Marketing Pessoal no LinkedIn

marketing pessoal no linkedin

A gente já falou várias vezes de Marketing Pessoal por aqui, mas diferente de outros temas, esse é um que nunca sai de moda. Por isso, hoje trazemos um novo viés de um tema antigo, mas nem por isso menos relevante: Marketing Pessoal no LinkedIn.

Criticado por alguns e amado por outros, o LinkedIn é tido como a maior rede profissional do mundo, contando com mais de 500 milhões de usuários, sendo 45 milhões destes oriundos do Brasil, segundo o Paraná Portal

Sendo uma facilitadora na hora de criar conexões – e aqui peço perdão pelo trocadilho com a ferramenta que a rede oferece aos seus usuários – com profissionais da sua área em todo o mundo, o LinkedIn também permite se conectar com empresas, empregadores e potenciais clientes.

Sendo assim, mesmo seus críticos precisam admitir que o LinkedIn facilitou contratações, vendas e negócios em geral, especialmente na pandemia, e que estar fora dessa rede social é um desserviço para si mesmo. 

É possível que você já use a rede, mas será que você sabe vender seu peixe e fazer seu Marketing Pessoal no LinkedIn? Não?

Vem com a gente que te ajudamos!

O que é Marketing Pessoal Digital?

Há um tempo atrás, utilizar o meio digital era uma das coisas que o Marketing fazia, mas hoje o digital está no centro de tudo no Marketing: se você não está online, você não existe.

Dessa forma, é impossível falar de Marketing Pessoal nas redes sociais sem falar, é claro, de estratégias de Marketing para o meio digital.

O Marketing Pessoal Digital refere-se ao Marketing Pessoal desenvolvido usando canais de mídia online para endossar e valorizar aquilo que você tem de melhor: sua individualidade.

Ao envolver os clientes em um cenário digital, você cria reconhecimento de sua marca pessoal, se promove e coloca seu produto ou serviço na vanguarda quando o cliente está pronto para comprar/contratar.

O que falar no seu Marketing Pessoal?

O objetivo do Marketing Pessoal – e do Marketing Pessoal Digital também – é, de certa forma, vender sua imagem para potenciais contratantes, clientes ou parceiros.

Nesse sentido, não seria coerente apresentar-se de maneira fantasiosa, menos ainda de forma depreciativa.

Pense comigo: você gostaria de contratar alguém que superestima as próprias qualidades e entrega bem menos do que promete? Ou gostaria de fechar negócio com alguém que se acha incapaz de conduzir um projeto? Certamente a resposta é não.

Você pode acreditar que é excelente e também pode ter medo de fazer algumas coisas, mas se você quer ser escolhido, precisa fornecer elementos palpáveis para o outro e, sobretudo, passar para o outro a imagem que você quer transparecer sem que ela pareça superficial.

Deixe os exageros para os contos de fada e as inseguranças para a terapia ocupacional; você precisa focar em ressaltar suas características positivas sem tirar os pés do chão.

Seja honesto ao se descrever, fale dos projetos que você já fez parte, os sucessos que alcançou, as experiências boas e no que podiam ser melhores, evite falar daquilo no qual você não é bom, preferindo falar daquilo em que você está tentando melhorar.

Dessa forma, você será visto como alguém apto a fechar um contrato.

P.S.: Quer se aprofundar? Recomendo o Obrigado pelo marketing, do Vitor Peçanha, fundador da Rock Content. Me agradeça depois.

Como utilizar o LinkedIn para o Marketing Pessoal?

Utilizar o LinkedIn como ferramenta digital para fazer seu Marketing Pessoal no mundo corporativo pode ser o up que você precisa para elevar sua carreira, já que ele serve como um mergulho profundo em seu currículo e permite que você se conecte com colegas e possíveis empregadores de todos os tipos.

A partir disso, qual seria a melhor maneira de ganhar espaço no LinkedIn e utilizar a plataforma efetivamente?

Construa seu perfil

Existem várias partes para completar um perfil do LinkedIn e elas não estão lá por acaso, pelo contrário; completá-los e adaptá-los para destacar suas habilidades e experiências únicas é o que fará você se destacar no meio dos tantos outros perfis.

Por isso, comece publicando uma foto de perfil mais profissional. Em seguida, preencha a seção “Sobre” com um resumo de sua vida profissional de forma concisa e objetiva e a de “Experiência” citando não apenas experiências de trabalho, mas também projetos ou trabalhos de portfólio para destacar o que o torna uma opção muito valiosa para perder. 

Existem várias outras seções de perfil, como: ‘Licenças e certificações’, ‘Experiência voluntária’, ‘Habilidades’ e ‘Realizações’, e você também deve preenchê-las. Seu perfil deve informar aos empregadores as coisas mais importantes e relevantes que envolvem sua vida profissional e educacional, e este é o lugar para destacar isso.

Por fim, crie conexões com ex-colegas, empresas interessantes e possíveis clientes.

Mostre sua experiência

Não se coíba de compartilhar suas experiências profissionais e trabalhos extras que você fez; essa é uma das partes mais essenciais do seu perfil do LinkedIn, pois mostra a experiência e as habilidades que você usou e ganhou em cada trabalho ou projeto.

O LinkedIn tem a opção de adicionar arquivos para exibir trabalhos e projetos que você concluiu, e isso mostra aos empregadores em potencial e às suas conexões que você é capaz de produzir um ótimo trabalho.

Pense: o que posso publicar para tornar meu perfil único e para que eu me destaque entre os outros profissionais da minha área? É isso que você deve mostrar.

Faça networking

Depois de ter as partes fundamentais do seu perfil preenchidas e concluídas, é hora de começar a fazer conexões e interagir com elas para fazer networking.

Envie um convite para se conectar com colegas, empregadores e amigos antigos e atuais.

Além disso, não hesite em entrar em contato com um empregador em potencial que trabalha em uma empresa na qual você está interessado; envie uma mensagem pessoal e explique sua situação. 

Tudo isso pode ajudá-lo em seus esforços profissionais, afinal é mais provável que você consiga um emprego por meio de conexões e pessoas que conhece.

Absorva o conteúdo do LinkedIn e obtenha informações valiosas

O LinkedIn produz artigos, vídeos e anúncios de emprego úteis, dessa forma há uma infinidade de informações disponíveis ao seu alcance, então por que não aproveitá-la? 

Aprenda sobre as tendências do setor, participe de grupos relevantes do LinkedIn, leia as realizações das pessoas de sua rede e as publicações de emprego para garantir que suas habilidades e experiência correspondam às descrições do caminho profissional que você deseja seguir.

Você também pode compartilhar, comentar e curtir o conteúdo do LinkedIn que aparece na seção de atividades do seu perfil, pois isso mostra que você está ativo no LinkedIn e interagindo com sua rede. 

Não basta ter apenas um perfil no LinkedIn; é preciso interagir com os outros e mostrar que você é o mais adequado para um trabalho.

Te indico também um episódio do podcast LinkedIn Sencillo sobre a construção de uma marca pessoal no LinkedIn. Embora esteja em espanhol, é possível entender colocando o áudio em uma velocidade reduzida. Faça bom proveito!

Quais são os seus objetivos de Marketing Pessoal no LinkedIn?

Para cada objetivo de Marketing Pessoal, há uma estratégia diferente de uso do LinkedIn. Assim, definir quais são seus objetivos antes de tentar vender o seu produto é essencial para tirar o melhor que essa rede pode oferecer.

Por exemplo, se você deseja ser contratado por uma determinada empresa, busque os funcionários dela no LinkedIn e compare os perfis, buscando aquilo em que você pode melhorar.

Se você quer vender um produto, comece a escrever sobre ele no seu perfil e busque criar conexões com possíveis consumidores. Dessa forma, você estará juntando o útil ao agradável numa situação de negócios.

Infelizmente, não há receita de bolo, mas assim como quase tudo na vida, a experiência vem com a prática.

O LinkedIn oferece ótimos mecanismos para construir um Marketing Digital efetivo; utilize-os!

Abaixo, vídeo do canal da plataforma Hotmart no YouTube, onde dois analistas de redes sociais discutem estratégias efetivas para usar o LinkedIn. Dá uma olhada!

Gostou do texto? Nos deixe saber se ele é útil para você compartilhando-o nas redes sociais.

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira