Pare para pensar: onde você quer estar daqui a cinco anos e o que você tem feito para conquistar seus objetivos?
Você tem certeza de que está caminhando para realizar seu sonho no momento que está vivendo agora?
Você tem alguma ideia de qual é sua motivação e o que deseja alcançar até o final do dia de hoje?
A verdade é que se você deseja ter sucesso, você precisa definir metas. Sem metas, falta foco e direcionamento.
O estabelecimento de metas não apenas permite que você assuma o controle da direção de sua vida, mas também fornece uma referência que te ajuda a determinar se você está realmente próximo do sucesso.
Reflita sobre isso: ter 1 milhão de dólares no banco só é prova de sucesso se um de seus objetivos for acumular riquezas. Se o seu objetivo é praticar atos de caridade e abnegação, então ficar com o dinheiro para si mesmo é o contrário de como você definiria o sucesso.
Por isso, para atingir seus objetivos, no entanto, você precisa saber como defini-los.
Você não pode simplesmente dizer “eu quero que isso aconteça” e esperar sentado que um milagre caia do céu.
O estabelecimento de metas é um processo que começa com uma consideração cuidadosa do que você deseja alcançar e termina com muito trabalho árduo para realmente fazer isso.
No meio, existem algumas etapas muito bem definidas que transcendem as especificidades de cada objetivo e conhecê-las permitirá que você trace objetivos que possa cumprir.
Por isso, esse texto irá te oferecer 5 dicas de ouro, prata e bronze para você conquistar seus objetivos!
DICA 1: Suas metas precisam ser, sobretudo, motivadoras e realistas!
Quando você define metas para conquistar seus objetivos, é importante que elas o motivem.
Isso significa que você precisa ter certeza de que elas são importantes para você e de que há valor em alcançá-las, pois se você tem pouco interesse no resultado, ou se elas são irrelevantes em um contexto mais amplo, as chances de você trabalhar para que elas aconteçam são mínimas.
A motivação é a chave para atingir os objetivos.
Além disso, estabeleça metas que se relacionem com as altas prioridades de sua vida, mas que estejam de acordo com a energia que você pode desprender. Sem esse tipo de cuidado, você pode acabar com muitos objetivos, mas poucos resultados.
Portanto, se o cumprimento de uma meta requer comprometimento – e isso é fato! – e você não se sente motivado, tampouco consegue cumprí-la, você certamente vai desistir do que precisa fazer.
Isso, por sua vez, deixa você desapontado e frustrado consigo mesmo, o que é desmotivador e pode acabar desencadeando um estado de espírito destrutivo – não deixe isso acontecer!
DICA 2: Estabeleça datas!
Definir datar ajuda a dimensionar o que realmente funciona e o que não, o que ajuda a mensurar em que pé você está na jornada de conquistar seus objetivos e alcançar o sucesso.
Se sua meta for simplesmente definida como “reduzir despesas”, como você saberá quando foi bem-sucedido?
Se em um mês você tiver uma redução de 1% ou de 10% em dois anos, o que isso dirá para você? Afinal, foi um recuo nos seus gastos, mas será que foi o bastante para o período em questão? Você não terá como saber se não estabelecer datas para suas metas.
Deixe essa imagem clara em sua mente – o “você” em X dias, semanas ou meses – para que, quando você alcançar seus objetivos, você tenha ciência disso.
Sem uma forma de medir seu sucesso, você perde a celebração que vem com o fato de saber que você realmente conquistou algo, e isso pode te frear na conquista dos seus objetivos.
DICA 3: Nada de esperar as coisas acontecerem – você precisa ser proativo!
Para conquistar os objetivos da sua vida, não basta sonhar que eles aconteçam “um dia” e nunca levantar e ir atrás.
Você precisa entender que essa abordagem precisa mudar se você quiser que as coisas aconteçam ou elas não irão acontecer nunca.
Você pode se achar alguém sortudo, mas garanto que ninguém irá até você em um cavalo branco com seus sonhos todos realizados na mão e te entregará – é você quem tem que correr atrás deles.
Para isso, você precisa parar de procrastinar por quatro horas seguidas nas redes sociais, desejando ter aquele emprego, aquele estilo de vida, aquela vida social… e, em vez disso, sair e ser proativo.
Disse, mas não faz mal ressaltar: conquistar seus objetivos precisa, primeiramente, que você corra atrás!
DICA 4: Você atrai o que fala, por isso diga adeus à negatividade!
Algumas pessoas acreditam em karma, outras acreditam que plantamos o que colhemos… Independente do time de crenças da qual você faz parte, nossa atitude em relação à vida determina a atitude da vida em relação a nós.
Se você projetar negatividade para o mundo, tenha certeza de que ela virá direto para você.
Todas as vezes que você diz a si mesmo que não pode fazer isso ou não pode fazer aquilo, você realmente se condiciona a não ser capaz de fazer nada.
Por mais clichê que pareça, ter uma atitude “posso fazer”, mesmo que inicialmente não seja espontâneo, pode realmente ajudá-lo a realizar seus objetivos.
Sempre que a dúvida acerca das suas capacidades começar a surgir em sua mente, afaste-a e seja o tipo de pessoa que está com o copo meio cheio ao invés de um copo meio vazio.
DICA 5: Não deixe os fracassos te pararem!
O estabelecimento de metas raramente ocorre sem problemas, então caberá a você lidar com eles.
Você encontrará obstáculos que o farão questionar por que tentou em primeiro lugar, mas isso é parte da questão, e quanto mais cedo você aceitar isso, melhor.
Em vez de deixar o fracasso derrubá-lo, reconheça que isso aconteceu e aprenda com isso.
Anote o que funcionou bem e o que não funcionou e siga em frente – será isso que tornará você um definidor de metas mais forte, resiliente e determinado.
Gostou? Então comenta, compartilha nas redes sociais e continue nos acompanhando aqui no blog!