como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma boa autoavaliação e como é possível se tornar uma pessoa e profissional melhor!

Vamos começar?

O primeiro erro se manifesta quando na maioria das vezes só olhamos para os pontos fortes.

No entanto, para fazer uma boa avaliação de si mesmo, é preciso abaixar nosso ego e descer do pedestal, assim, reconhecendo não só nossa parte boa, mas também os aspectos que precisam ser desenvolvidos.

A autoavaliação nada mais é do que o exercício prático de lançar um olhar crítico sob as nossas próprias características esse também é considerado um de seus maiores benefícios, com o objetivo de conhecer pontos fortes, ou seja, aqueles que nos ajudam em nosso crescimento e progresso.

Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, bem como os pontos de melhoria.

Como isso pode me ajudar?

Não é simples, é uma tarefa que requer bastante disposição de nossa parte, pois só através dela teremos a oportunidade de ir além e desenvolver este poderoso processo de autoconhecimento, o que trará uma infinidade de benefícios à nossa vida.

Se autoavaliar é uma ferramenta importante, uma vez que nos mostra o que exatamente em nosso comportamento e atitudes precisamos melhorar e o que precisamos modificar ou eliminar definitivamente para que tenhamos a oportunidade de nos desenvolvermos e alcançarmos o nosso potencial infinito com a nossa inteligência emocional.

Por mais que seja um processo um tanto quanto difícil de ser realizado, teremos de lidar com a nossa luz e a nossa sombra interior, algo que não fomos preparados ao longo da nossa formação enquanto indivíduos para realizar.

Muito pelo contrário, sempre fomos ensinados que trabalhar o nosso autoconhecimento é algo que devemos sempre evitar, exemplo: quando nossos parentes mais velhos falam que ficar pensando em nossos defeitos é perda de tempo.

Quais são os benefícios da autoavaliação?

Fazer uma autoavaliação de tempos em tempos, nos ajuda a entender verdadeiramente quem somos, conhecendo os recursos internos que nos ajudam a sermos pessoas melhores em nosso dia a dia, alcançando resultados extraordinários, através de nossas melhores habilidades e competências e por meio da mudança dos comportamentos que nos prejudicam diretamente.

A autoavaliação é um exercício que oferece apenas consequências positivas.

Os benefícios da autoavaliação são muitos, e estão distribuídos por todos os setores da vida.

Exemplo:

  • estímulo ao desenvolvimento constante;
  • satisfação profissional e pessoal;
  • desenvolvimento pessoal e mais maturidade.

Agora a pergunta que não quer calar: como se auto avaliar?

1- Seja sincero consigo mesmo, caso contrário, só estará se enganando.

Nada adianta ficar tentando mascarar as características que precisam de melhorias e enaltecer os pontos fortes, uma vez que se você optar seguir por este caminho, perderá a oportunidade de conhecer verdadeiramente a efetividade desta ferramenta que é a autoavaliação.

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

2- Reflita sobre seus pontos fortes e quais precisam de melhorias.

Ao pensar em como sua vida está, tudo ao seu redor e em tudo o que você tem passado, é possível analisar o que tem sido positivo e o que não foi.

Essa reflexão serve para que você tenha uma percepção mais ampla sobre tudo aquilo que falei anteriormente, ou seja,

sobre suas maiores habilidades, competências e capacidades, sejam elas técnicas ou não técnicas.

São elas os recursos que lhe auxiliam em seu processo evolutivo, e quais os pontos que necessitam de observação, por estarem atrapalhando a sua performance pessoal e profissional.

3- treinar e não desistir.

Pode demorar um tempo para dominar a autoavaliação, principalmente se você nunca fez uma reflexão desse tipo antes.

Persista e nunca desista: com o treino, o processo se torna natural, enraizado.

Te torna uma pessoa mais forte e mais inteligente, a insistência é uma grande ferramenta de pessoas de sucesso.

4- Identifique seus pontos negativos com clareza.

Identificar seus sentimentos é também essencial para conseguir progredir com a autoavaliação, observe em quais momentos você fica mais agitado, estressado, ansioso ou angustiado.

Essas observações são capazes de te ajudar a detectar tudo o que eleva o seu medo, suas crenças limitantes e suas emoções negativas.

Dessa forma, é muito mais fácil aprender a lidar com todas essas questões, para que, aos poucos, outros sentimentos como satisfação, autoestima e otimismo façam cada vez mais parte da sua rotina.

5- Avalie e não julgue.

Avaliar algo é muito diferente de julgar ou acusar.

Um exercício que ajuda muito se você ainda tem dificuldades com confiança e autoestima é o da auto empatia.

Imagine que você está explicando para um amigo muito próximo quais são os pontos fortes e fracos dele.

Neste sentido, se ao realizar a autoavaliação você perceber que emoções negativas estão surgindo, que você está julgando suas atitudes e comportamentos demasiadamente.

O que você deve fazer é parar o exercício e repensá-lo, no sentido de voltar ao seu foco inicial, que é o de avaliar e elaborar estratégias de mudança e não de se culpar.

6- Sempre seja coerente com sua realidade.

Isso não tem a ver com sua sinceridade, mas sim com os exageros cometidos pela nossa falta de percepção de nós mesmos.

Esse é um dos grandes problemas que atinge os profissionais.

Como eu já tinha falado no início de nossa conversa, abaixe o seu ego, é fato que todos nós sempre nos vemos melhores do que realmente somos, então ponha os pés no chão.

Agora que você deu o primeiro passo para se tornar uma pessoa reflexiva e já sabe como fazer uma boa autoavaliação,

se pergunte: porque você ainda não deixou seu comentário e não me segue nas redes sociais para maiores respostas e menos problemas?

Acha que alguém precisa ler isso? Então compartilha e nos ajude a ajudar cada vez mais pessoas!

Basta copiar esse link https://diegodisse.com/autoavaliacao-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-fazer-da-forma-correta/

Gostou desse conteúdo? Então não seja mais um na manada, entre gratuitamente agora mesmo na minha lista VIP e tenha acesso aos conteúdos exclusivos e Dicas #DiegoDisse