O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio de uma pesquisa feita pelo Deezer que o consumo desse tipo de conteúdo cresceu 67% no Brasil no ano de 2019. E, com toda essa nova demanda, os criadores de podcasts se tornaram mais diversos com o tipo de conteúdo criado, além de também disponibilizá-lo em diversos aparelhos digitais e plataformas.

Por conta da alta na produção desse tipo de material, trouxemos para você tudo que você precisa saber sobre podcast e como criar um!

 

O que é podcast?

O-que-é-podcast?

Bem, antes de tudo é preciso entender o que de fato é um podcast, certo? Então, um podcast é mais uma forma de criar e disseminar conteúdo que está se tornando mais famoso a cada dia.

Muitas vezes criado por demanda do público por conta do conteúdo, o podcast é como se fosse um programa de rádio gravado, porém você tem o poder de escutar em qualquer lugar e sem interrupções de comercial ou má conexão.

Nele, geralmente, há um host e um convidado, pelo menos, e se é discutido sobre um tema específico por vários minutos ou até horas e tem como o objetivo de ser o mais informativo possível, por isso é trazido várias abordagens e visões diferentes para incrementar a discussão.

Ademais, esse tipo de programa se tornou tão popular que recentemente foi criado um aplicativo chamado Clubhouse. Nele somente pessoas convidadas podem participar de conversas que são feitas em salas, geradas na hora, e ouvir o diálogo entre o host e o convidado, que normalmente é uma pessoa famosa.

Por questões de privacidade, não se pode gravar as sessões, mas você pode ingressar em uma sala e escutar o conteúdo ao vivo em forma de podcast até que o mesmo acabe.

No entanto, algo que difere o Clubhouse de um podcast comum é a possibilidade do público poder interagir com os interlocutores, por meio do chat ou pelo microfone mesmo, adicionando assim mais assunto à conversa e sanando qualquer dúvida.

 

Para que serve o podcast?

 

Para-que-serve-o-podcast?

Como dito anteriormente, o podcast é uma forma de programa onde se tem uma grande flexibilidade quanto ao conteúdo criado, por eles pessoas podem escutar sobre política, cinema, meio ambiente e diversos outros assuntos.

Assim, esse programa é bastante comunicativo e é mais uma maneira achada para que criadores de conteúdo consigam produzir materiais, e de uma forma mais diversa, e disseminar mais informações referentes a um tema específico.

E o adicional é a praticidade com que as pessoas podem escutar, como se fosse um áudio-livro ou uma música, sem atrapalhar o desempenho das atividades cotidianas, mas te mantendo informado ao mesmo tempo.

 

Como escutar podcasts?

Como-escutar-podcasts?

Devido a alta demanda por esse tipo de conteúdo, atualmente é possível escutar a um podcast por diversos lugares na internet, entretanto os mais comuns são as plataformas de streaming de música, como Spotify e Deezer.

Caso você não possua assinatura a esses aplicativos, é possível escutar a podcast no próprio site dos criadores, como é o caso dos podcasts criados pelo Nerdcast, ou ainda por meio do Castbox – um site online com uma gama muito ampla de conteúdos de podcast, com acesso gratuito, para você escutar a vontade.

 

Como criar um podcast?

Como-criar-um-podcast?
Como para a criação de qualquer outro conteúdo, a dedicação para a alta qualidade da produção requer um investimento que vai além do pessoal, mas nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para que seu podcast seja bom, por isso vamos te ensinar como criar um.

 

1 – Planejamento

 

Primeiramente, um bom planejamento vai guiar toda a produção do podcast e garantir que o conteúdo criado alcance todos os objetivos que foram setados, programando as melhores estratégias para atrair o maior número de ouvintes para seu programa.

Assim, é preciso saber qual será o tema do conteúdo produzido =, como irá abordá-lo, – qual a forma que será feito o podcast, se haverá convidados, se será um storytelling, se será uma entrevista –, quem será o público-alvo, essa parte também influencia na abordagem do tema pois você consegue ter uma ideia de quais palavras chaves usar e qual a melhor forma para se comunicar com os ouvintes, e por fim a criação do roteiro.

 

2 – Gravação

 

Logo em seguida vem a gravação, que para algumas pessoas pode ser a parte mais difícil, por ter um grande desenvolvimento da fala e o uso de palavras e expressões corretas, além de que a forma de falar tem que prender o público até o final do podcast.

E, nessa parte, é necessário haver outros cuidados, como estar em um ambiente silencioso, onde há o mínimo de barulho possível para que não saia sons externos na gravação. Também é preciso prestar atenção com o microfone, para que sua voz saia sem ruídos e sem ser abafada.

Além de que não podemos esquecer do programa pelo qual usaremos para criar o podcast, que deve ser o menos complicado para gravar e editar quanto possível. Um site comum é o Audacity, onde você pode gravar o podcast em partes e depois juntá-las no final para formar um conteúdo único.

 

3 – Edição

 

É normal que aconteçam erros durante a gravação, seja por interrupções externas, por erros de fala ou até fuga do tema, mas isso não é uma preocupação pois é possível fazer a edição dessas partes indesejadas, sem haver a necessidade de gravar o podcast todo novamente.

Entretanto, para aqueles que nunca editaram um programa, a ação pode ser um pouco desafiadora, por isso é importante que primeiro você baixe o conteúdo gravado para evitar que a edição saia errada e você perca a gravação.

Também é aconselhável assistir um tutorial de edição no Youtube para te ajudar na transição ou fazer testes até pegar o jeito.

Além disso, em algumas edições você pode acrescentar uma vinheta para deixar seu programa mais pessoal e profissional, fazer cortes no áudio, amplificar o som caso o mesmo tenha ficado abaixo, reduzir ruídos do microfone ou do ambiente que estejam atrapalhando o conteúdo e outras possibilidades.

 

4 – Publicação

 

A última parte é fazer a publicação do conteúdo que você criou, havendo uma infinidade de locais onde você pode lançar seu programa. Para que a publicação seja bem sucedida, você precisará cumprir alguns requisitos, um deles é ter uma plataforma para hospedar seu conteúdo e o outro é ter um Feed RSS, que é um recurso de distribuição de informações em tempo real.

No entanto, algumas outras alternativas comuns para publicação são os aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer.

E aí, esse texto te ajudou a entender mais sobre podcast? Envie esse texto para outros criadores de conteúdo para ajudá-los a expandir suas plataformas de criação de materiais.

Caso tenha interesse, clique aqui para baixar o texto e ler offline em qualquer lugar!

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira