1 de August de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

Atraindo as pessoas certas para o seu perfil no linkedin

Fala, jovem !

Para ter um bom perfil no LinkedIn atraindo assim as pessoas certas, a vários fatores devem ser levados em consideração. Vamos começar? 

Antes de irmos a fundo com boas dicas para atrair as pessoas certas para o seu linkedIn você precisa entender um pouco do que é essa plataforma poderosa.

 

O que é LinkedIn?

text

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios. Por isso, esse é o espaço da internet para você trabalhar o seu marketing pessoal e conseguir novas oportunidades de negócios.

São tantas pessoas, possibilidades e oportunidades reunidas em apenas um lugar que é um desperdício você não prestar atenção ao seu perfil no LinkedIn. Nele, você pode adquirir novos conhecimentos, conhecer bons profissionais que agregam valor ao seu trabalho e participar de discussões que o ajudarão a alavancar a sua carreira profissional. Mas atenção: o LinkedIn não é uma rede social que deve ser usada apenas por quem está procurando emprego.

 

Por que é importante ter um perfil no LinkedIn?

arte, brincadeiras, brincar

Essa rede social não é nenhuma novidade. Criada em 2003, a plataforma hoje em dia conta com mais de 300 milhões de usuários no mundo todo, que a utilizam como uma maneira de encontrar boas oportunidades de empregos e ampliar o networking em suas áreas de atuação.

O serviço também vem sendo cada vez mais aproveitado por empresas e recrutadores ou seja, se você quer atrair pessoas, profissionais da sua área ou recrutadores é essencial que você crie um perfil. Para se ter uma ideia, das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking Fortune 100, 90 se voltam para o LinkedIn para descobrir talentos e encontrar futuras contratações. Além disso, 30% dos recrutadores reconhecem-no como uma das fontes mais importantes na hora de contratar uma pessoa.

No Brasil, a rede conta com 20 milhões de usuários já cadastrados, figurando como um dos 5 principais mercados da empresa a nível mundial. Em nosso país, o segmento que mais cresce em número de perfis na rede social é o de estudantes. Isso porque muitos jovens já se deram conta de que ter um perfil no LinkedIn, em um futuro próximo, será tão ou até mesmo mais importante do escrever um bom currículo.

Convencido de que sua próxima oportunidade de trabalho, estágio ou emprego pode estar no LinkedIn? Então é necessário que fique claro que, por se tratar de uma rede social com objetivos estritamente profissionais, é preciso ter cuidado e zelo na hora de criar um perfil por lá. Confira algumas dicas preciosas para criar e administrar o seu!

Como criar um bom perfil no LinkedIn?

man holding tablet computer

Criar um perfil no LinkedIn é muito fácil: basta ter um endereço de e-mail válido e cadastrar-se por meio da página oficial da plataforma. Entretanto, não basta somente fazer seu perfil sem critério algum.

Lembre-se de que você está ali para dar um up em sua carreira, encontrar boas oportunidades, conhecer pessoas que podem vir a ser seus futuros chefes e interagir com gente da sua área de atuação. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a criar um bom perfil no Linkedin:

Foto de perfil

 

Nunca deixe seu perfil no LinkedIn sem foto. É importante que sua página profissional tenha um rosto, para que possíveis recrutadores não o vejam apenas como mais um hiperlink. Mas atenção: deixe aquela foto da balada, bar, praia ou com seu animalzinho de estimação para o Facebook ou Instagram.

Escolha uma foto que consiga passar um pouco de sua personalidade, mas também profissionalismo e responsabilidade. Lembre-se, você está ali com objetivos profissionais.

Experiências e habilidades

 

Mesmo que você ainda esteja estudando ou tenha poucas experiências profissionais, não se intimide! Descreva tudo o que você já fez, estágios, projetos dos quais fez parte, idiomas que domina, se já ganhou algum prêmio, se é autor de algum artigo ou projeto acadêmico, se já morou no exterior, etc.

Também descreva suas habilidades e características profissionais que possam ser relevantes para sua área. Tudo conta; por isso, não seja tímido nem tenha medo de parecer arrogante, mas tente fugir dos clichês e frases prontas.

Atividades extracurriculares e voluntárias

 

Esse item, apesar de não parecer, anda ganhando cada vez mais destaque entre recrutadores. Quem você é e o que você faz quando não está atuando profissionalmente? Quais são os seus valores? Pelo que você se interessa? Empresas e ONGs, sobretudo as mais inovadoras, buscam candidatos que tenham “a cara” delas. Por isso, mostre-a!

Recomendações

 

Existem campos específicos no LinkedIn para que pessoas que conhecem você, suas habilidades e características acadêmicas ou profissionais possam fazer recomendações, que ficam visíveis para quem acessar o seu perfil. Por isso, peça para que ex-chefes ou professores com quem você tem afinidade escrevam uma recomendação para você.

Conteúdo visual

 

O grande diferencial do Linkedin em comparação aos currículos “normais” é a possibilidade de montar infográficos ilustrados, com informações que você acha relevantes, bem como fazer o upload de fotos, vídeos, apresentações e projetos de design. Você se orgulha daquela apresentação que montou para a faculdade ou estágio? Mostre-a a seus futuros chefes anexando-a ao seu perfil no Linkedin!

 

Como utilizar seu LinkedIn para atrair as pessoas certas?  

aconselhamento, alerta, argumentando

1. Utilize uma boa foto de perfil

 

Independentemente de você ser tímido ou extrovertido é preciso ter clareza de que um perfil sem foto não é o mais atrativo. Isso é um fato, e faz muita diferença na hora de ter o perfil encontrado no LinkedIn. 

Essa é uma rede social diferente das outras. Por isso, na maioria das vezes, a foto que você usa no Instagram, no WhatsApp, no Twitter ou no Facebook não são adequadas para o seu perfil no LinkedIn. 

Para ter uma foto apropriada na sua página, procure uma imagem em que você tenha uma aparência profissional adequada e que esteja nítida. Pense em qual impressão você passará para as pessoas que avaliarão o seu perfil. Assim como tudo que será postado no LinkedIn, a sua foto tem o poder de mostrar que você é um profissional de excelência, e não um amador.

2.Escolha uma boa imagem de capa

 

Assim como o Facebook e o Twitter, você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página no LinkedIn mais atrativa aos visitantes.

Por isso, use com sabedoria esse recurso. Ele tem o objetivo de melhorar a sua comunicação, e pode despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil no LinkedIn.

Uma dica é postar imagens que retratem os seus valores, tenham relação com você ou mostrem qual é a sua postura profissional. Nesse momento, deixe a criatividade fluir e faça uma boa escolha.

Lembre-se que essa imagem precisa medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4MB.

3.Capriche no resumo

 

Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Para utilizá-lo da melhor maneira possível, siga este roteiro:

  • apresente-se;
  • fale sobre seus interesses profissionais;
  • defina sua área de atuação;
  • fale o que te motiva;
  • inclua informações de contato.

4.Capriche na sua experiência profissional

 

Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

A riqueza dos detalhes nesse ponto pode ser o diferencial para um possível avaliador, headhunter ou até mesmo um profissional da área em busca de novas conexões para fazer networking.

5.Poste bons conteúdos

 

Uma boa maneira de sempre manter o seu perfil no LinkedIn atrativo é escrevendo e publicando artigos de assuntos que você domina. Assim, você pode compartilhar com outros a sua experiência profissional, atrair as pessoas certas para a sua página e mostrar o que os outros profissionais estão procurando.

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

O que é podcast e como criar conteúdos de sucesso?

7 de abril de 2021

7 de abril de 2021

Embora tenha sido criado há alguns anos atrás, o podcast vem tomando uma forma maior atualmente, onde vemos por meio...

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

Como transformar a sua carreira em 13 passos

5 de março de 2019

5 de março de 2019

Se você é um profissional autônomo eu fiz um versão deste texto especialmente para você!   Marketing Pessoal – Como...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

Como divulgar seus serviços corretamente na internet

14 de julho de 2020

14 de julho de 2020

E aí, jovem? Você levou algum tempo para aprender uma habilidade comercializável e agora deseja começar a vender seus serviços...

7 maneiras para evoluir profissionalmente!

14 de janeiro de 2020

14 de janeiro de 2020

Evoluir profissionalmente é um desafio em tanto, para qualquer pessoa que almeje uma carreira de sucesso, por isso hoje escrevi...

Estresse no trabalho, como lidar com esse problema?

23 de março de 2020

23 de março de 2020

Fala, jovem! Acredito que não sou a única pessoa que já passou por estresse no trabalho na vida, pensando nessas...

como se tornar indispensável no trabalho?

16 de fevereiro de 2021

16 de fevereiro de 2021

Conseguir um emprego estável já é uma tarefa complicada em períodos de crescimento econômico, mas a dificuldade é ainda maior...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019 2

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

4 dicas para você se destacar em processos seletivos

12 de janeiro de 2021

12 de janeiro de 2021

Com o mercado de trabalho inchado e sobrecarregado, está cada vez mais difícil encontrar boas vagas de emprego. Por conta...

Como fazer um portfólio ?

27 de abril de 2020

27 de abril de 2020

Fala, jovem!   vamos começar, o portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa)...

Como Otimizar sua Produtividade em Pouco Tempo?

20 de abril de 2020

20 de abril de 2020

Fala, jovem!   Que tal um post para te ajudar a otimizar seu tempo tão precioso?   Para começarmos em...

A Importância da Meditação no Trabalho

13 de abril de 2020

13 de abril de 2020

Fala, jovem! Nossa mente é realmente um turbilhão. Pensamentos vêm e vão o tempo todo e não temos como controlá-los....

Como se posicionar como especialista no mercado?

24 de julho de 2020

24 de julho de 2020

Fala jovem, tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre como você pode criar um conteúdo relevante para tornar um...

Como criar autoridade e se tornar um digital influencer no Clubhouse?

8 de fevereiro de 2021

8 de fevereiro de 2021

A nova rede social do momento poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade na Clubhouse....

   

Cadastre em nossa Newsletter