Fala, jovem!
Muitas pessoas acham que a criatividade é um dom, mas isso está longe de ser verdade.
Algumas pessoas possuem mais facilidade em criar, no entanto, outras conseguem treinar essa criatividade.
Além disso, existem ainda aqueles que são criativos e ainda não sabem.
O fato é que todos possuímos essa capacidade de criar algo.
Ter pessoas que admira para se inspirar é maravilhoso e ajuda muito na sua caminhada, pois olhar para elas é como estar de frente ao espelho e enxergar onde deseja chegar.
Isso pode acontecer de duas formas: com indivíduos próximos ou celebridades que conheceu através da mídia.
No primeiro caso, é possível conversar e ouvir os ensinamentos delas especialmente direcionados a você.
Já no segundo, apesar da distância, dá para ler biografias, assistir entrevistas e buscar informação de outras maneiras para se inspirar.
Esse tipo de admiração é extremamente positivo, afinal, ver uma pessoa realizando coisas que gostaria e que pretende fazer no futuro, pode te trazer muito direcionamento e motivação.
Por outro lado, é importante se questionar para identificar o que busca exatamente nessa relação e se a inspiração está sendo vivida no sentido mais amplo da palavra, ou seja, inspirando a ação.
Inspiração = ação
Vamos supor que você tenha uma grande admiração pelo legado deixado por Jon lennon
e o ache uma pessoa inspiradora.
Então, lê livros que falam sobre ele, matérias, assiste palestras, enfim, absorve todo o conteúdo ao qual tem acesso sobre ele.
Pode ser que esteja, de fato, buscando inspiração para aprender lições poderosas ensinadas por ele para aplicar em sua vida e carreira ou fazendo isso apenas porque é fã dele.
No segundo caso, embora ser fã de uma pessoa tão significativa para o universo da tecnologia e a sociedade de modo geral já seja, por si só, inspirador, a verdade é que todo o conteúdo que consome apenas fará a diferença em sua vida se realmente aplicá-lo, obviamente, dentro da sua realidade.
A pessoa que inspira é apenas uma semente, cabe a você agir para semeá-la e, então, colher os frutos que plantou no futuro.
Como se inspirar em quem admiro?
Se deseja se inspirar em outras pessoas para buscar motiva e ensinamentos poderosos para agir e construir a sua própria história, tenho a certeza de que irá gostar das dicas a seguir.
1 – Escolha com sabedoria em quem você irá se inspirar
A primeira dica para se inspirar como uma forma de agregar ao seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, é escolher bem quem serão os exemplos que deseja seguir.
Pensar sobre isso é necessário porque não basta considerar o patamar que o outro atingiu, é preciso entender quais foram os meios utilizados para tal, se eles estão de acordo com os seus valores e com o que busca para a sua vida.
2 – Busque saber mais sobre a pessoa que te inspira
Existem muitas maneiras de se inspirar e se motivar através da trajetória de outras pessoas, o que pode ser feito através da leitura de biografias, entrevistas e outros materiais.
Quando se trata de alguém que conhece pessoalmente, é possível tornar a experiência ainda mais enriquecedora, principalmente se a pessoa que te inspira aceitar se tornar sua mentora e te ajudar a trilhar um caminho de sucesso.
3 – Tenha um planejamento para ser colocado em prática
De nada adianta fazer um monte de anotações se não colocar o que aprendeu em prática. Nesse sentido, é fundamental que se planeje para aplicar as lições absorvidas, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Se você pensar que quando tiver a oportunidade irá fazer isso, são grandes as chances de que esse dia nunca chegue.
Por isso, planeje como e quando irá fazer, porque é assim que realmente conseguirá chegar onde deseja.
4 – Entenda que você e a pessoa que te inspira são diferentes
Vamos supor que esteja lendo a biografia de uma pessoa que te inspire e que tenha iniciado seu primeiro negócio aos 18 anos de idade.
Você tem 40 e nunca empreendeu, embora tenha isso como uma meta.
Nesse caso, é importante que evite fazer comparações, afinal de contas, vocês são pessoas totalmente diferentes.
Saiba colocar limites na sua inspiração e evite querer traçar um caminho exatamente igual, porque cada um tem a sua própria história.
5 – Aplique os ensinamentos considerando sua realidade e personalidade
Mais uma vez ressalto a importante de se inspirar com limites, considerando que você e a outra pessoa são diferentes.
Mesmo em ensinamentos que sejam abrangentes e possam ser realizados em diversos tipos de situação, é preciso que considere a sua personalidade.
Lembre-se sempre que a ideia é realmente se inspirar e não querer se tornar uma cópia daquele que admira.
O seu diferencial é exatamente ser quem você é, uma pessoa única, então, não desperdice isso.
6 – saiba valorizar as conquistas de quem está próximo a você
Por último, é importante considerar que, embora seja possível encontrar pessoas extremamente inspiradoras na mídia, existem várias delas ao seu redor.
Seus avós, pais, empreendedores da sua cidade, entre outros, podem ter muito a te ensinar através das experiências que viveram, mesmo que não sejam conhecidos no mundo todo. Valorize quem está perto de você e absorva o máximo de conhecimento possível, cada um deles irá agregar de uma maneira diferente e te inspirar a chegar onde deseja.
Além de buscar inspiração em terceiros, saiba que você também pode se tornar uma pessoa inspiradora para aqueles que lhe cercam, através de sua postura, seu modo de levar a vida e de tratar os demais.
Portanto, se deseja conviver com indivíduos positivos, gentis e generosos, comece essas atitudes por você, assim, naturalmente irá inspirá-las a seguirem pelo mesmo caminho, formando uma poderosa corrente do bem.