Alguma vez você já se perguntou por que certos vendedores surgem do nada para a proeminência nacional?
Iniciantes, em questão de pouco tempo já são tratados como especialistas em suas áreas, onde repentinamente recebem toda a atenção da mídia, fazem palestras nas principais conferências e atraem os melhores clientes.
Você já se perguntou se eles são apenas mais inteligentes do que o resto ou se eles estão a par de alguma mágica que os outros desconhecem?
Bem, a resposta para essas perguntas certamente é não. A verdade é que o que diferencia alguns profissionais de outros é quão bem eles usam o marketing pessoal enquanto vendedores.
Hoje, em mais um texto da série de Marketing Pessoal para Profissões, o Diego Disse vai falar de Marketing pessoal para vendedores!
O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é uma ferramenta baseada em estratégias de comunicação visando estimular a criação de autoridade na sua área através da divulgação da sua imagem e do seu trabalho. Isso tem como objetivo fazer com que o público perceba seu valor e tenha uma ótima impressão de você e do seu serviço?produto.
Podemos pensar no marketing pessoal como um método para ser visto por um público específico, chamando a atenção de forma natural e inteligente. Dessa forma, é possível se destacar e mostrar qualidades valorizadas no contexto profissional.
Quando falamos desse método de divulgação, nos referimos claramente a pessoas, não necessariamente a um produto ou serviço, ainda que consequentemente melhore suas vendas, pois o marketing pessoal é a melhor forma de divulgar sua imagem, seu trabalho e seu conteúdo para que o público perceba seu valor e tenha uma ótima impressão
Nesse sentido, o marketing pessoal para vendedores é primordial para desenvolver o seu negócio.
Para te ajudar nisso, recomendamos o livro Marketing Pessoal – Dez Etapas para o Sucesso! de Sady Bordin, um dos maiores consultores da área de marketing pessoal do país cuja leitura irá te garantir ótimas dicas.
Como desenvolver uma tática de marketing pessoal para vendedores?

As táticas de marketing pessoal para vendedores desempenham um papel importante no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais com os clientes, pois enfatizam uma abordagem pessoal às vendas.
Os departamentos de vendas das empresas e até mesmo vendedores empreendedores podem usar estratégias de marketing pessoal para explicar o benefício de um produto ou serviço, responder às perguntas dos clientes e abordar suas preocupações.
Aprender como essas estratégias funcionam e como usá-las pode tornar seus discursos de vendas mais eficazes.
Abaixo, algumas maneiras de desenvolver táticas de marketing pessoal para vendedores.
Venda-se como alguém útil
Quando um cliente vai escolher um produto, os vendedores quase sempre focam em apresentar seus benefícios e explicar como o produto atende às necessidades dele. Ao se apresentar, você deve fazer o mesmo.
Seu cliente deve ver em você alguém útil e confiável, de uma forma que você seja tão importante quanto o serviço ou produto que você está vendendo.
Uma boa alternativa é compartilhar suas realizações. Isso é especialmente útil para vendedores que ajudam os clientes a fazer compras significativas, como casas ou carros.
Considere compilar uma lista de avaliações ou depoimentos de clientes satisfeitos para tranquilizar os novos clientes sobre sua dedicação e habilidade. Além disso, certifique-se de pedir feedback aos novos clientes para melhorar seus serviços ou adicionar à sua lista de referências.
Incentive uma conversa
As estratégias de venda envolvem trabalhar diretamente com o cliente para descobrir suas preocupações, abordá-las e saná-las.
Se aliadas às estratégias de marketing digital, através de uma conversa com o cliente você pode obter informações sobre sua personalidade e escolhas de compra, mas também pode tornar-se uma figura de autoridade nas vendas do seu produto.
Isso acontece porque seu cliente irá sentir-se bem atendido e recomendará seus serviços, o que fará seu rol de clientes aumentar.
Responda ao comportamento do consumidor
Quando a concorrência aparece ou as tendências do mercado mudam, as estratégias de vendas podem permitir que os vendedores se adaptem rapidamente devido à sua proximidade com os consumidores.
Por isso, é útil monitorar as condições de mercado para a concorrência emergente. Isso permite que você administre sua estratégia de venda para alcançar novos consumidores e reter clientes fiéis.
Nessas horas, o carisma conta muito. Você deve construir relacionamentos mais fortes aprendendo sobre os problemas do cliente e recomendando soluções. Isso pode levar o cliente a procurar seu conselho ao tomar decisões de compra futuras.
Onde encontrar clientes utilizando marketing pessoal para vendedores?

Já discutimos algumas vezes aqui, mas até hoje, a melhor maneira de encontrar clientes é ajudá-los a encontrar você.
Seja por meio de publicidade online ou publicidade à moda antiga – com outdoors em sua cidade, por exemplo – você deve tornar sua personal branding conhecida para que seja lembrada por aqueles que consomem seu produto ou serviço.
Se o dinheiro estiver apertado, você pode começar a investir em algumas redes sociais e posteriomente expandir para todas elas. Por exemplo, analise a principal maneira pela qual seus clientes entram em contato com você – seja Facebook, Instagram ou site – e invista em publicidade na ferramenta.
Se o seu ponto forte são as vendas presenciais, tente tornar sua loja ou ponto de venda atraente para seus futuros clientes.
Por último, é importante não esquecer de si mesmo: você é a cara do negócio, então permita-se ser visto como uma pessoa tão atraente quanto seu negócio.
E aí, gostou? Então comenta e compartilha com seus amigos em suas redes sociais! Vamos ajudar outros vendedores a aprenderem mais sobre marketing pessoal.