Eneagrama tipo 9 – O pacificador

O pacificador

O Pacificador: Descontraído e discreto, receptivo e agradável.

Chamamos as pessoas do eneagrama tipo 09 de pacificador, porque nenhum tipo é mais dedicado à busca de paz interna e externa do que eles. 

Eles são “buscadores espirituais” com grande desejo de se conectar com o cosmos, assim como com outras pessoas. Por isso trabalham para manter sua paz de espírito e para estabelecer paz e harmonia em seu mundo.

Os problemas encontrados nos 09 são fundamentais para todo o trabalho psicológico e espiritual – estar acordado versus adormecer à nossa verdadeira natureza; presença versus fascinação, abertura versus bloqueio, tensão versus relaxamento, paz versus dor, união versus separação.

Ironicamente, para um tipo tão orientado para o mundo espiritual, os do eneatipo 09 são mais fundamentados no mundo físico e em seus próprios corpos. A contradição é resolvida quando percebemos que esse eneatipo está em contato com suas qualidades instintivas e possui um tremendo poder elementar e magnetismo pessoal, ou é separado de suas forças instintivas e pode ser desligado e remoto.

Para compensar a falta de contato com suas energias instintivas, os 09 também se retiram para suas mentes e suas fantasias emocionais.

eneagrama-personalidade-tipo-09-o-pacifista

Como é a personalidade do eneatipo 09?

Quando suas energias instintivas estão desequilibradas, eles as usam contra si mesmos, represando seu próprio poder para que tudo em sua psique se torne estático e inerte. Quando a energia deles não é usada, ela estagna como um lago alimentado por fontes que ficam tão cheias que seu próprio peso represa as nascentes que a alimentam. Apesar disso, quando os 09 estão em equilíbrio, eles são como um grande rio, carregando tudo junto com ele sem esforço.

Às vezes, chamamos o 09 de coroa do Eneagrama porque está no topo do símbolo e porque parece incluir o todo. No entanto, o que eles geralmente não têm é um senso de realmente se habitar – um forte senso de sua própria identidade. Ironicamente, portanto, o único tipo em que os 09 não são é o próprio 09. Ser um eu separado, um indivíduo que deve se afirmar contra os outros, é aterrorizante para 09. Eles preferem se derreter em outra pessoa ou seguir silenciosamente seus devaneios idílicos.

Os saudáveis ​​são mediadores naturais. Eles veem e valorizam a perspectiva de outras pessoas e podem harmonizar pontos de vista que parecem ser irreconciliáveis. Eles são altruístas, flexíveis e inclusivos. Esses Noves raramente estão ligados à sua própria maneira de ver e fazer as coisas. Eles aprenderam a tomar decisões com base nas prioridades certas. São pessoas inspiradoras e autorrealizadas.

Os medianos, embora pareçam doces e descontraídos, são teimosos e fora de contato com sua raiva. Esses ignoram a si mesmos. Embora geralmente se sintam sem importância, ocasionalmente acordam e percebem que precisam trabalhar para investir em si mesmos. Eles estão dispostos a defender a justiça em nome de outros, mas provavelmente não arriscariam fazer muito para defender a si mesmos. Eles não pedem muito, embora apreciem o que os outros fazem por eles.

Os insalubres ​​têm problemas para tomar decisões e se tornam excessivamente dependentes. Para entorpecer sentimentos de tristeza e raiva, eles se envolvem em comportamentos entorpecentes. Lutando para manter a ilusão de que tudo está bem, eles podem vacilar entre a aquiescência e a hostilidade aberta.

eneagrama-personalidade-tipo-09-o-pacifista

Defeitos do tipo 09

O pecado mortal deste eneatipo é, definitivamente, a preguiça, uma palavra que geralmente associamos à preguiça física. A sua preguiça, no entanto, é de natureza espiritual. Os medianos estão desconectados da paixão e do impulso motivacional necessários para se erguer e viver sua “vida selvagem e preciosa”. Os imaturos não se conectam totalmente ao fogo na barriga de que precisam para perseguir seu objetivo de vida, como resultado, não conseguem se tornar sua própria pessoa. Mas explorar essas paixões ardentes e impulsos instintivos perturbaria a paz interior e o equilíbrio. E agora estamos mais perto da verdade.

Para eles, a preguiça tem a ver com o desejo de não se incomodar demais com a vida. Eles literalmente não querem que a vida chegue até eles. Você não pode reivindicar sua vida a menos que tenha coragem, a menos que tenha acesso ao seu fogo instintivo animador. Mas eles são preguiçosos quando se trata de prestar atenção total em suas próprias vidas, descobrir o que eles querem na vida, perseguir seus sonhos, abordar suas próprias necessidades, desenvolver seus próprios dons e perseguir seu chamado.

Eles se agarram e protegem sua harmonia interior, pedindo pouco da vida e esperam que a vida retribua o favor. Estão fora de contato com seus instintos e subexpressam sua raiva. Também se encontra fora de contato com o lado bom da raiva, a parte que inspira, impulsiona a mudança, move as coisas e lhes dá coragem para se defenderem. Quando você está desconectado deste lado da raiva, você se torna letárgico e sonhador.

Essa falha em arriscar se envolver totalmente com a vida decorre em parte da sua necessidade de evitar conflitos a todo custo. Os 09 temem que expressar suas preferências ou afirmar sua agenda coloque em risco relacionamentos importantes e perturbe a superfície calma de seu mar interior.

E se suas prioridades e desejos competirem com a agenda de alguém com quem se importam e essa diferença levar ao conflito e à desconexão relacional? E se afirmar suas próprias opiniões, necessidades e desejos cria desarmonia entre eles e as pessoas que amam?

Valorizam tanto sentir-se confortável e tranquilo, mantendo o status quo e preservando as conexões com os outros que deixam de lado seus próprios pontos de vista e aspirações para se fundir com os dos outros. Isso não parece grande coisa para os Pacificadores, que muitas vezes cresceram sentindo que nem sua presença nem suas prioridades importam muito para os outros.

O eneatipo 09 demonstra a tentação universal de ignorar os aspectos perturbadores da vida e de buscar algum grau de paz e conforto “entorpecendo”. Ele responde à dor e ao sofrimento tentando viver em um estado de tranquilidade prematura, seja em um estado de falsa realização espiritual ou em uma negação mais grosseira.

Mais do que qualquer outro tipo, o 09 demonstra a tendência de fugir dos paradoxos e tensões da vida, tentando transcendê-los ou procurando encontrar soluções simples e indolores para seus problemas.

Enfatizar o agradável na vida não é uma coisa ruim, é claro – é simplesmente uma abordagem limitada e limitadora da vida. Por outro lado, os 09 tendem a se concentrar no “lado positivo da vida”, para que sua paz de espírito não seja abalada. Mas, em vez de negar o lado sombrio da vida, o que esse eneatipo deve entender é que todas as perspectivas apresentadas pelos outros tipos também são verdadeiras e devem resistir ao desejo de escapar para o “estado de Buda prematuro” ou a “luz branca” do Divino e para longe do mundo mundano. Eles devem lembrar que “a única saída é através”.

Como o tipo 09 trata a si mesmo

O tipo 09 compartilha vários traços comuns que o caracteriza como um grupo, como auto-esquecimento, dificuldade em tomar decisões e tendência a se distrair facilmente. Embora nem todos exibam todas as características, muitos se reconhecerão no que se segue.

Esquecimento de si mesmo e fusão. Eles se esquecem de si mesmos, suas opiniões, preferências e prioridades. Em vez disso, eles se fundem com os sentimentos, pontos de vista e atividades dos outros e, ao fazê-lo, apagam a si mesmos. Na verdade, eles podem se fundir tão profundamente com o programa de vida e a identidade do outro que acabam confundindo os sentimentos, opiniões, sucessos e aspirações do outro com os seus próprios.

Por medo do abandono, esse eneatipo tende a abrir mão de si mesmo e de suas necessidades para manter os outros ao seu lado. Quando não conseguem isso, tendem a mergulhar em suas próprias mentes, negligenciando-se no mundo real.

Apesar disso, quando estão em harmonia consigo e com os outros, costumam se cuidar, fazer exercícios e lidar com os possíveis problemas que possam surgir.

Tipo 09 na infância

Muitos dizem que cresceram em lares onde eram, ou se percebiam, negligenciados e onde suas preferências, opiniões ou sentimentos eram menos importantes do que os dos outros. A mensagem dolorosa que Noves ouviu é “Seus desejos, opiniões, desejos e presença não importam muito”.

Apesar disso, quando crianças, são muito fáceis de conviver. Eles nem sempre são os primeiros a pular nas atividades ou levantar a mão para responder a uma pergunta na aula, mas trazem harmonia e alegria por onde passam. Como as crianças, se sentem muito desconfortáveis ​​quando há conflito entre os pais e outros membros da família, então eles tentam desempenhar o papel de mediadores enquanto procuram um lugar para ficar onde não serão forçados a escolher um lado.

Se as pessoas são intransigentes e não conseguem negociar uma solução pacífica, uma criança de eneatipo 09 pode sentir raiva, mas sua raiva geralmente é negligenciada ou ignorada, então a guarda para si mesma, verifica mentalmente ou sai correndo da sala. Elas sentem que suas ideias e sentimentos não são valorizados, então aprendem a arte de se fundir muito cedo na vida. Embora eles prefiram não ser o centro das atenções por muito tempo, eles desejam que notemos e honremos sua presença. Como todas as crianças, eles estão procurando um lugar e uma maneira de se sentirem pertencentes.

 Para ajudar na sua compreensão, assista a este vídeo sobre o eneatipo 09.

Recomendações para o eneatipo 09

1 – Descubra se vale a pena ser sempre apaziguador

Vale a pena examinar a tendência do seu tipo de ir junto com os outros, fazendo o que eles querem para manter a paz e ser agradável. O consentimento constante dos desejos dos outros fornecerá o tipo de relacionamento que realmente o satisfará? Lembre-se: é impossível amar os outros se você não estiver realmente presente a eles. Isso significa que você tem que ser você mesmo, que precisa ser independente para poder realmente estar lá para os outros quando eles precisarem de você.

2 – Se force a estar mentalmente presente

Forçar-se a prestar atenção ao que está acontecendo. Não desligue ou sonhe acordado. Trabalhe focando sua atenção para se tornar um participante ativo no mundo ao seu redor. Tente se envolver mais mental e emocionalmente.

3 – Reconheça seus sentimentos

Reconheça que você também tem agressões, ansiedades e outros sentimentos com os quais precisa lidar. Sentimentos e impulsos negativos fazem parte de você e afetam você emocional e fisicamente, independentemente de reconhecê-los ou não. Além disso, suas emoções negativas são frequentemente expressas inadvertidamente e atrapalham a paz e a harmonia que você deseja em seus relacionamentos. É melhor divulgar as coisas primeiro, pelo menos permitindo-se tomar consciência de seus sentimentos.

4 – Exercite-se frequentemente para se tornar mais consciente do seu corpo e emoções. 

O exercício regular é uma forma saudável de autodisciplina e aumentará sua consciência de seus sentimentos e outras sensações. Desenvolver a consciência corporal ajudará você a se concentrar e a concentrar sua atenção em outras áreas da sua vida. O exercício também é uma boa maneira de entrar em contato e expressar algumas agressões.

Exemplos de figuras com personalidade tipo 09

Gilberto Gil, Anderson Silva, Tom Jobim, Superman, Claude Monet, Norman Rockwell, Abraham Lincoln, Dwight D. Eisenhower, Gerald Ford, Ronald Reagan, George W. Bush, John F. Kennedy, Jr, General Colin Powell, Walter Cronkite, Carl Jung, Carl Rogers, Joseph Campbell, Walt Disney, Jim Henson (Muppets), Garrison Keillor, Gloria Steinem, Tony Bennett, Ringo Starr, Carlos Santana, James Taylor, Janet Jackson, Jack Johnson, George Lucas, Ron Howard, Gary Cooper, Jimmy Stewart, Audrey Hepburn, Sophia Loren, Kevin Costner, Annette Bening, Jeff Bridges, Morgan Freeman, John Goodman, Matthew Broderick, Whoopie Goldberg, Woody Harrelson, Geena Davis, Jason Segel, Lisa Kudrow, Toby McGuire, Zooey Deschanel, “Mister Rogers”, “Homer and Marge Simpson”.

Se você quer conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, eu tenho duas ótimas notícias para você!

A primeira é que você pode aprender mais sobre o eneagrama tipo 09 ouvindo esse maravilhoso podcast da coach Nanda Mattos.

Já a segunda é que estou escrevendo um e-book de como usar o eneagrama no dia-a-dia e se você tem interesse em aprender mais sobre como interpretar o eneagrama e como aplicar, deixe seu email no campo abaixo.

Preencha seu email e eu te aviso quando o e-book estiver pronto!

Para baixar esse conteúdo em PDF, clique aqui!

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira