como se tornar indispensável no trabalho?

Conseguir um emprego estável já é uma tarefa complicada em períodos de crescimento econômico, mas a dificuldade é ainda maior em tempos de crise e de aumento de demissões e substituições de funcionários. Por isso, como se tornar indispensável no trabalho?

Sua internet está ruim? Antes de começarmos nossa imersão ao conteúdo baixe o PDF deste post aqui!

 

Porque é importante ser indispensável?

 

Além do óbvio que é não ser demitido, se tornar indispensável ajudará seu chefe a te enxergar como um “elemento-chave” para a empresa, contribuindo para que você se destaque e tenha boas chances de promoção.

Além disso, ser indispensável no seu trabalho ajudará você a se tornar uma autoridade na sua área e com possíveis propostas de projetos melhores no futuro.

Já se empolgou para começarmos o passo a passo?

 

Como se tornar indispensável no trabalho?

 

Não existe uma fórmula que vá resolver todos os problemas da sua carreira, mas os passos a seguir visam agregar valor ao seu trabalho caso sejam bem executados.

E lembre-se: a ideia deste artigo é que você siga os passos de forma contínua na sua carreira, para que independente de qualquer mudança na empresa você siga sendo uma peça-chave dentro da instituição.

 

1 – Torne-se independente 

Homem Pegando O Celular

Parece simples, não? Mas na verdade, ser independente significa tomar decisões e atitudes próprias em prol da empresa sendo proativo, até porque ninguém quer ficar te explicando tudo o que precisa ser feito a todo momento. 

Seja independente e tenha seu próprio planejamento, pois um funcionário que entrega apenas o que é pedido não é promovido e é facilmente dispensável, mas um funcionário que é independente entrega resultados além do esperado – e esse sim terá um futuro brilhante e será crucial para o crescimento da empresa.

 

2 – Aprenda a gostar de desafios

Pessoa Escalada

Não tenha medo deste passo, tenha medo é do comodismo

Ser um funcionário que aceita e gosta de desafios é uma postura para quem quer se destacar dos demais colegas, no entanto lembre-se de ter noção e conhecer seu limite antes de falar “sim” para todos os desafios.

Caso também esteja com a sua lista de afazeres grande de mais, repense várias vezes se você realmente deseja aceitar o novo desafio, pois mais importante que o desafio é o comprometimento e a dedicação para cada tarefa que você tem que realizar.

 

3 – Torne-se autoridade no que você faz

Foto profissional grátis de administração, advogado, afro-americano

Antes de pensar que uma autoridade é a pessoa que tem anos de estudos e várias especializações naquele tema, saiba que não é bem assim. 

Para se tornar uma autoridade, o primeiro passo é ter um apetite constante pelo conhecimento acerca daquele assunto, pois ser curioso e ter vontade de aprender é o que te tornará especialista

E isso não ajudará você apenas dentro da empresa que você trabalha, mas também se tornar uma referência no mercado através das suas redes sociais ou em um projeto independente. 

Em vez de gastar seu tempo escondendo algo que você não sabe, que tal aprender mais?

Tenha seu período de tempo para aprender mais e fazer cursos que irão agregar no seu currículo, ajudando não apenas a te tornar um especialista na sua área, mas também a se destacar de seus colegas, superando os desafios, pois conhecimento é poder.

 

4 – Ofereça soluções 

Mulher Com Camisa Azul Petróleo Sentada Perto Da Parede

Quando há algum problema na empresa, tudo o que seu chefe quer é alguém que tenha uma solução rápida, econômica e eficiente.

A ideia é que você seja proativo, identificando o problema e o que pode ser melhorado. Para isso, estude as alternativas que podem oferecer os melhores resultados.

Desta forma, seu chefe e seus colegas de trabalho verão o seu real valor dentro da empresa.

 

5 – Tenha seus prazos em dia

pessoa segurando caneta esferográfica escrevendo em papel branco

Lembra-se do que eu te falei no segundo tópico sobre ter comprometimento com suas tarefas e prazos? Bom, aqui tem um tópico só para ele!

Seu chefe precisa confiar que você fará todas as tarefas no melhor tempo possível, ou seja, dentro do prazo. Portanto, cumpra seus prazos pontualmente, desta forma você ganhará credibilidade e respeito do seu chefe.

 

Um bônus para o seu conhecimento

Veja aqui 3 ações complementares para ser valorizado no seu trabalho.

Gostou? Espero ter te ajudado na sua jornada! Comente abaixo e compartilhe para aqueles que também precisam se tornar indispensáveis.

Para ajudar você a entender profundamente sobre ser indispensável indico um livro que é uma grande referência para mim, o livroVocê é indispensável?“, do autor Seth Godin. 

 

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira