Marketing Pessoal Para Estagiários – O que fazer para ser contratado!

Se você está em busca de um estágio, esse texto é para você,  entenda como o marketing pessoal para estagiários, pode ajudar você a encontrar uma vaga, nesse texto você vai descobrir;

  • Como se destacar no mercado de trabalho?
  • Em um cenário com um maior número de candidatos como aproveitar as poucas oportunidades?
  • O que é mais relevante no momento da seleção?

 

No momento da seleção, a utilização de seu marketing pessoal faz a diferença necessária para ser selecionado.

 Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de métodos que te ajudam a “vender o peixe melhor”, ou seja a melhor forma de se vender envolvendo aspectos importantes para o sucesso profissional, dentre eles, a postura, ser bem comunicativo, ter boa aparência e sempre estudar sobre a empresa desejada.

A importância de melhorar sua comunicação para ser notado.

A maioria dos candidatos tendem a fazer um auto exame próprio, não se comunicando ou não se relacionando do jeito certo, fazendo com que tenha mais dificuldade no processo mesmo sendo “melhores”.

Por não se expressar de forma adequada acabam sendo passados pelos que tem um currículo não tão extraordinário, mas que tem uma boa dicção, expressão e que sabem se promover de forma adequada.

 Tudo trata-se de uma forma estratégica individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos estratégicos, do ponto de vista pessoal, bem como para dar visibilidade a suas características positivas, habilidades e competência.

 Ser notado é fundamental, sem parecer inconveniente é claro, tendo simpatia natural sem parecer bajulação, ressaltando que a imagem pessoal só terá destaque se for consistente com seus atos e decisões.

 

Treinamento online os segredos da fala - Inscreva-se

1- Ser comunicativo

Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção  no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

 O mundo hoje está dividido em dois grandes blocos: pessoas que sabem se comunicar e pessoas que não sabem se comunicar.

 Bom nesse mercado corporativo e competitivo do século 21, ter um bom currículo não basta, é através da boa comunicação que se tem destaque, sendo transparente, calmo e natural.

 

2- Ter postura profissional

Seja sempre pontual, isso demonstra compromisso, organize-se para chegar na hora.

 Fique sempre bem informado, busque sempre o conhecimento e segurança sobre o que se está falando, com isso vai te tornar um “especialista”, criando um destaque sobre você.

 Aprenda a argumentar a seu favor,  essa é muito eficiente ao conhecer novos clientes. Ele aumentará as conversões se for adaptado constantemente de acordo com as respostas que obtém.

 

3- Mantenha uma boa aparência

Vestir-se adequadamente é o indicado, e isto demonstrará a preocupação em estar de acordo para a ocasião a sua vestimenta diz muito sobre você, o ambiente de trabalho não é o mesmo ambiente da balada ou da chácara que você costuma ir no final de semana.

 O ditado a primeira impressão é a que fica, deve ser levado a sério, assim, sempre esteja bem vestido, por ser o primeiro contato que a pessoa vai ter sobre você.

Saiba ouvir e falar na hora certa.

 Estar apresentável e ter uma boa aparência no ambiente de trabalho são qualidades notadas por muitos líderes, chefes e recrutadores.

 

4- Humildade e Empregabilidade

É um dos mais importantes dons da sabedoria.

Dê espaço para a contribuição de todos os presentes e escute a apresentação de todos com atenção.

 Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no recinto, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

Educação é o mínimo exigido em qualquer função ou cargo.

 Mesmo empregos que exigem baixa qualificação não tem sido fáceis de conseguir, e os motivos são vários.

Entre eles, o baixo índice de empregabilidade do profissional.

Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego.

Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego.

 Cometer erros fazem parte de todo o processo de aprendizado, e aprender com os erros é um processo importante do nosso crescimento profissional.

 

Antes de prosseguir, olha esse vídeo

 

Maiores erros cometidos por estagiários

 Os maiores erros que os estagiários normalmente cometem depois de conseguir sua primeira vaga de estágio são:

  • Não perguntar
  • Perguntar demais
  • Mentir
  • Esconder dificuldades.
  • Não respeitar os colegas e o ambiente
  • Destoar da cultura da empresa

 

1- Não perguntar

Ter dúvidas é comum em qualquer ramo ainda mais se for seu primeiro estágio, esclarecer as dúvidas que você tiver é importante por que isso evitará falhas futuras na hora da execução, além de mostrar que você está interessado em fazer um bom trabalho.

 Então não se intimide em levantar a mão ou falar com seu chefe na hora de alguma dúvida.


2 – Perguntar demais

É comum e natural nas primeiras semanas, quando o jovem ainda está se familiarizando com sua função na empresa, mas depois de um certo tempo é necessário que haja uma mudança de comportamento.

 Perguntar demais mostra insegurança, medo e falta de atenção.

Para evitar que isto aconteça com frequência, sempre preste atenção e estude sobre o assunto.

Cuidado, para não confundir perguntar demais, com não perguntas mais nada, a ideia é que você seja proativo e antes de fazer uma pergunta, busque a informação de forma autodidata.

Caso não encontre uma resposta, ai sim, tire dúvida com algum colega de trabalho ou superior!

 

3 – Mentir

Não falar a verdade é um dos piores erros que um estagiário pode cometer, após ser descoberto a mentira, o seu caráter ficará sob suspeita e sua imagem profissional comprometida.

 Muitas vezes para ser mais rápido ou da dúvida o estagiário pode cometer erros, inserir um dado errado em uma planilha ou não ser preciso em uma informação no seu relatório.

Sempre fale a verdade, e lembre-se quanto mais rápido o erro for informado, mais rápido pode ser arrumado!

 

4- Esconder dificuldades

Está com dificuldades para resolver uma atividade ?

Veja vídeos aulas, peça apoio ao seu chefe, negocie um prazo que você acredite ser capaz de cumprir, se comprometa a estudar para resolver essa tarefa.  

 Só não vá ficar em silêncio e aparecer com uma tarefa inacabada no final. Isso passará uma impressão de relaxado e descomprometido.

 Para amarrar bem essas dicas esteja sempre disponível, utilizando redes sociais profissionais para interagir e trocar informações, com outros profissionais da mesma área de atuação.

Utilize todo seu tempo e recursos à sua disposição para trabalhar esses pontos, para ser efetivado e ter uma carreira de sucesso

5 – Não filtrar e cuidar das suas redes sociais

Muitos estagiários não se preocupam com o que publicam nas redes sociais, no entanto cada vez mais os departamentos de RH olham o conteúdo publicado nos perfis online.

É importante conhecer a etiqueta das redes sociais!

Bônus – Crie Conteúdo

 Crie conteúdo na sua área, essa é a melhor forma de fazer networking, ser notado e aprender.

Nunca foi tãofácil criar conteúdo, crie um Instagram, um podcast ou canal no YouTube.

Divulgue no Facebook e outros canais, esteja presente.

Lembre-se, seu nome é sua marca pessoal e você precisa sempre investir nela, buscando sempre ser a melhor versão possível de si mesmo.

Com essas dicas apresentadas, certamente você se sinta preparado para investir na melhoria da sua imagem e alcançar seus objetivos.

Se você está buscando um estágio use essas dicas na sua próxima entrevista e conte pra gente como se saiu!

Você conhece algum estagiário ? Envie esse link pra ele, certamente ele vai ser muito grato.

Aproveite para deixar seu comentário ou me siga no instagram @digodisse.

 

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira