Como ser promovido no seu emprego atual em 5 passos?

Se você está no mesmo emprego há algum tempo, é mais do que lógico que você deseje ser promovido, afinal ganhar uma promoção permite que você assuma um papel mais importante em sua empresa, ganhe um salário mais alto e adquira senso de realização.

Inclusive, muitas vezes é fácil pressupor que você é digno de ser promovido, quase que como um bônus pelo tempo de serviço prestado.

Desempenho, experiência, habilidades específicas e um registro de longas horas de dedicação à empresa são requisitos comuns para uma promoção de emprego em muitos locais de trabalho, mas nem sempre bastam para chegar ao próximo nível na hierarquia.

As vezes você precisa dar uma forcinha; mostrar mais ativamente e (por que não?) dizer a seu chefe que você está pronto para assumir uma nova função.

Quer entender melhor? Então continue por aqui comigo!

  • Seja um empregado indispensável

Se quiser ganhar uma promoção, você precisará pensar no que sua empresa deseja de você e ser o tipo de funcionário que seu chefe não consegue viver sem, literalmente indispensável

Todo empregador deseja que seus funcionários contribuam para o valor da empresa, portanto, fazer um esforço consciente para agregar valor é uma das melhores maneiras de ser promovido no trabalho.

Por exemplo, como alguém que está em sua função há algum tempo, você provavelmente sabe com o que seu superior direto mais se preocupa; tirar essas preocupações da jogada pode ajudá-lo a ver você como confiável e capaz, mas acima de tudo, imprescindível, alguém que ele não quer perder.

Além disso, aprimore suas habilidades para entregar resultados cada vez melhores, expondo-se a uma gama mais ampla de atividades que lhe permitam ampliar seus conhecimentos, habilidades e experiência.

Isso fará com que você se destaque e assuma um posto de confiança, o que certamente lhe dará credibilidade na próxima reunião sobre promoções.

  • Se espelhe naqueles que já foram promovidos

Para fazer seus superiores saberem que você deve ser promovido, primeiro você precisa compreender as razões pelas quais você merece essa promoção mais do que qualquer outro.

Para isso, observe algumas pessoas em sua empresa que receberam uma promoção recentemente. O que elas têm em comum? Por que receberam esse bônus?

Procure traços de personalidade, conquistas e hábitos comuns entre aqueles que foram promovidos com sucesso. Certamente essas observações podem ajudá-lo a compreender melhor o que você precisa fazer para também ser promovido.

Algumas empresas tendem a promover os funcionários que demonstram boas capacidades de socialização ou são mais proativos nas atividades intersetoriais, por exemplo. Se algum destes for o caso do seu emprego atual, você precisará se esforçar para se socializar mais e ter mais iniciativa.

  • Busque feedbacks

Se você deseja saber exatamente o que é necessário para ser promovido, nada melhor do que buscar informações com seu superior direto – seja um gerente, supervisor ou chefe do setor.

No lugar de ficar atirando no escuro e fazendo o que você acha que pode agradar, apresente seu interesse em receber uma promoção ao seu superior da maneira mais profissional possível.

Para isso, fale de suas conquistas e experiências, alinhando-as com o impacto positivo que o seu trabalho vem deixando na empresa. Se possível, apresentando dados ou casos emblemáticos.

Não tenha medo de ser claro e assertivo sobre seu desejo de ser promovido.

Além disso, siga as dicas do seu superior dadas a partir do feedback para aumentar as chances de ser promovido.

  • Seja notável

Nossas mães já diriam: o que os olhos não veem, o coração não sente.

Se você deseja uma promoção, não adianta nada trabalhar duro e por muito tempo se seus esforços passarem em branco por você se colocar em uma posição de pouca visibilidade e destaque.

Seu emprego não é um lugar para ser modesto e deixar os outros tomarem os créditos por seus feitos.

Se você deseja mostrar ao seu empregador que merece uma promoção (e merece!), precisa que suas colaborações sejam devidamente reconhecidas.

Para que isso aconteça, encontre oportunidades de mostrar seus conhecimentos e competências, como em reuniões de setor e avaliações semestrais, e coloque-se à disposição para desenvolver ou colaborar para projetos em outros setores da empresa.

Isso fará com que os chefes do seu setor vejam em você força de vontade, disposição, proatividade… mas, principalmente, farão com que eles vejam você – ser visto é muito importante.

Lembre-se: se você decidir tomar a iniciativa e se destacar, você pode ter uma vantagem sobre outros candidatos a uma promoção.

  • Prove que pode ser um bom líder

Se você almeja um cargo mais elevado, precisa começar a aperfeiçoar suas habilidades de liderança para ontem!

Você não precisa esperar conseguir sua promoção para se portar como um líder; no lugar disso, torne-se um espelho para seus colegas de trabalho e conquiste o respeito deles.

Isso inclui, inclusive, manter-se calmo e otimista sob pressão, mantendo sua mente focada em entregar resultados consistentes, minimizando as chances de você e seus colegas cometerem erros. Com isso, você ajudará sua equipe a se manter relaxada e produtiva.

Se eles o enxergarem como um exemplo a ser seguido, você poderá mostrar a seus superiores que possui capacidade de liderança e que consegue motivar sua equipe. Isso os tornará mais suscetíveis a te conceder a promoção.

Além disso, protagonize os projetos da sua empresa e não tenha medo de se mostrar útil e de tomar as rédeas da sua equipe, se a situação for propícia; lembre-se que todo negócio tem ineficiências e problemas e que você pode se destacar como um excelente funcionário tomando a iniciativa de resolvê-los.

E aí, gostou? Então comenta e compartilha nas suas redes sociais! Vamos ajudar outras pessoas a conseguirem uma promoção.