24 de September de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Como ser mais criativo?

E aí, jovem?

Se você está aqui, significa que você pode estar sentindo algum tipo de bloqueio ou queira aguçar sua criatividade. E como fazer isso?

Você pode pensar em criatividade como algo que profissionais de marketing usam quando precisam criar um anúncio atraente ou um traço pessoal que apenas certas pessoas, como empreendedores de sucesso ou brilhantes atores, possuem.

Mas, de acordo com Keith Sawyer, psicólogo, pesquisador e autor de “Zig Zag: The Surprising Path to Greater Creativity”, todos podem ser mais criativos apenas com oito etapas incrementais, mas não necessariamente em ordem linear. Seu caminho para a criatividade é mais para frente e para trás, um processo no qual os passos para uma maior imaginação e originalidade se desenvolvem e se alimentam.

O livro é uma preciosidade, repleta de descobertas fascinantes de estudos de pesquisa e um profundo poço de táticas que o farão pensar de maneira diferente. De fato, Sawyer defende o que provavelmente é uma mudança radical de mentalidade para a maioria das pessoas.

Como ser mais criativo?

Man Holding Ice Cream Cone Under Cloud

ter criatividade para criar boas idéias não é algo que deixamos até que haja uma necessidade premente. Pelo contrário, é uma habilidade que pode ser praticada diariamente para resolver os problemas da vida e descobrir suas oportunidades.

Sawyer conta as histórias do início da Starbucks e do Instagram. Nenhuma das empresas seria o que é hoje se seus fundadores continuassem tentando resolver as questões genéricas que procuravam responder.

Ao invés de perguntar “Como recriar o bar expresso italiano nos Estados Unidos?” Howard Shultz acabou analisando o que não estava funcionando com essa ideia para, enfim, perguntar: “Como posso criar um ambiente confortável e relaxante para desfrutar de um ótimo café?” E enquanto Kevin Systrom inicialmente ponderou como ele poderia criar um ótimo aplicativo de compartilhamento de local, uma pergunta melhor acabou sendo “Como podemos criar um aplicativo simples de compartilhamento de fotos?”

 

As técnicas de Sawyer

 

  • Rapidamente, sem pensar demais, escreva 10 variações da mesma pergunta. Por exemplo, para a pergunta clássica “Como posso construir uma ratoeira melhor”, você pode fazer perguntas como “Como faço para tirar os ratos da minha casa?” e “O que um mouse deseja?” ou “Como posso tornar meu quintal mais atraente para um rato do que minha casa?” Uma de suas novas perguntas provavelmente será melhor que a original.
  • Analise sua vida. Critique brutalmente um produto ou situação imperfeita com a qual você entra em contato todos os dias. Depois de ter uma lista, pense em maneiras de eliminar os aborrecimentos. Isso pode aumentar a criatividade, porque pequenos problemas geralmente são sintomas de problemas maiores. Steve Jobs, um inovador gênio, destacou-se por encontrar bugs que distraíam a experiência do usuário em relação a um produto.
  • Faça algo e reinterprete-o. Às vezes, antes de chegar à pergunta certa, você precisa fazer alguma coisa. Depois de fazer isso, pense em sua criação sendo usada para outros fins que não sua intenção original. Esse processo descarta suas primeiras suposições, forçando-o a considerar novas perspectivas.

O segredo do sucesso excepcional não está na capacidade natural, mas na prática deliberada. De fato, pesquisas sugerem que ser muito bom em qualquer coisa requer 10.000 horas de prática. Não é apenas fazer a mesma coisa repetidamente. Isso deve envolver o esforço de dominar tarefas um pouco além de suas capacidades.

Você precisa se tornar um especialista em uma área antes de poder ser criativo nela.

“Os criadores de sucesso não gostam apenas de conhecimento, têm sede. Não conseguem parar de fazer perguntas e sempre vão além do que aprenderam com professores e livros”, escreve Sawyer.

Há uma infinidade de métodos para fazer isso.

Close-up of Human Hand

  • Ouça as palestras do TED. São vídeos gratuitos de discursos inspiradores, engraçados ou fascinantes feitos por pessoas brilhantes.
  • Use todos os seus sentidos para aprofundar-se em um assunto. Digamos que você queira aprender sobre a Grécia. Você pode aprender um pouco da língua grega, procurar fotos do Peloponeso online, cozinhe alguns de seus pratos tradicionais, assista aos vídeos dos festivais tradicionais, transmita a rádio local. Se aproxime de formas menos convencionais e mais dinâmicas do que você busca conhecer.
  • Pesquisadores descobriram que pessoas que se descrevem como sortudas tendem a notar mais coisas do que pessoas que se autodenominam azaradas. Eles também agem em oportunidades inesperadas e se relacionam bem com os outros porque são curiosos. Pessoas pessimistas tendem a ser tensas e tão concentradas em objetivos estreitos que perdem oportunidades.
  • Brinque com brinquedos infantis. Brincar com crianças é realmente bom em fazer novas conexões. “Não tenho a menor consciência de minha coleção de brinquedos”, escreve Sawyer. “Se você entrar em praticamente qualquer empresa super-criativa, encontrará brinquedos por todo o lugar”.
  • Explore o futuro. Imagine-se tendo um enorme sucesso daqui a cinco anos. Anote o máximo de detalhes sobre a aparência desse sucesso. Em seguida, escreva a história de como você chegou lá, perguntando a si mesmo perguntas como: “Qual foi o primeiro passo que você deu para avançar em direção ao seu objetivo?” ou “Qual foi um dos primeiros obstáculos e como você passou por isso?”
  • Torne-se um iniciante. Aprenda a fazer algo novo, como escrever, malabarismo ou artes marciais.

Combine coisas que, normalmente, não andam juntas

Man Standing While Holding Red Marker Pen Facing Marker Board

Em um estudo recente, o neurocientista britânico Paul Howard-Jones pediu às pessoas que criassem histórias, dando apenas três palavras. Para um grupo de pessoas, as palavras estavam relacionadas, como “escova”, “dentes” e “brilho”. Outro grupo de pessoas recebeu palavras não relacionadas, como “vaca”, “zíper” e “estrela”. As pessoas que receberam as palavras não relacionadas inventaram as histórias mais criativas.

Sawyer mantém a empresa de design IDEO do Vale do Silício pelo uso do “design thinking”, que busca obter versões simples de uma idéia no mundo o mais cedo possível, talvez em uma hora ou um dia, usando materiais simples como argila ou papelão para dar forma a um novo conceito. É uma maneira de pensar através da fabricação, um processo que muitas vezes leva a mais idéias

Faça associações remotas.

Woman in White T-shirt Holding Smartphone in Front of Laptop

Vá para a página 56 em dois livros diferentes e encontre a quinta frase em cada um. Agora crie uma história que conte a conexão entre os dois.

Use analogia. Encontre semelhança entre duas coisas que na superfície parecem diferentes. Encontre algo que foi removido do seu problema e defina cinco propriedades estruturais dele.

Em vez de listar “afiado” ou “metal” para uma faca, por exemplo, você deseja identificar coisas como “requer pressão descendente para cortar”. Como essas características se aplicam ao que você está tentando resolver?

Interaja com pessoas diferentes de você

Group of People Reading Book Sitting On Chair

Saímos com pessoas que são como nós e, embora isso seja reconfortante, não é desafiador. Tente também imaginar-se como outra pessoa, como um chef, um estudante estrangeiro, um inspetor de obras. Como essas pessoas veriam o mundo?

Desenhe uma imagem

Close-up of Hand Holding Pencil over White Background

Mesmo que você ache que não pode desenhar, você pode pelo menos rabiscar e ninguém precisa ver o que você coloca no papel. Problemas abstratos, como seu relacionamento com alguém ou uma carga de trabalho esmagadora, se beneficiam mais ao transformá-los em esboços. Desenhos animados com formas exageradas ou com símbolos simples ajudam.

Faça uma colagem

Working in a group

Pegue uma pilha de revistas e procure fotos e anúncios. Prenda qualquer que esteja relacionado ao seu problema e cole-o em um grande pedaço de cartolina. Mantenha essa arte perto da sua mesa, onde você pode ponderar. Você pode ter uma nova perspectiva sobre o seu problema.

Construa algo

Woman in Front of Her Computer

Legos, um conjunto de montagem, argila de modelagem e Play-Doh são bons materiais que você pode usar para construir sua ideia.

Uma nova prática pode funcionar para você ter mais criatividade de maneira diferente ao longo do tempo, se você começar a se cansar dela. Se você começar a sentir que uma prática se tornou muito rotineira para você, siga as dicas desta postagem para tentar outra idéia.

O que mais você faz para canalizar sua criatividade interior? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

Como as habilidades sociais podem te dar destaque?

1 de maio de 2020

1 de maio de 2020

Habilidades sociais, também chamadas de “habilidades interpessoais”, são aquelas que usamos para interagir e nos comunicar com outras pessoas. Essas...

Como ser promovido no seu emprego atual em 5 passos?

6 de setembro de 2021

6 de setembro de 2021

Se você está no mesmo emprego há algum tempo, é mais do que lógico que você deseje ser promovido, afinal...

Como se posicionar como especialista no mercado?

24 de julho de 2020

24 de julho de 2020

Fala jovem, tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre como você pode criar um conteúdo relevante para tornar um...

Marketing Pessoal Para Estagiários – O que fazer para ser contratado!

25 de outubro de 2019

25 de outubro de 2019

Se você está em busca de um estágio, esse texto é para você,  entenda como o marketing pessoal para estagiários,...

Sobrecarga no trabalho: como lidar com ela?

13 de setembro de 2021

13 de setembro de 2021

Nós do Diego Disse sabemos que muitos dos nossos leitores e leitoras consomem nosso conteúdo porque buscam crescer na carreira...

11 atitudes para quem quer ter sucesso profissional

3 de fevereiro de 2020

3 de fevereiro de 2020

Você sabe quais atitudes você precisa ter para obter sucesso profissional? Neste texto, vou te dar 12 boas dicas sobre...

Como criação de conteúdo pode fazer ser visto pelo mercado?

28 de julho de 2020

28 de julho de 2020

Fala, jovem! No texto de hoje, iremos falar um pouco sobre criação de conteúdo e como, através dele, você pode...

A Importância da Meditação no Trabalho

13 de abril de 2020

13 de abril de 2020

Fala, jovem! Nossa mente é realmente um turbilhão. Pensamentos vêm e vão o tempo todo e não temos como controlá-los....

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019 2

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

7 Dicas de Como se Promover na Internet

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Hoje vamos falar sobre um assunto que está em alta recentemente e envolve sua promoção! Caso não sua internet não...

Vocação profissional: saiba como descobrir a sua!

5 de julho de 2021

5 de julho de 2021

Seja sincero: você já se perguntou se é feliz fazendo o que faz? Tenha você uma carreira consolidada ou esteja...

O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

7 de abril de 2021

7 de abril de 2021

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio...

   

Cadastre em nossa Newsletter