16 de January de 2022 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Como se posicionar como especialista no mercado?

Fala jovem, tudo bem com você?

Hoje vamos conversar sobre como você pode criar um conteúdo relevante para tornar um especialista no mercado de trabalho e no mercado de vendas como especialista.

Caso sua internet não esteja te ajudando a ler esse conteúdo clique aqui para baixar essa pagina em PDF.

Esse é um assunto muito abordado atualmente porque o Marketing de Conteúdo se tornou muito relevante, mesmo sendo nada mais, nada menos, que uma estratégia que visa a captação de clientes de forma indireta. Com a disseminação dos canais de comunicação as pessoas já não se sentem mais atraídas por investidas do Marketing tradicional. Por isso, surgiu a atual estratégia de promover a marca por meio de terceiros, que falam sobre seus produtos/serviços para o ciclo social dos mesmos, sem que você precise se expor diretamente.

Ficou meio confuso? Vem ler o resto do post que a gente te explica melhor! 

1- Como definir seu posicionamento no mercado?

mercado de trabalho

Quando nos referimos a posicionamento no mercado como especialista, estamos falando de toda a estratégia para te colocar como referência naquele determinado segmento de negócios. É também sobre de um script que contém o passo a passo para te ajudar com a criação, a distribuição e, por fim, a atração, a retenção e a conversão de leads em clientes.

Cada parte do seu marketing de conteúdo vai possuir suas próprias nuances e detalhes exclusivos. 

Por isso, vou te mostrar como é feita cada parte do processo para que você possa desenvolver produtos mais relevantes.

 

 

2- Como definir o objetivo do meu conteúdo

teclado com agenda do lado

Antes de tudo, você precisa se perguntar o porquê de você está criando esse conteúdo. Tudo começa com um objetivo, um direcionamento. Quando pensamos nesses temas, estamos fazendo uma análise de qual é o propósito do nosso serviço, porque ele existe e qual impacto ele terá na vida dos seus clientes.

Depois você precisa pensar em como medir o sucesso de suas campanhas, se seu tráfego será orgânico ou não, como captará novos assinantes, quais as conversões, como serão as ações sociais e o engajamento, se vai haver vídeos e podcasts, como serão suas vendas…

 

Muita coisa para pensar, não é mesmo?

 

Como diz o autor do best-seller, comerciante e empresário Seth Godin, a importância é entender o porquê no início do seu negócio. É muito fácil se envolver com todas as táticas do marketing de conteúdo, mas sem uma estratégia unificadora – um forte porquê, não importa o que você crie, ele vai cair.

A compreensão do seu objetivo desde o início orientará outras decisões importantes à medida que você desenvolve seu nicho de conteúdo. Devem ser respondidas perguntas básicas sobre motivações e propósito. Tais como, o que estamos fazendo? E onde vamos distribuir nosso conteúdo? Como Godin explica, sua estratégia é como construir um navio. Você precisa saber para onde vai navegar. 

Ele enfatiza também que “combinar o que você constrói com o que você coloca é mais importante do que o que você constrói em primeiro lugar. É por isso que precisamos começar a entender o que é isso”.

Depois que você tiver esse objetivo maior em prática, é mais fácil determinar.

Com base nas informações, quantos leitores ou ouvintes, espectadores, usuários você precisará atrair para o conteúdo que está publicando, para atingir seu objetivo inicial.

Essencialmente, atraindo novos leitores para o seu blog (conteúdo) e convertendo-os em assinantes de e-mail, que mais tarde podem ser aquecidos em clientes pagantes, enquanto o restante da equipe trabalha para criar relacionamentos com os assinantes.

O número de pessoas que você precisa trazer para o seu blog é sua meta de tráfego.

E, a fim de atrair tráfego suficiente para atingir sua meta de se tornar um especialista, você precisará promover seu conteúdo – distribuições de desembarque para publicações, obter menções nos principais blogs do setor, ter influenciadores compartilhando com seus seguidores e assim por diante.

 

3- Como entender sua audiência:

3 rostos com expressões diferentes

Essa parte pode ser desafiadora no começo e você pode até ficar inseguro porque a única maneira de entender quais são as necessidades do seu público é perguntando a eles.

 

É sempre bom ter em mente que o material que você irá produzir vai ser consumido por outras pessoas. Então, é sempre bom estar aberto a feedbacks e estar ligado sobre o que sua audiência precisa. A melhor estratégia é projetada para responder às perguntas mais constantes do seu público-alvo – educá-las e transformá-las.

Algumas maneiras de fazer esse monitoramento e receber os feedbacks é ficar de olho nas suas redes sociais, monitorar os comentários feitos em mentos e menções sobre sua marca. 

Outra forma seria a utilização de pesquisas de satisfação, algumas plataformas que podem ajudar com isso são o Google Forms,o SurveyMonkey e o Qualaroo .  Lembre-se que para ter as respostas mais assertivas para melhorar suas entregas é fazendo perguntas que tenham por finalidade atender seu objetivo e foque em manter simples para não confundir seus clientes. 

Mesmo migrando mais para os serviços online, um serviço de feedbacks que também é eficaz é o de Call center, ele pode ser utilizado para resolver problemas e receber informações sobre a satisfação do seu produto de forma mais pessoal.

Assim, seus conteúdos serão relevantes e eficazes para as “dores” daqueles que o consumirão. 

 

4- Como a utilização de personas me ajuda a melhorar meu conteúdo?

especialista

Você sabe o que é persona? A grosso modo, é um personagem semi-fictício criado por organizações para indicar seu cliente ideal, a ideia é de restringir mais seu público-alvo e direcionar melhor seus esforços. 

Certo, mas por que criar uma persona se eu poderia atingir um público maior? Bem, a resposta para essa pergunta é simplesmente que você entenderia melhor com quem, ou para quem, você está trabalhando. Quando criamos uma persona, temos em mente uma série de padrões e comportamentos que são comuns a essas pessoas e assim podemos fazer um trabalho mais certeiro e menos genérico.

Quando falamos sobre esse tipo de trabalho, estamos falando sobre como e qual assunto deve-se ser abordado. Com uma gama de assuntos menos ampla é possível trabalhar exatamente com o que o consumidor procura, facilitando também o aumento da sua taxa de conversão.

As personas surgem a partir de pesquisas feitas por meio dos seus atuais clientes, listas de vendas e redes sociais. Após isso, o personagem ganha “vida”, é dado um nome e uma história para torná-lo mais real.

5- Como o seu conteúdo não apenas se encaixa, mas é encontrado e reconhecido por essa pessoa?

especialista

Esteja presente onde seu público já existe!

Antes de mais nada, você precisa entender para quem você está vendendo, conhecer o que, e como, seu público consome e a partir disso você pode buscar estratégias para se posicionar no mercado.

É importante ter em mente que esse tipo de abordagem leva tempo. Não é da noite para o dia que você consegue solidificar sua marca. Mas há grandes chances de maximizar suas oportunidades se você se postar diante do seu público ideal.

Vale entender também, como o mercado que você está tentando ingressar funciona e qual será seu diferencial nele, ou seja, quais maneiras você pode usar para se destacar nele, pois nele haverá competição pelos clientes.

Além disso, é importante lembrar que você pode ter mais de um público.

Embora você não queira que seu público-alvo ideal seja muito amplo e diversificado, principalmente nos primeiros dias de sua empresa. No entanto, desde que você entenda quem é seu público e siga essa etapa, poderá criar um ótimo conteúdo para eles.

Gostou da leitura sobre se tornar um especialista e quer se aprofundar mais sobre criar conteúdo? Acesse agora mesmo e leia nosso outro post sobre como a criação de conteúdo.

Deixe seu comentário

Related Posts

Otimizando seu perfil no Linkedin

31 de julho de 2020

31 de julho de 2020

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O...

Principais habilidades para 2022: como aplicá-las?

3 de janeiro de 2022

3 de janeiro de 2022

O Ano Novo chegou, mas a crise econômica é velha conhecida nossa; com a pandemia em alta e a recessão...

Como criação de conteúdo pode fazer ser visto pelo mercado?

28 de julho de 2020

28 de julho de 2020

Fala, jovem! No texto de hoje, iremos falar um pouco sobre criação de conteúdo e como, através dele, você pode...

Como criar conteúdo para se posicionar no mercado

17 de julho de 2020

17 de julho de 2020

E aí, jovem? Trouxe para vocês hoje um guia sobre como criar um conteúdo bom o suficiente para te posicionar...

Como contar sua história para se diferenciar como profissional

10 de julho de 2020

10 de julho de 2020

Fala, jovem! Que as pessoas se inspiram e sentem mais empatia por quem tem uma trajetória repleta de superação nós...

7 Dicas de Como se Promover na Internet

30 de junho de 2020

30 de junho de 2020

Hoje vamos falar sobre um assunto que está em alta recentemente e envolve sua promoção! Caso não sua internet não...

Como ser mais criativo?

3 de julho de 2020

3 de julho de 2020

E aí, jovem? Se você está aqui, significa que você pode estar sentindo algum tipo de bloqueio ou queira aguçar...

3 Dicas de carreira, para quem está começando agora!

13 de agosto de 2019

13 de agosto de 2019

Em 2017 e 2018 eu dei mais de 10 palestras em universidades e eventos com jovens estudantes em inicio de...

Precisamos falar sobre Liderança Feminina!

27 de agosto de 2021

27 de agosto de 2021

A equidade de gênero dentro das corporações está avançando, mas muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades, dentro e fora das organizações,...

Será que estou capacitado para a vaga que eu quero?

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Como eu sei que tenho capacitação ou se estou pronto para vaga que eu quero? Essa uma das perguntas que...

Como agregar valor ao seu serviço?

14 de dezembro de 2021

14 de dezembro de 2021

O conceito de venda com valor agregado é popular há vários anos. O problema real, porém, é que no mercado...

Como ter mais motivação no trabalho?

30 de novembro de 2021

30 de novembro de 2021

Como espécie, os humanos são inerentemente preguiçosos. Em qualquer situação, estamos programados para encontrar a forma mais prática de poupar...

Sobrecarga no trabalho: como lidar com ela?

13 de setembro de 2021

13 de setembro de 2021

Nós do Diego Disse sabemos que muitos dos nossos leitores e leitoras consomem nosso conteúdo porque buscam crescer na carreira...

Estresse no trabalho, como lidar com esse problema?

23 de março de 2020

23 de março de 2020

Fala, jovem! Acredito que não sou a única pessoa que já passou por estresse no trabalho na vida, pensando nessas...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

   

Cadastre em nossa Newsletter