16 de January de 2022 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio de uma pesquisa feita pelo Deezer que o consumo desse tipo de conteúdo cresceu 67% no Brasil no ano de 2019. E, com toda essa nova demanda, os criadores de podcasts se tornaram mais diversos com o tipo de conteúdo criado, além de também disponibilizá-lo em diversos aparelhos digitais e plataformas.

Por conta da alta na produção desse tipo de material, trouxemos para você tudo que você precisa saber sobre podcast e como criar um!

 

O que é podcast?

O-que-é-podcast?

Bem, antes de tudo é preciso entender o que de fato é um podcast, certo? Então, um podcast é mais uma forma de criar e disseminar conteúdo que está se tornando mais famoso a cada dia.

Muitas vezes criado por demanda do público por conta do conteúdo, o podcast é como se fosse um programa de rádio gravado, porém você tem o poder de escutar em qualquer lugar e sem interrupções de comercial ou má conexão.

Nele, geralmente, há um host e um convidado, pelo menos, e se é discutido sobre um tema específico por vários minutos ou até horas e tem como o objetivo de ser o mais informativo possível, por isso é trazido várias abordagens e visões diferentes para incrementar a discussão.

Ademais, esse tipo de programa se tornou tão popular que recentemente foi criado um aplicativo chamado Clubhouse. Nele somente pessoas convidadas podem participar de conversas que são feitas em salas, geradas na hora, e ouvir o diálogo entre o host e o convidado, que normalmente é uma pessoa famosa.

Por questões de privacidade, não se pode gravar as sessões, mas você pode ingressar em uma sala e escutar o conteúdo ao vivo em forma de podcast até que o mesmo acabe.

No entanto, algo que difere o Clubhouse de um podcast comum é a possibilidade do público poder interagir com os interlocutores, por meio do chat ou pelo microfone mesmo, adicionando assim mais assunto à conversa e sanando qualquer dúvida.

 

Para que serve o podcast?

 

Para-que-serve-o-podcast?

Como dito anteriormente, o podcast é uma forma de programa onde se tem uma grande flexibilidade quanto ao conteúdo criado, por eles pessoas podem escutar sobre política, cinema, meio ambiente e diversos outros assuntos.

Assim, esse programa é bastante comunicativo e é mais uma maneira achada para que criadores de conteúdo consigam produzir materiais, e de uma forma mais diversa, e disseminar mais informações referentes a um tema específico.

E o adicional é a praticidade com que as pessoas podem escutar, como se fosse um áudio-livro ou uma música, sem atrapalhar o desempenho das atividades cotidianas, mas te mantendo informado ao mesmo tempo.

 

Como escutar podcasts?

Como-escutar-podcasts?

Devido a alta demanda por esse tipo de conteúdo, atualmente é possível escutar a um podcast por diversos lugares na internet, entretanto os mais comuns são as plataformas de streaming de música, como Spotify e Deezer.

Caso você não possua assinatura a esses aplicativos, é possível escutar a podcast no próprio site dos criadores, como é o caso dos podcasts criados pelo Nerdcast, ou ainda por meio do Castbox – um site online com uma gama muito ampla de conteúdos de podcast, com acesso gratuito, para você escutar a vontade.

 

Como criar um podcast?

Como-criar-um-podcast?
Como para a criação de qualquer outro conteúdo, a dedicação para a alta qualidade da produção requer um investimento que vai além do pessoal, mas nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para que seu podcast seja bom, por isso vamos te ensinar como criar um.

 

1 – Planejamento

 

Primeiramente, um bom planejamento vai guiar toda a produção do podcast e garantir que o conteúdo criado alcance todos os objetivos que foram setados, programando as melhores estratégias para atrair o maior número de ouvintes para seu programa.

Assim, é preciso saber qual será o tema do conteúdo produzido =, como irá abordá-lo, – qual a forma que será feito o podcast, se haverá convidados, se será um storytelling, se será uma entrevista –, quem será o público-alvo, essa parte também influencia na abordagem do tema pois você consegue ter uma ideia de quais palavras chaves usar e qual a melhor forma para se comunicar com os ouvintes, e por fim a criação do roteiro.

 

2 – Gravação

 

Logo em seguida vem a gravação, que para algumas pessoas pode ser a parte mais difícil, por ter um grande desenvolvimento da fala e o uso de palavras e expressões corretas, além de que a forma de falar tem que prender o público até o final do podcast.

E, nessa parte, é necessário haver outros cuidados, como estar em um ambiente silencioso, onde há o mínimo de barulho possível para que não saia sons externos na gravação. Também é preciso prestar atenção com o microfone, para que sua voz saia sem ruídos e sem ser abafada.

Além de que não podemos esquecer do programa pelo qual usaremos para criar o podcast, que deve ser o menos complicado para gravar e editar quanto possível. Um site comum é o Audacity, onde você pode gravar o podcast em partes e depois juntá-las no final para formar um conteúdo único.

 

3 – Edição

 

É normal que aconteçam erros durante a gravação, seja por interrupções externas, por erros de fala ou até fuga do tema, mas isso não é uma preocupação pois é possível fazer a edição dessas partes indesejadas, sem haver a necessidade de gravar o podcast todo novamente.

Entretanto, para aqueles que nunca editaram um programa, a ação pode ser um pouco desafiadora, por isso é importante que primeiro você baixe o conteúdo gravado para evitar que a edição saia errada e você perca a gravação.

Também é aconselhável assistir um tutorial de edição no Youtube para te ajudar na transição ou fazer testes até pegar o jeito.

Além disso, em algumas edições você pode acrescentar uma vinheta para deixar seu programa mais pessoal e profissional, fazer cortes no áudio, amplificar o som caso o mesmo tenha ficado abaixo, reduzir ruídos do microfone ou do ambiente que estejam atrapalhando o conteúdo e outras possibilidades.

 

4 – Publicação

 

A última parte é fazer a publicação do conteúdo que você criou, havendo uma infinidade de locais onde você pode lançar seu programa. Para que a publicação seja bem sucedida, você precisará cumprir alguns requisitos, um deles é ter uma plataforma para hospedar seu conteúdo e o outro é ter um Feed RSS, que é um recurso de distribuição de informações em tempo real.

No entanto, algumas outras alternativas comuns para publicação são os aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer.

E aí, esse texto te ajudou a entender mais sobre podcast? Envie esse texto para outros criadores de conteúdo para ajudá-los a expandir suas plataformas de criação de materiais.

Caso tenha interesse, clique aqui para baixar o texto e ler offline em qualquer lugar!

Deixe seu comentário

Related Posts

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019 1

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

Como Otimizar sua Produtividade em Pouco Tempo?

20 de abril de 2020

20 de abril de 2020

Fala, jovem!   Que tal um post para te ajudar a otimizar seu tempo tão precioso?   Para começarmos em...

Os pilares da oratória persuasiva e como usá-los no seu discurso

24 de março de 2021

24 de março de 2021

A arte da persuasão é quase tão antiga quanto a humanidade e vem evoluindo conosco por todo esse tempo. Podendo...

Habilidades sociais que você deve ter para o futuro

7 de julho de 2020

7 de julho de 2020

O que são habilidades sociais e por que são essenciais para o sucesso no local de trabalho?  As habilidades sociais,...

7 dicas para melhorar sua dicção

21 de setembro de 2021

21 de setembro de 2021

A dicção é um elemento primordial para uma boa comunicação – isso é fato. Esteja você fazendo uma apresentação importante...

Por que você precisa do marketing pessoal independente da sua profissão?

4 de maio de 2020

4 de maio de 2020

Pesquise no Google seu nome e veja o que aparece. Você gosta do que vê? Você confiaria nessa pessoa? Há...

Otimizando seu perfil no Linkedin

31 de julho de 2020

31 de julho de 2020

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O...

Principais habilidades para 2022: como aplicá-las?

3 de janeiro de 2022

3 de janeiro de 2022

O Ano Novo chegou, mas a crise econômica é velha conhecida nossa; com a pandemia em alta e a recessão...

Como ser um profissional de sucesso em 15 passos

5 de março de 2019

5 de março de 2019

Se você trabalha em uma empresa e quer transformar sua carreira eu fiz um versão deste texto especialmente para você. Marketing...

Personal Branding nas redes sociais

12 de junho de 2020

12 de junho de 2020

E aí, jovem? A essa altura, você já deve saber que estamos oferecendo um conteúdo diário essa semana para te...

Autoridade digital: tudo que você precisa saber para construir a sua!

15 de junho de 2020

15 de junho de 2020

Hoje vim aqui falar sobre Autoridade Digital, e explicar como criar a sua, e a importância disso para o seu...

Marketing pessoal para esteticista

3 de abril de 2020

3 de abril de 2020

O que é o marketing?   O Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as...

Como divulgar seus serviços corretamente na internet

14 de julho de 2020

14 de julho de 2020

E aí, jovem? Você levou algum tempo para aprender uma habilidade comercializável e agora deseja começar a vender seus serviços...

A arte da fala, como fazer um discurso e apresentações fascinantes

10 de setembro de 2019

10 de setembro de 2019

O objetivo do artigo de hoje é te munir de dicas e técnicas de como fazer um discurso com excelência...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

   

Cadastre em nossa Newsletter