Fala, jovem!
No texto de hoje, iremos falar um pouco sobre criação de conteúdo e como, através dele, você pode ser visto pelo mercado.
A criação de conteúdo é a responsabilidade que consome mais tempo dos profissionais de marketing de conteúdo de hoje. A criação de conteúdo é nada mais que o processo de identificar um novo tópico sobre o qual você deseja escrever, decidir qual modelo você deseja que o conteúdo assuma, formalizar sua estratégia (palavra-chave ou não) e depois produzi-lo.
Além disso, a maioria dos processos de criação de conteúdo envolve rodadas completas de edições com outras partes interessadas antes que o conteúdo esteja devidamente pronto para publicação. Então, vamos aos primeiros passos?
Crie conteúdos relevantes
Apesar de parecer uma dica genérica, acredite: não é.
A criação de conteúdo não se resume a um conteúdo impensado e sem estudo de marketing, ou pior, da própria plataforma que você busca dominar.
Como o conteúdo pode assumir várias formas – postagem no blog, vídeo, eBook, Tweet, infográfico, anúncio, para citar alguns – o processo de criação de conteúdo é diferenciado e nem sempre tão simples quanto parece.
Mas fazê-lo bem pode realmente afetar seus negócios. De fato, pesquisas recentes comprovam que a criação de conteúdo educacional de qualidade aumenta a probabilidade em 131% dos clientes comprarem da sua empresa. E é esse o tipo de crescimento que busco elucidar para meus leitores, que é o que eles devem almejar.
E como fazer isso?
As idéias de conteúdo podem vir de vários lugares, tanto na equipe de conteúdo, como nos clientes, em outras partes interessadas da empresa, em novos dados ou em algo que o inspire.
E, dependendo do objetivo da parte do conteúdo, decidir o ângulo correto a ser adotado em um tópico específico pode ser um desafio. Por exemplo, se você tiver a tarefa de criar conteúdo que realce um novo recurso do produto, poderá ter uma ideia básica do que precisa produzir.
No entanto, se sua tarefa for mais ampla, por exemplo, escrever um conteúdo em estágio inicial que direcione o tráfego orgânico para o seu site, talvez seja necessário investigar outros métodos para obter idéias de conteúdo. Nesse texto estão alguns métodos que ajudarão a impulsionar sua criatividade e a encontrar abordagens inovadoras e eficazes para possíveis partes do conteúdo. E, de bônus, aqui vão algumas dicas a mais:
- Encontre oportunidades através da pesquisa de palavras-chave. A pesquisa de palavras-chave é uma maneira fantástica de descobrir como seu público está falando sobre um tópico. Além disso, a pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir novas oportunidades de conteúdo que você pode não ter considerado por conta própria.
- Solicite feedback do cliente. Pedir aos clientes pode parecer uma maneira simples de se ter uma idéia, mas muitas vezes há perguntas sem resposta sobre o seu produto ou o espaço que você pode responder. A criação de conteúdo para essas perguntas terá um efeito direto e significativo nos clientes existentes.
- Coloque-se no lugar do seu público. Como profissional de marketing, sua primeira responsabilidade é entender seu cliente. Portanto, quando você estiver procurando por novas idéias, pense no que seu cliente pode achar atraente, interessante ou útil. Em seguida, explore como essas idéias podem funcionar com sua estratégia de conteúdo.
- Faça um brainstorm com grupos em sua organização. O seu conhecimento em toda a organização é uma ferramenta poderosa a ser utilizada ao apresentar novas idéias de conteúdo. Por exemplo, sua equipe de suporte ao cliente tem muitas informações sobre os problemas do dia-a-dia. Sua equipe de vendas possui um vasto conhecimento sobre quais soluções os clientes em potencial precisam de você ou desejam ouvir mais. Tocar em outros grupos da sua organização ajudará a identificar idéias de conteúdo que atendem às necessidades de seus clientes (e de possíveis clientes).
- Investigue sobre o que seus concorrentes estão escrevendo. Como criador de conteúdo, você deve sempre estar ciente dos tópicos sobre os quais seus concorrentes nomeados e não nomeados estão escrevendo em seu espaço. Compreender como seus concorrentes abordam um tópico o ajudará a diferenciar a voz, a abordagem e o conteúdo da sua marca, identificar lacunas na estratégia de conteúdo e ajudar seu conteúdo a se destacar no processo de vendas.
Depois de concluir essa fase e saber sobre o que deseja produzir, a próxima etapa é planejar e descrever o que você criará.
Planejamento
O primeiro passo no planejamento do seu conteúdo é decidir qual a forma que você deseja que ele assuma. Algumas ideias serão mais fortes se forem representadas visualmente e podem justificar um infográfico ou vídeo. Outras partes do conteúdo podem ser mais adequadas para texto sem formatação. Para eles, uma postagem no blog, artigo ou eBook pode ser a melhor forma.
Você pode obter muitas informações investigando quais tipos de conteúdo já foram criados em torno do seu tópico. Por exemplo, digite sua ideia de tópico (ou palavra-chave) no Google e veja que tipo de conteúdo aparece na página um. Existem vídeos? Os URLs vinculam de volta aos infográficos? As imagens aparecem na SERP? Saber quais tipos de conteúdo já existem em torno do seu tópico deve ajudar a informar sua decisão sobre o tipo de conteúdo a ser feito.
Além disso, durante as etapas de planejamento, verifique se está fazendo uma pesquisa de palavras-chave apropriada em torno do seu tópico. Ao criar conteúdo da Web, você precisará selecionar uma palavra-chave para segmentar, para poder integrar a palavra-chave adequadamente ao seu conteúdo enquanto escreve, não após o fato.
Aqui estão algumas outras perguntas que recomendamos durante a fase de planejamento:
- Qual persona estou segmentando com este conteúdo?
- Em que estágio da jornada do comprador esse conteúdo será abordado?
- Quanto tempo e dinheiro posso investir na criação deste conteúdo?
- De que assistência ou recursos adicionais precisarei (um designer para criar um infográfico, um produtor de vídeo para filmar um roteiro etc.) para executar minha visão?
- O conteúdo que estou criando é oportuno? Ou esse conteúdo é permanente?
- Como esse conteúdo se encaixa no esquema mais amplo da minha estratégia de conteúdo?
- Quais públicos ou grupos de clientes esse conteúdo ajudará?
- Quem na minha organização esse conteúdo ajudará?
Depois de ter seu plano em prática, você poderá começar a criar seu conteúdo.
Criando
Ah, finalmente chegou a hora de criar seu conteúdo!
Nesta parte você já é profissional. Utilize os planos que você fez e as ideias que você fez para produzir um produto final fenomenal.
Se você configurou as etapas 1 e 2 de maneira eficaz, deve ter tudo o que precisa para criar um conteúdo incrível.
Mas, ao escrever, filmar, projetar ou produzir, lembre-se de que a criação de conteúdo é um processo vivo e respiratório. Se você perceber que algo está errado com o ângulo que você decidiu adotar ou com o formato do conteúdo que você decidiu, não tenha medo de dar um passo atrás. Esse processo deve ser fluído e pode precisar de ajustes à medida que você obtém novas informações sobre seus clientes, público e até mesmo tecnologia.
Uma boa estratégia de conteúdo possui um sólido processo de criação, além de um plano de promoção para pré e pós-lançamento. Seu trabalho como profissional de marketing de conteúdo é ver cada parte do conteúdo em sua jornada completa. Portanto, não deixe o processo de criação desviar sua estratégia de distribuição e promoção pós-publicação, que são igualmente importantes.
Cada parte do conteúdo que você cria é uma experiência. Através do monitoramento e medição adequados de seu desempenho, você será capaz de dizer o que funciona para você e sua organização. Use esse conhecimento para informar seus esforços ao iniciar o processo de criação novamente para o seu próximo conteúdo.
E qual é a importância de tudo isso? Bem, uma criação de conteúdo perfeitamente contextualizada e estrategicamente planejada pode resultar em uma excelente autoridade digital. E, portanto, um nome de relevância não só no meio digital, mas também no mundo dos negócios e o próprio mercado.