O que é Personal Branding?

Se você está estagnado na carreira e quer mudar isso, ou quer desenvolver sua carreira ou mesmo ter mais clientes prestando serviço,  você precisa saber o que é Personal Branding e mais do que isso, como criar a sua marca pessoal e ter sucesso.

Imagine que você esta tentando fechar um contrato, ou disputando uma vaga de emprego, com outro profissional, tão capacitado e tão experiente quanto você. Nesse caso vamos tirar dinheiro da equação. Como você pode se diferenciar de um profissional tão bom ou melhor do que você?

E a resposta é PERSONAL BRANDING. Sim, ter uma marca pessoal forte vai influenciar o julgamento que as pessoas tem a seu respeito de uma maneira mais assertiva, garantindo que eles pensem exatamente o que você deseja que eles pensem.

Você pode até questionar eticamente se isso seria certo ou não, mas nem vou entrar nesse mérito e te dizer com base em uma reflexão que tive quando comecei a trabalhar meu personal branding.

As pessoas vão te julgar quer você ache isso certo ou não, cabe a você decidir se quer influenciar esse julgamento a seu favor.

O julgamento de uma pessoa é parte do nosso modus operandi mental, nosso cérebro funciona assim desde os tempos primitivos, julgar pessoas, locais e situações permitia ao ser humano viver mais e ter mais segurança, por tanto não veja isso como algo ruim.

Agora, te convido a ver um novo ponto de vista, se o julgamento é algo inevitável por que não criar maneiras de influenciar esse julgamento enviesando de maneira positiva para você? Por que não criar um boa primeira impressão logo de cara? Será que isso seria ruim para você? Eu digo que não!

Então a partir de agora vamos nos aprofundar e entender melhor, o que é Personal Branding, como criar uma marca pessoal, e como efetivamente fazer um personal branding de sucesso em um passo a passo de como criar sua marca pessoal.

O que é Personal Branding?

De forma rasa da pra dizer que o Personal Branding faz parte de uma estratégia de marketing pessoal.

O próprio Wikipedia define personal branding como:

O esforço consciente e intencional para criar e influenciar a percepção pública de um indivíduo, posicionando-o como uma autoridade em seu setor, elevando sua credibilidade 

Eu tenho uma definição pessoal que pode parecer mais claro.

Personal Branding é uma estratégia de influencia que passa para pessoas de maneiras clara um conjunto de valores e informações a respeito de um individuo gerando uma impressão pré definida a fim de obter um resultado.

Ou seja tudo que você faz para causar uma boa imagem e impacto positivo em alguém é um esforço de construção de uma marca pessoal, mas para que isso seja efetivo é necessário que isso aconteça de maneira planejada e estratégica.

Ou seja conscientemente precisa pensar em tudo capaz de influenciar alguém de forma a atender o objetivo que você deseja, muitas vezes fazemos isso de maneira aleatória muito embasado nas convenções sociais, exemplo:

  • Usar uma roupa social em uma reunião
  • Estar em um espaço limpo e organizado
  • Manter uma boa postura
  • Cuidar da sua imagem pessoal
  • Não postar conteúdo comprometedor em redes sociais

Geralmente fazemos isso sem que necessáriamente tenha sido pensado, organizadol e pre definido, e isso que acaba tornando esse esforço pouco efetivo.

Mas então

Como criar Personal Branding?

Criar uma estratégia de personal Branding de forma correta não é algo mega complexo e de outro mundo, mas de fato precisa de um esforço e principalmente planejamento. Alguns itens são muito importantes e começam muito antes de realmente construir uma estratégia de marca pessoal, como por exemplo, quem é o seu cliente? Com quem você quer conversar? Qual seu objetivo? E por isso o primeiro item é:

1- Conhecer a si mesmo e seu negócio

Autoconhecimento é importante para tudo na vida,

Onde você está agora?

Quem é você?

Onde quer chegar?

Quem é o seu cliente?

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal.

Não só minha logo, mas tudo que envolvia minha marca, meu posicionamento, minhas estratégias.

Ele queria se aprofundar mais sobre o assunto, mas não encontrava na internet conteúdo relevante sobre o que é, devidamente, Personal Branding e como criar uma marca pessoal.

Pensando nisso, resolvi escrever um guia completo sobre como criar seu personal branding e como aplicá-lo em sua rotina.

Está pronto?

Para começar é importante entender o que é personal branding e como você pode usar a seu favor.

O que é Personal Branding?

Personal Branding, ou Marca Pessoal na tradução literal, nada mais é do que o esforço consciente e intencional para criar e influenciar a percepção pública de um indivíduo, posicionando-o como uma autoridade em seu setor, elevando sua credibilidade e se diferenciando da concorrência, para finalmente avançar em sua carreira, aumentar seu círculo de influência e ter uma maior impacto.

Ou seja, é a criação e a gestão de uma marca própria.

Você, como profissional, detém uma marca visual e intangível, com um posicionamento comunicador de forma coerente acerca das suas habilidades, sua história e seus valores, focando no seu público, seu mercado e seu serviço.

“Sua marca pessoal é a tradução de quem você é e o que você faz”

Seria como se empacotar e transformar você, seu nome e todo seu conhecimento e experiência em um único produto.

E, ao contrário do que se pensa, a criação de uma marca pessoal não é importante só para profissionais autônomos.

Profissionais que estão em empresas e que pensam em ter uma carreira devem ter sua marca pessoal, e criar muito valor nela, a ponto que uma empresa queira te contratar pelo que seu nome significa no mercado.

Quer um exemplo disso?

O-que-é-personal-branding?

Idade: 66 anos;

Ocupação: Apresentadora de programa de entrevista/Empresária/Escritora

Seguidores: mais de 18 milhões

Mesmo depois de anos de seu show fora do ar, Oprah Winfrey ainda é um nome familiar.

Como ela conquistou a confiança de seu público através de anos de engajamento honesto e autêntico, sabe-se que seus empreendimentos comerciais têm o toque de sucesso da Midas.

Desde sua “Revista O” até seu podcast, bem como suas várias parcerias ao longo dos anos, sua reputação sempre forneceu uma base sólida.

O-que-é-personal-branding?

Idade: 27 anos;

Ocupação: Cantora/Empresária/Investidora;

Seguidores: mais de 47,2 milhões;

Se um dia se apresentava como Mc Larissa nos bailes funk das favelas cariocas, hoje Anitta coleciona números que não a deixam por baixo de nenhuma celebridade norte-americana.

A cantora é a brasileira mais seguida do Instagram (com mais de 30 milhões de fãs na rede social), é umas das artistas mais ouvidas do Spotify e seus videoclipes beiram a casa dos bilhões de visualizações (um de seus últimos singles.Na Sua Cara, em parceria com a drag queen Pabllo Vittar e o grupo Major Lazer, conquistou a marca do quarto vídeo mais visto no YouTube em um dia).

Tudo isso saindo do anonimato e, desde 2014, assumindo a gestão de sua própria carreira.

Sim, Anitta é sua própria empresária.

Para que serve o personal branding?

Quando uma pessoa começa a se preocupar com sua carreira, é comum se deparar com esses termos “Personal Branding” ou “Marca pessoal”.

Fato é que com um mercado profissional mais competitivo, e as pessoas mais focadas em sua carreira, ter uma marca pessoal pode ser um diferencial para alcançar seus objetivos.

Se você compreendeu tudo até aqui, deve ter percebido a importância que o personal branding tem na criação e gestão de uma carreira de sucesso.

“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala” – Jeff Bezos.

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira