2 de December de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Eneagrama – Personalidade tipo 01, o perfeccionista

O perfeccionista

O tipo 01 não é chamado de perfeccionista à toa: ele se esforça para superar a adversidade – particularmente a moral – para que o espírito humano possa brilhar e fazer a diferença, buscando “valores mais altos”, mesmo à custa de grandes sacrifícios pessoais.

Na história, é possível encontrar diversas pessoas que deixaram vidas confortáveis ​​para fazer algo extraordinário porque achavam que algo mais alto os chamava, deixando seus próprios problemas para cuidar dos do mundo. Esta é a natureza dos perfeccionistas.

eneagrama-personalidade-tipo-01-o-perfeccionista

Como é a personalidade do eneagrama tipo 01?

 

Pessoas de personalidade tipo 01 são pessoas de ação prática – desejam ser úteis no melhor sentido da palavra.

Em algum nível de consciência, eles sentem que “têm uma missão” a cumprir na vida, apenas para tentar o seu melhor para reduzir o distúrbio que veem em seu ambiente.

Embora tenham um forte senso de propósito, também sentem que precisam justificar suas ações para si mesmos e, frequentemente, para os outros. Essa orientação faz com que passem muito tempo pensando nas consequências de suas ações. Bem como em uma maneira de evitar agir de maneira contrária às suas convicções.

Por causa disso, muitas vezes se convencem de que são do tipo “cabeça”, racionalistas que procedem apenas da lógica e da verdade objetiva, mas a imagem real é um pouco diferente: na verdade, são ativistas que buscam uma justificativa aceitável para o que acham que devem fazer.

São pessoas de instinto e paixão que usam convicções e julgamentos para controlar e dirigir a si mesmas e suas ações e que, apesar disso, são muito focadas no erro, isto é, não conseguem lidar com as falhas dos outros e menos ainda com as suas próprias.

 

eneagrama-personalidade-tipo-01-o-perfeccionista

Defeitos do tipo 01

 

No esforço de permanecer fiéis a seus princípios, eles resistem aos seus impulsos instintivos, conscientemente não cedendo a eles ou expressando-os com muita liberdade. O resultado é um tipo de personalidade que tem problemas com repressão, resistência e agressão.

Eles geralmente são vistos pelos outros como autocontrolados, até rígidos, embora não se sintam assim. Já que sentem frequentemente que estão sentados em um caldeirão de paixões e desejos, e que o melhor é “manter a tampa” para que eles e todos os outros ao seu redor não se arrependam.

Para eles, o mundo é um lugar imperfeito e sua missão é trabalhar em prol da perfeição, do que é correto, o que pode frustrá-los quando não obtém êxito.

Como o tipo 01 trata a si mesmo

 

Alguns acreditam que agir de forma rigorosa consigo mesmo almejando a perfeição os justificará aos seus próprios olhos e aos olhos dos outros.

Entretanto, ao tentar criar sua própria marca de perfeição, muitas vezes criam seu próprio inferno pessoal. Essa orientação dificulta que eles confiem no seu eu interior, o que os afasta do “bem maior” que tão apaixonadamente buscam. Por isso, aprender a lidar com seus pontos fortes e limitações é o objetivo do crescimento para o tipo 01.

 

Tipo 01 na infância

 

É provável que tenham sido crianças com um comportamento adulto e que desde cedo se acostumaram a terem sobre si uma cobrança excessiva. 

Às conquistas dessa cobrança, geralmente feita pela figura materna, não foi dado o devido reconhecimento, o que as fez acreditar que não se deve elogiar algo que é sua obrigação.

Além disso, os  do tipo 01 foram crianças dedicadas e competitivas, perfeccionistas desde a mais tenra idade.

Tipo 01 no trabalho

 

 

Dedicados enquanto profissionais, para essas pessoas o dever está acima de tudo.

Costumam ser éticos, leais e organizados, mas críticos com o próprio trabalho e o dos outros, exigindo a menor margem de erro possível de todos ao seu redor.

Quando estão em posição de poder, são líderes empenhados em manter um alto padrão de qualidade, cobrando de si e de seus subordinados um desempenho que beira à perfeição.

Conheça de forma prática o eneatipo 01 vendo o vídeo abaixo.

Recomendações para o eneagrama tipo 01

1 – Aprenda a relaxar.

 

Reserve um tempo para si mesmo, sem sentir que tudo depende de você ou que o que você não realiza resultará em caos e desastre. Felizmente, a salvação do mundo não depende apenas de você, mesmo que às vezes sinta que sim.

2 – Você tem muito a ensinar

 

Você provavelmente é um bom professor, mas não espere que os outros mudem imediatamente.O que é óbvio para você pode não ser tão óbvio para eles, especialmente se eles não estão acostumados a ser tão auto disciplinados e objetivos consigo mesmos quanto você. Muitas pessoas também podem querer fazer o que é certo e podem concordar com você inicialmente, mas por várias razões simplesmente não podem mudar imediatamente.

O fato de outras pessoas não mudarem imediatamente de acordo com as suas prescrições não significa que elas não mudarão em algum momento no futuro. Suas palavras e, acima de tudo, seu exemplo podem fazer bem, embora possam levar mais tempo do que o esperado. Por isso, tenha paciência.

3 – É fácil você se dedicar às coisas erradas dos outros.

 

E às vezes pode ser verdade que eles estão errados. Mas o que é isso para você? Sua irritação com eles não fará nada para ajudá-los a ver outra maneira de ser.

Da mesma forma, cuidado com sua irritação constante com suas próprias “deficiências”. Sua autocrítica severa realmente ajuda você a melhorar? Ou simplesmente o deixa tenso, nervoso e duvidando de si mesmo? Aprenda a reconhecer os ataques do seu superego e como eles prejudicam, em vez de ajudá-lo.

 

4 – Entre em contato com seus sentimentos

 

Você precisa entender o que sente, principalmente os seus impulsos inconscientes.

Embora possa achar que não se sente à vontade com suas emoções e seus impulsos sexuais e agressivos – enfim, com as coisas humanas bagunçadas que nos tornam humanos –, pode ser benéfico manter um diário ou fazer algum tipo de terapia de grupo ou outro trabalho de grupo, tanto para desenvolver suas emoções quanto para ver que outros não o condenarão por ter necessidades e limitações humanas.

5 – O seu calcanhar de Aquiles é a sua raiva presumida.

 

Você fica com raiva facilmente e fica ofendido com o que lhe parece ser a recusa perversa de outras pessoas em fazer a coisa certa – como você a definiu. Tente dar um passo atrás e ver que sua raiva aliena as pessoas. Para que elas não possam ouvir muitas das coisas boas que você tem a dizer. Além disso, sua própria raiva reprimida pode muito bem estar lhe causando uma úlcera ou pressão alta e é um prenúncio de coisas piores que estão por vir.

Exemplos de figuras com personalidade tipo 01:

 

Confúcio, Platão, Salahuddin Ayyubi, Joana d’Arc, Sir Thomas More, Mahatma Gandhi, Papa João Paulo II, Nelson Mandela, Margaret Thatcher, Príncipe Charles, Kate Charles, Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, Jimmy Carter, Michelle Obama, Al Gore, Hillary Clinton, Rudy Giuliani, Elliot Spitzer, juíza Sandra Day O’Connor, Osama bin Laden, George Bernard Shaw, Thoreau, Dr. Jack Kevorkian, Anita Roddick, Martha Stewart, Chef Thomas Keller, Michio Kushi, George Harrison, Joan Baez, Celine Dion, Ralph Nader, Noam Chomsky, Bill Moyers, George F. Will, William F. Buckley, Keith Olbermann, Jerry Seinfeld, Bill Maher, Tina Fey, Katherine Hepburn, Maggie Smith e Emma Thompson, Julie Andrews, Vanessa Redgrave, Jane Fonda, Meryl Streep, Harrison Ford, Helen Hunt, Capitão “Sully” Sullenberger, “Mary Poppins”, “Sr. Spock “.

Se você quer conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, eu tenho duas ótimas notícias para você!

A primeira é que você pode aprender mais sobre o tipo 01 ouvindo esse maravilhoso podcast da coach Kelen Rosa.

Já a segunda é que estou escrevendo um e-book de como usar o eneagrama no dia-a-dia e se você tem interesse em aprender mais sobre como interpretar o eneagrama e como aplicar, deixe seu email no campo abaixo.

Preencha seu email e eu te aviso quando o e-book estiver pronto!

Para baixar esse conteúdo em PDF, clique aqui!

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Eneagrama – Personalidade tipo 08, o confrontador

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O confrontador   Nomeamos o eneagrama tipo 08 como confrontador porque, de todos os tipos, o 08 é o que...

Por que acordar às 6 da manhã não fará você ter sucesso!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Para que essa leitura seja ainda mais interessante, eu aconselho que ouça Blah blah blah – Armin Van Buuren Com...

Eneagrama – Personalidade tipo 02, o prestativo

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

O prestativo   Chamados as pessoas do eneagrama tipo 02 assim por serem pessoas genuinamente úteis para outras pessoas, os...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

6 Cursos gratuitos para o seu desenvolvimento pessoal

24 de fevereiro de 2021

24 de fevereiro de 2021

Acredito que você não tenha caído aqui de paraquedas à toa, então deixa eu te fazer uma pergunta: quanto tempo...

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020 1

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma...

Eneagrama – Personalidade tipo 04, o individualista

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O individualista   Conhecido como o “individualista” do eneagrama tipo 04, é aquela pessoa que busca cada vez mais entender...

Como ter sucesso? 7 dicas para ser bem sucedido

12 de julho de 2021

12 de julho de 2021

Existe uma lista de questões que são difíceis – ou impossíveis – de responder com precisão. Como ser bem sucedido...

12 Livros indispensáveis para este ano!

30 de março de 2020

30 de março de 2020 1

E aí, jovem?   Hoje estou trazendo quais são esses livros indispensáveis para este ano, mas gostaria de pontuar a...

Eneagrama, personalidade tipo 05 – O observador

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O observador   O eneagrama tipo 05 é nomeado como o observador de todo eneagrama porque está sempre atento àquilo...

Eneagrama – Personalidade tipo 09, o pacifista

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O pacifista   Chamamos as pessoas do eneagrama tipo 09 de pacificador, porque nenhum tipo é mais dedicado à busca...

Relacionamento Interpessoal: como melhorar o seu

18 de novembro de 2021

18 de novembro de 2021

Seja na escola, no trabalho, no supermercado ou onde quer que você vá, você precisa das pessoas e está continuamente...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

Como se inspirar para ter criatividade?

6 de março de 2020

6 de março de 2020

  Olá, jovem! Creio que todos nós já passamos por dificuldades de criatividade e muitas pessoas acham que ou não...

desenvolvimento pessoal – Tudo o que você precisa saber

13 de março de 2020

13 de março de 2020 2

Fala, jovem! Desenvolvimento pessoal é um bom investimento para quem quer se desenvolver na vida, este processo pode ajudar você...

   

Cadastre em nossa Newsletter