Marketing pessoal para engenheiros

marketing pessoal para engenheiros

Marketing pessoal: o que é?

marketing pessoal para engenheiros

Marketing pessoal é o processo de construir sua imagem e sua marca, vendendo quem você é e o que faz de melhor a fim de ganhar visibilidade, respeito e espaço no mercado de trabalho, especialmente se você está inserido em um tão concorrido como o de engenheiros.

Seja lá qual for a área de engenharia na qual você atua – civil, mecânica, química, elétrica… -, a divulgação adequada de sua imagem e de suas skills certamente lhe renderá mais credibilidade.

Nesse sentido, o marketing pessoal é um investimento que vale a pena para o crescimento da carreira. Como a própria engenharia, esse processo também é mais versátil do que as pessoas acreditam e deve fazer parte do plano de desenvolvimento da sua carreira.

Seja você um recém-formado em engenharia ou um profissional com mais de 15 anos de experiência, há competição por toda parte no mercado de trabalho, especialmente pela grande oferta de mão-de-obra na área.

A boa notícia é que, embora haja mais engenheiros no mercado de trabalho, ainda há uma demanda saudável por eles, especialmente quando se trata de nichos específicos. Mas nos campos mais comuns, você deve se destacar.

Então, como exatamente você faz isso? É nisso que pretendemos te ajudar hoje!

Além disso, recomendamos o livro Marketing Pessoal – Dez Etapas para o Sucesso! de Sady Bordin, um dos maiores consultores da área de marketing pessoal do país. Você não vai se arrepender da leitura!

Aprendendo a desenvolver o marketing pessoal para engenheiros

marketing pessoal para engenheiros

Crie uma identidade para a sua marca

Descubra e defina o que o torna único de outros engenheiros e anote. Isso, em suma, é a identidade da sua marca. Idealmente, não deve ser apenas verdade, mas também relevante para as necessidades atuais dos clientes ou empresas para as quais você gostaria de trabalhar. 

Entretanto, não basta ter uma identidade de marca no papel; você deve mostrar àqueles que irão contratá-lo que possui uma habilidade especial ou uma visão distinta.

Tome o LinkedIn como exemplo; simplesmente incluir seu cargo em seu perfil não mostra que você é um gênio quando se trata de desenvolvimento de produtos e compreensão das necessidades dos clientes. 

Em vez disso, você deve incorporar essa força em seu resumo ou seção de experiência – pense, escrevendo sobre um projeto bem-sucedido e o papel que desempenhou nele.

Com uma identidade clara, é mais provável que você consiga maior protagonismo no mercado de trabalho – não em qualquer função, mas em uma que realmente corresponda às suas expectativas -, por isso invista em criar uma identidade no seu plano de marketing pessoal.

Faça networking

Lembre-se do valor exponencial de uma ampla rede de contatos.

A internet tornou mais fácil se conectar e manter relacionamentos com várias pessoas na área de engenharia, então mantenha sua rede atualizada sobre quaisquer novas posições ou projetos que você assumir.

Sempre que possível, participe de eventos do setor onde você pode conhecer pessoas cara a cara e formar relacionamentos em tempo real – uma das ferramentas fundamentais e mais eficazes de marketing.

Certifique-se de que sua marca seja consistente

Não importa o que você esteja fazendo, você quer ter certeza de que sua marca é transmitida em alto e bom som em todos os lugares – isso faz parte do seu marketing pessoal!

Então, se alguém vê você compartilhando um post ou falando pessoalmente, eles conectam sua imagem com a mensagem desejada.

Por fim, se você ainda não o fez, pesquise no Google e verifique se todos os resultados são aqueles que ajudam sua mensagem, não que a prejudicam. Já é mais do que comprovado que RHs e clientes solidificam sua decisão de contratar ou não alguém com base em resultados positivos ou negativos das redes sociais – especialmente profissionais – dos ofertantes.

Portanto, seja cuidadoso!

Encontrando clientes utilizando o marketing pessoal para engenheiros

marketing pessoal para engenheiros

Para que o marketing pessoal para engenheiros seja bem desenvolvido a ponto de ajudar na captação de clientes, é preciso que você o desenvolva no face to face, mas também nas redes sociais.

Assim, procure oportunidades para falar em eventos do setor ou fóruns educacionais relacionados à sua experiência e alinhados ao seu serviço, mas se você gosta de escrever, considere iniciar seu próprio blog para compartilhar materiais educacionais ou experiências.

Não está pronto para o compromisso de um blog? Entre em contato com sites que já têm seguidores e apresente algumas ideias para um post colaborativo – isso certamente te dará visibilidade e fará com que os clientes te veja como um engenheiro a quem eles desejarão contratar.

Além disso, você pode construir relacionamentos online, no Instagram, Facebook e Linkedin, onde o marketing pessoal para engenheiros é mais efetivo, uma vez que os interessados no seu serviço podem encontrá-lo através de anúncios e filtros.

Em seus canais profissionais de mídia social, escreva biografias semelhantes que destaquem os principais atributos de sua marca e use a mesma foto de perfil para que as pessoas possam se conectar que são todas suas.

E aí, gostou? Então comenta e compartilha com seus amigos em suas redes sociais! Vamos ajudar outros engenheiros a desenvolverem seu negócio através do marketing pessoal.

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira