13 de July de 2020 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Eneagrama – Personalidade tipo 08, o confrontador

O confrontador

Nomeamos o tipo de personalidade 8 o confrontador, porque, de todos os tipos, o 8 gosta de enfrentar os próprios desafios, além de oferecer aos outros oportunidades que os desafiam a se superarem de alguma forma. 8 são carismáticos e têm capacidade física e psicológica para convencer os outros a segui-los em todos os tipos de empreendimentos – desde o início de uma empresa, a reconstrução de uma cidade, a administração de uma casa, a guerra, a paz.

8 têm enorme força de vontade e vitalidade, e se sentem mais vivos quando exercem essas capacidades no mundo. Eles usam sua energia abundante para efetuar mudanças em seu ambiente – para “deixar sua marca” – mas também para impedir que o meio ambiente, e especialmente outras pessoas, os machuque e àqueles com quem se preocupam. isso requer força, vontade, persistência e resistência – qualidades que eles desenvolvem em si mesmos e que procuram nos outros.

8 não querem ser controlados ou permitir que outros tenham poder sobre eles (seu Medo Básico), seja ele psicológico, sexual, social ou financeiro. Muito do seu comportamento está envolvido em garantir que eles retenham e aumentem o poder que têm pelo maior tempo possível. Um 8 pode ser um general ou um jardineiro, um pequeno empresário ou magnata, a mãe de uma família ou o superior de uma comunidade religiosa. Não importa: estar “no comando” e deixar sua marca em sua esfera é uma característica única deles.

 

8 são os verdadeiros “individualistas acidentados” do Eneagrama. Mais do que qualquer outro tipo, eles estão sozinhos. Eles querem ser independentes e resistem a ser gratos a alguém. Recusam-se frequentemente a “ceder” à convenção social e podem desafiar o medo, a vergonha e a preocupação com as consequências de suas ações. Embora eles geralmente estejam cientes do que as pessoas pensam deles, eles não deixam as opiniões dos outros influenciá-los. Eles realizam seus negócios com uma determinação de aço que pode ser inspiradora e até intimidadora para os outros.

Embora, até certo ponto, 8 tenham medo de danos físicos, muito mais importante é o medo de serem destituídos de poder ou controlados de alguma maneira. 8 são extraordinariamente difíceis e podem absorver uma grande quantidade de punição física sem queixa – uma bênção de dois gumes, pois muitas vezes tomam sua saúde e resistência como garantidas e negligenciam também a saúde e o bem-estar dos outros. No entanto, eles têm muito medo de se machucar emocionalmente e usarão sua força física para proteger seus sentimentos e manter os outros a uma distância emocional segura. Por baixo da fachada resistente está a vulnerabilidade, embora tenha sido coberta por uma camada de armadura emocional.

Assim, 8 são frequentemente extremamente diligentes, mas ao preço de perder contato emocional com muitas das pessoas em suas vidas. Aqueles próximos a eles podem ficar cada vez mais insatisfeitos com esse estado de coisas, que confunde 8. (“Eu não entendo o que minha família está reclamando. Eu rebato minha corcunda para sustentá-los. Por que eles estão decepcionados comigo?”)

Quando isso acontece, 8 se sente incompreendido e pode se distanciar ainda mais. De fato, sob seu exterior imponente, o 8 costuma se sentir magoado e rejeitado, embora isso seja algo sobre o qual eles raramente falam porque têm dificuldade em admitir sua vulnerabilidade para si mesmos e muito menos para qualquer outra pessoa. Por temerem que sejam rejeitados (divorciados, humilhados, criticados, demitidos ou prejudicados de alguma forma), o 8 tenta se defender rejeitando os outros primeiro. O resultado é que os 8 médios ficam bloqueados em sua capacidade de se conectar com as pessoas ou de amar, já que o amor dá ao outro poder sobre elas, despertando seu Medo Básico.

Quanto mais 8 constroem seus egos para se protegerem, mais sensíveis se tornam a qualquer desprezo real ou imaginário ao seu respeito próprio, autoridade ou preeminência. Quanto mais eles tentam tornar-se impermeáveis ​​à mágoa ou à dor (física ou emocional), mais “desligam” emocionalmente para se tornarem mais duros e parecidos com pedras.

Quando os 8 são emocionalmente saudáveis, no entanto, eles têm uma atitude engenhosa e “capaz de fazer”, além de uma unidade interna constante. Eles tomam a iniciativa e fazem as coisas acontecerem com uma grande paixão pela vida. Eles são honoráveis ​​e com autoridade – líderes naturais que têm uma presença sólida e imponente. Sua fundamentação lhes dá abundante “senso comum”, bem como a capacidade de serem decisivos. 8 estão dispostos a “aguentar o calor”, sabendo que qualquer decisão não pode agradar a todos. Mas, tanto quanto possível, eles querem cuidar dos interesses das pessoas sob seu comando, sem jogarem favoritos. Eles usam seus talentos e coragem para construir um mundo melhor para todos em suas vidas.

Na infância: A infância para elas é resumida em uma palavra: sobrevivência. As pessoas desse eneatipo normalmente tiveram desde cedo lutar para sobreviver. A vida lhes trouxe situações que foram fazendo-as perceberem que precisavam ser fortes, ou as pessoas iriam se aproveitar delas. Algumas relatam que tinham alguém que serviu como exemplo dessa força, que foi uma inspiração. 

Visão do mundo: O mundo é um lugar injusto. Eu defendo os inocentes.

Paixão: Luxúria – Exagero, intensidade. Fome de viver intensamente. 

Crença: O mundo é duro e injusto onde somente os fortes sobrevivem

Recomendações pessoais de crescimento para o Tipo 8

  • Vai contra a corrente, mas age com autocontrole. Você mostra verdadeiro poder quando se abstém de afirmar sua vontade com os outros, mesmo quando podia. Seu verdadeiro poder reside na sua capacidade de inspirar e elevar as pessoas. Você está no seu melhor quando se encarrega e ajuda a todos em uma crise. Poucos se beneficiarão de você quando estiver cuidando, e você fará mais para garantir a lealdade e a devoção dos outros, mostrando a grandeza de seu coração do que jamais pôde por demonstrações de poder bruto.
  • É difícil para o 8, mas aprenda a ceder aos outros, pelo menos ocasionalmente. Freqüentemente, pouco está realmente em jogo, e você pode permitir que outras pessoas sigam seu caminho sem medo de sacrificar seu poder ou suas reais necessidades. O desejo de dominar todos o tempo todo é um sinal de que seu ego está começando a inflar – um sinal de perigo de que conflitos mais sérios com os outros são inevitáveis.
  • Lembre-se de que o mundo não está contra você. Muitas pessoas em sua vida se preocupam com você e olham para você, mas quando você está em sua fixação, você não facilita isso. Deixe no carinho que está disponível. Fazer isso não o deixará fraco, mas confirmará a força e o apoio em você e em sua vida. Lembre-se também de que, acreditando que os outros estão contra você e reagindo contra eles, você tende a aliená-los e confirmar seus próprios medos. Faça um balanço das pessoas que realmente estão do seu lado e diga-lhes como são importantes para você.
  • 8 geralmente querem ser autossuficientes e não dependem de ninguém. Mas, ironicamente, eles dependem de muitas pessoas. Por exemplo, você pode pensar que não depende de seus funcionários porque eles dependem de você para o trabalho deles. Você pode dispensá-los a qualquer momento e contratar outros trabalhadores. Todos são dispensáveis ​​em seu pequeno reino – exceto você. Mas o fato é que você também depende de outras pessoas para fazerem o trabalho delas, principalmente se as preocupações de seus negócios crescerem além do que você pode gerenciar sozinho. Mas se você alienar todos os que estão associados a você, acabará sendo forçado a empregar os agentes mais obsequiosos e não confiáveis. Ao fazê-lo, você terá motivos para questionar a lealdade deles e temer perder sua posição. O fato é que, seja no mundo dos negócios ou na vida doméstica, sua auto-suficiência é em grande parte uma ilusão.
  • 8 normalmente supervaloriza a potência. Ter poder, seja através de riqueza, posição ou força bruta simples, permite que eles façam o que quiserem, se sintam importantes, sejam temidos e obedecidos. Mas aqueles que são atraídos por você por causa de seu poder não o amam por si mesmo, nem os amam ou os respeitam. Embora essa possa ser a barganha faustiana que você fez, você terá que pagar o preço que qualquer poder que acumulou inevitavelmente terá um custo para você, física e emocionalmente.

 

Exemplos: G.I. Gurdjieff, Richard Wagner, Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill, Oskar Schindler, Fidel Castro, Martin Luther King Jr., Lyndon Johnson, Mikhail Gorbachev, Golda Meir, Indira Gandhi, Saddam Hussein, senador John McCain, Donald Trump, Pablo Picasso O filme conta a história de um casal que se casou em uma cidadezinha do norte da Califórnia, nos Estados Unidos, com quem se casou em março de 2017, quando um casal de gêmeos, de 8 anos, se casou com o príncipe William, em uma cerimônia em Los Angeles, nos Estados Unidos. , Mae West, Sean Connery, Paul Newman, Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Jack Nicholson, Susan Sarandon, Russell Crowe, Sean Penn, Harvey Keitel, Matt Damon, Alec Baldwin, Roseanne Barr, Barbara Walters, Rosie O’Donnell, ” Dr. Phil ”McGraw,“ Tony Soprano “

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Como superar a estagnação mental?

27 de março de 2020

27 de março de 2020

Fala, jovem! Estagnação mental… Talvez você até já tenha passado por isso, mesmo sem entender de fato o que acontecia....

Eneagrama – Descubra tudo sobre sua personalidade.

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

Eneagrama, o que esse teste de personalidade pode dizer sobre você? Imagine uma ferramenta, que além de possibilitar que você...

12 Livros indispensáveis para este ano!

30 de março de 2020

30 de março de 2020 1

E aí, jovem? Antes de saber quais são esses livros indispensáveis para este ano, é preciso pontuarmos porque o hábito...

6 passos infalíveis para parar de procrastinar

27 de janeiro de 2020

27 de janeiro de 2020 2

Já sabe o que é procrastinar e como parar essa prática?   Fica ligado aqui até o final que darei...

Por que acordar às 6 da manhã não fará você ter sucesso!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Para que essa leitura seja ainda mais interessante, eu aconselho que ouça Blah blah blah – Armin Van Buuren Com...

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020 1

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios

7 de fevereiro de 2020

7 de fevereiro de 2020

Hoje trouxe uma lista incrível com 7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios. Todo profissional deveria ler! Quem me conhece,...

10 Livros essenciais para o desenvolvimento pessoal

25 de maio de 2020

25 de maio de 2020

Fala, jovem!   Acho que de tanto falar no tema sobre desenvolvimento pessoal você já deve estar cheio, caso não...

3 simples passos para você ter uma vida melhor em 2019

29 de dezembro de 2018

29 de dezembro de 2018 1

Antes de começar, quero dizer que fiz um vídeo sobre esse tema, então só clicar no play e aproveitar! Continuando...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Como não poderia faltar, sugiro fortemente que faça essa leitura ao som de Harmony – Nick Romero Eu não sei...

Como se promover nas redes sociais?

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Fala, jovem!   O texto de hoje é voltado para você, que quer se promover nas redes sociais. Desde o...

13 Atitudes para Chegar ao Topo

14 de fevereiro de 2020

14 de fevereiro de 2020

Sei que todos nós queremos chegar ao topo e ter sucesso na vida, se você for determinado e souber quais...

   

Cadastre em nossa Newsletter