Como ser incrível no que você faz?

seja-incrivel-no-que-voce-faz

“Um sapato social nunca será tão útil como uma bota, se for julgado pela capacidade de oferecer conforto e segurança em uma trilha, mas nunca espere que uma bota faça bonito em uma noite de gala.” – Diego Melo

No mundo profissional, quando reconhecemos que não somos bons em algo, nossa primeira tendência é gastar pequenas fortunas em treinamentos e aperfeiçoamentos para tentar suprir esta falta de habilidade.

Embora algumas vezes dê certo, na maioria dos casos, insistimos em desperdiçar tempo e energia aprendendo ou melhorando habilidades que não temos inclinação para exercer. Em consequência, deixamos de investir recursos valiosos no que amamos e somos realmente bons, apenas para nos encaixarmos nos modelos sociais pré-existentes.

Nos esforçamos para seguir determinada área de atuação profissional quando não temos perfil exigido para elas se mostrará inútil a médio e longo prazo, e só gerará frustrações.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como ser incrível naquilo que você já faz!

Siga nossas dicas e contate-nos suas experiências, caso deseje fazer um comentário ou precise de ajuda!

 

  • Invista no que realmente importa

 

Se, ao contrário de focarmos nossos esforços em aprimorar habilidades nas quais não temos aptidão, investirmos dinheiro, vigor e dinamismo para melhorar as qualidades que já possuímos, de forma que nosso bom se torne incrível, teremos tanto a oferecer e agregar à sociedade e às empresas que nossas deficiências não farão diferença alguma.

Por isso, é preciso capacitar-se e tornar-se uma referência para ascender na área que você aprecia. Cursos, palestras, workshops, leituras… O método de aprendizado não importa, desde que seja o melhor para você!

 

  • Acredite em si mesmo

 

Não existe profissional incrível sem confiança. 

Pense que os recrutadores e os gestores não sabem a diferença entre um profissional realmente bom e um mediano só porque o segundo disfarça bem. Não existe disfarce para alguém que não confia no próprio potencial.

E não estamos falando de soberba! Os convencidos entram na lista das pessoas sem segurança, mas que pensam fingir bem. Estamos falando sim, de ter certeza de suas habilidades, de suas capacidades e do que você tem a oferecer para a empresa.

Para ser incrível no que você é, é preciso bem mais do que fazer tudo certo: você precisa fazer tudo com 100% de segurança e ter confiança em todos os passos que você dá.

Prefira gastar sua vitalidade para aprimorar aquilo em que você é bom, até que se torne tão incrível nisso ao ponto que ninguém se importará com suas fraquezas – nem você mesmo!

Lembre-se: ninguém aceitará que você é o melhor no que faz se você não acreditar nisso primeiro. Seu primeiro obstáculo não é convencer aos outros de suas capacidades, mas se auto-convencer.

 

  • Não tenha a Síndrome do Pato

 

Você pode passar a vida toda focando em sanar seus defeitos e o máximo que vai conseguir é ser medíocre em tudo. Muitos chamam isso de perseverança, mas podemos chamar também de Síndrome do Pato: o pato voa, o pato nada e o pato anda, no entanto, nem voa direito, nem nada bem e muito menos anda adequadamente.

 

Ninguém pode ser bom em tudo, e ao tentar ser, nos tornamos pessoas frustradas – e, de brinde, nos transformamos em “mais do mesmo” naquilo em que poderíamos ser excelentes.

Podemos achar que a maioria das empresas prefere um empregado multitarefa porque este trabalhará mais, receberá menos e seguirá as regras do sistema sem nenhum tipo de problemas; mas se fizermos uma análise dos que ocupam os cargos de liderança, notaremos que estes profissionais possuem várias deficiências que são supridas com colaboradores  complementares.

O diretor comercial pode ter zero potencial criativo, mas vende como ninguém. O diretor de atendimento pode não entender nada de planilhas e finanças, mas faz o cliente se sentir único. O líder de design pode não saber vender nada e nem escrever uma linha de código, mas mostra resultados em suas entregas.

Percebeu? Se você tem uma habilidade na qual se destaca e tem potencial, esqueça todo o resto, não pense no que as pessoas vão falar, foque em ser o melhor no que sabe e ama fazer, e o seu reconhecimento virá. Seja incrível e não pare, até que as pessoas não consigam mais distinguir quem você é daquilo que você faz!

 

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira