Os 10 mandamentos do Marketing Pessoal

10-mandamentos-do-marketing-pessoal

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é crucial que saber se promover, trabalhando sua imagem e suas habilidades

através dos princípios do Marketing Pessoal para ser visto pelas empresas como um profissional qualificado.

No mercado atual, ter apenas uma qualificação não é mais o suficiente para garantir uma boa colocação: é necessário mostrar às pessoas que você é um profissional diferenciado!

É aí que entra o Marketing Pessoal. Por ser uma ferramenta que alavanca sua imagem ela é fundamental para impulsionar seu perfil diante do mercado. Não basta ter vários títulos, certificados e formações se suas habilidades não forem vistas pelas pessoas certas e da forma adequada!

Pensando nisso hoje eu trouxe para vocês os princípios fundamentais do Marketing Pessoal. Eles são basicamente os pilares de onde partem todas as ações e estratégias necessárias para atingir o resultado almejado.

1. Liderança

Liderar diz muito mais sobre servir do que ser servido. Não se trata só de uma posição, mas uma forma de agir e perceber as relações a sua volta.

Hoje em dia muitos profissionais buscam cursos de liderança e de fato é algo que pode ser aprendido, mas exercer liderança é muito mais do que técnicas: ser um líder envolve correr riscos, ter uma postura e saber ajudar os outros.

Para aprofundar neste tema assista ao vídeo de Pedro Calabrez:

2. Confiança

A autoconfiança é uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida pelo profissional, pois acreditar no seu potencial muda a forma como as pessoas te veem profissionalmente. Não ter confiança é ter medo de errar, arriscar, se impor, mas é importante não deixar que isso te impeça de prosperar na sua carreira.

No vídeo abaixo eu dou 5 dicas para você ser mais confiante:

Para aprender mais leia o meu artigo “7 passos para se tornar mais confiante”!

3. Visão

No Google há muito conteúdo superficial falando sobre a importância de se ter uma visão, mas o fato é que na prática ela te faz encontrar sentido nas pequenas tarefas do dia a dia e enxergar o objetivo como um todo.

Sem visão você acaba se limitando sem ver sentido nas coisas e, consequentemente, sem enxergar as coisas no futuro.

4. Espírito de equipe

Sabe trabalhar em equipe é uma habilidade rara. Todo mundo diz que lida bem com o coletivo, mas a realidade é que trabalhar em equipe e gerir pessoas é quase uma arte, porque se colocar no lugar do outro, buscar entendê-lo e não ter atitudes egoístas é muito mais difícil do que parece: é necessário determinação e dedicação.

A teoria é sempre mais fácil do que a prática, mas é preciso se doar e fazer pelos outros ainda que eles não façam o mesmo por você – o que é bastante comum.

5. Maturidade

Desentendimentos no local de trabalho são reflexo da falta de maturidade de alguns profissionais, e isso cria um ambiente tóxico.

É normal que possam enxergar na empresa o papel de mãe, o que os tornam reféns de suas carreiras ao invés de autores da sua própria história.

Somente com maturidade o profissional conseguirá focar no que importa e gerenciar sua carreira com planos e metas coerentes com seus objetivos.

6. Integridade

Não adianta focar somente no título de bom líder se a sua imagem e integridade forem duvidosas.

A integridade ditas as relações, e é importante para que as pessoas confiem em você e sua imagem não seja afetada no futuro. É possível ser um profissional de sucesso sem passar por cima de ninguém, sem precisar prejudicar outras pessoas.

7. Disponibilidade

Esteja aberto às oportunidades que te oferecem. É importante disponível para assumir novos papéis e novas responsabilidades: correr riscos faz parte de uma carreira de sucesso!

Seja voluntário e esteja sempre um passo à frente, mas lembre-se de não aceitar tudo apenas para estar disponível e, assim, prejudicar a sua carreira profissional assumindo papéis que não fazem parte do seu objetivo ou que esteja além dos seus limites.

Aprenda a diferenciar disponibilidade e puxar o saco! Com os princípios do Marketing Pessoal você será capaz de negar demandas e favores para focar somente no que faz sentido para a sua carreira.

8. Empatia

Qualquer tipo de relação no trabalho vai exigir empatia, seja com os clientes, chefe e principalmente sua equipe.

Você precisa se colocar no lugar do outro, entender seus valores, sua realidade, compreender o que rege as ações de cada um. Somente a partir disso você conseguirá lidar com as pessoas de forma coerente, alinhando expectativas e o mais importante: sabendo valorizar e extrair o que há de melhor em cada pessoa.

9. Otimismo

Ser otimista é sobre enxergar a vida de forma positiva, acreditar no que faz e aumentar seus limites criando novos objetivos. Tenha em mente que ser otimista não é deixar de enxergar fatores negativos que prejudicarão seu desempenho profissional, pois é necessário ser realista quanto aos fatos. 

Muitas diversas vezes o otimismo vem disfarçado de uma esperança que acaba vendando os seus olhos, por isso é tão importante ser fundamentado nos princípios do Marketing Pessoal para a dosagem adequada de otimismo.

10. Paciência

Ser paciente é entender que as coisas não acontecem do dia pra noite.

A geração tende a ser imediatista, passando por cima da maturidade profissional querendo sair de estagiário para diretor em menos de um ano. Cuidado! A promoção é consequência dos resultados que você traz para o trabalho.

Evite frustrações, alinhe suas expectativas e não coloque prazos absurdos para as suas conquistas. Tudo leva tempo, use isso a seu favor!

Outro item que eu poderia facilmente adicionar nesta lista seria a imagem.

Você sabia que o profissional precisa se preocupar com a sua imagem? Mais do que em relação ao que você veste, trata-se do modo como você fala, se comunica e se comporta.

No artigo “Vista-se para o sucesso: 8 passos para melhorar sua imagem!” eu te mostro como a imagem adequada vai acelerar o seu desenvolvimento e te levar mais longe de forma mais rápida.

Sua imagem diz muito sobre você, portanto seja cauteloso e mantenha coerência.

11. Imagem

Um profissional precisa se preocupar com sua imagem, não só quanto ao que veste, e sim da sua forma de falar, comunicar se comportar. A imagem adequada vai acelerar o seu desenvolvimento e te levar mais longe, mais rápido.

Sua imagem diz muito sobre você, por tanto tenha cuidado e seja coerente.

Gostou desse conteúdo? Se você achar que pode ajudar alguém compartilhe!

Qualquer dúvida, escreva nos comentários respondo em breve!

[su_divider divider_color=”#d3d1d1″ link_color=”#fff” size=”1″]

Marketing pessoal é o caminho certo!

Agora que você sabe os 10 mandamentos do marketing pessoal, basta segui-los. Se gostou desse conteúdo ou tem alguma sugestão deixe nos comentários abaixo?

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira