13 de July de 2020 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Eneagrama – Personalidade tipo 07, o sonhador

O sonhador

Eles encaram a vida com curiosidade, otimismo e um senso de aventura, como “crianças em uma loja de doces” que olham o mundo com uma grande antecipação de todas as coisas boas que estão prestes a experimentar. Eles são ousados ​​e vivazes, buscando o que desejam na vida com uma determinação alegre. Eles têm uma qualidade melhor descrita pela palavra iídiche “chutzpah” – uma espécie de “nervosismo” impetuoso.

 

Embora 7 esteja no Centro de Pensamento, isso não é imediatamente aparente, porque eles tendem a ser extremamente práticos e envolvidos em uma infinidade de projetos a qualquer momento. O pensamento deles é antecipatório: eles prevêem eventos e geram idéias “on the fly”, favorecendo atividades que estimulam suas mentes – que, por sua vez, geram mais coisas para fazer e pensar. Os 7 não são necessariamente intelectuais ou estudiosos por qualquer definição padrão, embora sejam frequentemente inteligentes e possam ser amplamente lidos e altamente verbais. Suas mentes se movem rapidamente de uma idéia para a outra, tornando 7 talentoso em brainstorming e sintetizar informações. Os 7 ficam entusiasmados com a corrida de idéias e com o prazer de serem espontâneos, preferindo visões gerais amplas e a empolgação dos estágios iniciais do processo criativo a investigar um único tópico em profundidade.

 

Os 7 são freqüentemente dotados de mentes rápidas e ágeis e podem ser aprendizes excepcionalmente rápidos. Isso é verdade tanto na capacidade de absorver informações (linguagem, fatos e procedimentos) quanto na capacidade de aprender novas habilidades manuais – elas tendem a ter uma excelente coordenação mente-corpo e destreza manual (máquina de escrever, piano, tênis). Tudo isso pode ser combinado para transformar o 7 na “pessoa renascentista” por excelência.

 

Ironicamente, a grande curiosidade e a capacidade de aprender rapidamente de 7 também podem criar problemas para eles. Como eles são capazes de adquirir muitas habilidades diferentes com relativa facilidade, fica mais difícil para eles decidir o que fazer com eles mesmos. Como resultado, eles também nem sempre valorizam suas habilidades como fariam se tivessem que lutar para obtê-las. Quando os 7 são mais equilibrados, no entanto, sua versatilidade, curiosidade e capacidade de aprender podem levá-los a conquistas extraordinárias.

 

A raiz do problema é comum a todos os tipos de Centro de Pensamento: eles estão fora de contato com a orientação e o apoio internos de sua natureza essencial. Assim como Fives e Seis, isso cria uma profunda ansiedade em 7. Eles não sentem que sabem o que fazer ou como fazer escolhas que serão benéficas para si e para os outros. 7 lida com essa ansiedade de duas maneiras. Primeiro, eles tentam manter a mente ocupada o tempo todo. Enquanto os 7 puderem manter a mente ocupada, especialmente com projetos e idéias positivas para o futuro, eles poderão, em certa medida, manter a ansiedade e os sentimentos negativos fora da consciência. Da mesma forma, uma vez que o pensamento deles é estimulado pela atividade, os 7 são obrigados a permanecer em movimento, passando de uma experiência para outra, buscando mais estímulos. Isso não quer dizer que os 7 estejam “girando as rodas”. Eles geralmente gostam de ser práticos e fazer as coisas.

 

Os 7 lidam com a perda da orientação Essencial usando o método “tentativa e erro”: eles tentam de tudo para garantir que sabem o que é melhor. Em um nível muito profundo, os 7 não sentem que podem encontrar o que realmente querem na vida. Eles, portanto, tendem a tentar de tudo – e, finalmente, podem até recorrer a qualquer coisa como substituto do que realmente estão procurando. (“Se eu não puder ter o que realmente me satisfará, me divertirei de qualquer maneira. Terei todo tipo de experiência – dessa forma, não me sentirei mal por não conseguir o que realmente quero”.)

 

Podemos ver isso em ação, mesmo nas áreas mais triviais de suas vidas diárias. Incapaz de decidir se ele quer sorvete de baunilha, chocolate ou morango, um Seven quer todos os três sabores – apenas para ter certeza de que ele não perde a opção “certa”. Ter duas semanas de férias e um desejo de visitar a Europa traz um dilema semelhante. Quais países e cidades visitar? Quais sites para ver? A maneira de o Seven lidar com isso será colocar o maior número possível de países, cidades e atrações diferentes em suas férias. Enquanto eles estão lutando por experiências emocionantes, o objeto real do desejo de seu coração (seu Rosebud pessoal, por assim dizer) pode estar tão profundamente enterrado em seu inconsciente que eles nunca estão realmente cientes exatamente do que é.

 

Além disso, à medida que os 7 aceleram sua busca pelo que parece oferecer liberdade e satisfação, eles tendem a fazer escolhas piores e são menos capazes de se satisfazer porque tudo é experimentado indiretamente, através do filtro denso de sua atividade mental acelerada. O resultado é que os 7 acabam ansiosos, frustrados e enfurecidos, com menos recursos disponíveis fisicamente, emocionalmente ou financeiramente. Eles podem acabar arruinando sua saúde, seus relacionamentos e suas finanças na busca pela felicidade.

 

Na infância: Relatam que na infância não puderam contar com a mãe para garantir a felicidade delas. Seja por que a mãe trabalhava muito, era focada nas atividades da casa ou simplesmente era difícil ou indiferente. A criança entende que não pode contar com ela e passa a dizer para si, que só depende exclusivamente dela a própria felicidade Isso é o que chamamos de “desmame precoce” do tipo 7. Esse é um dos primeiros e maiores sofrimentos e a partir de os 7 adquirem aversão a qualquer sinal de tristeza. 

 

Visão do mundo: O mundo é cheio de oportunidades e opções. Eu espero ansiosamente pelo futuro.

Paixão: Gula – avidez por variedade de sensações e estímulos. Quanto mais, melhor, paixão pelo novo, diferente e pela variedade.

Crença: O mundo traz frustração, limita e causa dor.

 

Recomendações pessoais de crescimento para o Tipo 7

  • Reconheça sua impulsividade e adquira o hábito de observar seus impulsos, em vez de ceder a eles. Isso significa deixar passar a maioria dos seus impulsos e se tornar um juiz melhor sobre quais valem a pena agir. Quanto mais você resistir a reprimir seus impulsos, mais será capaz de se concentrar no que é realmente bom para você.
  • Aprenda a ouvir outras pessoas. Eles geralmente são interessantes e você pode aprender coisas que abrirão novas portas para você. Aprenda também a apreciar o silêncio e a solidão: você não precisa se distrair (e se proteger da ansiedade) com ruído constante da televisão ou do aparelho de som. Ao aprender a viver com menos estímulo externo, você aprenderá a confiar em si mesmo. Você será mais feliz do que espera, porque ficará satisfeito com o que fizer, mesmo que seja menor do que tem feito.
  • Você não precisa ter tudo neste exato momento. Essa tentadora nova aquisição provavelmente ainda estará disponível amanhã (isso certamente se aplica a alimentos, álcool e outras gratificações comuns – a casquinha de sorvete, por exemplo). A maioria das boas oportunidades voltará novamente – e você estará em uma posição melhor para discernir quais oportunidades realmente são melhores para você.
  • Sempre escolha qualidade em vez de quantidade, especialmente em suas experiências. A capacidade de ter experiências de qualidade pode ser aprendida apenas dando toda a atenção à experiência que você está tendo agora. Se você continuar antecipando experiências futuras, continuará perdendo a presente e minará a possibilidade de estar satisfeito.
  • Certifique-se de que o que você deseja seja realmente bom a longo prazo. Como diz o ditado, observe o que você ora, pois suas orações podem ser respondidas. Na mesma linha, pense nas consequências a longo prazo do que você deseja, pois você pode obtê-lo apenas para descobrir que isso se torna outra decepção – ou mesmo uma fonte de infelicidade.

 

Exemplos: O 14º Dalai Lama, Galileu Galilei, WA Mozart, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, Amelia Earhart, Richard Feynman, Wassily Kandinsky, Ram Dass, Timothy Leary, Noel Coward, John F. Kennedy, Joe Biden, Sarah Palin, Silvio Berlusconi Malcolm Forbes, Richard Branson, Ted Turner, Suze Orman, Leonard Bernstein, Chuck Berry, Elton John, Mick Jagger, Fergie, Miley Cyrus, Britney Spears, Katy Perry, Russell Brand, Sacha Baron Cohen, Federico Fellini, Steven Spielberg e Fred Astaire, Cary Grant, John Belushi, Joan Rivers, Bette Midler, Goldie Hawn, George Clooney, Brad Pitt, Robin Williams, Jim Carrey, Mike Meyers, Bruce Willis, Robert Downey Jr., James Franco, Leonardo DiCaprio, Charlie Sheen, Cameron Diaz, Paris Hilton, David Duchovny, Larry King, Howard Stern, Simon Cowell, “Tia Mame”.

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

13 Atitudes para Chegar ao Topo

14 de fevereiro de 2020

14 de fevereiro de 2020

Sei que todos nós queremos chegar ao topo e ter sucesso na vida, se você for determinado e souber quais...

Como se inspirar para ter criatividade?

6 de março de 2020

6 de março de 2020

  Olá, jovem! Creio que todos nós já passamos por dificuldades de criatividade e muitas pessoas acham que ou não...

Como se promover nas redes sociais?

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Fala, jovem!   O texto de hoje é voltado para você, que quer se promover nas redes sociais. Desde o...

desenvolvimento pessoal – Tudo o que você precisa saber

13 de março de 2020

13 de março de 2020 2

Fala, jovem! Desenvolvimento pessoal é um bom investimento para quem quer se desenvolver na vida, este processo pode ajudar você...

10 Livros essenciais para o desenvolvimento pessoal

25 de maio de 2020

25 de maio de 2020

Fala, jovem!   Acho que de tanto falar no tema sobre desenvolvimento pessoal você já deve estar cheio, caso não...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

6 passos infalíveis para parar de procrastinar

27 de janeiro de 2020

27 de janeiro de 2020 2

Já sabe o que é procrastinar e como parar essa prática?   Fica ligado aqui até o final que darei...

Eneagrama – Descubra tudo sobre sua personalidade.

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

Eneagrama, o que esse teste de personalidade pode dizer sobre você? Imagine uma ferramenta, que além de possibilitar que você...

Por que acordar às 6 da manhã não fará você ter sucesso!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Para que essa leitura seja ainda mais interessante, eu aconselho que ouça Blah blah blah – Armin Van Buuren Com...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

Mente e Corpo: cuidar da saúde mental é também cuidar da física

20 de março de 2020

20 de março de 2020

Fala, jovem! Hoje venho até você para tirar totalmente sua dúvida quanto a sua saúde mental e física e  te...

Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Como não poderia faltar, sugiro fortemente que faça essa leitura ao som de Harmony – Nick Romero Eu não sei...

7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios

7 de fevereiro de 2020

7 de fevereiro de 2020

Hoje trouxe uma lista incrível com 7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios. Todo profissional deveria ler! Quem me conhece,...

12 Livros indispensáveis para este ano!

30 de março de 2020

30 de março de 2020 1

E aí, jovem? Antes de saber quais são esses livros indispensáveis para este ano, é preciso pontuarmos porque o hábito...

3 simples passos para você ter uma vida melhor em 2019

29 de dezembro de 2018

29 de dezembro de 2018 1

Antes de começar, quero dizer que fiz um vídeo sobre esse tema, então só clicar no play e aproveitar! Continuando...

   

Cadastre em nossa Newsletter