13 de July de 2020 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Eneagrama – Personalidade tipo 09, o pacifista

O pacifista

Chamamos o tipo de personalidade 9 de Pacificador, porque nenhum tipo é mais dedicado à busca de paz interna e externa para si e para os outros. Eles são tipicamente “buscadores espirituais” que têm um grande desejo de se conectar com o cosmos, assim como com outras pessoas. Eles trabalham para manter sua paz de espírito, assim como trabalham para estabelecer paz e harmonia em seu mundo. Os problemas encontrados nos 9 são fundamentais para todo o trabalho psicológico e espiritual – estar acordado versus adormecer à nossa verdadeira natureza; presença versus fascinação, abertura versus bloqueio, tensão versus relaxamento, paz versus dor, união versus separação.

 

Ironicamente, para um tipo tão orientado para o mundo espiritual, 9 é o centro do Centro Instintivo e é o tipo que é potencialmente mais fundamentado no mundo físico e em seus próprios corpos. A contradição é resolvida quando percebemos que o 9 ou está em contato com suas qualidades instintivas e possui um tremendo poder elementar e magnetismo pessoal, ou é separado de suas forças instintivas e pode ser desligado e remoto, até mesmo leve.

 

Para compensar a falta de contato com suas energias instintivas, os 9 também se retiram para suas mentes e suas fantasias emocionais. (É por isso que o 9 às vezes pode se identificar erroneamente como Cincos e Setes, “tipos de cabeça” ou “Twos and Fours”, “tipos de sentimentos”.) Além disso, quando suas energias instintivas estão desequilibradas, os 9 usam essas mesmas energias contra si mesmas, represando seu próprio poder para que tudo em sua psique se torne estático e inerte. Quando a energia deles não é usada, ela estagna como um lago alimentado por fontes que fica tão cheio que seu próprio peso represa as nascentes que a alimentam. Quando o 9 está em equilíbrio com o seu Centro Instintivo e sua energia, eles são como um grande rio, carregando tudo junto com ele sem esforço.

 

Às vezes, chamamos o 9 de coroa do Eneagrama porque está no topo do símbolo e porque parece incluir o todo. O 9 pode ter a força dos Oitos, o senso de diversão e aventura de Setes, a obediência de Seis, o intelectualismo de Cinco, a criatividade de Quatro, a atratividade de Três, a atratividade de Três, a generosidade de Dois e o idealismo de Uns. No entanto, o que eles geralmente não têm é um senso de realmente se habitar – um forte senso de sua própria identidade.

 

Ironicamente, portanto, o único tipo em que os 9 não são é o próprio 9. Ser um eu separado, um indivíduo que deve se afirmar contra os outros, é aterrorizante para 9. Eles preferem se derreter em outra pessoa ou seguir silenciosamente seus devaneios idílicos.

 

9 demonstram a tentação universal de ignorar os aspectos perturbadores da vida e de buscar algum grau de paz e conforto “entorpecendo”. Eles respondem à dor e ao sofrimento, tentando viver em um estado de tranqüilidade prematura, seja em um estado de falsa realização espiritual ou em uma negação mais grosseira. Mais do que qualquer outro tipo, o 9 demonstra a tendência de fugir dos paradoxos e tensões da vida, tentando transcendê-los ou procurando encontrar soluções simples e indolores para seus problemas.

 

Enfatizar o agradável na vida não é uma coisa ruim, é claro – é simplesmente uma abordagem limitada e limitadora da vida. Se o 9 vê o revestimento prateado em todas as nuvens como uma maneira de se proteger do frio e da chuva, outros tipos também têm seus pontos de vista distorcidos. Por exemplo, os Quatro se concentram em suas próprias feridas e vitimizações, Uns no que há de errado com o modo como as coisas são, e assim por diante. Por outro lado, os 9 tendem a se concentrar no “lado positivo da vida”, para que sua paz de espírito não seja abalada. Mas, em vez de negar o lado sombrio da vida, o que 9 deve entender é que todas as perspectivas apresentadas pelos outros tipos também são verdadeiras. Os 9 devem resistir ao desejo de escapar para o “estado de Buda prematuro” ou a “luz branca” do Divino e para longe do mundo mundano. Eles devem lembrar que “a única saída é através”.

 

Na infância: Podem ter vivido 3 cenários na infância ou se sentiram desconsiderados, onde a opinião de todos na casa tinham mais importância que a delas; ou viviam em um ambiente muito conflituoso onde elas estavam sempre apaziguando as coisas ou foram tão mimadas e viviam em um lugar tão tranquilo, que não precisavam fazer nenhum esforço para obter o que queriam. Isso faz com que elas não consigam lidar bem com conflitos.

 

Visão do mundo: O mundo não sabe valorizar os meus esforços. Fique confortável. Conserve a sua paz. 

Paixão: Preguiça: De ser anestesiado de si e pouca vitalidade para ser. 

Crença: O mundo exige harmonia.

Recomendações pessoais de crescimento para o Tipo 9

  • Vale a pena examinar a tendência do seu tipo de ir junto com os outros, fazendo o que eles querem para manter a paz e ser agradável. O consentimento constante dos desejos dos outros fornecerá o tipo de relacionamento que realmente o satisfará? Lembre-se, é impossível amar os outros se você não estiver realmente presente a eles. Isso significa que você tem que ser você mesmo, que (paradoxalmente) precisa ser independente para poder realmente estar lá para os outros quando eles precisarem de você.
  • Exerça-se. Forçar-se a prestar atenção ao que está acontecendo. Não desligue ou desligue as pessoas ou sonhe acordado. Trabalhe focando sua atenção para se tornar um participante ativo no mundo ao seu redor. Tente se envolver mais mental e emocionalmente.
  • Reconheça que você também tem agressões, ansiedades e outros sentimentos com os quais precisa lidar. Sentimentos e impulsos negativos fazem parte de você e afetam você emocional e fisicamente, independentemente de reconhecê-los ou não. Além disso, suas emoções negativas são frequentemente expressas inadvertidamente e atrapalham a paz e a harmonia que você deseja em seus relacionamentos. É melhor divulgar as coisas primeiro, pelo menos permitindo-se tomar consciência de seus sentimentos.
  • Embora isso seja muito doloroso para você, se seu casamento terminou em divórcio ou se você está tendo problemas com seus filhos, você deve examinar honestamente como você contribuiu para esses problemas. Examinar relacionamentos problemáticos será extremamente difícil, porque as pessoas envolvidas estão próximas do seu coração. Os sentimentos que você tem pelos outros lhe conferem grande parte de sua identidade e auto-estima. Mas se você realmente ama os outros, pode fazer nada menos que examinar o papel que desempenhou em quaisquer conflitos que surgiram. Em última análise, a escolha é simples: você deve sacrificar sua paz de espírito (a curto prazo) pela satisfação de relacionamentos genuínos (a longo prazo).
  • Exercite-se frequentemente para se tornar mais consciente do seu corpo e emoções. (Alguns 9 andam por aí fazendo recados e acham que estão fazendo bastante exercício.) O exercício regular é uma forma saudável de autodisciplina e aumentará sua consciência de seus sentimentos e outras sensações. Desenvolver a consciência corporal ajudará você a se concentrar e a concentrar sua atenção em outras áreas da sua vida. O exercício também é uma boa maneira de entrar em contato e expressar algumas agressões.

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Por que acordar às 6 da manhã não fará você ter sucesso!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Para que essa leitura seja ainda mais interessante, eu aconselho que ouça Blah blah blah – Armin Van Buuren Com...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

Eneagrama – Descubra tudo sobre sua personalidade.

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

Eneagrama, o que esse teste de personalidade pode dizer sobre você? Imagine uma ferramenta, que além de possibilitar que você...

Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Como não poderia faltar, sugiro fortemente que faça essa leitura ao som de Harmony – Nick Romero Eu não sei...

10 Livros essenciais para o desenvolvimento pessoal

25 de maio de 2020

25 de maio de 2020

Fala, jovem!   Acho que de tanto falar no tema sobre desenvolvimento pessoal você já deve estar cheio, caso não...

Como superar a estagnação mental?

27 de março de 2020

27 de março de 2020

Fala, jovem! Estagnação mental… Talvez você até já tenha passado por isso, mesmo sem entender de fato o que acontecia....

Como se promover nas redes sociais?

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Fala, jovem!   O texto de hoje é voltado para você, que quer se promover nas redes sociais. Desde o...

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020 1

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma...

desenvolvimento pessoal – Tudo o que você precisa saber

13 de março de 2020

13 de março de 2020 2

Fala, jovem! Desenvolvimento pessoal é um bom investimento para quem quer se desenvolver na vida, este processo pode ajudar você...

12 Livros indispensáveis para este ano!

30 de março de 2020

30 de março de 2020 1

E aí, jovem? Antes de saber quais são esses livros indispensáveis para este ano, é preciso pontuarmos porque o hábito...

6 passos infalíveis para parar de procrastinar

27 de janeiro de 2020

27 de janeiro de 2020 2

Já sabe o que é procrastinar e como parar essa prática?   Fica ligado aqui até o final que darei...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

3 simples passos para você ter uma vida melhor em 2019

29 de dezembro de 2018

29 de dezembro de 2018 1

Antes de começar, quero dizer que fiz um vídeo sobre esse tema, então só clicar no play e aproveitar! Continuando...

7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios

7 de fevereiro de 2020

7 de fevereiro de 2020

Hoje trouxe uma lista incrível com 7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios. Todo profissional deveria ler! Quem me conhece,...

Mente e Corpo: cuidar da saúde mental é também cuidar da física

20 de março de 2020

20 de março de 2020

Fala, jovem! Hoje venho até você para tirar totalmente sua dúvida quanto a sua saúde mental e física e  te...

   

Cadastre em nossa Newsletter