E aí, jovem?
Você levou algum tempo para aprender uma habilidade comercializável e agora deseja começar a vender seus serviços no ambiente da internet?
Se você deseja seguir o caminho freelancer ou começar a criar uma agência, a base do seu trabalho na internet começa com um site. Seu site será a pedra angular de qualquer tipo de negócio.
Abaixo, você aprenderá as etapas necessárias para começar a vender seus serviços online, incluindo a criação de um site e os elementos do site necessários para começar a vender.
1. Considere seu serviço e mercado
Antes de criar seu site e começar a comercializar seus serviços na internet, você precisa pensar em como se posicionar. Por exemplo, se você for um escritor freelancer, pode ser útil se concentrar em um nicho específico. Pode ser muito mais fácil encontrar trabalho como escritor freelancer para o mercado imobiliário do que como escritor freelancer em geral.
Pense em quem você deseja servir e como sua experiência e expertise únicas o tornam bem posicionado para atender a esse mercado.
Você precisa responder a duas perguntas:
- Qual serviço específico estou oferecendo?
- Para quem estou oferecendo esse serviço?
Ser capaz de responder com confiança a essas duas perguntas ajudará a tornar o design e as mensagens do seu site muito mais intencionais e eficazes.
2. Crie seu site
Equipado com as informações acima, é hora de começar a criar seu site.
Se você nunca criou um site antes, esse processo pode parecer um pouco intimidador. Você aprenderá a construir um site a partir do zero? Vai contratar alguém para fazer isso? Você usará um construtor de sites?
Se as etapas técnicas de criação de um site o intimidam, a abordagem mais fácil a seguir será usar um construtor de sites. Com um construtor de sites, suas ferramentas de hospedagem, nome de domínio e criação de sites estarão todas sob o mesmo teto.
O processo de criação de um site com um construtor de sites também é incrivelmente simples:
- Escolha um construtor de sites.
- Configure sua conta e escolha um nome de domínio.
- Escolha e personalize seu tema com a ferramenta arrastar e soltar.
- Publique seu site.
3. Crie as páginas necessárias
Quando você vende seus serviços online, há certas páginas obrigatórias.
- Uma home page que informa imediatamente a seus visitantes o que você oferece e como ajudá-los.
- Uma página de portfólio que fornece aos clientes em potencial uma idéia da qualidade do seu trabalho.
- Páginas de depoimento que destacam críticas excelentes de clientes anteriores (talvez você não as tenha imediatamente).
- Páginas de serviços que fornecem uma análise detalhada dos serviços que você oferece.
- Uma página de contato que permite aos visitantes entrar em contato com um projeto em potencial.
- Construir as páginas acima dará ao seu site uma base sólida. Você terá tudo o que precisa para começar a vender seus serviços online.
Por fim, você precisará de uma maneira de receber pagamentos. Você pode enviar faturas via PayPal ou escolher um construtor de sites que ofereça modelos de comércio eletrônico e integração de processadores de pagamento e venda seus serviços desta maneira.
4. Gere Tráfego e Clientes
Para começar a vender seus serviços na internet, você precisará de tráfego e clientes. Existem inúmeras abordagens para desenvolver seus negócios baseados em serviços.
Aqui estão alguns métodos comuns para gerar novos clientes:
- Escreva conteúdo em sites populares que seus clientes em potencial leem e com alguma ferramenta de direcionamento ao seu site.
- Crie um blog popular para classificar as palavras-chave centradas no cliente (essa é uma abordagem de longo prazo).
- Crie perfis de mídia social nas plataformas que seu público frequenta, como LinkedIn e Instagram.
- Vasculhe os quadros de empregos populares em seu nicho e lance todos os trabalhos com os quais seus serviços estão alinhados.
- Existem dezenas de métodos viáveis para gerar novos clientes e tráfego para o seu site. O importante não é se espalhar demais, mas sim experimentar abordagens até encontrar uma que funcione e execute regularmente todos os dias.
5. Faça o trabalho!
Agora que você gerou seus primeiros clientes, é hora de fazer o trabalho. É importante que você vá além dos seus resultados, especialmente para seus primeiros clientes.
Fornecer um trabalho consistentemente excelente pode levar a depoimentos que você pode colocar em seu site e, potencialmente, a um trabalho de referência de seus clientes satisfeitos.
A essa altura, você já está bem equipado para começar a vender seus serviços online. É importante lembrar que este é um jogo de longo prazo e tudo sobre consistência.