Como causar uma boa primeira impressão?

E se eu te dissesse que você tem apenas 30 segundos para passar uma boa primeira impressão para alguém que acaba de conhecer?

Você conseguiria?

Ficaria nervoso?

Gaguejaria?

Bem, aqui vai a bomba: É exatamente isso que acontece!

 

Estudos comprovam que o cérebro humano precisa, em média, de 30 segundos para tirar conclusões sobre outras pessoas em áreas como confiabilidade, competência, carisma, honestidade e moralidade.

 

Segundo Vivian Zayas, docente de Psicologia na Universidade Cornell, essa tendência vem sendo aperfeiçoada desde os tempos dos nossos ancestrais hominídeos, que precisavam identificar inimigos e aliados em potencial no menor tempo possível para garantir a sua sobrevivência e a do seu bando.

 

Apesar de não ser infalível, a maior parte de nós confia nesses instintos primitivos até hoje e, ainda que falhem algumas vezes, são as primeiras impressões que moldam a ideia que temos de alguém e as nossas atitudes perante aquela pessoa.

 

Afinal, quem nunca olhou para alguém e sentiu que não se daria bem com aquela pessoa e, por conta disso, resolveu se manter longe dela? Ou percebeu, ao bater os olhos em outrem, que vocês seriam grandes amigos e, por isso, o chamou para o happy hour com a galera? Sendo correto ou não, quem não tira conclusões precipitadas, que atire a primeira pedra.

 

Mas quando tiram conclusões precipitadas sobre nós, especialmente quando somos novos em algum lugar, é sempre desconfortável e nos faz sentir como se não nos encaixássemos ali. Por isso, o que fazer para deixar uma primeira impressão forte para aqueles que ainda não te conhecem?

 

1. Saiba quem você quer impressionar

primeira-impressao

A primeira consideração que você precisa fazer ao tentar causar uma impressão positiva é entender o contexto no qual está inserido. 

 

Você quer impressionar alguém em um encontro romântico?

Ou em uma entrevista de emprego?

Ou, ainda, quer deixar sua marca para seus novos colegas de classe?

Cada uma dessas situações exige de você uma preparação diferente.

 

A escolha de roupas, certamente, não será a mesma para um jantar ou uma entrevista no banco, e as palavras que você selecionará para falar com seus colegas não serão as mesmas para manter uma conversa com seu chefe. 

 

Além disso, em uma situação mais profissional, é sempre melhor já chegar sabendo algo sobre o contratante e a empresa, pois isso ajuda a passar a imagem de alguém interessado e proativo.

 

Entenda: É a situação quem dita as regras do jogo – e você precisa estar pronto para jogar!

 

Saber quem você deseja impressionar te ajuda a se preparar com antecedência, reduzindo as chances de cometer alguma gafe.

 

2. Seja simpático

primeira-impressao, acordo, ajudar

Todos temos dias ruins e ficamos carrancudos as vezes, mas se alguém nos conhece num dia como este, provavelmente não terá uma avaliação muito positiva para fazer sobre nós.

 

E não é que as pessoas sejam insensíveis ou não queiram nos dar colher de chá, mas como seres sociais, as pessoas filtram nossas expressões faciais a fim de saber se somos uma ameaça ou não.

 

Em decorrência disso, pessoas bem-humoradas possuem mais chances de causar impactos positivos nos filtros alheios, ao passo que pessoas que aparentam ser mais grosseiras passam uma mensagem mais negativa, como alguém com quem devemos ter cuidado.

 

Além de nossas expressões, nossa linguagem corporal também é computada. Por isso, se você almeja marcar os outros como alguém simpático, evite braços, mãos e pernas cruzadas, pois isso passa a imagem de alguém inacessível e difícil.

 

Opte por adotar posturas e atitudes mais receptivas e calorosas. Sorrisos, contatos visuais e apertos de mão firmes podem ser boas maneiras de passar uma ideia positiva de si.

 

3. Procure coisas em comum

primeira-impressao

Quando conhecemos uma pessoa nova, tendemos a gostar dela mais rapidamente quando descobrimos as coisas que temos em comum.

 

Usamos o mesmo estilo de sapatos?

Passamos a infância na mesma região?

Gostamos dos mesmos pratos?

 

Nosso cérebro processa essas informações como positivas e promove uma conexão quase instantânea com o outro.

 

As vezes, entretanto, estamos jogando em um campo que não conhecemos e levamos mais tempo para descobrir as compatibilidades que possuímos.

 

Quando isso acontece, o melhor que podemos fazer é apostar nas velhas, mas boas, frases coringas.

 

Em uma situação profissional, por exemplo, fale sobre o tempo, o trânsito ou as notícias recentes, depois passe para o motivo de uma reunião que aconteceu ou acontecerá. É provável que a conversa flua facilmente a partir daí.

 

Além disso, evite assuntos polêmicos. Política, futebol, religião e coisas afins podem gerar atritos desnecessários e queimar seu filme logo de cara.

 

Apesar de trivial, é sempre melhor falar sobre as banalidades do que sobre algo que poderá colocar sua reputação em risco.

 

4. Tire o foco de si e preste atenção às reações alheias

acordo, ajudar

Quando somos novos em algum lugar, tendemos a ser o centro das atenções por algum tempo.

 

Há quem ache ótimo e sinta-se à vontade nessa situação, mas se você quer causar uma boa impressão, a melhor opção é tirar o foco de si.

 

Além de as pessoas terem o pé atrás com aquelas que gostam de aparecer demais, elas preferem estar perto de quem se importa em fazer os outros se sentirem parte do ambiente.

 

Ouvir mais e falar menos em uma conversa, ter empatia e ser simpático pode ser um ótimo jeito de ser integrado mais rapidamente ao grupo.

 

5. Seja você mesmo

primeira-impressao

Não adianta tentar causar uma boa primeira impressão se você estiver fazendo um personagem: as pessoas percebem quando alguém está sendo genuíno ou não em poucos minutos de conversa.

 

Por isso, seja você mesmo. Não fique preocupado se está dizendo ou não a coisa certa, se seu cabelo irá agradar os outros ou se a cor da sua camisa lhe cai bem, pois os outros podem achar que você está escondendo algo, que não é autêntico ou, ainda, que não é confiável.

 

Além disso, não minta para agradar. Se trazem à tona algum filme, série ou artista que você não gosta, por exemplo, fale sobre algo neles que te agrada. O importante é que você esteja convencido disso para que, assim, convença os outros.

 

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira