24 de September de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Como transformar a sua carreira em 13 passos

Se você é um profissional autônomo eu fiz um versão deste texto especialmente para você!

 

Marketing Pessoal – Como ser um profissional de sucesso em 15 passos

 

Imagine a seguinte situação:

 

Você é um profissional qualificado e  entrega mais do que qualquer outro. Você se dedica, veste a camisa da empresa, mas parece que só outras pessoas são reconhecidas ou promovidas.

 

Se isso já aconteceu com você provavelmente é porque você não não conhece o marketing pessoal ou não está fazendo isso da maneira correta.

 

Quando estou viajando a trabalho para fazer alguma palestra, escuto sempre a mesma queixa de profissionais gabaritados que não conseguem se autopromover e alcançar seus objetivos, ou pior: profissionais que são bastante qualificados, mas perdem oportunidades para outros profissionais medianos que parecem se autopromover melhor.

 

Sabe por que isso acontece?

 

Porque não basta ser o melhor, você precisa querer ser visto como tal!

 

Pensando nisso, decidi escrever esse texto. Eu posso garantir ao aplicar esses 13 passos para transformar sua carreira, você será um profissional reconhecido e vai poder maximizar suas possibilidades e oportunidades!

1. Saiba quem é você!

person standing near the stairs

Se você acompanha meus textos, já deve ter percebido que o autoconhecimento é algo que eu abordo frequentemente. Bato nessa tecla porque se você não se conhece – definindo bem quais são as suas qualidades e habilidades – é impossível conseguir transmitir isso para os outros.

 

Um dos maiores erros que as pessoas que aplicam o marketing pessoal cometem é vender a imagem de uma pessoa que elas não são, e isso acontece pelo medo de serem rejeitadas ao se mostrarem verdadeiramente. Por isso, para ser assertivo o primeiro passo é o autoconhecimento. É você se entender, saber quais as suas maiores qualidades, suas habilidades; mas também é saber aquilo que você não é bom, pois dessa forma conseguirá mitigar os problemas focando apenas no que tem de melhor.

 

Sabendo exatamente qual seu arsenal de habilidades, será mais fácil compreender o que você pode oferecer e quais habilidades você precisa aprimorar por meio de cursos e especializações.

 

Para entender mais sobre isso, leia o meu artigo “Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz”.

 

2. Tenha um objetivo e foque nele

people meeting in room

Você sabe aonde quer chegar?

 

Seu objetivo é ter outro trabalho? É ser promovido? É mudar de profissão?

 

Objetivar algo é traçar as metas para alcançar o que se almeja, e isso só será possível se você tiver foco! Mais do que saber aonde quer chegar, é preciso percorrer um caminho contínuo que te levará para o sucesso. Como você pretende ser promovido no emprego se você não demonstra comprometido com os valores da empresa, não chega no horário estabelecido, não cumpre suas atividades com excelência, não busca se especializar na sua área para ganhar destaque? 

 

Esteja focado e veja os resultados baterem na sua porta!

3. Entenda seu público

3 women sitting on chair in front of table with laptop computers

Esse é talvez o passo mais complexo. Não por dificuldade de encontrar o seu público-alvo (até porque existem várias ferramentas que facilitam esse processo), mas porque é preciso lidar com a mentalidade e as crenças das pessoas, o que por si só já é uma grande barreira.

 

Muitas vezes quando pergunto pelo público-alvo a resposta é sempre genérica…

 

Imagine que você quer conseguir um emprego novo e precisa entender o perfil dos clientes, das pessoas do RH de empresas do seu setor ou você também pode imaginar que quer ser notado pelo funcionários daquela área. Conhecendo seu público, você vai saber quais os pontos fracos e fortes e a partir disso tornar-se útil de verdade.

 

Tenha sempre uma coisa clara em sua mente que  “quem fala com todo mundo, não está falando com ninguém”.

 

Por isso, saiba por quem você quer ser visto!

 

4. Saiba onde você vai comunicar

transformar-carreira

Outro erro que eu me deparo, e que é bastante comum quando estou dando consultoria, é a pessoa que sabe com quem quer falar mas não sabe se comunicar pelos canais de comunicação adequados.

 

Vejo muitos designers fazendo textos e divulgando seu trabalho na plataforma Medium. Até aí ok, se o seu objetivo for criar autoridade sobre um determinado assunto entre outros designers. No entanto, se o objetivo for arrumar um emprego, a plataforma mais adequada para publicar o seu conteúdo seria o Linkedin, pois nela os gestores e profissionais de RH estão presentes consumindo conteúdo.

 

Uma boa ferramenta para te ajudar a compreender melhor esse assunto é a chamada Prisma de Conversação. Ela é como um mapa onde mostra todos os setores, destrinchando quais os objetivos e quais as plataformas você precisa estar presente e se comunicando para ser visto pelo seu público-alvo.

 

5. Tenha um planejamento realista

planejamento

Algumas pessoas quando empolgadas colocam objetivos e planejamentos que fogem da sua realidade e com isso elas se frustram.

 

É preciso ter calma, ser paciente e, principalmente, respeitar os seus limites. Esteja ciente do que você é ou não capaz de cumprir e preserve isso. Se você só puder se dedicar 1 hora por dia a sua meta, então defina bem o que você poderá nesse período de tempo.

 

Se você só vai poder obter conhecimento e estudar aos finais de semana, veja quais os cursos mais importantes e quanto tempo eles levarão para serem concluídos para que, assim,  você saiba quais poderá fazer.

 

Contudo, para algumas pessoas a dificuldade não está no tempo, mas no planejamento. Assista o vídeo abaixo e aprenda como otimizá-lo para que consiga alcançar seus objetivos.

 

6. Crie conteúdo

blog post

Sei que parece uma dica batida, mas crie conteúdo! Dê a sua opinião, expresse seu ponto de vista, se faça presente. Claro que é preciso tomar cuidado para falar sobre o que você sabe, sobre o que você tem propriedade para abordar.

 

Ao acessar o Linkedin e analisar o feed perceberá que muitas pessoas não entendem do que estão falando, se posicionam em assuntos que não têm o conhecimento necessários. Por isso quando desejar escrever sobre áreas que você não conhece é importante conversar com pessoas que entendem sobre o assunto, pois assim você evitará cometer erros.

 

Certeza vez me deparei na plataforma com um gestor de uma empresa que havia usado um vídeo que falava sobre uma arremetida de um avião na pista do aeroporto de Fernando de Noronha para exemplificar situações onde uma pessoa comete um erro que pode colocar outras em risco. O gestor criticou os envolvidos na operação do vídeo, falou de um assunto que ele não conhecia. Sabe qual o resultado?

 

Pilotos e profissionais da aviação sendo mencionados na publicação para poderem explicar que a situação do vídeo não passava de um procedimento comum, que não oferecia risco. O resultado disso foi o autor da publicação ter sua credibilidade colocada em questão, por isso é tão importante você se ater ao que conhece.

7. Evite polaridades, radicalismo e polêmicas

polemica

Evite entrar em polêmicas ou ter posicionamentos polarizados.

 

Isso não quer dizer que você não pode ter o seu próprio posicionamento, mas às vezes é mais saudável evitar se expor para não entrar em polêmicas desnecessárias que poderão prejudicar a sua imagem.

Alguns assuntos como religião e preferências pessoais não são necessários de serem publicizados, pois não dizem respeito a questões profissionais e todos têm direito a ter sua própria forma de pensar.

 

8. Tenha cuidado com a sua imagem

transformar-carreira

Uma das coisas mais difíceis é refazer uma imagem que foi prejudicada, por isso é tão importante zelar pela sua.

 

Sua imagem pessoal é muito mais sobre o que você veste: é também como você se porta! É como você cumprimenta as pessoas, como você fala com elas, como você aperta a mão de alguém, é sua postura ao andar. Acredite: tudo isso conta! São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

 

Para se aprofundar sobre isso, no “Vista-se para o sucesso, 8 passos para melhorar sua imagem! eu te ajudo nesse assunto!

 

9. Tenha frequência

transformar-carreira

Não adianta ter um blog, por exemplo, e só postar uma vez por mês ou ter um canal no Youtube e não criar conteúdos para gerar engajamento.

 

Seja texto, vídeo ou áudio: em qualquer plataforma você precisará estar presente, e se você não mantiver uma frequência o resultado não virá. Isso acontece porque o algoritmo dessas plataformas dão preferência aos conteúdos de produtores assíduos.

 

Você precisa ser visto para ser lembrado!

 

As pessoas precisam querer consumir o conteúdo que você produz, precisam se identificar com você e se sentirem motivadas a acompanhá-lo.

 

 

10. Tenha palavra e cumpra o que promete

transformar-carreira

As pessoas levam as promessas a sério.

 

Prometa o que você é capaz de cumprir! É mais fácil surpreender entregando mais do que prometeu do que decepcionar entregando menos.

 

E se você está em um trabalho ou posição que é cobrado e não consegue manter a qualidade no ritmo e quantidade das entregas, releia o item 1.

Você precisa se conhecer melhor, saber quais suas habilidades e ser realista consigo mesmo sobre o que consegue ou não fazer. Não adianta, por exemplo, querer ser diretor financeiro se você odeia números ou não sabe lidar com dinheiro.

11. Seja confiante

confiante

É completamente normal ter dúvidas, mas se você deixa transparecer insegurança e falta de confiança em si mesmo ninguém vai confiar em você.

 

O ser humano, por instinto, sempre busca segurança e conforto, por isso é tão difícil sair da famigerada zona de conforto.

 

Se você não demonstrar confiança em você mesmo ou no que está dizendo, ninguém vai se sentir seguro ou confortável no seu trabalho.

 

No vídeo abaixo eu te dou 5 dicas para te ajudar a se tornar mais confiante para atingir esse objetivo, caso você esteja precisando..

 

Não se esqueça de que é importante sempre estar ciente de que a confiança é um processo, nada acontece do dia pra noite.

12. Faça networking

network

A chave é ter uma rede de contatos.

 

Sejam clientes ou pessoas influentes na sua área, você precisa estar atualizado e por dentro do que acontece no seu setor. Participe de eventos, converse com outros profissionais, assista palestras.

Se você não sabe muito bem como criar relacionamento com outros profissionais, tem um livro muito bom que oferece dicas práticas de como abordar pessoas, cultivar relacionamentos sem parecer muito ambicioso e ampliar o leque de pessoas que possam te ajudar em sua carreira.

 

Já imaginou como é poder interagir com as pessoas e ser reconhecido pela sua atuação!?  O livro “Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional” me ajudou bastante e com certeza vai te ajudar também.

 

Por menos de vinte reais você poderá aprender a criar novos relacionamentos e estar aberto às oportunidades que podem mudar a sua carreira. É um custo ínfimo quando comparado às transformações que podem trazer para a sua vida.

 

13. Controle seu ego

transformar-carreira

“Você sempre sabe mais que alguém e menos que alguém”

 

É a última dica, mas não a menos importante.

 

Na construção de uma carreira de sucesso muitos profissionais se perdem ao deixar seu ego e sua vaidade se tornarem maiores do que sua competência, e o fato é que ninguém gosta de gente assim. O ego te leva a lugares distantes, mas te deixa lá sozinho, sem amigos e sem com quem você possa contar.

 

Se tem uma coisa que a vida me ensinou é que não importa quem você é e o cargo que você ocupa: mais cedo ou mais tarde você vai precisar de alguém. Portanto, seja humilde e lembre-se que você não sabe de tudo.

 

Se tornar autoridade ou referência em algum assunto não te dá permissão de humilhar os outros, muito pelo contrário, isso te dá ainda mais obrigação de estar sempre estudando, melhorando e compartilhando com as pessoas o seu conhecimento.

 

Agora você já tem um caminho para trilhar, uma forma prática de atingir novos objetivos e ter sucesso em sua carreira.

 

Se você tiver qualquer dúvida, ou quiser acrescentar algo, fale comigo! De verdade!

 

Deixe um comentário aqui no texto e vamos trocar ideia. Vamos juntos, que é sucesso!

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

5 dicas para conseguir o primeiro emprego!

26 de julho de 2021

26 de julho de 2021

Conseguir o primeiro emprego pode ser gratificante, mas o processo é sempre um desafio. Em tempos de crise econômica, as...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

Como demitir um funcionário corretamente ?

17 de fevereiro de 2020

17 de fevereiro de 2020

Demitir um funcionário… Já passou por esta desagradável experiência? Existe uma tarefa que precisa ser cumprida nas empresas, mas que...

11 atitudes para quem quer ter sucesso profissional

3 de fevereiro de 2020

3 de fevereiro de 2020

Você sabe quais atitudes você precisa ter para obter sucesso profissional? Neste texto, vou te dar 12 boas dicas sobre...

7 Dicas de Como se Promover na Internet

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Hoje vamos falar sobre um assunto que está em alta recentemente e envolve sua promoção! Caso não sua internet não...

4 dicas para você se destacar em processos seletivos

12 de janeiro de 2021

12 de janeiro de 2021

Com o mercado de trabalho inchado e sobrecarregado, está cada vez mais difícil encontrar boas vagas de emprego. Por conta...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019 2

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

Habilidades sociais que você deve ter para o futuro

7 de julho de 2020

7 de julho de 2020

O que são habilidades sociais e por que são essenciais para o sucesso no local de trabalho?  As habilidades sociais,...

7 dicas para se comunicar bem na internet

15 de janeiro de 2021

15 de janeiro de 2021

A cada ano, os consumidores de mídias digitais se tornam mais exigentes em relação ao material que encontram disponível na...

como se tornar indispensável no trabalho?

16 de fevereiro de 2021

16 de fevereiro de 2021

Conseguir um emprego estável já é uma tarefa complicada em períodos de crescimento econômico, mas a dificuldade é ainda maior...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

Como criar autoridade e se tornar um digital influencer no Clubhouse?

8 de fevereiro de 2021

8 de fevereiro de 2021

A nova rede social do momento poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade na Clubhouse....

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019 1

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

Habilidades que estão em alta no mercado

31 de janeiro de 2020

31 de janeiro de 2020

Fala, jovens! Para iniciar nossa conversa de hoje você já conheceu ou já usou alguma dessas ferramentas incríveis? A maior...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

   

Cadastre em nossa Newsletter