Marketing Pessoal no Instagram: saiba como se promover

Fala, jovem!

O marketing pessoal no Instagram vem alavancando carreiras e negócios. Que tal descobrirmos como?

É provável que você já conheça essa rede social, mas não saiba utilizá-la como ferramenta estratégica para trabalhar e atribuir valor a sua própria imagem.

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro, e só no Brasil são mais de 64 milhões de contas ativas por mês.

Através dele, é possível acompanhar de perto o que os seus amigos, conhecidos e personalidades que você admira estão fazendo.

Porém, muito mais do que simplesmente ver o que as outras pessoas estão publicando, o Instagram é uma ótima forma de promover seu negócio e sua carreira para que profissionais da sua área e seus clientes te vejam de forma mais positiva.

Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, mostrando como o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz paras criar uma comunidade em torno de sua marca – seja ela uma grande empresa ou você mesmo.

E aí? Quer fortalecer o seu posicionamento no mercado e expandir a divulgação do seu negócio de forma mais eficiente e duradoura? Então leia o post até o final e siga as dicas!

1 – Use as ferramentas do Instagram

marketing-pessoal-no-instagram
Muito mais do que simplesmente compartilhar fotos com os seus seguidores, o Instagram permite o compartilhamento de vídeos curtos de no máximo 1 minuto e do famoso Boomerang, um aplicativo que permite ao usuário a criação de um pequeno vídeo que se assemelha muito com um GIF.

A plataforma permite, ainda, uma integração rápida e direta com as outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr, o que permite o compartilhamento de posts com maior agilidade.e é uma ótima maneira de expandir a sua marca, divulgando o seu perfil e suas publicações com as pessoas que já te seguem em outras redes sociais.

Além disso, outra ferramenta que a plataforma oferece e que é má utilizada é a de mensagens diretas, ou “direct messages”, no seu termo original. Esta é uma forma eficaz de criar uma conexão maior e mais próxima com os seus seguidores, gerando novas oportunidades de conhecer melhor alguns admiradores do seu trabalho e possíveis contatos para a empresa.

 

2 – Saiba o público que você pretende agradar

marketing-pessoal-no-instagram

Não adianta atirar para todos os lados quando o assunto é divulgar seu negócio no Instagram: saiba o seu nicho e foque em agradá-lo!

Quanto mais posts direcionados para uma comunidade de usuários específicos, maior a chance de ganhar reconhecimento como um especialista na sua área.

Isso permite que mais pessoas interessadas no conteúdo que você promove encontre você e enxergue a sua marca como referência.

3 – Seja autêntico e se posicione como especialista

autoridade digital

Se você quer ser reconhecido como uma autoridade no mercado, você deve começar a se posicionar como tal no Instagram.

Para isso, é preciso passar uma imagem profissional e contundente no seu perfil, deixando-o sempre atual e organizado, com uma biografia clara e clean, mas que indique seu título profissional, em que área você atua, onde você está situado e com informações de contato sempre atualizadas

É importante que a sua biografia realmente transmita quem você é e seja capaz de convencer seu público.

Além disso, embora possa parecer tentador, não minta ou exagere sobre títulos, pois isso pode te queimar. Além disso, saiba os limites entre se inspirar e copiar um conteúdo.

Lembre-se: ser original e honesto, a longo prazo, é o caminho para alcançar o sucesso.

4 – Crie hashtags da sua marca e use as do seu mercado

hashtag

Seja você arquiteto, fisioterapeuta, administrador ou empreendedor do ramo da moda, utilizar hashtags é um excelente caminho para ser notado pelo público do seu nicho mercadológico.

As pessoas procuram por todo tipo de hashtag que você pode imaginar, portanto quanto mais termos relacionados com sua área de atuação puder inserir, maior o alcance que a sua marca terá na plataforma.

Mas cuidado! Não exagere na quantidade, pois marketing pessoal também é qualidade.

O rankeamento dos posts é dado a partir dos diferenciais que ela apresenta ao seu público, portanto, não tenha medo de inovar na hora de criar suas próprias hashtags. Desde que faça sentido com o seu produto, irá contribuir o posicionamento de sua marca no mercado virtual.

Além disso, adicione esses termos em sua biografia, assim seus novos seguidores e visitantes já saberão como identificá-lo.

5 – Crie conteúdos compartilháveis/inspiradores

compartilhar

Para que as pessoas possam compartilhar e comentar seus conteúdos, você precisa produzi-lo com esse propósito.

Para isso, crie um conteúdo próprio, original e inovador.  Um vídeo explicando algo, uma frase marcante, uma dica inteligente, uma imagem que explique alguma coisa… O importante é ser um conteúdo que agregue valor e vá além do “copiar e colar”. 

Além disso, por ser uma rede social mais visual, a estética das imagens que você publica podem lhe ajudar bastante a ganhar mais engajamento. Por isso, opte por uma foto bonita ou uma arte bem produzida para criar conteúdos que se destaquem em meio aos outros.

 

Gostou desse post? Deixe seu feedback nos comentários aproveite para me seguir nas redes sociais abaixo e sempre ficar ligado em novos conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e marketing!