16 de January de 2022 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Como criação de conteúdo pode fazer ser visto pelo mercado?

Fala, jovem!

No texto de hoje, iremos falar um pouco sobre criação de conteúdo e como, através dele, você pode ser visto pelo mercado.

A criação de conteúdo é a responsabilidade que consome mais tempo dos profissionais de marketing de conteúdo de hoje.  A criação de conteúdo é nada mais que o processo de identificar um novo tópico sobre o qual você deseja escrever, decidir qual modelo você deseja que o conteúdo assuma, formalizar sua estratégia (palavra-chave ou não) e depois produzi-lo.

Além disso, a maioria dos processos de criação de conteúdo envolve rodadas completas de edições com outras partes interessadas antes que o conteúdo esteja devidamente pronto para publicação. Então, vamos aos primeiros passos?

Crie conteúdos relevantes

Person Using Laptop Computer

Apesar de parecer uma dica genérica, acredite: não é.

A criação de conteúdo não se resume a um conteúdo impensado e sem estudo de marketing, ou pior, da própria plataforma que você busca dominar.

Como o conteúdo pode assumir várias formas – postagem no blog, vídeo, eBook, Tweet, infográfico, anúncio, para citar alguns – o processo de criação de conteúdo é diferenciado e nem sempre tão simples quanto parece.

Mas fazê-lo bem pode realmente afetar seus negócios. De fato, pesquisas recentes comprovam que a criação de conteúdo educacional de qualidade aumenta a probabilidade em 131% dos clientes comprarem da sua empresa. E é esse o tipo de crescimento que busco elucidar para meus leitores, que é o que eles devem almejar.

E como fazer isso?

person holding pencil near laptop computer

As idéias de conteúdo podem vir de vários lugares, tanto na equipe de conteúdo, como nos clientes, em outras partes interessadas da empresa, em novos dados ou em algo que o inspire.

E, dependendo do objetivo da parte do conteúdo, decidir o ângulo correto a ser adotado em um tópico específico pode ser um desafio. Por exemplo, se você tiver a tarefa de criar conteúdo que realce um novo recurso do produto, poderá ter uma ideia básica do que precisa produzir.

No entanto, se sua tarefa for mais ampla, por exemplo, escrever um conteúdo em estágio inicial que direcione o tráfego orgânico para o seu site, talvez seja necessário investigar outros métodos para obter idéias de conteúdo. Nesse texto estão alguns métodos que ajudarão a impulsionar sua criatividade e a encontrar abordagens inovadoras e eficazes para possíveis partes do conteúdo. E, de bônus, aqui vão algumas dicas a mais:

  • Encontre oportunidades através da pesquisa de palavras-chave. A pesquisa de palavras-chave é uma maneira fantástica de descobrir como seu público está falando sobre um tópico. Além disso, a pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir novas oportunidades de conteúdo que você pode não ter considerado por conta própria.
  • Solicite feedback do cliente. Pedir aos clientes pode parecer uma maneira simples de se ter uma idéia, mas muitas vezes há perguntas sem resposta sobre o seu produto ou o espaço que você pode responder. A criação de conteúdo para essas perguntas terá um efeito direto e significativo nos clientes existentes.
  • Coloque-se no lugar do seu público. Como profissional de marketing, sua primeira responsabilidade é entender seu cliente. Portanto, quando você estiver procurando por novas idéias, pense no que seu cliente pode achar atraente, interessante ou útil. Em seguida, explore como essas idéias podem funcionar com sua estratégia de conteúdo.
  • Faça um brainstorm com grupos em sua organização. O seu conhecimento em toda a organização é uma ferramenta poderosa a ser utilizada ao apresentar novas idéias de conteúdo. Por exemplo, sua equipe de suporte ao cliente tem muitas informações sobre os problemas do dia-a-dia. Sua equipe de vendas possui um vasto conhecimento sobre quais soluções os clientes em potencial precisam de você ou desejam ouvir mais. Tocar em outros grupos da sua organização ajudará a identificar idéias de conteúdo que atendem às necessidades de seus clientes (e de possíveis clientes).
  • Investigue sobre o que seus concorrentes estão escrevendo. Como criador de conteúdo, você deve sempre estar ciente dos tópicos sobre os quais seus concorrentes nomeados e não nomeados estão escrevendo em seu espaço. Compreender como seus concorrentes abordam um tópico o ajudará a diferenciar a voz, a abordagem e o conteúdo da sua marca, identificar lacunas na estratégia de conteúdo e ajudar seu conteúdo a se destacar no processo de vendas.

Depois de concluir essa fase e saber sobre o que deseja produzir, a próxima etapa é planejar e descrever o que você criará.

Planejamento

Person in Blue Shirt Wearing Brown Beanie Writing on White Dry Erase Board

O primeiro passo no planejamento do seu conteúdo é decidir qual a forma que você deseja que ele assuma. Algumas ideias serão mais fortes se forem representadas visualmente e podem justificar um infográfico ou vídeo. Outras partes do conteúdo podem ser mais adequadas para texto sem formatação. Para eles, uma postagem no blog, artigo ou eBook pode ser a melhor forma.

Você pode obter muitas informações investigando quais tipos de conteúdo já foram criados em torno do seu tópico. Por exemplo, digite sua ideia de tópico (ou palavra-chave) no Google e veja que tipo de conteúdo aparece na página um. Existem vídeos? Os URLs vinculam de volta aos infográficos? As imagens aparecem na SERP? Saber quais tipos de conteúdo já existem em torno do seu tópico deve ajudar a informar sua decisão sobre o tipo de conteúdo a ser feito.

Além disso, durante as etapas de planejamento, verifique se está fazendo uma pesquisa de palavras-chave apropriada em torno do seu tópico. Ao criar conteúdo da Web, você precisará selecionar uma palavra-chave para segmentar, para poder integrar a palavra-chave adequadamente ao seu conteúdo enquanto escreve, não após o fato.

 

 Aqui estão algumas outras perguntas que recomendamos durante a fase de planejamento:

aerial view of green and brown land

  • Qual persona estou segmentando com este conteúdo?
  • Em que estágio da jornada do comprador esse conteúdo será abordado?
  • Quanto tempo e dinheiro posso investir na criação deste conteúdo?
  • De que assistência ou recursos adicionais precisarei (um designer para criar um infográfico, um produtor de vídeo para filmar um roteiro etc.) para executar minha visão?
  • O conteúdo que estou criando é oportuno? Ou esse conteúdo é permanente?
  • Como esse conteúdo se encaixa no esquema mais amplo da minha estratégia de conteúdo?
  • Quais públicos ou grupos de clientes esse conteúdo ajudará?
  • Quem na minha organização esse conteúdo ajudará?

Depois de ter seu plano em prática, você poderá começar a criar seu conteúdo.

Criando

creative decor

Ah, finalmente chegou a hora de criar seu conteúdo!

Nesta parte você já é profissional. Utilize os planos que você fez e as ideias que você fez para produzir um produto final fenomenal.

Se você configurou as etapas 1 e 2 de maneira eficaz, deve ter tudo o que precisa para criar um conteúdo incrível.

Mas, ao escrever, filmar, projetar ou produzir, lembre-se de que a criação de conteúdo é um processo vivo e respiratório. Se você perceber que algo está errado com o ângulo que você decidiu adotar ou com o formato do conteúdo que você decidiu, não tenha medo de dar um passo atrás. Esse processo deve ser fluído e pode precisar de ajustes à medida que você obtém novas informações sobre seus clientes, público e até mesmo tecnologia.

Uma boa estratégia de conteúdo possui um sólido processo de criação, além de um plano de promoção para pré e pós-lançamento. Seu trabalho como profissional de marketing de conteúdo é ver cada parte do conteúdo em sua jornada completa. Portanto, não deixe o processo de criação desviar sua estratégia de distribuição e promoção pós-publicação, que são igualmente importantes.

Cada parte do conteúdo que você cria é uma experiência. Através do monitoramento e medição adequados de seu desempenho, você será capaz de dizer o que funciona para você e sua organização. Use esse conhecimento para informar seus esforços ao iniciar o processo de criação novamente para o seu próximo conteúdo.

E qual é a importância de tudo isso? Bem, uma criação de conteúdo perfeitamente contextualizada e estrategicamente planejada pode resultar em uma excelente autoridade digital. E, portanto, um nome de relevância não só no meio digital, mas também no mundo dos negócios e o próprio mercado.

 

Deixe seu comentário

Related Posts

10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019 1

Hoje eu trouxe uma lista de cursos gratuitos, para você melhorar sua carreira e se manter atualizado. Com todos momento...

11 atitudes para quem quer ter sucesso profissional

3 de fevereiro de 2020

3 de fevereiro de 2020

Você sabe quais atitudes você precisa ter para obter sucesso profissional? Neste texto, vou te dar 12 boas dicas sobre...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

Como criar autoridade e se tornar um digital influencer no Clubhouse?

8 de fevereiro de 2021

8 de fevereiro de 2021

A nova rede social do momento poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade na Clubhouse....

Principais habilidades para 2022: como aplicá-las?

3 de janeiro de 2022

3 de janeiro de 2022

O Ano Novo chegou, mas a crise econômica é velha conhecida nossa; com a pandemia em alta e a recessão...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

Como agregar valor ao seu serviço?

14 de dezembro de 2021

14 de dezembro de 2021

O conceito de venda com valor agregado é popular há vários anos. O problema real, porém, é que no mercado...

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019 1

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

Como criar conteúdo para se posicionar no mercado

17 de julho de 2020

17 de julho de 2020

E aí, jovem? Trouxe para vocês hoje um guia sobre como criar um conteúdo bom o suficiente para te posicionar...

4 dicas para você se destacar em processos seletivos

12 de janeiro de 2021

12 de janeiro de 2021

Com o mercado de trabalho inchado e sobrecarregado, está cada vez mais difícil encontrar boas vagas de emprego. Por conta...

Habilidades sociais que você deve ter para o futuro

7 de julho de 2020

7 de julho de 2020

O que são habilidades sociais e por que são essenciais para o sucesso no local de trabalho?  As habilidades sociais,...

7 dicas para se comunicar bem na internet

15 de janeiro de 2021

15 de janeiro de 2021

A cada ano, os consumidores de mídias digitais se tornam mais exigentes em relação ao material que encontram disponível na...

Como ser mais criativo?

3 de julho de 2020

3 de julho de 2020

E aí, jovem? Se você está aqui, significa que você pode estar sentindo algum tipo de bloqueio ou queira aguçar...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

7 de abril de 2021

7 de abril de 2021

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio...

   

Cadastre em nossa Newsletter