3 livros sobre linguagem corporal

consciência corporal

Você já teve a sensação de ter dois pés esquerdos? Já se viu esbarrando em coisas ou quase caindo sem motivo? Tem problemas para manter o equilíbrio?

Ou, ainda, talvez você trabalhe no computador e, enquanto está sentado na frente dele por horas, pode ser que esqueça que tem um corpo físico que não nasceu para ficar parado, então você percebe que o pescoço está travado ou que sua perna dormente.

Se você se pergunta porque raios essas coisas acontecem, está no texto certo; essas e muitas outras questões podem ser ajudadas por um pouco de linguagem corporal.

Quer entender melhor? Diego Disse te explica!

O que é linguagem corporal?

Também conhecida como cinestesia – não confunda com sinestesia! -, a linguagem corporal é sobre o quão consciente e conectado você está com seu corpo, com as posições que ele pode assumir e com os movimentos dos músculos e das articulações.

Em suma, é como você reconhece onde seu corpo está no espaço.

Envolve o sistema proprioceptivo, que informa para onde e como seus músculos estão se movendo, bem como o sistema vestibular, que é composto por órgãos do ouvido interno responsáveis pela orientação espacial, que permite manter o equilíbrio, a postura e a estabilidade da cabeça.

A linguagem também pode se estender às sugestões do seu corpo. Quando você reconhece que está com fome, com sede ou cansado, está exercitando a linguagem corporal.

Por que devemos trabalhar a linguagem corporal?

Agora, você já deve ter notado que a linguagem corporal é muito mais do que a parte física de nós mesmos. Além disso, ela representa nossa mente e corpo como um e as respostas (comportamento) que temos.

É ela quem te diz quando você já deu seu máximo durante um treino, quando está se sentindo sozinho e até quando precisa de algum tempo com seus amigos.

Nesse sentido, ter linguagem corporal é benéfica porque permite que lidemos com problemas físicos, mas também com os psíquicos, já que nossos corpos se apegam a memórias e experiências passadas, afetando nossa linguagem corporal, postura e nossas expressões.

Essas manifestações físicas do trauma podem causar dores de estômago, enxaquecas, desequilíbrios hormonais e outras condições médicas, por exemplo.

Através de uma maior consciência corporal, você pode encontrar maneiras de mitigar esses problemas.

Como trabalhar a linguagem corporal?

  • Exercícios de equilíbrio

Melhorar o equilíbrio é uma maneira de ativar os sistemas proprioceptivo e vestibular, aumentando assim a consciência do corpo. Os exercícios de equilíbrio podem ser tão simples quanto caminhar em linha reta ou ficar em um pé só.

  • Yoga

Yoga é uma das formas mais conhecidas e amplamente praticadas de exercício de consciência corporal. Envolve ativar a respiração e o movimento para se tornar mais presente no corpo e na mente.

  • Tai chi

Tai chi é uma antiga prática chinesa que deriva da tradição das artes marciais. Envolve movimentos lentos e deliberados, além de respiração. Tornou-se um exercício popular de baixo impacto e também é conhecido como “meditação em movimento”.

  • Meditação de escaneamento

A meditação é a prática de escanear o corpo e tomar consciência de sensações, relaxando conscientemente o corpo e tornando-se ciente do que está sentindo no seu físico.

  • Terapias de consciência corporal

Algumas pessoas podem se beneficiar ao melhorar sua consciência corporal trabalhando com um terapeuta, incluindo terapeutas físicos, ocupacionais ou somáticos.

  • Fisioterapia

Você pode visitar um fisioterapeuta após uma lesão, cirurgia ou sempre que precisar melhorar sua mobilidade e movimento, como é o caso de quem precisa otimizar a consciência corporal.

  • Terapia ocupacional

Você pode consultar um terapeuta ocupacional para ajudar a melhorar sua capacidade de realizar tarefas diárias, como apertar um botão ou amarrar o sapato. Esta terapia se concentra nas habilidades motoras, então ajuda na compreensão da linguagem corporal.

  • Terapia somática

Os terapeutas somáticos usam abordagens físicas para a terapia, incluindo relaxamento, meditação e exercícios respiratórios, para ajudar as pessoas a superar o trauma.

Principais livros sobre linguagem corporal

1. O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas, por Joe Navarro e Marvin Karlins

Este livro é literalmente a melhor alternativa para aprimorar sua compreensão de linguagem corporal – e isso não é clickbait!

Joe Navarro, ex-oficial de contra-inteligência do FBI e reconhecido especialista em comportamento não-verbal, explica como “ler rapidamente” as pessoas ao decodificar sentimentos e comportamentos, evitar armadilhas ocultas e procurar comportamentos enganosos.

Isso só é possível porque você também aprenderá como sua linguagem corporal pode influenciar o que seu chefe, família, amigos e estranhos pensam de você e, através disso, poderá hackear essa percepção, compreendendo coisas como antigos instintos de sobrevivência que impulsionam a linguagem corporal e comportamentos mais poderosos que revelam nossa confiança e verdadeiros sentimentos.

Repleto de exemplos da experiência profissional de Navarro, O que todo corpo fala é o guia definitivo para te apresentar uma nova maneira de despertar sua consciência acerca da linguagem corporal.

2. Corpo: um guia para usuários, por Bill Bryson

Em seu best-seller e premiado Uma breve história de quase tudo, Bill Bryson alcançou o feito aparentemente impossível de transformar a ciência academicista do nosso mundo em algo compreensível e divertido para milhões de pessoas em todo o mundo.

Agora ele volta sua atenção para dentro para explorar o corpo humano, como ele funciona e sua notável capacidade de se curar. Cheio de fatos extraordinários e histórias surpreendentes, Corpo: um guia para usuários é uma tentativa brilhante, muitas vezes muito engraçada, de entender o milagre de nossa constituição física e neurológica.

Este livro fará você se maravilhar com a forma como a linguagem corporal é essencial para o funcionamento da mente e do corpo.

3. O corpo revela: um guia para a leitura corporal, por Ron Kurtz e Hector Prestera

Este é o melhor livro que conheço até agora sobre como aprender a ver a descontinuidade nos corpos humanos.

A convergência dos três eus – e a falta dela – pode ser vista no corpo físico – se você tiver olhos para ver.  O que você vê a partir do novo olhar apresentado por O corpo revela é como as partes do corpo se encaixam e não se encaixam. As partes superior e inferior deste corpo fluem perfeitamente juntas – ou não? As duas metades superior-inferior ou esquerda-direita, frente-trás estão cooperando? Ou cada metade do corpo está em seu próprio mundo privado, comunicando-se apenas minimamente com a outra metade?

Se você tem olhos alertas e simples, corpos adultos lhe dirão como diferentes lados de nós, principalmente as metades superior e inferior e os lados direito e esquerdo do corpo, são afetuosos e cooperativos uns com os outros ou estabeleceram reinos bastante separados. 

Outra maneira de ver partes do corpo que não se encaixam é olhar para corpos que se encaixam perfeitamente e elegantemente. Como tanta perfeição pode existir?

Divertido, mas muito inteligente, esse livro de Kurtz e Prestera é relevantíssimo para compreendermos com mais profundidade a linguagem corporal.

Gostou? Então compartilha nas redes sociais e comenta aqui embaixo no que esse texto te ajudou – sua interação e feedback é muito importante para o Diego Disse!

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira