19 de November de 2019 Marketing Pessoal, imagem e carreira para você ir além!

Como transformar a sua carreira em 13 passos

Se você é um profissional autônomo eu fiz um versão deste texto especialmente para você.

Marketing Pessoal – Como ser um profissional de sucesso em 15 passos

Imagine a seguinte situação…

Você é um profissional muito bom,  entrega mais do que qualquer outro, com bastante qualidade, você se dedica, veste a camisa da empresa, mas parece que só outras pessoas são reconhecidas ou promovidas.

Isso já aconteceu ou está acontecendo com você? Sabe o que pode estar causando isso?

Eu te digo!

Você não está usando marketing pessoal ou não está fazendo isso de maneira correta.

Sempre que estou viajando ou em alguma palestra, escuto sempre a mesma queixa, profissionais gabaritados, que não conseguem se vender e alcançar seus objetivos, ou muito pior, profissionais que são muito melhores, mas perdem oportunidades para outros profissionais medianos que parecem se vender muito mais.

Isso acontece por que não basta ser o melhor, você precisa ser visto como tal.

Então decidi escrever esse texto, e eu garanto que se você aplicar esses 13 passos que irei descrever você será um profissional reconhecido, vai aumentar suas possibilidades, e o melhor, vai criar mais oportunidades para si.

1- Saiba quem é você!

Se você acompanha meus textos, deve perceber como eu bato na tecla do autoconhecimento, e isso tem um motivo, se você não souber quem você é, quais suas qualidades e habilidades, é impossível comunicar isso para os outros.

E se você passar uma mensagem incoerente você se queima, por que o cérebro humano é um caçador agressivo de incoerências.

Pense comigo, você iria contratar um personal trainer gordo? E uma nutricionista que só come besteira?

Não quer dizer que sejam profissionais ruins, mas a incoerência acaba prejudicando a imagem deles.

Como uma pessoa pode te ensinar a ser rico se ela não tem um real na carteira?

Esse inclusive é um dos maiores erros que as pessoas que estão aplicando o marketing pessoal estão cometendo, elas estão vendendo umas coisa que elas não são, muitas vezes por medo de achar que as pessoas não querem o que elas realmente são.

Por isso o passo principal para ser assertivo é você compreender quem é você, quais as suas qualidades, suas habilidades e principalmente saber aquilo que você não é bom, para conseguir mitigar os problemas focando no que você é bom.

Para entender mais sobre isso, pode ler esse texto “Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz

Sabendo exatamente qual seu arsenal de habilidades, será mais fácil compreender o que você pode oferecer e quais habilidades você precisa aprimorar e fazer cursos ou se especializar.

2- Tenha um objetivo e foque nele

Quantas vezes você já escutou algo como “nós focamos nisso e naquilo” ou “Nós temos 2 focos” e a verdade é o seguinte, FOCO é apenas 1.

Dito isto você precisa entender que o foco tem de ser no seu objetivo, e tudo que você faça tem de ser condizente com esse objetivo.

E por isso você precisa ter muito claro o seu objetivo.

Por tanto saiba qual o seu objetivo, é ter outro trabalho? É ser promovido? É mudar de profissão?

Tendo isso em mente ai sim, você pode se planejar e buscar as ferramentas adequadas para atingir esse objetivo.

3- Entenda seu público

Esse é talvez o passo mais complexo, não por dificuldade de se encontrar o público alvo, por que é bem fácil e existem várias ferramentas pra isso, mas por que precisa quebrar uma barreira gigante que é a mentalidade e as crenças das pessoas.

Muitas vezes quando pergunto qual o seu público alvo, a resposta é sempre genérica.

Imagine que você quer arrumar um novo emprego, você precisa entender se seu público alvo será, as pessoas do RH de empresas do seu setor, ou se você quer aparecer para funcionários daquela área.

Conhecendo seu público, você vai saber as dores deles, vai saber como você pode ser útil de verdade.

Tenha sempre uma coisa clara em sua mente

 

“Quem fala com todo mundo,
não está falando com ninguém”

 

Por tanto saiba por quem você quer ser visto.

4- Saiba onde você vai comunicar

O segundo erro mais comum que encontro quando estou dando consultoria é a pessoa que até sabe com quem quer falar, mas não comunica nos canais de comunicação correto.

Vou dar um exemplo que até parece óbvio, mas acredite não é.

Vejo muitos designers fazendo textos e divulgando coisas no mediun, isso está ok se seu objetivo for criar autoridade sobre um determinado assunto entre outros designers, no entanto, se o objetivo for arrumar um emprego elas deveriam estar criando conteúdos no linkedin, que é onde gestores e pessoas de RH estarão consumindo conteúdo.

Para que você consiga compreender melhor existe uma ferramenta chamada PRISMA DE CONVERSAÇÃO

essa ferramenta é como um mapa, onde mostra os setores, qual objetivo e quais as plataformas que você deve estar presente e comunicando para ser visto pelo seu público alvo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

5 – Tenha um planejamento realista

Geralmente as pessoas na empolgação colocam objetivos irreais, e planejamentos ainda mais irreais, o que acontece?

Elas se frustram, se você sai de casa as 7am, trabalha de 9 às 18 e chega em casa 20 horas cansado, não ache que você vai conseguir fazer um curso online por semana, escrever um texto por dia, e ainda sair divulgando nas plataformas o que você tem feito.

Tenha calma e seja paciente, se você só vai poder se dedicar 1 hora por dia, defina bem o que você pode fazer nessa 1 hora.

Se você só vai poder obter conhecimento e estudar aos finais de semana, veja quais os cursos mais importantes e quanto tempo duram para saber quantos você pode fazer.

Se você tem problemas com organização ou gestão de tempo como eu, assiste esse video…

6 – Crie conteúdo

Sei que parece clichê e até mesmo já deve ter alguém falando sobre o que você faz pela internet, mas crie conteúdo!

Dê a sua opinião, expresse seu ponto de vista.

Mas muito cuidado, fale sobre o que você sabe, se posicione sobre o que você tem gabarito para falar.

Se você rolar o feed do linkedin vai ver um monte de gente que não entende do que ta falando se posicionando como a voz da razão.

Se for usar exemplos de outros setores, converse com pessoas que entendem sobre o assunto para não cometer erros.

Esses dias eu estava no linkedin, e um gestor de uma empresa usou um vídeo de uma arremetida de um avião na pista do aeroporto de Fernando de Noronha para dar um exemplo sobre erros cometidos que podem colocar outras pessoa em risco.

O cara criticou os envolvidos na operação do vídeo, falou um monte de coisa que ele não sabia, e sabe qual o resultado?

Um monte de pilotos e profissionais da aviação sendo marcados na publicação para explicar que não passava de um procedimento comum, que não oferecia risco, resultado o cara se queimou.

Por tanto apenas julgue o que lhe cabe.

7 – Evite polaridades, radicalismo e polêmicas

Evite entrar em polêmicas, ou ter posicionamentos polarizados, não estou dizendo que você não deve ter sua posição, mas guarde isso para você, evite expor esse tipo de coisa em redes sociais, evite entrar em polêmicas.

A ciência já provou que é IMPOSSÍVEL, mudar esse tipo de posicionamento através de argumentos, por tanto evite publicar sobre coisas de time, sobre religião e sobre política.

Serão sempre assunto muito sensíveis, então melhor evitar.

 

8 – Tenha cuidado com a sua imagem

Uma das coisas mais difíceis é recriar ou “limpar” uma imagem que foi “queimada”.

Por isso tenha muito cuidado com sua imagem.

Para isso é necessário entender, que sua imagem pessoal é muito mais do que o que você veste, é também como você se porta, o seu sorriso, é como você aperta a mão de alguém, é sua postura quando anda, tudo isso conta.

Acredite são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Para se aprofundar sobre isso, tem um conteúdo muito bacana que pode ajudar nesse assunto

Vista-se para o sucesso, 8 passos para melhorar sua imagem!

 

9 – Tenha frequência

Não adianta ter um blog, e postar 1 post por mês, não adianta ter um canal no youtube e fazer 1 vídeo por ano.

Seja texto, vídeo ou áudio, e em qualquer plataforma você precisar estar presente, se você não mantiver uma frequência o resultado não vai vir.

E isso acontece basicamente por 2 motivos

1- o algoritmo das plataformas dão preferência aos conteúdos de produtores assíduos.

2- você não é lembrado se não é visto.

 

10 – Tenha palavra e cumpra o que promete

As pessoas se importam muito com suas promessas, uma pesquisa no setor de construção civil, mostrou que 87% das pessoas estavam dispostas a pagar mais por um serviço se houvesse garantia de que não haveriam atrasos e erros.

Veja na política, se os políticos cumprissem o que prometem as pessoas nem ligariam para roubos e afins, só lembrar daquela frase “ele rouba mas faz”.

Se você não pode cumprir mais, prometa menos, é mais fácil surpreender entregando mais do que prometeu do que decepcionar entregando menos.

E se você está em um trabalho ou posição que é cobrado e não consegue manter o ritmo, qualidade e quantidade das entregas, volte ao item 01, você precisa se conhecer melhor, saber quais suas habilidades e ser realista consigo mesmo sobre o que consegue ou não fazer.

Não adianta querer ser diretor financeiro, se você odeia números ou não sabe lidar com dinheiro.

11 – Seja confiante

Eu, você, o mundo, está cheio de dúvidas, e isso é normal, mas se você deixa transparecer insegurança e falta de confiança em si mesmo, ninguém vai confiar em você.

O ser humano por instinto sempre busca segurança e conforto, por isso é tão difícil sair da conhecida e clichê, zona de conforto.

Se você não demonstrar confiança em você mesmo ou no que está dizendo, ninguém vai se sentir seguro ou confortável no seu trabalho.

Esse vídeo com 5 dicas para se tornar mais confiante vai te ajudar a atingir esse objetivo caso precise.

Mas é importante sempre estar ciente de que é uma construção, aos poucos vai se tomando confiança, nada acontece do dia pra noite.

12 – Faça networking

Você precisa conhecer pessoas, sejam clientes, ou pessoas influentes na sua área, você precisa estar atualizado e por dentro do que acontece no seu setor, vá em eventos, converse com outros profissionais, assista palestras.

Se você não sabe muito bem como criar relacionamento com outros profissionais, tem um livro muito bom que oferece dicas práticas de como abordar pessoas, cultivar relacionamentos sem parecer interesseiro, ampliar o leque de pessoas que possam te ajudar em sua carreira.

Imagina poder interagir com as pessoas, ser reconhecido pela sua atuação, sem parecer interesseiro ou um span ambulante, esse livro me ajudou bastante e certamente vai te ajudar.

E ai vai uma notícia boa, achei esse livro com um desconto de 24,90 por 11,90 (Esse era o preço quando escrevi o post, não garanto que vá durar para sempre)

Nesse link aqui

Menos de 30 reais para aprender a criar novos relacionamentos e se abrir a oportunidades que podem mudar sua carreira, é um custo ínfimo quando comparado as transformações que pode trazer em sua vida.

 

13 – Controle seu EGO

Essa é a última dica, mas pra mim é a mais importante.

Na construção de uma carreira de sucesso, muitos profissionais se perdem ao deixar seu ego e sua vaidade se tornarem maiores do que sua competência.

E o fato é que ninguém gosta de gente assim.

O Ego te leva a lugares distantes, mas te deixa lá sozinho, sem amigos e sem com quem você possa contar. Se tem uma coisa que a vida me ensinou é que não importa quem você é e o cargo que você ocupa, uma hora, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar de alguém.

Portanto seja humilde, lembre-se que você não sabe de tudo, se tornar autoridade ou referência em algum assunto não te dá permissão de humilhar os outros.

Muito pelo contrário, isso te dá ainda mais obrigação de estar sempre estudando, melhorando e compartilhando com as pessoas o seu conhecimento.

Eu gosto muito de uma frase, que é

 

“Você sempre sabe mais que alguém
e menos que alguém”

 

Agora você já tem um caminho para trilhar, uma forma prática de atingir novos objetivos e ter sucesso em sua carreira.

É isso, vamo junto que é sucesso.

E caso você tenha qualquer dúvida, ou queira acrescentar algo, compartilhe comigo, de verdade!

Pode deixar um comentário aqui no texto e vamos trocar ideia!

 

 

Gostou desse conteúdo?

Então não seja mais um na manada, entre gratuitamente agora mesmo na minha lista VIP e tenha acesso aos conteúdos exclusivos e Dicas #DiegoDisse

Deixe seu comentário

Related Posts

Marketing Pessoal Para Estagiários – O que fazer para ser contratado!

25 de outubro de 2019

25 de outubro de 2019

Se você está em busca de um estágio, esse texto é para você! Entenda como o marketing pessoal para estagiários,...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Hoje eu trouxe uma lista de cursos gratuitos, para você melhorar sua carreira e se manter atualizado. Com todos momento...

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

3 Dicas de carreira, para quem está começando agora!

13 de agosto de 2019

13 de agosto de 2019

Em 2017 e 2018 eu dei mais de 10 palestras em universidades e eventos com jovens estudantes em inicio de...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

Atraindo a atenção dos recrutadores com um currículo perfeito

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Fazer um Currículo faz ou fez parte da carreira de todo profissional de sucesso e iniciante! Muitas pessoas mandaram email...

Será que estou capacitado para a vaga que eu quero?

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Como eu sei que tenho capacitação ou se estou pronto para vaga que eu quero? Essa uma das perguntas que...

   

Cadastre em nossa Newsletter