13 de July de 2020 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Eneagrama, personalidade tipo 06 – O questionador

O questionador

Eles “afundam com o navio” e mantêm relações de todos os tipos por muito mais tempo do que a maioria dos outros tipos. 6 também são leais às idéias, sistemas e crenças – até mesmo à crença de que todas as idéias ou autoridades devem ser questionadas ou desafiadas. De fato, nem todos os 6 concordam com o “status quo”: suas crenças podem ser rebeldes e anti-autoritárias, até revolucionárias. De qualquer forma, eles normalmente lutam por suas crenças mais ferozmente do que por si mesmos e defendem sua comunidade ou família com mais tenacidade do que se defenderão.

 

A razão pela qual os 6 são tão leais aos outros é que eles não querem ser abandonados e deixados sem apoio – seu Medo Básico. Assim, a questão central do tipo 6 é uma falha de autoconfiança. 6 passam a acreditar que não possuem os recursos internos para lidar sozinhos com os desafios e os caprichos da vida e, portanto, dependem cada vez mais de estruturas, aliados, crenças e apoios externos a si mesmos para obter orientação para sobreviver. Se estruturas adequadas não existirem, elas ajudarão a criá-las e mantê-las.

 

6 são o tipo principal no Centro de Pensamento, o que significa que eles têm mais problemas para entrar em contato com suas próprias orientações internas. Como resultado, eles não confiam em suas próprias mentes e julgamentos.

 

Isso não significa que eles não pensam. Pelo contrário, eles pensam – e se preocupam – muito! Eles também tendem a temer tomar decisões importantes, embora, ao mesmo tempo, resistam a que mais alguém tome decisões por eles. Eles querem evitar ser controlados, mas também têm medo de assumir a responsabilidade de uma maneira que possa colocá-los “na linha de fogo”. (O velho ditado japonês que diz: “A folha de grama que fica muito alta é cortada” se refere a essa idéia.)

 

6 estão sempre conscientes de suas ansiedades e estão sempre procurando maneiras de construir baluartes de “segurança social” contra eles. Se os 6 sentirem que têm backup suficiente, eles podem avançar com algum grau de confiança. Mas se isso desmorona, eles se tornam ansiosos e duvidam de si mesmos, despertando seu medo básico. (“Estou sozinho! O que vou fazer agora?”) Portanto, uma boa pergunta para o 6 pode ser: “Quando saberei que tenho segurança suficiente?” Ou, para ir direto ao ponto principal: “O que é segurança?” Sem a orientação interna essencial e o profundo senso de apoio que ela traz, os 6 estão constantemente lutando para encontrar um terreno firme.

 

6 tentam construir uma rede de confiança em um cenário de instabilidade e medo. Eles geralmente são preenchidos com uma ansiedade sem nome e, em seguida, tentam encontrar ou criar razões para isso. Querendo sentir que há algo sólido e claro em suas vidas, eles podem se apegar a explicações ou posições que parecem explicar sua situação. Como a “crença” (confiança, fé, convicções, posições) é difícil para os 6 alcançarem, e porque é tão importante para o seu senso de estabilidade, uma vez que estabelecem uma crença confiável, não a questionam facilmente, nem querem outros a fazê-lo. O mesmo se aplica às pessoas na vida de um 6: uma vez que os 6 sentem que podem confiar em alguém, eles se esforçam ao máximo para manter conexões com a pessoa que atua como caixa de ressonância, mentor ou regulador das reações emocionais e comportamento do 6. . Eles, portanto, fazem tudo ao seu alcance para manter suas afiliações. (“Se não confio em mim mesmo, preciso encontrar algo neste mundo em que possa confiar”.)

 

Até que eles possam entrar em contato com sua própria orientação interior, os 6 são como uma bola de pingue-pongue que se move constantemente de um lado para o outro entre qualquer influência que esteja atingindo o mais difícil em um determinado momento. Por causa dessa reatividade, não importa o que dizemos sobre 6, o oposto também costuma ser verdade. Eles são fortes e fracos, medrosos e corajosos, confiantes e desconfiados, defensores e provocadores, agridoce e agressivo, passivo, agressores e fracos, na defensiva e na ofensiva, pensadores e praticantes, pensadores e praticantes, pessoas e solistas do grupo, crentes e duvidosos, cooperativos e obstrucionistas, carinhosos e mesquinhos, generosos e mesquinhos – e assim por diante. É a imagem contraditória que é a característica “impressão digital” de 6, o fato de serem um conjunto de opostos.

 

O maior problema para o 6 é que eles tentam criar segurança no ambiente sem resolver suas próprias inseguranças emocionais. Quando eles aprendem a enfrentar suas ansiedades, no entanto, os 6 entendem que, embora o mundo esteja sempre mudando e seja, por natureza, incerto, eles podem ser serenos e corajosos em qualquer circunstância. E eles podem alcançar o maior presente de todos, uma sensação de paz consigo mesmos, apesar das incertezas da vida.

 

Na infância: Muitos relatam terem sofridos castigos ou agressões físicas quando crianças, sem justificativas aparentes. Isso normalmente vinha dos pais, o que gerou neles a sensação de que o perigo pode vir a qualquer momento e de qualquer um. Portanto devemos estar sempre alertas.

 

Paixão: Medo – Preocupação, dúvida, busca de segurança.

Crença: O mundo é perigoso e indigno de confiança.

Pontos Fortes: Leais, organizados, comprometidos.

 

Exemplos: Krishnamurti, Johannes Brahms, Mark Twain, Sigmund Freud, J. Edgar Hoover, Richard Nixon, Robert F. Kennedy, Malcolm X, George H.W. Bush, Diana, princesa de Gales, príncipe Harry, J.R.R. Tolkien, John Grisham, Mike Tyson, Bruce Springsteen, Bono do U2, Melissa Etheridge, Eminem, Oliver Stone, Michael Moore, Spike Lee, Marilyn Monroe, Robert De Niro, Dustin Hoffman, Mark Wahlberg, Woody Allen, Diane Keaton e Mel Gibson Sally Field, Tom Hanks, Meg Ryan, Julia Roberts, Jennifer Aniston, Ellen Page, Paul Rudd, Sarah Jessica Parker, Ben Affleck, Hugh Laurie, Katie Holmes, David Letterman, Jay Leno, Jay Leno, Ellen Degeneres, Andy Rooney, Katie Couric, Newt Gingrich, Alex Jones (Infowars), Rush Limbaugh, Chris Rock, Lewis Black, Larry David, “George Costanza” de Seinfeld, “Frodo Bolseiros” do Senhor dos Anéis.

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios

7 de fevereiro de 2020

7 de fevereiro de 2020

Hoje trouxe uma lista incrível com 7 livros de desenvolvimento pessoal e negócios. Todo profissional deveria ler! Quem me conhece,...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020 1

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma...

Como superar a estagnação mental?

27 de março de 2020

27 de março de 2020

Fala, jovem! Estagnação mental… Talvez você até já tenha passado por isso, mesmo sem entender de fato o que acontecia....

Eneagrama – Descubra tudo sobre sua personalidade.

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

Eneagrama, o que esse teste de personalidade pode dizer sobre você? Imagine uma ferramenta, que além de possibilitar que você...

desenvolvimento pessoal – Tudo o que você precisa saber

13 de março de 2020

13 de março de 2020 2

Fala, jovem! Desenvolvimento pessoal é um bom investimento para quem quer se desenvolver na vida, este processo pode ajudar você...

Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Como não poderia faltar, sugiro fortemente que faça essa leitura ao som de Harmony – Nick Romero Eu não sei...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

Mente e Corpo: cuidar da saúde mental é também cuidar da física

20 de março de 2020

20 de março de 2020

Fala, jovem! Hoje venho até você para tirar totalmente sua dúvida quanto a sua saúde mental e física e  te...

6 passos infalíveis para parar de procrastinar

27 de janeiro de 2020

27 de janeiro de 2020 2

Já sabe o que é procrastinar e como parar essa prática?   Fica ligado aqui até o final que darei...

12 Livros indispensáveis para este ano!

30 de março de 2020

30 de março de 2020 1

E aí, jovem? Antes de saber quais são esses livros indispensáveis para este ano, é preciso pontuarmos porque o hábito...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

10 Livros essenciais para o desenvolvimento pessoal

25 de maio de 2020

25 de maio de 2020

Fala, jovem!   Acho que de tanto falar no tema sobre desenvolvimento pessoal você já deve estar cheio, caso não...

Como se promover nas redes sociais?

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Fala, jovem!   O texto de hoje é voltado para você, que quer se promover nas redes sociais. Desde o...

13 Atitudes para Chegar ao Topo

14 de fevereiro de 2020

14 de fevereiro de 2020

Sei que todos nós queremos chegar ao topo e ter sucesso na vida, se você for determinado e souber quais...

   

Cadastre em nossa Newsletter