2 de December de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Otimizando seu perfil no Linkedin

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O LinkedIn mudou tudo isso. Com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é facilmente a maior rede profissional do planeta. Se você leva sua carreira e seu progresso profissional a sério, precisa de um perfil do LinkedIn otimizado e atualizado.

Um perfil do LinkedIn é sua chance de colocar seu nome e rosto na frente de centenas (ou mesmo milhares) de profissionais da sua área. Se você está procurando emprego, isso é essencial.

No entanto, muito poucos de nós têm perfis do LinkedIn que vendem a nós mesmos de maneira eficaz, e você nem sempre sabe quem vai olhar para o seu perfil até que ele já o tenha visto. Portanto, é importante manter seu perfil nítido.

No entanto, não basta apenas ter uma página no LinkedIn.

Você precisa de um ótimo perfil do LinkedIn que chame a atenção, diga as coisas certas e ajude a realmente se conectar com as pessoas que podem ajudá-lo a expandir sua carreira. Aqui estão 10 dicas simples para ajudar a destacar seu perfil do LinkedIn:

1. Faça uma primeira impressão poderosa

Man Raising Right Hand

Sua foto e biografia são os dois detalhes mais importantes em seu perfil que incentivam alguém a clicar para descobrir mais sobre você ou não. Para torná-los o mais eficaz possível:

  • Use uma foto apropriada. Idealmente, você parecendo bem apresentado e profissional.
  • Otimize sua biografia. Sua biografia deve se destacar e diferenciá-lo dos perfis de seus colegas. Cuidado para não demorar muito ou colocar todo o conteúdo importante no final; algumas visualizações de tela reduzem a biografia para três ou quatro palavras; portanto, não desperdice o começo usando frases como: “No momento, estou focando…”
  • Faça uso do recurso de foto em segundo plano. Outra ótima maneira de se destacar é fazer upload de uma foto em segundo plano, pois apenas uma pequena porcentagem dos usuários a possui. Para obter mais informações, leia nosso artigo: “Como escolher uma boa foto de plano de fundo para o seu perfil do LinkedIn”.

2. Evite palavras exageradas

Businessmen Talking at a Cafe

Usar seu resumo para dizer às pessoas que você é apaixonado, criativo e focado diz muito pouco. Ao invés de usar essas palavras comuns, seja específico.

Converse com o leitor sobre suas realizações, habilidades-chave, qualificações e experiência em seu próprio vocabulário descontraído, mas profissional, usando fatos e números sempre que possível.

Verifique se o seu resumo o descreve como uma pessoa acessível que se encaixa bem em uma empresa.

As palavras-chave podem ser úteis para aumentar a visibilidade do seu perfil, mas tome cuidado para não aparecer tantas que a personalidade do seu perfil seja comprometida.

3. Aumente a visibilidade do seu perfil

Man in Blue Suit

Saber onde colocar estrategicamente palavras-chave ajudará a colocar seu perfil na frente de mais empregadores. Pense em quais palavras as pessoas em seu campo provavelmente procurarão e inclua essas palavras nas seções de título e resumo.

A seção “Habilidades e recomendações” pode parecer um preenchimento, mas é um espaço no qual você pode garantir que tenha a lista correta de palavras-chave. Verifique também se há algo escrito no campo “Posição atual”; os empregadores costumam procurar pela posição atual para encontrar candidatos.

Se você já tem um emprego e sua biografia não inclui as palavras-chave relacionadas à função que está procurando, é uma boa ideia tentar incluí-las. Por exemplo, se seu trabalho for “Assistente de configuração do banco de dados”, mas você estiver procurando uma função de marketing, poderá adicionar “Marketing” após o cargo, para garantir que apareça nas pesquisas relacionadas a marketing.

4. Seja criativo

Close-up of Hand over White Background

Se você produziu um curta-metragem para o seu diploma de que se orgulha, ou tem fotos do projeto comunitário em que se voluntariou na África, coloque-as no seu perfil do LinkedIn. A multimídia é um recurso fantástico para um perfil do LinkedIn.

Ao criar um currículo, somos incentivados a incluir experiência de trabalho e hobbies – o LinkedIn não é diferente. Certifique-se de incluir detalhes de qualquer trabalho voluntário realizado, idiomas que você fala e projetos que realizou em seu próprio tempo.

Há uma seção “Interesses” separada, mas o campo de resumo é um bom lugar para conversar sobre o que você gosta de fazer fora do trabalho; deixe sua personalidade brilhar.

5. Seja específico

Man and Woman Near Table

Se você tiver conquistas quantificáveis, inclua-as em seu resumo.

Em vez de dizer “sou um trainee de RH de sucesso”, diga: “Aumentei a produtividade em 25% no meu local de trabalho em 2018, treinando a equipe no novo software de administração”.

É uma boa ideia incluir alguns detalhes sobre cada trabalho anterior que você listou. Não cometa o erro de usar pontos vagos como “responsável pelo gerenciamento do banco de dados”, o que diz muito pouco ao empregador.

Uma boa abordagem a seguir é imaginar que você estava elaborando uma carta de apresentação para um emprego; dê exemplos para provar que você tinha a responsabilidade e fez o trabalho bem.

Portanto, em vez de dizer “Responsável pelo gerenciamento do banco de dados”, você pode dizer algo como “Reduções de imprecisões no banco de dados em 24%, implementando um processo de limpeza quinzenal realizado por toda a equipe”.

6. Seja proativo

Group of Person Sitting Indoors

Você concluiu seu perfil do LinkedIn…

E agora? Em vez de sentar e esperar para ser encontrado, comece a trabalhar para ser notado. Participar de grupos relevantes e fazer comentários nas postagens é um ótimo lugar para começar.

Atualize seu próprio status do LinkedIn regularmente com avaliações e comentários profissionais; você pode desenvolver isso ainda mais escrevendo posts mais longos, quando tiver confiança para fazê-lo.

Você pode comentar sobre um artigo relacionado ao setor que leu ou postou recentemente sobre um seminário em que participou. Se você tem um blog, vincule suas postagens no LinkedIn.

Garanta que você tenha um bom banco de conexões – acima de 40 idealmente – e não adicione muitas pessoas que você não conhece. Adote uma abordagem estratégica – fique na vanguarda de suas mentes gostando, comentando e até compartilhando suas postagens.

7. Mantenha tudo contemporâneo

Person Sitting Facing Laptop Computer With Sketch Pad

Defina um lembrete mensal para verificar novamente seu perfil para ver se há algo que você possa adicionar. Manter sua página atualizada significa que ela reflete seus mais recentes elogios e continua impressionando aqueles que consultam seu perfil com frequência (os empregadores podem estar navegando nos candidatos a uma vaga por um longo tempo antes de realmente agirem em suas pesquisas).

Mantenha suas habilidades e recomendações atualizadas para que elas pintem uma imagem precisa dos seus recursos atuais, mas não os deixem sobrecarregados.

Se você trabalhou em estreita colaboração com uma de suas conexões, peça uma recomendação. Dado que você pode optar por publicar ou não uma recomendação, elas se tornam as melhores referências que você pode solicitar.

É uma boa idéia pensar no conjunto de habilidades que um empregador procurará e escolher suas recomendações com sabedoria, para refletir um amplo conjunto de habilidades.

8. Conheça como o LinkedIn funciona

Person Using Macbook

Há muitas opções de privacidade na seção “Configurações e privacidade” com as quais você deve se familiarizar.

Uma é se você deseja ou não informar toda a sua rede quando faz pequenas alterações no seu perfil. Você pode não querer que seja óbvio que está revisando seu perfil, principalmente se você já está em um emprego. Por outro lado, se você acabou de concluir um grande projeto do qual realmente se orgulha e fez o upload de uma apresentação de slides na sua página, poderá desejar uma exposição máxima.

É uma ótima idéia dar uma olhada nos perfis de outras pessoas e conhecer o que funciona e o que não funciona da perspectiva do espectador. Se uma parte do perfil deles realmente o interessou ou eles tiveram um título que o fez clicar para saber mais, adapte elementos do que eles fizeram para o seu próprio perfil.

9. Certifique-se de que você pode ser encontrado

Close Up Photo of a Person Wearing Suit Jacket

É uma boa ideia obter um URL personalizado para ser encontrado com facilidade. Você pode optar por usar apenas seu nome, se estiver disponível (www.linkedin.com/joebloggs), ou seu nome com um hífen ou outra combinação. Clique em “Editar seu perfil público” em “Configurações e privacidade” e você verá a opção “Editar URL”.

Verifique se os detalhes de contato que você listou são atuais e também inclua seu identificador do Twitter ou outras informações de mídia social, se você tiver mais chances de responder por essas plataformas.

Nas configurações de privacidade, você pode escolher como seu perfil será visto por quem não estiver conectado. Dependendo do seu setor, você pode pensar em quanto da sua experiência deseja revelar para aqueles que ainda não são suas “primeiras” conexões.

10. O que não fazer

 

  • Não sobrecarregue seu título. Se você conhece o LinkedIn, provavelmente sabe que é desanimador quando uma pessoa tem um título cheio de abreviações, qualificações ou o uso de termos como “Premiado”. A melhor coisa a fazer é deixar seu perfil falar por si – o título deve ser o gancho.
  • Não saia da marca. Se você é um blogueiro tentando promover seu blog sobre estilo de vida, pode ser adequado usar frases como ‘Precisa encher meus pulmões com ar do mar diariamente’ em seu título, mas isso definitivamente não é apropriado se você tentar conseguir um emprego no mundo corporativo.
  • Mantenha as coisas concisas. Embora seja importante incluir detalhes de trabalhos anteriores e listar suas realizações nas funções, não fique tentado a incluir muitas informações. Três ou quatro marcadores em cada lista de empregos são suficientes para informar, mas não sobrecarregar.

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Como ser promovido no seu emprego atual em 5 passos?

6 de setembro de 2021

6 de setembro de 2021

Se você está no mesmo emprego há algum tempo, é mais do que lógico que você deseje ser promovido, afinal...

A Importância da Meditação no Trabalho

13 de abril de 2020

13 de abril de 2020

Fala, jovem! Nossa mente é realmente um turbilhão. Pensamentos vêm e vão o tempo todo e não temos como controlá-los....

7 dicas para se comunicar bem na internet

15 de janeiro de 2021

15 de janeiro de 2021

A cada ano, os consumidores de mídias digitais se tornam mais exigentes em relação ao material que encontram disponível na...

como se tornar indispensável no trabalho?

16 de fevereiro de 2021

16 de fevereiro de 2021

Conseguir um emprego estável já é uma tarefa complicada em períodos de crescimento econômico, mas a dificuldade é ainda maior...

Como demitir um funcionário corretamente ?

17 de fevereiro de 2020

17 de fevereiro de 2020

Demitir um funcionário… Já passou por esta desagradável experiência? Existe uma tarefa que precisa ser cumprida nas empresas, mas que...

Atraindo as pessoas certas para o seu perfil no linkedin

7 de agosto de 2020

7 de agosto de 2020

Fala, jovem ! Para ter um bom perfil no LinkedIn atraindo assim as pessoas certas, a vários fatores devem ser...

Como as habilidades sociais podem te dar destaque?

1 de maio de 2020

1 de maio de 2020

Habilidades sociais, também chamadas de “habilidades interpessoais”, são aquelas que usamos para interagir e nos comunicar com outras pessoas. Essas...

Estresse no trabalho, como lidar com esse problema?

23 de março de 2020

23 de março de 2020

Fala, jovem! Acredito que não sou a única pessoa que já passou por estresse no trabalho na vida, pensando nessas...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019 1

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

Como transformar a sua carreira em 13 passos

5 de março de 2019

5 de março de 2019

Se você é um profissional autônomo eu fiz um versão deste texto especialmente para você!   Marketing Pessoal – Como...

Como Otimizar sua Produtividade em Pouco Tempo?

20 de abril de 2020

20 de abril de 2020

Fala, jovem!   Que tal um post para te ajudar a otimizar seu tempo tão precioso?   Para começarmos em...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

Como se posicionar como especialista no mercado?

24 de julho de 2020

24 de julho de 2020

Fala jovem, tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre como você pode criar um conteúdo relevante para tornar um...

   

Cadastre em nossa Newsletter