Fala, jovem!
Talvez você não saiba, mas eu venho a muito tempo batendo nessa tecla chamada “imagem“, falando o quanto é importante para você e como construir a sua, agora venho neste post tirar mais uma dúvida que atormenta muita gente.
Como a sua imagem pode auxiliar na comunicação?
De acordo com estudos feitos pela Universidade da Cálifornia, sobre a primeira impressão, a imagem é composta por 55% aparência; 38% do modo de falar, incluindo entonação; altura e velocidade da voz e apenas 7% do conteúdo.
No livro “Qual é a sua imagem?”, mostra o quanto a primeira impressão é importante para fortalecer as relações na vida profissional e pessoal.
A imagem serve como uma das principais ferramentas para se alcançar algum objetivo com sucesso.
Já parou para pensar em até que ponto as primeiras impressões podem ser determinantes?
A maior ferramenta para comunicar a nossa marca pessoal é a nossa imagem.
Temos uma fração de segundos para criar uma boa primeira impressão.
A forma como nos vestimos, como cuidamos do visual e escolhemos os acessórios, diz muito mais do que imaginamos.
Quando uma imagem é bem elaborada, transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta.
Uma imagem bem cuidada aumenta a nossa autoconfiança e simultaneamente contribui para uma maior confiança que as pessoas têm em nós.
Quando trabalhamos com a consultoria de imagem de modo sério e aprofundado, compreendemos o quanto esses estudos têm valor e são reais.
Essas consultorias reforçam que “A nossa postura diz muito sobre a sensação de poder que temos ou não”.
Isso que a psicóloga e professora da Universidade de Harvard, Amy Cuddy, defendeu durante palestra no HSM, em São Paulo.
O corpo como ferramenta de comunicação
O corpo é a nossa ferramenta de comunicação pessoal, daí a importância da sua imagem no desenrolar de todo este processo e posicionamento que o marketing pessoal se responsabiliza trazendo outras estratégias, é como dizem “Você precisa ser para vestir”.
Ou seja, esta é a porta que abrimos aos outros para mostrar quem somos e o que queremos.
Veja, por exemplo:
O caso do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o uso de um acessório muito simples, como é o caso da cor da gravata vermelha e o impacto que ela tem na imagem, foi escolhida criteriosamente tendo em conta a mensagem que se quer passar e a percepção que se pretende dos eleitores.
No caso dele, uma gravata vermelha que simboliza poder, domínio e autoridade é a sua imagem de marca.
Agora que você sabe sabe a importância da sua imagem para a comunicação veja aqui algumas dicas para melhorar sua imagem tanto dentro da sua empresa quanto na sua vida pessoal.
1 – Planejamento
O primeiro passo para construir e/ou melhorar a imagem da empresa é o planejamento.
Para quem está começando o negócio, é importante já no plano de negócios estabelecer as diretrizes da área de comunicação e como a imagem será trabalhada e apresentada ao público.
Para as empresas já estão no mercado a mais tempo, mas precisam melhorar sua imagem, é preciso em primeiro lugar identificar quais os pontos falhos atualmente e planejar estratégias que revertam à imagem e agregue valor a empresa.
2 – Esteja presente
Hoje em dia, temos diversos modos de comunicação e divulgação para as empresas.
É primordial que você esteja presente onde seu público está.
Pesquise e faça o planejamento dos principais meios utilizados, aumentar sua presença nesses canais irá fazer com que os clientes e prospects lembrem-se constantemente de você, reforçando a sua imagem para eles.
3 – Diferencie
Mostre a seu público seus diferenciais perante a concorrência, ter atrativos únicos do setor pode ser vital para uma boa imagem da organização, fazendo com que ela seja lembrada de forma positiva pelos consumidores.
4 – Qualidade
O mercado anda cada vez mais competitivo, e muitas vezes, devido a isso as empresas acabam vendendo seus produtos e/ou serviços com valores baixos para atrair clientes, o que consequentemente afeta sua qualidade.
No entanto, uma premissa básica que pode influenciar na imagem da empresa é entregar ao cliente algo além do desejado.
Por isso, é importante não só manter a qualidade, mas mostrar ao cliente seus valores e diferenciais que façam valer a pena o valor cobrado.
5 – Cultura organizacional
Cultura organizacional é o conceito que envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade de uma empresa.
Nessa lógica, a cultura organizacional está diretamente relacionada ao sucesso ou ao fracasso de uma empresa e claro, melhorar a imagem da empresa passa pela cultura.
Se você está abrindo uma empresa ou simplesmente não se preocupou ainda em estabelecer uma cultura.
Dedique esforços para isso, estabeleça a missão e os valores da empresa, e crie um código de conduta que represente o que sua empresa acredita e como suas pessoas agem.
6 – Revise sua estratégia
De tempos em tempos é importante revisar a estratégia implementada e verificar se as ações estão alcançando os objetivos desejados. Mude sempre que for preciso para que a imagem percebida seja realmente a que a empresa deseja.