6 de March de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

7 dicas para se comunicar bem na internet

A cada ano, os consumidores de mídias digitais se tornam mais exigentes em relação ao material que encontram disponível na internet e desenvolvem mais sensibilidade para identificar a ausência de desenvoltura de seus locutores quando estes redigem um texto para blog ou se portam de maneira engessada na frente das câmeras.

Por isso, saber se comunicar bem na internet é imprescindível para qualquer produtor de conteúdo.

Para auxiliar nessa jornada, reunimos aqui 7 dicas para você se comunicar bem na internet!

Quer ler esse conteúdo offline? Baixe o PDF aqui!

 

 1 – Estude sobre o que você pretende falar

7-dicas-para-se-comunicar-bem-na-internet

É quase impossível ser um bom produtor de conteúdo e se comunicar bem na internet sem dominar os assuntos sobre os quais você pretende tratar, pois isso dificulta a execução de uma comunicação mais eficaz e assertiva.

Por isso, mergulhe de cabeça naquilo que você está tentando passar para seu público e estude incansavelmente.

Faça fichamentos sobre o que você irá falar, pesquise as camadas daquele assunto  e procure conhecer as melhores fontes.

Lembre-se: estudar nunca é demais e há tempos a internet não é mais terra de ninguém, ou seja, as coisas que você comunica precisam ser verdadeiras e comprováveis.

Além disso, para quem está produzindo conteúdo em formato de vídeo para Youtube ou Instagram.

Por exemplo, uma boa forma de lembrar do que estudou é roteirizar e estruturar bem o seu texto, manter notas com palavras-chave por perto.

E, sobretudo, pensar em como tornar o seu estudo palatável para seu público-alvo. Dessa maneira, ficará mais fácil realizar uma boa comunicação.

 

2 – A prática leva à perfeição

Videoconferência

Falar para um público, independente do formato, é sempre um desafio.

Entretanto, a internet demanda de seu interlocutor ainda mais prática, afinal, dificilmente alguém escreve um bom texto sem nunca ter escrito nada antes, nem grava um bom vídeo sem uma experiência anterior.

Por isso, praticar é essencial para se tornar um bom comunicador, seja em formato digital ou não.

Testar novas formas de escrever, de se expressar e de se posicionar, variando a linguagem a cada rede social, a cada faixa etária, a cada público-alvo ajuda a tornar a interlocução mais fluida.

Já em formato de vídeo, a estratégia não é muito diferente! Tentar fazer uma live ou um workshop online na presença de poucas pessoas e, em seguida, de um público maior.

Por exemplo, pode ajudar a diminuir o nervosismo e aumentar as chances de sucesso quando você estiver gravando o conteúdo oficial.

 

3 – Imprevistos acontecem

7-dicas-para-se-comunicar-bem-na-internet

 

Já ouviu aquele ditado, “a confiança é a mãe do discuido”? Ele é real. Por isso, esteja sempre preparado para lidar com imprevistos da maneira mais leve possível, especialmente se for um problema que foge do seu controle.

Em lives ou cursos online.

Por exemplo, não é incomum rolarem problemas técnicos, como bugs no microfone ou no compartilhamento de tela, quedas de internet, entre outras coisas que podem dificultar o andamento do processo, por isso é importante manter a calma.

Não tente ignorar o elefante branco no meio da sala: se deu um problema, interaja com ele da melhor forma possível, sem ficar fugindo dele e criando um momento ainda mais embaraçoso para você e sua audiência. 

Uma boa maneira de sair dessa saia justa, por exemplo, é utilizando o humor e usando a situação a seu favor para cativar o público. 

 

 4 – Humor é a chave

conferencia

A situação apresentada no passo anterior é um bom exemplo de como utilizar o humor para quebrar o gelo numa situação complicada, mas não é a única.

Existem diversas possibilidades para utilizar o humor, como quando o texto estiver massante ou quando você estiver percebendo, em uma palestra online, que seu público está mais disperso ou interagindo pouco.

Entretanto, embora o humor seja um ótimo mecanismo de comunicação e ajude bastante os produtores de conteúdo quando utilizado de maneira eficiente, saber dosá-lo é fundamental. 

Não adianta tentar tirar brincadeiras e fazer gracinhas fora de hora: você precisa esperar o time exato, ser original e não forçar a barra.

 

5 – Aprenda a lidar com críticas 

criticas

 

No lugar de ouvir uma crítica e levar para o lado pessoal, especialmente se for genuína e sincera.

Saber ouvir e aceitar observações construtivas ajudará a entender melhor o que seu público precisa, além de ser primordial para uma comunicação mais acertada.

Você deve aprender a tirar o melhor das críticas, até mesmo as que são dolorosas de aceitar, pois recusar esta oportunidade de aprendizado só irá atrasar o seu crescimento enquanto produtor de conteúdo e pessoa.

Uma forma de aprender a lidar com as críticas e ter uma visão mais positiva delas é vê-las como nada mais que feedbacks da sua audiência.

É essencial ter em mente que quando você se comunica com seu público, você tem que se preocupar com algo além do que você está falando, pois você deve se preocupar com o que eles estão entendendo.

6 – Continue se atualizando

Quando acertamos na utilização de um método de comunicação, temos a tendência de adotá-lo como regra e seguir repetindo aquele formato incansavelmente.

Mas com o tempo isso deixará de ser atrativo para o seu público e se tornará repetitivo, o que fará você perceber que não se renovar é um baita tiro no pé que com certeza afetará sua relação com sua audiência.

Por isso, não pare no tempo!

A internet cobra que você siga se atualizando para continuar em alta.

E para trabalhar com produção de conteúdo, você deve entender isso o mais rápido possível.

7 – Aprenda a controlar o nervosismo

7-dicas-para-se-comunicar-bem-na-internet

Apesar dos desafios, aprender a controlar seu nervosismo é essencial para se comunicar bem com o seu ouvinte.

Para isso, saber focar e viver o presente momento, sem permitir que seu nervosismo interfira no seu trabalho pode te ajudar a ter um desempenho melhor.

É importante lembrar que a ansiedade não dura para sempre. Após um tempo de prática, você conseguirá desempenhar melhor a comunicação.

De toda forma, para atenuar a sensação nervosa, fazer exercícios de respiração e voz e tentar alguns alongamentos para liberar a tensão com o objetivo de conseguir se concentrar melhor pode ajudar você a se comunicar melhor com o público.


Gostou do conteúdo sobre se comunicar melhor na internet? Então comenta aqui embaixo, compartilhe nas suas redes sociais e assine a newsletter para receber as nossas novidades!

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

Estresse no trabalho, como lidar com esse problema?

23 de março de 2020

23 de março de 2020

Fala, jovem! Acredito que não sou a única pessoa que já passou por estresse no trabalho na vida, pensando nessas...

Como se comunicar bem pode transformar sua carreira

22 de agosto de 2019

22 de agosto de 2019

Este texto faz parte da semana da oratória, 7 dias de conteúdo totalmente gratuito focado em como se comunicar bem,...

Como perder o medo de falar em público

21 de agosto de 2019

21 de agosto de 2019

Esse post é o primeiro de uma série de 7 da Semana da Oratória! 1 semana inteira de conteúdo voltado...

Como perder a vergonha de falar em público

29 de agosto de 2019

29 de agosto de 2019 1

Perca de uma vez por todas a vergonha de falar em público,  este é o tema  do quinto artigo da...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

Como divulgar seus serviços corretamente na internet

14 de julho de 2020

14 de julho de 2020

E aí, jovem? Você levou algum tempo para aprender uma habilidade comercializável e agora deseja começar a vender seus serviços...

10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019 1

Hoje eu trouxe uma lista de cursos gratuitos, para você melhorar sua carreira e se manter atualizado. Com todos momento...

Como fazer um portfólio ?

27 de abril de 2020

27 de abril de 2020

Fala, jovem!   vamos começar, o portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa)...

Como criar autoridade e se tornar um digital influencer no Clubhouse?

8 de fevereiro de 2021

8 de fevereiro de 2021

A nova rede social do momento poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade na Clubhouse....

Como demitir um funcionário corretamente ?

17 de fevereiro de 2020

17 de fevereiro de 2020

Demitir um funcionário… Já passou por esta desagradável experiência? Existe uma tarefa que precisa ser cumprida nas empresas, mas que...

14 características que definem uma boa liderança?

18 de maio de 2020

18 de maio de 2020

Ao longo da história, inúmeras pessoas lideraram, mas eram desumanas e destrutivas. Isso ainda os torna líderes?   Não, um...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019 2

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

Como contar sua história para se diferenciar como profissional

10 de julho de 2020

10 de julho de 2020

Fala, jovem! Que as pessoas se inspiram e sentem mais empatia por quem tem uma trajetória repleta de superação nós...

Otimizando seu perfil no Linkedin

31 de julho de 2020

31 de julho de 2020

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O...

10 dicas para aprender um novo idioma sozinho

11 de maio de 2020

11 de maio de 2020

Em um mundo altamente globalizado, a relação entre empresas no ramo internacional se tornou ainda maior. Isso significa que muitos...

   

Cadastre em nossa Newsletter