visão e transtornos gastrointestinais também são outras consequências que a médio prazo prejudicam a saúde.

 

Mas como dormir pouco afeta, realmente, a imagem pessoal?

Foto profissional grátis de aborrecido, académico, adulto

Ao falar de imagem pessoal, não nos referimos somente à questão estética, mas sobretudo na forma como os outros te enxergam. Pelo fato da privação do sono interferir no modo como você se relaciona com as pessoas, incluindo suas relações de trabalho, isso significa prejudicar sua liderança e como sua equipe te vê.

No que diz respeito à sua aparência física, ela também é afetada, porque é durante o sono que os hormônios – como o cortisol – são reduzidos para que a sua pele seja regenerada. o Aumento de cortisol e a deficiência de sono podem fazer com que surjam problemas de acne e envelhecimento precoce. Também é durante o sono que células geradoras de antioxidantes trabalham para produzir mais dessas substâncias, a fim de reduzir o impacto da luz solar na nossa pele.

Esses fatores somados levam à queda de autoestima e provocam uma sensação desagradável de você para com seu físico, abalando a autoconfiança, refletindo diretamente na forma de lidar com a rotina do trabalho e prejudicando diretamente na sua imagem pessoal.

 

“Mas o que posso fazer se eu apresentar dificuldade para dormir?”

O correto a se fazer é procurar ajuda profissional para entender a causa do seu problema e identificar qual a solução mais adequada.

 

Dicas que poderão te ajudar:

 

1 – Evite comer e beber antes de dormir, principalmente alimentos estimulantes, como chocolate, canela, gengibre, pimenta, guaraná, chá preto, chá mate, chá verde, café e bebidas energéticas. O mesmo vale para o consumo de álcool e nicotina. A hora de dormir é o momento em que seu organismo está se preparando para descansar, e ingerir qualquer alimento exigirá que ele esteja em funcionamento para digeri-lo;

2 – Evite o uso de celulares e outros dispositivos que emanam luz. Todos esses aparelhos que emitem a luz azul violeta visível, que tem o potencial de causar danos aos olhos, sobretudo quando utilizados em um ambiente escuro. Além disso, jogos, filmes, programas de tv, redes sociais e afins prendem a atenção e fazem com que o cérebro fique em estado de alerta, focado demais para sentir sono e descansar. Isso também atrapalha o ciclo circadiano – ou ciclo biológico – do organismo humano, que é quando o corpo reconhece o dia e a noite e estabelece seu ritmo natural;

3 – Estabeleça um local adequado para trabalhar, como uma mesa ou escrivaninha, e evite fazê-lo na cama, ou próximo da hora de dormir, pois, como dissemos  anteriormente, essa é a hora do descanso. Nossa mente é capaz de reconhecer e definir as funções de cada espaço dentro dos ambientes, e associar o local de relaxamento ao de trabalho gera uma confusão cognitiva e uma incapacidade de identificar os momentos adequados para o cérebro enviar determinado estímulo ao corpo.Ele já se esforçou o dia todo e cansá-lo mais ainda, a ponto de esgotar suas energias, é prejudicial para uma boa noite de sono.

 

Concluindo!

 

A prática de exercícios físicos e a meditação são métodos importantes e aliados para a mudança de hábitos noturnos. Essas atividades ajudam bastante, principalmente na questão da ansiedade e autoconfiança, e ainda estimulam a produção de dopamina, ocitocina e endorfina, os chamados “hormônios da felicidade”, que trazem inúmeros benefícios ao organismo humano.

 

E você, como tem dormido?

O que faz para melhorar seu sono?

Conte sua experiência para a gente e, se gostou deste conteúdo, compartilhe!

Ele pode ajudar outras pessoas também. 

Em caso de dúvidas, mande seu comentário.

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

in Imagem
Related Posts

Vista-se para o sucesso, 8 passos para melhorar sua imagem!

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 8

Entre idas e vindas de palestras e viagens, uma pergunta sempre é recorrente. Diego se minha imagem é tão importante...

Guia completo de imagem pessoal e profissional

10 de março de 2021

10 de março de 2021

Com a alta concorrência no mercado de trabalho, não podemos nos dar ao luxo de focar apenas em nossos conhecimentos...

O que a sua imagem diz sobre você?

7 de fevereiro de 2019

7 de fevereiro de 2019 8

Eu estava com o notebook aberto, queria escrever, porque tirei o domingo pra isso, e seria um verdadeiro desperdício do meu...

Por que você não deve querer parecer rico!

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019

Esse é um tema muito pessoal, já tive essa reflexão mais de uma vez e sempre percebo que quando as...

Como a sua imagem pode auxiliar na sua comunicação?

9 de março de 2020

9 de março de 2020 1

Fala, jovem! Talvez você não saiba, mas eu venho a muito tempo batendo nessa tecla chamada “imagem“, falando o quanto...

Estilos universais – Melhore sua imagem pessoal com estilo!

12 de junho de 2020

12 de junho de 2020

Olá pessoa, hoje vamos falar sobre estilo! Primeiro, você deve estar se perguntando, quem é esse que vos fala, no...

   

Cadastre em nossa Newsletter