19 de November de 2019 Marketing Pessoal, imagem e carreira para você ir além!

Como se comunicar bem pode transformar sua carreira

Este texto faz parte da semana da oratória, 7 dias de conteúdo totalmente gratuito focado em como se comunicar bem, e perder o medo de falar em público!

Confira o primeiro texto da série
– Como perder o medo de falar em público

Com a palavra Ilregel especialista em comunicação e oratória.

O post de hoje eu quero te mostrar como se comunicar bem pode transformar sua carreira e fazer você ter resultados acima da média.

Qual o seu valor?

O valor de se comunicar bem

Você já parou para pensar qual é o valor de uma moeda de ouro no fundo do oceano?

Você pode me perguntar quantas gramas tem essa moeda e responder multiplicando o valor de uma grama de ouro por seu peso total e assim chegar a um número, mas a verdade é que essa moeda não vale nada.

A moeda não vale nada porque não a troca, ninguém pode usá-la ou usufruir dela.

Imagine uma empresa excelente com os melhores serviços ou produtos, com o melhor preço, com o melhor atendimento, com o melhor custo x benefício, mas que ninguém a conhece ou sabe como adquirir seus produtos ou serviços, qual é o único destino que aguarda esta empresa? Infelizmente é a falência.

A empresa que não investe em marketing e mostra ao seu cliente que existe e pode resolver seu problema possui um futuro incerto e nebuloso.

Assim como a moeda no fundo do oceano e como uma empresa que não investe em marketing, o profissional que não sabe se comunicar acaba ficando para trás, perdendo oportunidades e com a carreira estagnada.

Todos precisam se comunicar bem

Eu não sei qual é sua formação ou sua profissão, mas sei quem em algum momento você vai precisar se comunicar bem.

Vou o exemplo de um engenheiro, imagine um engenheiro civil que conhece cada etapa de obra nos mínimos e mais íntimos detalhes, que entende perfeitamente a dinâmica de uma estrutura, sabe calcular com exatidão quanto se gasta numa obra, diz exatamente todos os materiais necessários sem erros, consegue visualizar esse profissional?

Agora suponha que ele não saiba se comunicar com excelência e não entenda nada de gestão de pessoas ou liderança, você acha que ele a frente de uma obra, mesmo com toda bagagem técnica se sairá melhor que um engenheiro recém-formado (com pouquíssima ou mesmo nenhuma bagagem) mas mestre em lidar com pessoas?

Eu não sei se você sabe, mas sou formado em engenharia civil e a resposta para essa pergunta é que o melhor aluno ou o melhor engenheiro não conseguirá superar o melhor mestre em se comunicar bem e lidar com pessoas.

Já vi mestres de obras (sem formação alguma) “tocarem” obras muito melhor que engenheiros com anos e anos de experiência.

Seja o melhor a se comunicar

Não é o melhor médico ou o melhor advogado nem o melhor engenheiro que serão os profissionais mais bem remunerados, os profissionais com carreiras de sucesso e mais bem pagos do mercado são aqueles mestres na arte de se comunicar bem e se relacionar com as pessoas.

No momento que você melhora a sua capacidade de se comunicar, você passa a valer mais no mercado.

Andrew Carnegie, conhecido como rei do aço chegou a uma fortuna estimada de 400 bilhões de dólares, mais de 1,5 trilhão de dólares em valores de 2018 foi questionado sobre o que ele conhecia de aço e sua resposta foi:

 

“De aço eu provavelmente não conheço muito mais que você,
mas eu entendo muito de pessoas”

 

Eu ainda estou bem distante de ser um bilionário a padrões internacionais, mas você não precisa me escutar, escute as palavras do Andrew.

Se existe uma grande habilidade a se desenvolver para todos aqueles que desejam ter sucesso na carreia e financeiro é a habilidade de se comunicar bem e influenciar pessoas.

Eu não sei onde você deseja chegar, inclusive, se nem você sabe onde deseja chegar tenha muito cuidado pois é provável que você não chegue a lugar algum, mas seja qual for o patamar que você almeja alcançar, pode apostar que saber se comunicar bem e lidar com pessoas vai te ajudar muito, além de encurtar o tempo da jornada.

O tamanho do nosso sucesso está diretamente relacionado à nossa capacidade de comunicar a nós mesmos e aos outros.
A comunicação é ferramenta indispensável para o sucesso e a realização.

Acredito que consegui te mostrar que se comunicar bem pode transformar sua carreira,  e lembre-se caso você ainda tenha dúvidas é só deixar seu comentário abaixo que eu e Diego teremos o maior prazer em te responder.

Calma, calma, calma!

O post não acabou.

De que adiantaria eu apenas te dizer que você precisa aprender a se comunicar com maestria e não te ajudar nessa empreitada hein?

Então agora vou compartilhar com você 5 valiosas dicas de como você pode melhorar sua capacidade de se comunicar bem e consequentemente aumentar o seu valor no mercado.

5 dicas para se comunicar bem e aumentar o seu valor no mercado.

1 – Escute com atenção o que lhe dizem.

Mas cuidado, pois ouvir e escutar não são sinônimos, nós ouvimos com o ouvido e escutamos com o cérebro.
É possível que em algum momento o episódio que vou narrar tenha acontecido com você:

Alguém lhe disse algo, você ouviu a pessoa falar, mas não entendeu nada e teve que pedir para a pessoa repetir.

Seja porque você estava distraído, perdido nos seus pensamentos ou porque estava no celular ou apenas não estava prestando atenção.

Uma das primeiras regras para se comunicar melhor é sempre escutar com atenção o que as pessoas têm a te dizer, afinal, como você espera que as pessoas te escutem se você não faz o mesmo por elas?

 

2 – Trate as pessoas pelo nome.

Você sabia que uma das palavras que a gente mais escuta desde a infância é o nosso próprio nome?

Menos eu né, que com esse nome super difícil sempre fui chamado pelos mais variados apelidos rsrsrs.

É provável que você no meio de um shopping ou aeroporto barulhento ou até mesmo em um show, ao escutar o seu nome, tenha ficado em alerta, olhando para os lados, buscando a pessoa que te chamou e às vezes até chamaram o seu nome, mas estavam tentando chamar a atenção de outra pessoa.

Este é outro caso que não acontece comigo, como só tem eu e meu pai no Brasil com este nome exclusivo, quando me chamam eu não tenho dúvidas que é comigo hahahaha.

Quer ter a atenção do seu interlocutor totalmente para você?

Chame-o pelo nome.

Neste momento já vejo uma porção de pessoas repetindo mentalmente “sou péssimo com nomes” ou “minha memória é péssima” ou ainda “não consigo gravar nomes”, não precisa ter pânico, há uma técnica para que você consiga guardar os nomes com mais facilidade e vou te ensinar agora.

Técnica simples para guardar nomes:

1. Escute o nome da pessoa;
2. Repita em voz alta o nome da pessoa quando você é apresentado;
3. Durante a conversa repita o nome da pessoa o máximo possível;
4. Nosso cérebro aprende por associação – associe essa pessoa com alguém que você já conhece que tenha o mesmo nome, coloque-os conversando na sua cabeça;
5. Se estiver num processo de vendas, durante o diálogo repita o nome da pessoa pelo menos a cada 3 minutos;
6. Ao se despedir mais uma vez repita em voz alta o nome da pessoa.
Faz o teste, na próxima vez que for apresentado a alguém aplica esta técnica e depois me conta os resultados, ok?

3 – Não julgue, não critique e não condene.

A crítica é fútil porque coloca um homem (e mulher também viu?) na defensiva, e usualmente, faz com que ele se esforce para justificar-se.

A crítica é perigosa porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera ressentimentos.

Evite críticas e julgamentos.

4 – Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa.

Acredite, todas as pessoas possuem algo a nos ensinar e acrescentar, foque no que elas têm de melhor a oferecer e se interesse verdadeiramente no que ela tem a dizer.

Seja um bom ouvinte e incentive as pessoas a falarem delas mesmas.

5 – Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade.

Segundo Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e uma grande autoridade no assunto, um dos maiores anseios do ser humano é o de se sentir importante.

Assim como precisamos de comer e respirar, também precisamos nos sentir apreciados e importantes.

Apenas tome cuidado para que não pareça bajulação ou falsidade, pois você cometerá um erro grave e fatal.

Aprender a se comunicar é tema para um curso inteiro, para este artigo não ficar gigante vou ter que restringir a apenas essas 5 dicas, mas se quiser mais conteúdo aconselho ficar ligado no meu instagram @ilregel e no instagram do Diego @diegodisse, além dos nossos blogs e canais do Youtube.

E para encerrar este artigo vou deixar um trecho retirado na íntegra do livro que citei logo acima de Dale Carnegie para que você reflita e repense as suas atitudes.

“Você pode dizer a um homem que ele está errado por meio de um olhar, um gesto, uma entonação, como também por meio de palavras, mas se lhe disser que está errado, pensa que o levará a concordar com você? Nunca! Pois você deferiu um golpe direto contra a sua inteligência, contra seu julgamento, contra seu orgulho, contra seu amor próprio. Isso fará apenas que ele queira revidar, mas nunca fará com que mude de ideia. Você não alterará sua opinião, pois você lhe feriu a sensibilidade.”

Segue o mestre e não comete esse erro, beleza?

Conhece alguém que esse artigo pode ajudar? Compartilhe e ajude-me com a missão de transformar a vida das pessoas através do poder da fala.

Deixa seu comentário abaixo sobre o que você achou do artigo e se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar será muito bem-vindo.

E se você consegue se comunicar bem pessoalmente, mas morre de medo de falar e expressar suas ideias em público, Diego criou um material especial para te ajudar a vencer este medo em apenas 7 dias, clica no banner pra conhecer os segredos da fala, e o melhor, tem presente pra você!

Por conta da semana da oratória, vamos dar 82% de desconto!

Então corre lá e garante o seu!

Treinamento online os segredos da fala - Inscreva-se

Deixe seu comentário

Related Posts

Como perder o medo de falar em público

21 de agosto de 2019

21 de agosto de 2019

Esse post é o primeiro de uma série de 7 da Semana da Oratória! 1 semana inteira de conteúdo voltado...

A arte da fala, como fazer um discurso e apresentações fascinantes

10 de setembro de 2019

10 de setembro de 2019

O objetivo do artigo de hoje é te munir de dicas e técnicas de como fazer um discurso com excelência...

Como criar palestras que inspiram e prendem a atenção do público

3 de outubro de 2019

3 de outubro de 2019

Se você já assistiu uma palestra inspiradora daquelas que não conseguia nem piscar provavelmente você já se perguntou como criar...

Use a oratória para impulsionar sua carreira

25 de agosto de 2019

25 de agosto de 2019

Olá! Estamos na semana da oratória, hoje você vai conferir o quarto artigo de uma série de sete. Totalmente gratuitos...

7 coisas que nunca te contaram sobre o medo de falar em público!

16 de agosto de 2019

16 de agosto de 2019

Não é novidade para ninguém a importância, ou melhor, a necessidade de se comunicar bem, e perder o medo de...

Como perder a vergonha de falar em público

29 de agosto de 2019

29 de agosto de 2019

Perca de uma vez por todas a vergonha de falar em público,  este é o tema  do quinto artigo da...

Como evitar o branco antes de uma apresentação ou discurso

24 de agosto de 2019

24 de agosto de 2019

Este artigo faz parte de uma série de 7 artigos da semana da oratória, vamos falar como evitar o branco...

   

Cadastre em nossa Newsletter