Como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho?

A gente já falou de relacionamento interpessoal aqui no Diego Disse, mas a relevância do tema é tanta que exige que tratemos dele novamente, desta vez atribuindo maior ênfase às relações que se desenrolam no ambiente de trabalho.

Afinal, se você, assim como boa parte das pessoas, deseja melhorar sua relação com os colegas, fazer uma média com os chefes, quem sabe conseguir uma promoção… você precisa saber como melhorar seu relacionamento interpessoal, uma vez que é ele quem aumentará suas chances de alavancar sua carreira.

Quer saber mais? Então continue lendo esse texto!

Relacionamento interpessoal: o que é?

Relacionamento interpessoal é a interação contínua entre indivíduos que buscam a satisfação das necessidades de ambas as partes e que, apesar das variações culturais que ditam a dinâmica e as normas do relacionamento, envolve intimidade e o compartilhamento de informações pessoais sobre si mesmo.

Essas relações são sistemas dinâmicos que mudam continuamente durante sua existência à medida que as pessoas se conhecem e se tornam mais próximas emocionalmente ou a partir do momento em que as pessoas se separam, seguem em frente com suas vidas e formam novos relacionamentos com outras pessoas.

Nesse sentido, o vínculo, o apego e a socialização são construídos ainda na primeira infância, com a família e as pessoas que não formam relacionamentos interpessoais fortes e estáveis nesse período frequentemente sofrem com disfunções emocionais e problemas físicos ao longo da vida.

Quais as vantagens de um bom relacionamento interpessoal no trabalho?

Te garante mais respeito entre os colegas

Não importa a posição em que você ocupe no trabalho, a maioria notará alguém que ouve com atenção e responde de maneira prestativa, praticando a escuta ativa e demonstrando interesse genuíno pelos outros.

Estar aberto às ideias de seus colegas, sejam eles hierarquicamente superior ou inferior à você, ou mesmo se manter calmo em situações em que os outros provavelmente reagiriam negativamente certamente o tornará conhecido como um funcionário lógico e equilibrado que se mantém acessível nas relações interpessoais.

Torne-se um colega e líder melhor

Ao melhorar suas habilidades interpessoais, você muitas vezes pode começar a notar comportamentos próprios ou de outras pessoas que estão afetando negativamente o moral ou a eficiência do local de trabalho.

Através do aprimoramento de habilidades como colaboração, liderança, adaptabilidade e comunicação, você será capaz de implementar mudanças para melhorar o local de trabalho e as relações de trabalho.

Torne-se um especialista em gestão de relacionamento

Um dos melhores efeitos colaterais das habilidades pessoais é se tornar incrivelmente talentoso em gerenciar relacionamentos internos e externos ao seu negócio.

Isso pode ajudar nas relações com clientes, relações com funcionários, projetos de equipe e seu próprio desenvolvimento pessoal em funções gerenciais ou executivas.

Ao fazer isso, você criará bons relacionamentos entre as equipes, além de se tornar um candidato mais destacado em sua área.

Ganhe uma mentalidade positiva para contratempos e conflitos

Muitos indivíduos entram em pânico ou reagem inadequadamente quando testados em situações difíceis no trabalho.

Se você tiver confiança em suas habilidades interpessoais, será imediatamente capaz de perceber que há maneiras melhores de lidar com uma situação do que apenas reagir negativamente.

Você será capaz de ler uma sala e saber o que precisa ser dito para aliviar o clima ou difundir uma situação; se houver um retrocesso em um projeto, você pode ficar frustrado, mas será capaz de começar a trabalhar em soluções alternativas com mais eficiência, sem sentir pena de si mesmo.

De modo geral, você provavelmente encontrará mais felicidade (mesmo em tempos difíceis) no trabalho.

Como melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho?

Como já foi dito no texto anterior, as relações interpessoais nos ensinam quem somos, mas é necessário lembrar que elas também ensinam aos outros como nos tratar.

Isso significa que dependendo da forma como você se portar no trabalho, certamente influenciará como os seus colegas tratarão você.

Se seus colegas te tratam de maneira desagradável – mesmo que não seja de uma forma má, você percebe que te tratam diferente? Percebe que não te entrosam, por exemplo? -, experimente avaliar como você se apresenta perante eles e melhorar suas habilidades interpessoais no trabalho.

Para isso, separamos algumas dicas! Acompanhe-as logo abaixo.

Evite disse-me-disse

As discussões devem acontecer em cartas limpas, em um espaço em que cada indivíduo tem a liberdade de expressar seus pontos de vista e opiniões.

Se há dificuldade de se comunicar por meio de uma conversa, você pode optar por uma comunicação escrita, por exemplo. 

Considerando que esse meio pode deixar a mensagem que você deseja enviar ambígua, certifique-se de que seus e-mails sejam autoexplicativos e envie uma cópia para todos os funcionários relacionados – ignorar qualquer um de seus colegas de trabalho pode prejudicá-lo e prejudicar seu relacionamento com o indivíduo em questão.

Mesmo funcionários de uma equipe diferente podem ser seus amigos

Evite “panelinhas” em que uma equipe não possui amigos nas outras, isso pode atrapalhar no seu trabalho, mas também pode deixar o clima dentro da empresa péssimo.

Fale com as pessoas das outras equipes; mesmo que não sejam amigos próximos, cumprimente-os com um sorriso e um “oi” sempre que os encontrar, isso não vai levar nem 1 minuto, mas melhorará sua relação.

Lembre-se: um indivíduo não deve levar as coisas a sério no local de trabalho.

Mantenha relações saudáveis com seus colegas fora do ambiente de trabalho

Saia com sua equipe para almoçar, fazer piqueniques ou reunir-se de vez em quando, se possível. 

Vocês não precisam ser amigos – embora possam, se quiserem -, mas é importante que interajam entre si.

Saiam para comemorar aniversários ou outras datas comemorativas, façam lanches juntos, curtam um happy hour… essas pequenas iniciativas ajudam muito a fortalecer o vínculo entre os colegas de trabalho.

Ofereça ajuda

No trabalho, as demandas devem ser distribuídas igualmente aos membros da equipe para que se espere o melhor deles, mas nem sempre isso acontece.

Se você perceber que está com menos coisas para fazer enquanto a mesa de um colega está transbordando – não por culpa dele, mas porque ele foi sobrecarregado por alguém -, se ofereça para ajudar. Em troca, vocês podem dividir os créditos.

Pessoas que trabalham em equipe são mais amigáveis ​​e se adaptam melhor umas às outras, então isso certamente contará positivamente para sua imagem.

Seja flexível

Não espere que tudo seja feito do jeito que você gosta.

Você terá pessoas com todos os tipos de personalidade ao seu redor, então evite brigar por coisas mesquinhas, tente se ajustar de todas as maneiras – exceto se isso for danoso para você.

É importante que você nem sempre olhe para o lado negativo das coisas e aceite as pessoas como elas são, afinal ser flexível sempre ajuda a melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho.

Gostou? Então compartilha nas suas redes sociais para espalhar conhecimento e ajudar outras pessoas a aprimorarem suas habilidades interpessoais!