24 de September de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Guia completo de imagem pessoal e profissional

Com a alta concorrência no mercado de trabalho, não podemos nos dar ao luxo de focar apenas em nossos conhecimentos técnicos. Isso porque cada vez mais empresas estão buscando profissionais que tenham habilidades em diversas áreas, incluindo aqueles que parecem contribuir para um bom relacionamento com outros colaboradores.

 

Mas qual a importância disso?

 

Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”?

Muito bem, a razão é esta.

Ao longo do dia, interagimos com diversas pessoas e, quando somos rudes ou mal educados, essa é a impressão que fica. Não importa se você não tinha a intenção de agir daquela forma ou se foi sem querer porque estava estressado ou ocupado.

Por isso, temos que tomar muito cuidado com nossas ações e nossos comportamentos. E sim, isso também se aplica no mundo do trabalho, onde somos justamente avaliados pelos nossos comportamentos e serviços prestados.

Muitas vezes não temos uma segunda chance para consertar aquela primeira impressão. Então, é fundamental cuidar da imagem pessoal e profissional para transmitir a impressão correta a seus colegas de trabalho e superiores e garantir oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

guia-completo-de-imagem-pessoal-e-profissional

O que é imagem pessoal?

 

A imagem pessoal é um conjunto de comportamentos que caracterizam uma determinada pessoa. Muitas vezes são relacionadas a primeiras impressões, sendo essas cruciais para formar a percepção que os outros terão sobre você.

Assim, há diversos fatores que influenciam na construção da imagem pessoal e muitos deles são difíceis de serem revertidos, interferindo então em possíveis relacionamentos futuros.

Sendo assim, a criação da imagem pessoal é composta em três momentos diferentes, são eles:

 

  1. A primeira impressão – que é formada nos três primeiros segundos de interação e consiste em toda apresentação externa que fazemos – como nossas vestimentas, higiene pessoal e postura.
  2. A imagem inicial – que se forma a partir dos primeiros contatos com outros indivíduos, envolvendo fatores externos e internos, como comportamentos, opiniões  e ações.
  3. A imagem propriamente dita – que é formada após uma convivência constante com outras pessoas, podendo essa gerar uma imagem agradável, onde temos uma boa relação com o próximo, ou uma imagem negativa, onde os outros não nos suportam de maneira nenhuma.

guia-completo-de-imagem-pessoal-e-profissional

Por que cuidar da imagem pessoal e profissional?

 

Certo, mas por que é necessário cuidar da imagem pessoal e profissional?

Simples, porque em muitos casos a imagem pessoal se mistura com a profissional e acaba por influenciar todas as suas ações no ambiente de trabalho. Dessa maneira, quando nos apresentamos, temos a oportunidade não só de mostrar nossa personalidade para outros colaboradores, como também a nossa competência como profissionais da área.

E, fazendo uma ligação com o tema de cima, temos alguns pontos que transpassam diretamente nossa imagem pessoal e profissional, são eles:

 

1 – Aparência

Mesmo que muitas pessoas falem que aparência não importa, a forma como você se veste para sair na rua e se apresentar ao público ainda é a principal forma de julgamento.

Por isso que tudo que usamos deve estar coerente com o lugar para onde vamos, assim, não destoamos do resto das pessoas e nem atraímos uma atenção negativa.

 

2 – Postura

Quando nos referimos a postura, estamos falando sobre as ações, comportamentos e reações que tomamos em cada situação. Onde cada atitude errada, como falas rudes e irônicas, acarretam em uma imagem pessoal negativa.

Também podemos fazer uma ligação com o físico. Sendo assim, nossa postura física está relacionada com nosso jeito de andar, sentar e mesmo com esses simples comportamentos, eles mostram que não somos pessoas relaxadas.

 

3 – Reputação

Quando temos uma péssima reputação, seja ela pessoal ou profissional, muitas pessoas acabam acreditando naquilo que escutaram e todos os nossos esforços para provar o contrário não surtem grandes efeitos.

Assim, devemos manter uma boa reputação dentro e fora do trabalho, pois mesmo que você tenha agido de uma maneira fora do ambiente profissional, essa ação pode impactar todos os âmbitos da vida, inclusive atrapalhar o seu trabalho. 

 

4 – Conhecimentos

É sempre bom ser reconhecido pela formação profissional e os conhecimentos que possuímos. Por isso, mantenha essa impressão de detentor de conhecimento, mas seja também uma pessoa humilde que está disposta a aprender coisas novas e ensinar a outros aquilo que sabe.

 

5 – Prazos e horários

Pontualidade é um o ponto chave para impressionar qualquer pessoa.

Em ambientes pessoas e profissionais, quando cumprimos com horários, muitos entendem que somos pessoas organizadas e que estamos comprometidas com aquilo que foi acordado.

Também é importante se atentar a entrega de atividades dentro dos prazos, assim mostramos nossa seriedade com aquilo que nos foi demandado e que somos pessoais confiáveis com quem se pode trabalhar.

 

6 – Seja abertos a novas possibilidades

Nesse ponto, ganhamos a credibilidade de muitos quando nos mostramos abertos a novos conhecimentos e pessoas que não tem medo de trazer ideias coerentes e inovadoras.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, ter a habilidade de pensar positivamente e de ser orientado a solução são características indispensáveis.

 

7- Comunicação

Outro fator importante é ter uma boa comunicação, porque essa é a base para formar qualquer relacionamento de sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Além de que, no mundo do trabalho, aqueles que possuem uma comunicação clara e assertiva se destacam, isso porque, quando usada no trabalho, pode gerar pontos positivos e você se torna aquele profissional que passa informações de maneira acessível e compreensível. 

guia-completo-de-imagem-pessoal-e-profissional

Quais os benefícios de uma boa imagem profissional?

 

Então, qual o benefício de manter uma boa imagem profissional?

Bem, há incontáveis vantagens para a carreira de um indivíduo quando o mesmo mantém uma boa imagem, seja ela para crescer na empresa que você está atualmente, receber cartas de recomendação para trocar de emprego ou procurar novos desafios.

Sendo assim, para crescer na empresa há oportunidades em que seus chefes verão como é manter uma pessoa agradável e prestativa em sua equipe. É possível até mesmo surgir a chance de que você seja visto como braço direito dos líderes e gestores e ser indicado a cargos altos, ou mais altos, de liderança. 

Além de que para situações onde você pode simplesmente investir no desenvolvimento pessoal e profissional para crescer na área. 

Também é possível mudar de organização, havendo grandes possibilidades de você receber feedbacks personalizados sobre seu desempenho no trabalho que te ajudarão a conquistar um novo emprego de forma rápida e fácil.

guia-completo-de-imagem-pessoal-e-profissional

Como construir uma imagem pessoal profissional?

 

É importante ter em mente que a imagem ideal profissional não é construída de uma hora para outra. Assim, você precisa ter um bom conhecimento pessoal para que sua apresentação no mundo do trabalho seja a melhor possível.

Então, precisamos conhecer bem o ambiente que estamos tentando estabelecer uma boa reação e ver que ações e comportamentos podemos ter nesse local.

Assim que cada decisão tomada afetará positivamente, ou negativamente, sua relação com os colaboradores e consequentemente sua permanência na organização.

E aí, gostou do texto? Espero que tenha sido de grande ajuda para você montar uma boa imagem pessoal e profissional!

Click aqui para ler o conteúdo em pdf!

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

in Imagem
Related Posts

Estilos universais – Melhore sua imagem pessoal com estilo!

12 de junho de 2020

12 de junho de 2020

Olá pessoa, hoje vamos falar sobre estilo! Primeiro, você deve estar se perguntando, quem é esse que vos fala, no...

O que a sua imagem diz sobre você?

7 de fevereiro de 2019

7 de fevereiro de 2019 8

Eu estava com o notebook aberto, queria escrever, porque tirei o domingo pra isso, e seria um verdadeiro desperdício do meu...

Por que dormir pouco prejudica sua imagem pessoal!

7 de junho de 2019

7 de junho de 2019

  Entendemos que, muitas vezes, é preciso virar a noite acordado ou dormir bem menos do que o recomendado por...

Vista-se para o sucesso, 8 passos para melhorar sua imagem!

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 8

Entre idas e vindas de palestras e viagens, uma pergunta sempre é recorrente. Diego se minha imagem é tão importante...

Por que você não deve querer parecer rico!

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019

Esse é um tema muito pessoal, já tive essa reflexão mais de uma vez e sempre percebo que quando as...

Como a sua imagem pode auxiliar na sua comunicação?

9 de março de 2020

9 de março de 2020 1

Fala, jovem! Talvez você não saiba, mas eu venho a muito tempo batendo nessa tecla chamada “imagem“, falando o quanto...

   

Cadastre em nossa Newsletter