Como criar seu plano de desenvolvimento pessoal?

Uma boa forma de você investir no desenvolvimento pessoal é criando um plano para desenvolvê-lo e te ajudar a ser uma pessoa mais positiva e feliz. Para isso, o plano de desenvolvimento pessoal te ajuda a encontrar o seu potencial máximo como pessoa e indivíduo.

Agora, não adianta entender essa jornada e não pôr em prática, certo? Embora o PDP demande esforço e dedicação, é recompensador ao final do processo.

Para realizá-lo, os pré-requisitos incluem definição de metas, planejamento e autoconhecimento.

Antes de começarmos, caso sua internet esteja com problemas em carregar esta página, clique aqui para fazer o download desse conteúdo em PDF.

O que é o plano de desenvolvimento pessoal?

 

O plano de desenvolvimento pessoal, ou PDP, é um conjunto de ações projetadas para aprimorar competências e habilidades

Ele é desenvolvido para ajudar a planejar sua carreira, gerenciando o seu desempenho para saber em detalhes onde você quer chegar como profissional, atingindo seu potencial máximo como indivíduo.

Afinal, na maioria das vezes, temos dificuldades para concretizar os sonhos por não nos prepararmos adequadamente para alcançá-los.

 

Por que o PDP é importante para sua carreira profissional?

 

Como o plano de desenvolvimento pessoal ajuda a estabelecer as ambições profissionais a serem alcançadas, ele fornece uma ideia clara sobre as ações dos colaboradores. 

Além disso, mostra os melhores para que você conquiste seus objetivos. 

No mais, permite identificar o que realmente é importante não só para o colaborador como também para a empresa.

Desse modo, você permanece motivado mesmo nos dias que se sente cansado e desanimado, e continua engajado nos cursos de treinamento e desenvolvimento porque isso ajuda em sua carreira.

Assim, as empresas se beneficiam quando você está aprendendo mais rápido e aplicando o seu conhecimento, contribuindo para a melhoria dos resultados organizacionais.

 

Como elaborar um plano de desenvolvimento pessoal?

 

1 – Defina metas

Sei que pode parecer clichê, mas não estaria aqui se não fosse importante, acredite!

Para criar e seguir seu plano, você primeiro deve começar a definir seus objetivos e ambições de carreira. Se forem muitos, é preciso selecionar os mais importantes para se concentrar e não perder o foco. 

Lembre-se: suas metas devem ser claras, realistas e, principalmente, alcançáveis, como aumentar em 25% o seu rendimento no segundo trimestre do ano, por exemplo.

 

2 – Saiba quais são suas habilidades e competências


O próximo passo do seu PDP é identificar as lacunas no desenvolvimento pessoal com base nas habilidades específicas para alcançar suas ambições. A partir daí, aja sobre os pontos fracos que estão te impedindo de alcançar o seu objetivo.

Uma boa prática para preencher essas lacunas é fazer uma autoavaliação completa e sincera de si mesmo. 

 

3 – Plano de ação

Por fim, escreva as ações práticas para que você se comprometa a desenvolver as áreas de interesse de modo a atingir os objetivos do seu plano de desenvolvimento pessoal.

É nesse momento que você deve definir o prazo das suas metas, colocando-o no seu calendário e olhando para ele todos os dias ao acordar para nunca se deixar desmotivar. 

Além disso, pergunte-se a cada dia: o que posso fazer para estar 1 passo mais perto do meu objetivo?”

 

Desafios do seu plano de desenvolvimento pessoal

 

Agora que você já sabe sua importância e o que é um PDP, é interessante também entender os desafios que vem a seguir. 

Para essa etapa do “como”, Stephanie propõe que você determine alguns desafios relacionados a cada objetivo.

“O desafio tem que te tirar da sua zona de conforto e te obrigar a aplicar a habilidade que você quer desenvolver”

Ou seja, o desafio não envolve atitudes como ler um post apenas, fazer um curso ou falar com pessoas mais experientes – tudo isso servirá apenas de suporte na sua jornada, mas pôr em prática tudo que  foi aprendido.

Nessas horas, a dica é arriscar. Dê uma palestra ou seja a pessoa que apresenta resultados em uma grande reunião pela primeira vez, por exemplo.

Como eu já te mostrei, o PDP é uma ferramenta bem eficiente, pode mudar sua vida e ajuda a melhorar também seu plano de carreira.

Agora que você já tem todas as dicas de como criar seu próprio plano de desenvolvimento pessoal e entende quais são seus desafios, tá esperando o quê para começar?

Para mais conteúdos como este, assine nossa newsletter, me siga nas suas redes sociais e deixe um feedback aqui embaixo!

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira