O prestativo
Chamados as pessoas do eneagrama tipo 02 assim por serem pessoas genuinamente úteis para outras pessoas, os prestativos são generosos e se esforçam para que os outros sintam que o jeito deles é a maneira mais rica e significativa de viver.
O amor e a preocupação que sentem – e o bem genuíno que fazem – aquecem seus corações e os fazem sentir-se valiosos.

Como é a personalidade do eneatipo 02?
As pessoas com a personalidade de tipo 02 estão mais interessadas no que consideram as coisas “realmente boas” da vida – amor, proximidade, compartilhamento, família e amizade.
Como é a personalidade do eneagrama tipo 02?
Quando o tipo 02 está saudável e em equilíbrio, são realmente amorosos, prestativos, generosos e atenciosos.
As pessoas são atraídas até elas como abelhas ao mel, pois este tipo de personalidade possui a capacidade de despertar nos outros o brilho de seus corações.
Eles estimulam aqueles que se aproximam com sua capacidade de apreciação e atenção, ajudando as pessoas a verem qualidades positivas em si mesmas que não haviam reconhecido anteriormente.
Em suma, pessoas de tipo 02 saudáveis são a personificação do “bom pai” que todos desejam ter: alguém que os vê como são, os entende com imensa compaixão, ajuda e incentiva com infinita paciência e está sempre disposto a ajudar – sabendo exatamente como e quando deixar ir.

Defeitos do tipo 02
Os eneatipos 02, 03 e 04 compõem a Tríade do Sentimento e representam os números mais orientados para a emoção, centrados no relacionamento e conscientes da imagem no Eneagrama.
Todos esses três tipos acreditam que não podem ser amados por quem são, então cada um projeta uma imagem falsa que acredita que ganhará a aprovação dos outros. Para o tipo 02, eles precisam ser necessários. Dependem de outras pessoas que precisam deles para reforçar sua auto-estima flutuante. Apresentar uma imagem alegre e agradável e ajudar os outros é sua estratégia para ganhar amor.
Para eles, palavras de apreciação beiram o inebriante. Expressões de gratidão como “O que eu faria sem você?” ou “Você é um salva-vidas!” os fazem se sentir no paraíso. O orgulho, por outro lado, é o seu maior defeito, o que soa contraditório, haja vista que parecem ser mais altruístas do que inflados. Mas o orgulho permanece nas sombras do seus corações. Revela-se na forma como concentram toda a sua atenção e energia em satisfazer as necessidades dos outros, ao mesmo tempo que dão a impressão de que não têm necessidades próprias.
O pecado do orgulho entra em jogo na maneira como eles acreditam que outras pessoas são mais necessitadas do que eles e que só eles sabem melhor o que os outros exigem. Eles apreciam o mito de sua própria indispensabilidade. Até mesmo por isso são cuidadores indiscriminados. Eles impingem sua assistência e conselhos àqueles que consideram mais fracos, menos experientes e menos capazes de administrar suas vidas do que eles – pessoas que de outra forma estariam perdidas sem eles. É difícil não se dar um tapinha nas costas quando você tem um dom quase sobrenatural para detectar o que os outros precisam e um suprimento aparentemente ilimitado de tempo, energia, tesouro e talento para resgatá-los.
Sendo assim, adoram salvar o dia quando outros precisam de sua ajuda, mas não conseguem imaginar pedir a alguém para ajudá-los quando a situação é inversa. Isto é, raramente pedem ajuda, pelo menos não diretamente, e não sabem como recebê-la quando é oferecida. Para este eneatipo, é fácil para os outros confiarem nele, mas ele precisar confiar nos outros?
O que está por trás desse orgulho? Terror.
Temem que reconhecer seus desejos acabe em humilhação e que pedir diretamente a alguém para satisfazer suas necessidades levará à rejeição.
E se a pessoa me recusar? – eles perguntaram. – Como eu sobreviveria à vergonha e humilhação? Só confirmaria o que sempre soube: sou indigno de amor.
Embora nem sempre estejam conscientes disso, a ajuda fornecida aos outros vem com amarras. Eles querem algo em troca: amor, apreciação, atenção e a promessa tácita de futuro apoio emocional e material. Sua doação é calculada e manipuladora, a princípio que pensam que, se puderem obter apreciação e aprovação, e evocar um sentimento de dívida nos outros, os outros sentirão quando precisam de ajuda e suprirão suas necessidades sem precisar pedir. No fim, em níveis médios a não saudáveis, apresentam uma falsa imagem de serem completamente generosos e altruístas e de não quererem nenhum tipo de recompensa por si mesmos, quando na verdade eles podem ter enormes expectativas e necessidades emocionais não reconhecidas.
O desenvolvimento interno dos de personalidade tipo 02 pode ser limitado por seu “lado sombrio” – orgulho, auto-engano, tendência a se envolver demais na vida de outras pessoas e a tendência de manipular outras pessoas para satisfazer suas próprias necessidades emocionais.
O trabalho transformacional implica entrar em lugares sombrios em nós mesmos, e isso contraria muito a estrutura da personalidade dessas pessoas, que preferem se ver apenas nos termos mais positivos e brilhantes.
Como o tipo 02 trata a si mesmo
Embora sejam gentis com os outros, dificilmente o são consigo mesmos.
Talvez o maior obstáculo enfrentado por eles seja ter de enfrentar o medo subjacente da inutilidade. Abaixo da superfície carismática, essa personalidade teme que não tenham valor em si mesmos e, portanto, sentem que devem ser ou fazer algo extraordinário para ganhar amor e aceitação dos outros, ao passo que possuem a tendência a rejeitar esse carinho quando o recebem.
Tendem a ser inseguros e a enxergarem a si mesmos como fraude.
Tipo 02 na infância
Existia na infância uma necessidade em mostrar que não era “um peso” para os demais, o que fazia com que a criança desse tipo procurasse desde cedo ajudar os outros (podia ser os pais, irmãos, amigos e etc). Essa ajuda era como se fosse uma retribuição pela atenção ou uma maneira de conseguir mais dela.
Muitas vezes, especialmente quando havia outros irmãos ou crianças por perto, essa criança percebia que quando ajudava os adultos era percebida de uma maneira diferente, o que a fez associar o amor à ser útil e contribuir com algo.
Tipo 02 no trabalho
Por acreditarem que é dando que se recebe, eles costumam ser muito prestativos no ambiente de trabalho, se oferecendo sempre para suprir demandas.
Por possuírem constante necessidade de aprovação, tentam realizar suas atividades com a menor margem de erro possível, esperando palavras de incentivo e sentindo-se desestimulados quando não tem suas conquistas reconhecidas.
São ótimos colegas de trabalho e realizam atividades em grupo muito bem.
Conheça um pouco mais o eneatipo 02 vendo o vídeo abaixo.
Recomendações pessoais de crescimento para o Tipo 2
1 – Cuide de si mesmo primeiro
Lembre-se de que, se a pessoa do eneagrama tipo 02 não estiver atendendo às suas próprias necessidades, é altamente improvável que você será capaz de atender às necessidades de outras pessoas sem problemas, ressentimentos subjacentes e frustração contínua. Além disso, você será menos capaz de responder às pessoas de maneira equilibrada se não descansar adequadamente e se cuidar adequadamente. Não é egoísta garantir que você esteja bem antes de atender às necessidades dos outros – é simplesmente senso comum.
2 – Evite a dependência emocional
Tente tornar-se mais consciente de seus próprios motivos quando decidir ajudar alguém. Embora fazer coisas boas para as pessoas seja certamente uma característica admirável.
Quando você o faz porque espera que a outra pessoa o aprecie ou faça algo de bom em troca, você está se preparando para decepções. Seu tipo tem um risco real de cair em padrões co-dependentes inconscientes com seus entes queridos. E eles quase nunca trazem a você o que você realmente deseja.
3 – Não se meta onde não foi chamado
Embora haja muitas coisas que você pode querer fazer para as pessoas, geralmente é melhor perguntar a elas o que elas realmente precisam primeiro. Você é dotado de intuir com precisão os sentimentos e necessidades dos outros.
Mas isso não significa necessariamente que eles desejam que essas necessidades sejam sanadas da maneira que você pensa. Comunique suas intenções e esteja disposto a aceitar um “não, obrigado”. Alguém que decide que não quer sua oferta particular de ajuda não significa que não gosta de você ou está rejeitando você.
4 – Não tente chamar as atenções para si mesmo
Resista à tentação de chamar a atenção para si e para as suas boas obras. Depois de fazer algo pelos outros, não os lembre. Seja assim: ou eles se lembrarão da sua bondade e agradecerão à sua maneira, ou não. Sua atenção ao que você fez por eles apenas coloca as pessoas no local e as deixa desconfortáveis. Não irá satisfazer ninguém ou melhorar seus relacionamentos.
5 – Aprenda a reconhecer a afeição e os bons desejos dos outros
Embora outros possam não expressar seus sentimentos da maneira que você deseja. Eles podem informar você de outras maneiras o quanto eles se importam com você. O amor está sempre disponível, mas apenas na medida em que estamos presentes e, portanto, receptivos a ele.
Exemplos de figuras com a personalidade tipo 02
Paramahansa Yogananda, Papa João XXIII, Guru Ammaji (“O Santo Abraço”), Byron Katie, Bispo Desmond Tutu, Eleanor Roosevelt, Nancy Reagan, Monica Reagan, Monica Lewinsky, Ann Landers, Mary Kay Ash (Mary Kay Cosmetics), Leo Buscaglia, Richard Simmons, Luciano Pavarotti, John Denver, Lionel Richie, Stevie Wonder, Barry Manilow, Dolly Parton, Josh Groban, Música da Viagem, Bobby McFerrin, Kenny G, Paula Abdul, Priscilla Presley, Elizabeth Taylor, Danny Thomas, Martin Sheen e Jennifer Tilly, Danny Glover, Richard Thomas “John Boy Walton”, Juliette Binoche, Arsenio Hall, Timothy Treadwell “Grizzly Man”, “Melanie Hamilton Wilkes” (Gone with the wind), “Eve Harrington” (Tudo sobre Eve), “Dr. McCoy” (Jornada nas Estrelas).
Se você quer conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, eu tenho duas ótimas notícias para você!
A primeira é que você pode aprender mais sobre o tipo 02 ouvindo esse maravilhoso podcast da coach Kelen Rosa.
Já a segunda é que estou escrevendo um e-book de como usar o eneagrama no dia-a-dia e se você tem interesse em aprender mais sobre como interpretar o eneagrama e como aplicar. Deixe seu email no campo abaixo.
Preencha seu email e eu te aviso quando o e-book do eneagrama estiver pronto!
Para baixar esse conteúdo em PDF, clique aqui!