2 de December de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Leitura corporal: tudo que você precisa saber

Existe um dado estatístico que mostra que apenas 7% de uma mensagem é transmitida por meio de palavras, ao passo que os outros 93% vêm da comunicação não-verbal.

Este dado, retirado do Modelo de Comunicação de Mehrabian, também afirma que a linguagem corporal é tão importante quanto o tom de voz e a escolha das palavras para comunicar sentimentos verdadeiros.

Assim, embora nem todos percebam de maneira consciente, a comunicação acontece para muito além do que falamos; no contato visual que você mantém durante uma conversa, na sua postura física enquanto está em uma chamada de vídeo e na forma como movimenta as mãos enquanto fala, por exemplo, está havendo comunicação.

A partir da leitura corporal, você pode interpretar sinais mais decisivos para se comunicar de maneira mais eficaz com as pessoas que você deseja atrair para sua vida.

Quer entender melhor? Então continue lendo este texto!

O que é linguagem corporal?

leitura corporal

De maneira simplificada, a linguagem corporal é o elemento não-falado da comunicação por meio da qual revelamos nossos verdadeiros sentimentos e emoções.

Pode ser aquela expressão facial relaxada que irrompe em um sorriso genuíno, uma inclinação da cabeça que mostra que você está ouvindo, braços cruzados quando você está na defensiva ou o bater incessante dos pés em momentos de ansiedade e nervosismo… todos esses sinais dizem tanto ou mais do que você pode pensar.

Quando você consegue ler sinais como esses, pode compreender a mensagem completa do que alguém está lhe dizendo e estar mais ciente das reações das pessoas ao que você diz e faz, podendo ajustar sua linguagem corporal para parecer mais positiva, envolvente e acessível.

A importância da linguagem corporal não-verbal

leitura corporal

Sua comunicação não-verbal mostram se você se importa ou não, se está sendo sincero e se está escutando bem.

Quando seus sinais não-verbais correspondem às palavras que você está dizendo, eles aumentam a confiança, a clareza e o relacionamento; quando não o fazem, podem gerar tensão, desconfiança e confusão.

Se você deseja se tornar um comunicador melhor, é importante se tornar mais sensível não apenas à linguagem corporal e às dicas não-verbais dos outros, mas também às suas.

Como fazer a leitura corporal de uma pessoa?

leitura corporal

Embora você consiga interpretar os sinais mais comuns, os mais sutis são mais difíceis de compreender, especialmente se você não possui prática na leitura corporal.

Dessa forma, para absorver seus significados, você precisa estudá-los – tanto na teoria, quanto na prática.

Preparamos algumas dicas abaixo para te ajudar nessa jornada.

Olhos

Ao se comunicar com alguém, preste atenção se ele ou ela faz contato visual direto ou desvia o olhar. 

A incapacidade de fazer contato visual direto pode indicar tédio, desinteresse ou até mesmo engano – especialmente quando alguém desvia o olhar para o lado. Por outro lado, se uma pessoa olha para baixo, isso geralmente indica nervosismo ou submissão.

Além disso, verifique se há pupilas dilatadas para determinar se alguém está respondendo favoravelmente a você, já que as pupilas dilatam quando alguém está focado em alguém ou algo de que gosta.

Em alguns casos, o aumento da taxa de piscar indica mentir, enquanto olhar para algo pode sugerir um desejo por aquilo – se alguém olhar para a porta, isso pode indicar um desejo de sair, ou olhar para uma pessoa pode indicar o desejo de falar com ela.

Boca

Mesmo que as pessoas não entendam o que você diz, elas sempre podem compreender um sorriso. Dessa forma, a boca é essencial para uma boa leitura corporal.

Existem diferentes tipos de sorrisos, incluindo sorrisos genuínos e sorrisos falsos; um sorriso genuíno envolve todo o rosto, enquanto um sorriso falso usa apenas a boca.

Sorrir verdadeiramente sugere que a pessoa está feliz e gostando da companhia das pessoas ao seu redor; sorrir falsamente, por outro lado, tem o objetivo de transmitir prazer ou aprovação, mas sugere que aquele que sorri está, na verdade, sentindo outra coisa.

Um “meio sorriso” envolve apenas um lado da boca e indica sarcasmo ou incerteza, ao passo que caretas de curta duração sugerem que a pessoa está escondendo sua insatisfação.

Por último, cobrir a boca ou tocar os lábios com as mãos ou dedos ao falar pode ser um indicador de mentira e é contraindicado caso você queira passar credibilidade.

Proximidade física

Preste atenção a quão perto alguém está ou se senta ao seu lado para determinar se eles o vêem de maneira favorável.

Ficar de pé ou sentado perto de alguém é talvez um dos melhores indicadores de harmonia. 

Por outro lado, se alguém recuar ou se afastar quando você se aproximar, isso pode ser um sinal de que a conexão não é mútua.

Você pode dizer muito sobre o tipo de relacionamento que duas pessoas têm apenas observando a proximidade entre elas.

Lembre-se de que algumas culturas preferem menos ou mais distância durante a interação, então a proximidade nem sempre é um indicador preciso de afinidade com alguém e depende do processo de socialização das pessoas que estão sendo analisadas.

Espelhamento

Ao interagir com alguém, verifique se a pessoa reflete seu comportamento.

Por exemplo, se você está sentado em uma mesa com alguém e apoia um cotovelo na mesa, espere 10 segundos para ver se a outra pessoa faz o mesmo.

De toda maneira, se alguém imita sua linguagem corporal, é um bom sinal de que ele ou ela está tentando estabelecer uma ligação com você.

Embora na maioria das vezes o espelhamento seja associado a relacionamentos românticos, às vezes pode indicar admiração sem segundas intenções, então fique atento para não interpretar erroneamente.

Movimentos de cabeça

A velocidade com que uma pessoa acena com a cabeça quando você está falando indica que ela tem paciência – ou falta de paciência.

Acenar lentamente com a cabeça indica que a pessoa está interessada no que você está dizendo e quer que você continue falando, ao passo que um aceno rápido indica que a pessoa ouviu o suficiente e quer que você termine de falar ou dê a ela a oportunidade de falar. 

Inclinar a cabeça para o lado durante a conversa pode ser um sinal de interesse no que a outra pessoa está dizendo. Inclinar a cabeça para trás pode ser um sinal de suspeita ou incerteza.

As pessoas também apontam com a cabeça ou o rosto para as pessoas pelas quais estão interessadas ou com as quais têm afinidade.

Em grupos e reuniões, você pode dizer quem são as pessoas com poder com base na frequência com que as pessoas olham para elas. Por outro lado, as pessoas menos significativas são vistas com menos frequência.

Pés

O motivo pelo qual as pessoas comunicam mensagens não-verbais involuntariamente pelos pés é porque geralmente estão tão focadas em controlar suas expressões faciais e o posicionamento da parte superior do corpo que pistas importantes são reveladas pelos pés. 

Quando está de pé ou sentado, a pessoa geralmente aponta os pés na direção para a qual deseja ir. Portanto, se você perceber que os pés de alguém estão apontados em sua direção, isso pode ser uma boa indicação de que essa pessoa tem uma opinião favorável a seu respeito.

Além disso, se alguém parece estar conversando com você, mas seus pés estão apontando na direção de outra pessoa, é provável que ele ou ela prefira falar com essa pessoa (independentemente de as dicas da parte superior do corpo sugerirem o contrário).

Mãos e braços

Observe a linguagem corporal com as mãos nos bolsos quando estiver de pé.

Procure sinais manuais específicos, como a outra pessoa colocando as mãos no bolso ou na cabeça. Isso pode indicar qualquer coisa, desde nervosismo a decepção absoluta.

Ao fazer gestos com as mãos, uma pessoa apontará na direção geral da pessoa com quem compartilha uma afinidade (essas dicas não-verbais são especialmente importantes para observar durante as reuniões e ao interagir em grupos).

Apoiar a cabeça com a mão apoiando um cotovelo na mesa pode indicar que a pessoa está ouvindo e mantém a cabeça imóvel para focar. Por outro lado, apoiar a cabeça com os dois cotovelos na mesa pode indicar tédio. 

Em relação aos braços, se uma pessoa cruza os braços enquanto interage com você, isso geralmente é visto como um gesto defensivo de bloqueio.

Braços cruzados também podem indicar ansiedade, vulnerabilidade ou uma mente fechada, mas se os braços cruzados forem acompanhados por um sorriso genuíno e postura geral relaxada, isso pode indicar uma atitude confiante e relaxada – em combinação com a comunicação verbal, isso pode te ajudar a estabelecer uma oratória persuasiva.

Como utilizar a leitura corporal a seu favor na vida?

Embora a chave para o sucesso nas relações profissionais e pessoais esteja na sua capacidade de se comunicar bem, já compreendemos que não são as palavras que você usa, mas suas dicas não-verbais ou “linguagem corporal” que falam mais alto.

Por isso, para causar uma boa impressão e um impacto positivo nas suas relações, é importante utilizar a leitura corporal a seu favor.

Para isso:

leitura corporal

Dicas de materiais de estudo de leitura corporal

Para que você continue aprendendo sobre linguagem e leitura corporal, vamos te indicar algumas dicas de materiais de estudo.

Importante lembrar que o Diego Disse também possui uma gama muito grande de textos que, indiretamente, abordam a linguagem corporal, então não deixe de conferir!

O Corpo Fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal

O livro dos psicólogos Pierre Weil e Roland Tompakow busca desvendar a comunicação não-verbal analisando os princípios que regem o corpo e compreendendo como aparecem as expressões e atos que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções ou posicionamentos internos.

Considero essencial para aprender mais sobre a leitura corporal.

Canal Metaforando

O canal do youtube Metaforando, de Victor Santos, é o maior canal de linguagem corporal e comportamental do mundo e possui, além de muito entretenimento, ensinamentos valiosos sobre a leitura corporal que certamente vão te ajudar na sua jornada de conhecimento.

Abaixo, um vídeo com dicas de como estudar linguagem corporal.

Blog Não Verbal

O blog Não Verbal garante uma fonte de aprendizado condensado em textos interessantes e com menos de 2000 palavras para quem quer aprender, mas não quer ficar preso em livros longos.

A arte de ler mentes: Como interpretar gestos e influenciar pessoas sem que elas percebam

Neste livro, Henrik Fexeus ensina tudo o que você precisa saber para influenciar pessoas utilizando apenas a leitura corporal.

De forma direta e simples, Fexeus mostra que a capacidade de ler mentes não é um mito, muito menos uma atividade paranormal; é simplesmente compreender todos os aspectos da mensagem que o outro quer transmitir, observando as nuances do interlocutor e acompanhando seus movimentos.

Gostou do texto? Então comenta e compartilha nas suas redes sociais para que esse conteúdo atinja mais pessoas!

Deixe seu comentário

Related Posts

Os pilares da oratória persuasiva e como usá-los no seu discurso

24 de março de 2021

24 de março de 2021

A arte da persuasão é quase tão antiga quanto a humanidade e vem evoluindo conosco por todo esse tempo. Podendo...

Como perder o medo de falar em público?

21 de agosto de 2019

21 de agosto de 2019

Esse post é o primeiro de uma série de 7 da Semana da Oratória! 1 semana inteira de conteúdo voltado...

Como criar palestras que inspiram e prendem a atenção do público

3 de outubro de 2019

3 de outubro de 2019

Se você já assistiu uma palestra inspiradora daquelas que não conseguia nem piscar provavelmente você já se perguntou como criar...

Como se comunicar bem pode transformar sua carreira

22 de agosto de 2019

22 de agosto de 2019

Este texto faz parte da semana da oratória, 7 dias de conteúdo totalmente gratuito focado em como se comunicar bem,...

7 coisas que nunca te contaram sobre o medo de falar em público!

16 de agosto de 2019

16 de agosto de 2019

Não é novidade para ninguém a importância, ou melhor, a necessidade de se comunicar bem, e perder o medo de...

7 dicas para melhorar sua dicção

21 de setembro de 2021

21 de setembro de 2021

A dicção é um elemento primordial para uma boa comunicação – isso é fato. Esteja você fazendo uma apresentação importante...

Como perder a vergonha de falar em público

29 de agosto de 2019

29 de agosto de 2019 1

Perca de uma vez por todas a vergonha de falar em público,  este é o tema  do quinto artigo da...

O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

7 de abril de 2021

7 de abril de 2021

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio...

7 dicas para se comunicar bem na internet

15 de janeiro de 2021

15 de janeiro de 2021

A cada ano, os consumidores de mídias digitais se tornam mais exigentes em relação ao material que encontram disponível na...

A arte da fala, como fazer um discurso e apresentações fascinantes

10 de setembro de 2019

10 de setembro de 2019

O objetivo do artigo de hoje é te munir de dicas e técnicas de como fazer um discurso com excelência...

Como evitar o branco antes de uma apresentação ou discurso?

24 de agosto de 2019

24 de agosto de 2019 1

Este artigo faz parte de uma série de 7 artigos da semana da oratória, vamos falar como evitar o branco...

Linguagem corporal: o que o corpo fala por você?

16 de março de 2020

16 de março de 2020 1

Fala, jovem! Então quando falarem que um gesto vale mais do que mil palavras, acredite: vale mesmo. Considerando essa premissa,...

Use a oratória para impulsionar sua carreira

25 de agosto de 2019

25 de agosto de 2019

Olá! Estamos na semana da oratória, hoje você vai conferir o quarto artigo de uma série de sete. Totalmente gratuitos...

   

Cadastre em nossa Newsletter