Eu estava com o notebook aberto, queria escrever, porque tirei o domingo pra isso, e seria um verdadeiro desperdício do meu dia, não produzir nada.
Acordei, tomei café da manhã, algo quase raro na minha rotina, abri o notebook, e parecia que tudo que eu queria dizer simplesmente sumiu da minha cabeça.
Era como se todas as ideias tivessem se escondido dentro da minha mente, quase que sem querer ouvi uma frase citada na sala em uma conversa descompromissada que dizia mais ou menos assim…
“Eu não conheço, mas é só olhar pra ele,
pra saber que não vai dar certo.”
O contexto não vem ao caso, mas fazendo uma análise superficial, você pode colocar essa frase sobre qualquer cenário, e ainda sim ela pode fazer sentido!
Não entendeu? Eu explico!
Imagine, um funcionário novo entrando na empresa, ele chega senta, os colegas de trabalho se olham e um pergunta ao outro…
– Olha, é o novo funcionário, você conhece?
– Não, mas é só olhar pra ele, pra saber que não vai dar certo!
ou uma outra situação…
Uma amiga em comum, apresenta um novo namorado a você e outro amiga, você pergunta se ele já o conheceu, e ela responde…
– Não, mas é só olhar pra ele, pra saber que não vai dar certo!
Percebe, que mesmo sem ter nenhum tipo de contato, sem conhecer o sujeito, ainda assim, as pessoas olham e conseguem criar impressões sobre ele?
Isso acontece principalmente, por que antes de te conhecer a única forma de alguém criar qualquer tipo de conceito sobre você, é através da sua imagem!
E antes que você pense…
Ahh Diego, mas é errado julgar as pessoas pela imagem, quem vê cara não vê coração.
Sim de certa forma você tem razão, no entanto criar essa primeira impressão, ou em termos mais técnicos, fazer uma leitura preliminar de alguém é uma forma que o seu cérebro usa para organizar informações.
Essa primeira impressão nada mais é que o seu órgão pensante categorizando informações sobre um indivíduo.
Vou explicar melhor, mas para isso primeiro é importante compreender como nossa circuitaria cerebral trabalha.
Como o cérebro funciona?
Para fins de entendimento vou me ater especificamente ao que nos interessa, esse tema é extremamente interessante, complexo e profundo, um post inteiro seria pouco.
Continuando…
O cérebro busca sempre a coerência e concordância, quando alguém é apresentado a você, ou entra no seu campo de visão, automaticamente o cérebro recebe aquela informação e precisa classificar ela.
E uma das formas dele fazer isso é “Rotulando” a informação “alguém/pessoa”
para que ele possa começar a adicionar informações pertinentes aquela pessoa.
De forma mais ilustrativa seria como se o seu cérebro pegasse o pouco de informação que tem, que é a imagem sobre a pessoa, e criasse um rótulo, baseado no seu repertório, para saber em qual caixinha ele vai guardar aquela pessoa na biblioteca mental.
Tem um vídeo do Pedro Superti (sou fã dele) que pode te ajudar a entender isso
Eu sugiro mais que fortemente que você assista esse vídeo.
E é exatamente esse processo que também nos faz se enganar sobre essa imagem, a partir do momento que você consegue conhecer mais a pessoa, e oferecer mais informações ao cérebro ele começa a fazer uma curadoria dessa informação e redefini qual caixinha aquela informação vai ser guardada.
Socialmente isso pode parecer ruim, mas chega até a ser um sistema de proteção, o seu cérebro tem guardado informações genéricas do tipo;
Pessoas perigosas tem tal aspecto visual, dessa forma quando seu cérebro reconhece tais aspectos em uma pessoa, ele automaticamente coloca aquela pessoa em uma caixinha de “cuidado”.
Claro que isso tudo que estou falando acontece de forma inconsciente e através de uma série de conexões cerebrais o que estou fazendo aqui é tentando ilustrar essa dinâmica para que fique mais fácil compreender.
Agora, podemos partir para o X da questão, o que a sua imagem está dizendo sobre você?
O que de fato você está comunicando para o mundo ao seu redor?
A sua imagem é o que as pessoas vão avaliar antes de te conhecerem, antes mesmo que você fale.
E por que a imagem pessoal é importante?
Por que muitas vezes você não consegue uma promoção no trabalho, um relacionamento, um emprego ou até mesmo um bom negócio, simplesmente por que as pessoas não conseguem sentir segurança com você, não consegue reconhecer em você posturas que são necessárias para se obter êxitos.
E quer dizer que todo mundo tem de se vestir com terno e gravata e fazer as mesmas coisas?
NÃO!
É importante lembrar que a questão é maior do que apenas se vestir bem!
É se vestir adequadamente aos seus objetivos, ambientes e contextos e como você se porta perante essas situações.
Se liga nesse texto aqui -> Vista-se para o sucesso, 8 passos para melhorar sua imagem!
Assim como na comunicação verbal, a comunicação visual é composta por diferentes variáveis que se identificadas e trabalhadas de forma assertiva trazem resultados significativos para sua vida!
Ok Diego, entendi, mas o que tem a ver, imagem, postura, roupa e afins?
Primeiro é importante ter em mente de forma clara, o que é imagem.
O que é Imagem e como ela pode ajudar?
Nesse contexto de imagem pessoal, estamos falando de muito mais do que apenas o aspecto visual , isso também é importante!
Mas não é só a aparência, e sim toda parte subjetiva do que ela comunica e mostra, assim como o Marketing Pessoal.
A imagem tem relação com comportamento, sua postura perante as pessoas e situações, a forma que e veste para cada ocasião, tudo que pode comunicar algo faz parte da sua imagem, assim como a coerência e integridade do seu nome.
Ou seja, a imagem pessoal é o que as pessoas percebem de você, antes de te conhecerem!
Agora que você já sabe o que é imagem pessoal, passamos para a próxima pergunta…
Como a imagem pessoal pode ajudar você e sua carreira?
Quando você começa a usar sua imagem pessoal de forma coerente com seus objetivos, você aumenta a probabilidade de ser visto e reconhecido.
Diante mão eu te digo que obter resultados usando imagem pessoal não é algo do dia pra noite.
E é necessário em paralelo trabalhar também seu Marketing Pessoal, eu costumo dizer que Imagem e Marketing pessoal são ferramentas que caminham de mãos dadas.
Isso por que uma depende da outra para apresentar resultados.
Você pode ter um marketing pessoal muito bem estruturado, mas se sua imagem não for trabalhada, ou for incoerente todo esforço será em vão.
Assim como não adianta projetar a melhor imagem em si, sem que exista um trabalho de marketing pessoal, dessa forma ficará mais difícil comunicar com o mundo!
Ou seja o Marketing Pessoal e a Imagem pessoal são ferramentas capazes de potencializar sua carreira e resultados na busca por sucesso.
Se quiser entender mais sobre como o marketing pessoal pode te ajudar, tem um post do blog que vai te ajudar.
Marketing pessoal – Como transformar a sua carreira em 13 passos (Garantido)
E ai, você consegue me dizer, o que a sua imagem diz sobre você?
Gostou desse conteúdo?
Quer receber conteúdo que vai te ajudar a evoluir profissionalmente e de quebra trazer mais resultados pra sua vida? se sua resposta for SIM, entre agora mesmo na minha lista VIP e tenha acesso aos conteúdos exclusivos e Dicas #DiegoDisse e seus convidados.