O observador
O Observador: Perceptivo, inovador e isolado.
O eneagrama tipo 05 é nomeado como o observador de todo eneagrama porque está sempre atento àquilo que ocorre ao seu redor. Por muitas vezes, prefere não interagir e apenas escutar/olhar o desenrolar de uma história, como se fosse apenas um interlocutor, como se estivesse em um segundo plano.
São pessoas bastante centradas e buscam sempre entender os dois lados da moeda antes de formar uma opinião própria sobre o assunto, além de serem estratégicas e terem um pensamento bem analítico sobre a vida.
Como é a personalidade do eneatipo 05?
Pessoas do tipo 05 normalmente são curiosas, é fácil achá-las estudando e procurando se aprofundar mais em um assunto específico, sendo comum a pessoas com essa personalidade dominarem diversos conhecimentos, seja eles mais abstratos ou intelectuais.
Por terem essa sede de conhecimento, são mais reservadas e não se incomodam – até gostam – com a individualidade, mas encontram nessa “solidão” um momento de paz e calmaria onde podem desfrutar e se empenhar em algo que as faça crescer.
Também pode-se ver que são pessoas mais independentes, preferem procurar respostas por si mesmas a pedir ou incomodar outras com seus questionamentos.
Tendem a ser pessoas claras e diretas: quando vão explicar um assunto o fazem da forma mais sucinta possível. Isso se dá porque esse eneatipo segue mais o mundo lógico que o emocional, ou seja, a cabeça deles fala mais alto que o coração, então, costumam simplificar suas ações e falas, deixando-as expostas sem dar grandes rodeios ou enrolações, acreditando que assim a compreensão das mesmas é mais fácil.
Quando são saudáveis, têm uma visão de longo prazo das coisas. Eles gerenciam um equilíbrio adequado entre participação e observação, envolvendo-se confortavelmente com os outros e demonstrando verdadeira neutralidade. Esses provavelmente têm profundo conhecimento em várias áreas de suas vidas e compartilham de bom grado suas descobertas com os outros. Eles vivem em um mundo de abundância, vendo-se como parte de todo o ambiente em vez de separados de tudo e de todos.
Os medianos mantêm uma mentalidade de escassez, o que leva a acumular tempo, espaço e afeto. Eles se sentem mais à vontade observando do que participando do mundo externo, e o pensamento substitui o sentimento. Neste espaço, tendem a confiar em si mesmos e não na fé, e medem cuidadosamente quanto tempo passam com os outros. Eles lutam com qualquer coisa que os faça se sentir incompetentes ou incapazes.
Os não-saudáveis não querem depender de ninguém para nada. Eles têm uma personalidade defensiva que se preocupa com segurança, independência e privacidade. Esses estão presos em acreditar que não tem o suficiente e muitas vezes expressam essa maneira de pensar com julgamento, cinismo e sarcasmo. Quando participam de reuniões familiares ou sociais, ficam separados dos outros.
Dessa forma, o tipo 05 vive a vida de uma forma muito menos emotiva, regendo sua vida quase sempre pela razão, evitando ao máximo ligações afetivas.
Defeitos do tipo 05
Tipicamente introvertidos e analíticos, eles não acreditam que tenham recursos internos ou energia suficientes para atender às demandas da vida.
Eles se sentem esgotados pelo envolvimento prolongado com outras pessoas ou por terem muitas expectativas sobre eles. Cada aperto de mão, telefonema, reunião de negócios, reunião social ou encontro inesperado parece custar-lhes mais do que outras pessoas.
Com medo de não ter recursos internos suficientes para funcionar no mundo, eles se separam e se retiram para a sua mente, onde se sentem mais em casa e confiantes. Eles monitoram a quantidade de tempo que passam com os outros e voltam para o reino da mente sempre que possível para reabastecer.
Não ouvimos a palavra avareza com muita frequência, mas avareza é o pecado mortal do eneatipo 05. Normalmente, pensamos nisso como um desejo ganancioso por dinheiro ou ganho material, mas na linguagem do eneagrama refere-se mais à necessidade do tipo 05 de reter, um desejo de apertar e proteger o pouco que eles já têm, em vez de um desejo de adquirir mais.
Com medo de que não haja o suficiente, eles reduzem suas necessidades e acumulam o essencial para garantir que possam manter uma existência autossuficiente agora e no futuro. Para eles, isso não inclui apenas reter seus muitos recursos, mas também seu tempo, energia, espaço físico, informações pessoais, solidão e privacidade.
Eles valorizam a autonomia e a autocontenção, então eles estocam essas coisas porque nunca querem ser colocados em uma posição em que tenham que depender de outros para cuidar deles. A ideia de perder sua independência e autoconfiança os aterroriza.
Desnecessário dizer que eles estão relutantes em compartilhar suas necessidades valiosas com os outros. A avareza também se expressa em seu desejo excessivo de adquirir conhecimento, informações, ideias, modelos conceituais, experiência, fatos interessantes e compreensão de como as coisas funcionam.
Como já foi dito, esse eneatipo é observador, então muitas vezes opta por não interagir em conversas, busca somente entender o todo por meio da visão e da audição, sem se envolver ou discutir sobre os temas abordados.
Por causa disso, inúmeras vezes se exclui dos momentos, tanto em forma de fala quanto física. São chamados por muitos de tímidos, ou até reservados, mas na verdade eles só não sentem vontade de fazer parte do coletivo. O distanciamento social pode lhes ser prazeroso, é um momento que eles podem refletir sobre temas sem grandes interrupções.
Outro ponto não muito positivo é a forma como se relacionam com outras pessoas. O tipo 05 não possui um apego emocional forte, por isso, suas relações são mais superficiais. Para muitos, se passam como frios, aquelas típicas pessoas que não se importam com opiniões alheias – o que pode até ser verdade, já que esse tipo possui um grande intelecto.
Mesmo não sendo muito sentimentais, o tipo 05 tende a se apegar a coisas materiais, o que nos indica uma relação com um dos 7 pecados capitais, sendo esse, a avareza.
Como o tipo 05 trata a si mesmo
São pessoas centradas, muito ligadas a tudo que acontece ao seu redor.
O tipo 05 procura sempre se educar, acreditam que a maneira de crescer intelectualmente é através do estudo, então se aprofundam em assuntos diversos por meio de livros, palestras e informações achadas na internet.
Por serem tão “cabeças”, não abrem espaço para relações sentimentais muito fortes. Essas pessoas estão constantemente colocando a razão acima de todas as decisões que tomam, são raras as exceções em que eles pedem o controle e explodem.
Além de que a falta de relações mais humanas os tornam indivíduos mais reservados. É comum ver pessoas com essa personalidade se excluindo, ou faltando, eventos sociais que estimulem a interação com outros.
Tipo 05 na infância
Muitos que conheço dizem que cresceram com um pai que era intrusivo ou envolvente, enquanto outros descrevem infâncias sem afeto ou interações profundas e significativas com seus cuidadores. Sensíveis e quietos, esses se refugiaram no reino de suas mentes, onde poderiam se defender ou se esconder de um pai autoritário, bem como trabalhar seus sentimentos fora de vista.
Quando crianças, são curiosos, imaginativos e se sentem à vontade sozinhos. Muitos são gênios do computador e leitores vorazes que gostam de colecionar coisas.
Eles ficam desconfortáveis quando não podem cuidar de si mesmos, então aprenderam a se virar ao invés de depender dos outros. Eles encontram respostas para a maioria de suas perguntas dentro de si mesmos e têm muito mais informações sobre as coisas do que compartilham.
Essas crianças têm sentimentos contraditórios sobre a escola. Eles são inteligentes e gostam de aprender, e geralmente tiram boas notas. No entanto, as demandas sociais da escola são difíceis de lidar e um desafio para acomodar. Parece-lhes que as pessoas querem muito tempo com eles ou não o suficiente. Eles se sentem confortáveis em passar um tempo sozinhos para se contentarem com apenas um ou dois amigos, mas não são adeptos de compartilhar sentimentos, e sua necessidade de espaço pessoal é difícil para outras crianças entenderem.
Aqueles do tipo 05 poderiam facilmente ser classificados como os CDFs do colégio.
Eram aquelas pessoas que não demonstravam muitas habilidades sociais e constantemente eram vistos sozinhos, distantes das outras crianças.
É normal ver nessas pessoas um sentimento de que outros estão sempre invadindo seu espaço pessoal, por isso, crescem como adultos que sempre inventam desculpas para não comparecer a eventos com muitas pessoas.
Entretanto, é inegável sua inteligência. Eles eram os detentores das melhores notas e sempre eram vistos com um livro na mão, o que os fez escutar muitas vezes que seu intelecto afetava diretamente sua socialização com outras crianças.
Tipo 5 no trabalho
No mundo profissional, eles são valorizados por suas mentes frias, claras, pioneiras e analíticas.
Geralmente se encontram em carreiras como engenheiros, pesquisadores científicos, bibliotecários, professores, programadores de computador ou psicólogos.
Por permanecem calmos em uma crise, eles são ótimos médicos de emergência e paramédicos. Por serem mestres da observação, podem evoluir para artistas magníficos.
Por não estarem à vontade com outras pessoas, preferem empregos onde possam trabalhar sozinhos. Se sentem mais confortáveis quando têm um horário “livre” para realizar suas demandas e crescer de forma que lhe convenha.
Por ter uma cabeça que pensa de forma mais estratégica e analítica, facilmente encontra solução para um problema que outros nem sonham em pensar. Sendo normal serem procurados para resolver problemas que envolvam números ou informática.
Recomendações para o tipo 05
1 – Você não está sozinho no mundo
Como ouvimos muito em aulas de sociologia, ninguém é uma ilha. Então, se permita conhecer pessoas, mesmo que elas não te convençam muito pelo exterior.
Não somos o centro do mundo, muito menos a pessoa mais inteligente dele. Por isso, é interessante trocar ideias com outras pessoas, essa é a única maneira de conhecer pessoas parecidas com nós.
2 – Se faça presente
Ser observador é uma boa característica para um indivíduo possuir.
Entretanto, nem tudo precisa se restringir a isso.
Quando observamos a situação e expomos nossa opinião estamos nos fazendo presente, além de que, podemos agregar mais a discussão.
3 – Nem tudo que é previsível, é bom!
No mundo atual, ouvir a voz da razão pode te tirar de muitos problemas, mas nem tudo precisa ser pensado de forma racional.
Muitas vezes, obtemos bons resultados quando somos impulsivos e expressamos nossos sentimentos, especialmente quando estamos nos relacionando com outras pessoas.
Só mostrando o que sentimos, conseguimos atingir uma relação verdadeira.
4 – Cuidado com excessos – Tudo em excesso é prejudicial!
Isso mesmo, não importa se você está se amontoando em conhecimento, os efeitos de fazer uma ação em grandes quantidades é negativa para a mente, causando problemas ao corpo.
Uma mente saudável, é um corpo saudável.
5 – Comunicação é essencial
Lembre-se que nem todos são adeptos a entender uma linguagem tão sucinta.
Procure entender com quem você está se comunicando e adapte a comunicação a ela, só assim sua fala será efetiva.
Exemplos de figuras com personalidade tipo 05:
Mark Zuckerberg; Albert Einstein, Stephen Hawking, Vincent van Gogh, Edvard Munch, Georgia O’Keeffe, Salvador Dali, Alberto Giacometti, Emily Dickinson, Friedrich Nietzsche, Agatha Christie, James Joyce, Jean-Paul Sartre, Susan Sontag, Stephen King, Clive Barker, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Kurt Cobain e David Byrne, Peter Gabriel, Laurie Anderson, Jane Siberry, Alfred Hitchcock, Marlene Dietrich, Stanley Kubrick, David Cronenberg, Werner Herzog, Tim Burton, David Lynch, David Fincher, Jodie Foster, Annie Liebovitz, Bobby Fischer.
Gostou do texto? Para entender o assunto um pouco mais afundo, escuta o podcastt 0 Humano 1989:
Fica ligado no blog e compartilha o texto para que outras pessoas descubram qual é o seu eneatipo.
Clique aqui para baixar esse texto em PDF e ler a qualquer momento.