24 de September de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Como criar conteúdo para se posicionar no mercado

E aí, jovem?

Trouxe para vocês hoje um guia sobre como criar um conteúdo bom o suficiente para te posicionar de maneira relevante no mercado de trabalho e de vendas.

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de levar as pessoas a falar sobre seus produtos, serviços e sua empresa. É também uma ótima maneira de envolver seus clientes e talvez até criar uma comunidade. (Além disso, você sempre pode usar o aumento de SEO resultante.)

 

Por onde começar?

 

Uma estratégia de marketing de conteúdo é um roteiro que não apenas informa o que você vai criar, mas como vai criá-lo, distribuí-lo e, finalmente, usá-lo para atrair, reter e converter leitores e espectadores em clientes.

Cada parte do seu marketing de conteúdo possui nuances e detalhes exclusivos que você não vai querer perder. Então, vamos olhar para cada parte do processo e para um mergulho ainda mais profundo sobre como criar conteúdos relevantes que não caem em obsolência.

1 – Defina o objetivo do seu conteúdo

person holding black and green compass pointing to west

Antes de olhar para o que você criará, você precisa responder porque está criando.

Todo conteúdo começa com um objetivo.

Como você medirá o sucesso de sua campanha?

É com tráfego?

Novos assinantes?

Downloads de aplicativos?

Conversões?

Ações sociais e engajamento?

Visualizações de vídeo?

Downloads de podcast?

Vendas?

Autor de best-seller, comerciante prolífico e empresário Seth Godin explica a importância de entender o seu porquê desde o início.

 

“Você tem a liberdade de fazer essas escolhas no início, quando elas são gratuitas, rápidas e fáceis. Mais tarde, quando você se comprometer com outras pessoas e com você”.

 

É fácil se envolver com todas as táticas do marketing de conteúdo, mas sem uma estratégia unificadora – um forte porquê, não importa o que você crie, ele vai cair.

A compreensão do seu objetivo desde o início orientará outras decisões importantes à medida que você desenvolve seu nicho de conteúdo. Tais como, o que estamos fazendo? E onde vamos distribuir nosso conteúdo? Como Godin explica, sua estratégia é como construir um navio. Você precisa saber para onde vai navegar. Como ele enfatiza: “Combinar o que você constrói com o que você coloca é mais importante do que o que você constrói em primeiro lugar. É por isso que precisamos começar entendendo o que é isso.”

Essencialmente, atraindo novos leitores para o seu blog (conteúdo) e convertendo-os em assinantes de e-mail, que mais tarde podem ser aquecidos em clientes pagantes, enquanto o restante da equipe trabalha para criar relacionamentos com os assinantes.

Depois que você tiver esse objetivo maior em prática, é mais fácil determinar, com base nas informações, quantos leitores ou ouvintes, espectadores, usuários você precisará atrair para o conteúdo que está publicando, para atingir seu objetivo inicial.

O número de pessoas que você precisa trazer para o seu blog é sua meta de tráfego.

E, a fim de atrair tráfego suficiente para atingir sua meta, você precisará promover seu conteúdo – distribuições de desembarque para publicações, obter menções nos principais blogs do setor, ter influenciadores compartilhando com seus seguidores e assim por diante.

2 – Entenda sua audiência

Photo Of Man Holding Mic

Depois de ter uma conexão clara com o motivo de criar conteúdo, o próximo passo na criação do seu conteúdo é entender exatamente quem vai ver, ouvir ou assistir o conteúdo que você cria.

O conteúdo eficaz não é produzido no vácuo a partir de uma lista de tópicos sobre os quais você deseja escrever ou falar pessoalmente, é divulgado ao público com o envolvimento, o feedback e a direção do seu público. A melhor estratégia é projetada para responder às perguntas mais prementes do seu público-alvo – educá-las e transformá-las.

No entanto, a única maneira de seu conteúdo se conectar o suficiente com as pessoas para compartilhá-las e ajudá-lo a alcançar seus objetivos é falar diretamente com elas. Você precisa ter empatia e compreensão pela situação deles.

3 – Criando suas personas de audiência

shallow focus photography of woman outdoor during day

Agora, vamos falar sobre as personas da audiência – as representações fictícias e generalizadas de seus clientes ideais. Essas personas são construídas com o objetivo de internalizar quem é seu cliente ideal e fornece uma idéia de como se relacionar com essas pessoas como seres humanos reais. Para cada pessoa do público que você está criando, escreva seus atributos em uma lista.

Em seguida, você deseja visualizar exatamente quem é essa pessoa. Um site de fotografia como Unsplash ou Pexels é mais recomendado para encontrar uma foto da pessoa que você acabou de descrever. Pode parecer um pouco bobo, mas isso ajudará seriamente a solidificar sua visão e criar mais uma conexão entre você e seu público ideal.

Por fim, você deve escrever uma história sobre eles no formato de parágrafo, que realmente descreva o ambiente e os sentimentos em que sua persona vive. Dê-lhes um nome e descreva suas atividades diárias.

 

Como o seu conteúdo não apenas se encaixa, mas é encontrado e reconhecido por essa pessoa?

 

Eles estão pesquisando no Google ou usam sites da comunidade como o Quora ou o Reddit para obter respostas e ideias?

Eles são usuários pesados ​​do Facebook ou passam a maior parte do tempo em aplicativos como o Instagram?

Talvez eles não passem muito tempo online e prefiram participar de eventos presenciais, conferências do setor, discussões em grupo?

Esteja presente onde seu público já existe

 

Essas são questões críticas a serem abordadas durante seus primeiros dias de criação de conteúdo, para que você possa maximizar suas oportunidades de colocar seu conteúdo na frente do seu público-alvo ideal – onde eles já estão gastando seu tempo.

Além disso, é importante lembrar que você pode ter mais de um público.

Embora você não queira que seu público-alvo ideal seja muito amplo e diversificado, principalmente nos primeiros dias de sua empresa. No entanto, desde que você entenda quem é seu público e siga essa etapa, poderá criar um ótimo conteúdo para eles.

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Por que você precisa do marketing pessoal independente da sua profissão?

4 de maio de 2020

4 de maio de 2020

Pesquise no Google seu nome e veja o que aparece. Você gosta do que vê? Você confiaria nessa pessoa? Há...

Como fazer um portfólio ?

27 de abril de 2020

27 de abril de 2020

Fala, jovem!   vamos começar, o portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa)...

Marketing pessoal para profissionais da beleza

6 de abril de 2020

6 de abril de 2020

O ramo da beleza, por si só, é uma área extremamente competitiva. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira...

5 dicas para conseguir o primeiro emprego!

26 de julho de 2021

26 de julho de 2021

Conseguir o primeiro emprego pode ser gratificante, mas o processo é sempre um desafio. Em tempos de crise econômica, as...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

Qual a diferença entre marketing pessoal e marca pessoal?

27 de janeiro de 2021

27 de janeiro de 2021

Para baixar este post completo, clique aqui! Você sabe qual a diferença entre sua marca pessoal e o seu marketing...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

10 dicas para aprender um novo idioma sozinho

11 de maio de 2020

11 de maio de 2020

Em um mundo altamente globalizado, a relação entre empresas no ramo internacional se tornou ainda maior. Isso significa que muitos...

Como demitir um funcionário corretamente ?

17 de fevereiro de 2020

17 de fevereiro de 2020

Demitir um funcionário… Já passou por esta desagradável experiência? Existe uma tarefa que precisa ser cumprida nas empresas, mas que...

Como criar autoridade e se tornar um digital influencer no Clubhouse?

8 de fevereiro de 2021

8 de fevereiro de 2021

A nova rede social do momento poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade na Clubhouse....

7 maneiras para evoluir profissionalmente!

14 de janeiro de 2020

14 de janeiro de 2020

Evoluir profissionalmente é um desafio em tanto, para qualquer pessoa que almeje uma carreira de sucesso, por isso hoje escrevi...

Como divulgar seus serviços corretamente na internet

14 de julho de 2020

14 de julho de 2020

E aí, jovem? Você levou algum tempo para aprender uma habilidade comercializável e agora deseja começar a vender seus serviços...

Como as habilidades sociais podem te dar destaque?

1 de maio de 2020

1 de maio de 2020

Habilidades sociais, também chamadas de “habilidades interpessoais”, são aquelas que usamos para interagir e nos comunicar com outras pessoas. Essas...

11 atitudes para quem quer ter sucesso profissional

3 de fevereiro de 2020

3 de fevereiro de 2020

Você sabe quais atitudes você precisa ter para obter sucesso profissional? Neste texto, vou te dar 12 boas dicas sobre...

Otimizando seu perfil no Linkedin

31 de julho de 2020

31 de julho de 2020

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O...

   

Cadastre em nossa Newsletter