Plano de Marketing Pessoal: como criar o seu?

plano de marketing pessoal

Se você é um empreendedor, já pensou em aumentar drasticamente o valor da vida útil do seu cliente concentrando-se no envolvimento com seus clientes existentes em vez de adquirir novos?

Ou, se está buscando um emprego, sabe apresentar sua situação única, estilo pessoal e preferências durante a procura de emprego?

Ao tornar seu marketing mais pessoal com um plano de Marketing Pessoal, você pode investir na construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes, mas também pode manter sua busca de emprego focada e assertiva, se assim desejar.

Quer entender melhor? Diego Disse te ajuda!

O que é Marketing Pessoal?

plano de marketing pessoal

O conceito do Marketing Pessoal envolve um conjunto de estratégias para promover sua própria imagem, destacando suas qualidades e habilidades para atingir seus objetivos, sejam eles conseguir um emprego, conseguir uma promoção ou até mesmo demonstrar seu valor ao mercado.

No fundo, o Marketing Pessoal é sobre destacar o que você faz de melhor, mostrando as razões de você merecer o que está procurando.

Qual é o principal objetivo do Marketing Pessoal?

plano de marketing pessoal

No geral, o principal objetivo do Marketing Pessoal é promover a marca pessoal de alguém estabelecendo sua imagem como profissional, comunicando seus valores, habilidades, experiências e visão a potenciais empregadores ou negociadores.

Por exemplo, responder a essa pergunta também é uma atividade de Marketing Pessoal, pois estou me promovendo como especialista em uma plataforma digital e de fácil acesso a partir de uma busca no Google.

A partir de um plano de Marketing Pessoal personalizado e direcionado, você dedica seus esforços e serviços de marketing às preferências de seu público-alvo.

O que é um plano de Marketing Pessoal?

plano de marketing pessoal

Um plano de Marketing Pessoal, ou PMP, é um documento que comunica ideias e objetivos relacionados a uma busca de emprego, estratégia de marketing ou novo plano de carreira. 

Na prática, seu plano de Marketing Pessoal destaca sua personalidade, profissionalismo e o que faz você ou sua marca se destacarem, comunicando seus objetivos futuros e ajudando a orientar conversas, gerar ideias e aprender mais sobre empresas e setores.

Como criar um plano de Marketing Pessoal?

plano de marketing pessoal

Agora, você pode estar se perguntando o que é necessário para criar um plano de Marketing Pessoal

Em suma, você precisa de uma identidade de marca, um resumo de seus valores, público-alvo, setor, experiência e habilidades relevantes.

Veja como fazer isso.

Desenvolva uma personalidade

Pense na Red Bull, Tesla e Harley Davidson, e você encontrará pessoas que amam a marca ou odeiam com paixão.

Isso acontece porque essas marcas têm uma personalidade forte e acumularam fãs que as amam por isso.

Usando um plano de estratégia de marca, você também pode criar as características de sua própria personalidade profissional que fazem as pessoas te amarem ou te odiarem (isso faz parte dos negócios!).

Um plano de estratégia de marca descreve três fatores principais: propósito, slogan e identidade.

Identifique seu mercado-alvo

Depois de definir sua personalidade, é hora de atender ao seu mercado-alvo.

Os mercados são usados ​​simplesmente para definir seu cliente – ou seja, como você vai ganhar dinheiro.

Os mercados-alvo podem ser baseados em vários fatores, como localização – onde você está segmentado -, canais de distribuição – você tem uma loja online para sua loja física? -, tipo de produto – o que você está tentando vender? É um produto físico ou um serviço?

Encontre (ou crie) seu nicho

Um nicho é uma área focada dentro de um mercado mais amplo.

Se isso ajudar você a visualizar, imagine que o mercado pode ser amplo como “carne”, enquanto um nicho desse mercado seria “carne vegana”.

A conquista de um nicho no mercado maior diferencia seu negócio da concorrência e permite que você se destaque em seu setor.

Isso faz sentido porque se você estivesse procurando bolas azuis, você procuraria na loja que vende bolas ou na loja que vende exclusivamente bolas azuis azuis?

Crie seu plano de ação de marketing com estratégias de implementação

Uma estratégia de implementação consiste em técnicas usadas para empregar informações para alcançar um resultado.

Já é comprovado que especificar, definir e operar dentro de um sistema estruturado melhora significativamente os resultados, então quanto mais você estruturar seu plano, melhor será o resultado.

Para isso, defina expectativas e prazos realistas encontrando esse ponto ideal entre estar muito relaxado e muito estressado.

Além disso, antes de se sentar para fazer negócios, o que exatamente você precisa para o seu negócio? Anote o que você tem antes de listar o que você precisa, mas também suas estratégias e objetivos de marketing.

O que você quer alcançar com seu plano de ação? Anote isso também! Por exemplo, talvez eu queira obter 10% mais vendas com meus esforços. Como fazê-lo? Criando atividades para completar cada meta.

Por último, meça seus resultados – isso é fundamental.

Em que nível você atingiu seu objetivo? Você explodiu suas expectativas para fora da água ou mal está flutuando?

Pode parecer bobo, mas essas “atividades de marketing” são seus estágios de ação e desempenham um papel importante na realização de seu micro-objetivo. Eles também podem ser medidos por pequenos objetivos que levam ao sucesso da meta maior.

A melhor maneira de implementar isso é dividir cada meta em 2 a 4 metas menores que podem ser alcançadas em um período razoável de tempo. Com o tempo, você perceberá que sua mensagem de marketing está sendo recebida pelo público pouco a pouco.

Palavras sábias foram ditas uma vez: “Como você come um elefante? Uma mordida de cada vez.”

Seja sofisticado e profissional

Uma das melhores coisas de ser empreendedor é comprar “coisas de negócios” como logos, cartões de negócios, acessórios para brinde…

Embora esses itens sejam bacanas, você sabe o que a maioria das pessoas perde de vista ao fazer seu plano de marketing pessoal?

A oportunidade de criar um design exclusivo para você se destacar!

Esteja você procurando emprego, contratado independente, LLC ou S Corp, desenvolver uma identidade de marca totalmente projetada fará com que sua clientela ideal se sinta mais segura ao trabalhar com você e apresentá-lo de uma forma mais estabelecida e profissional.

Mas se você ainda é um empreendedor lutando para sobreviver… sinta-se à vontade para pular esta etapa!

Por outro lado, se o seu negócio está decolando e você está pronto para dar um salto, crie um logotipo e decida a comunicação corporativa que deseja usar para divulgar seu negócio. Seja nas redes sociais ou algum outro veículo, não se esqueça de reavaliar sua empresa mensalmente ou trimestralmente.

E aí, gostou? Então comenta e compartilha com seus amigos em suas redes sociais! Vamos ajudar outras pessoas a montarem um plano de Marketing Pessoal!

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira