19 de November de 2019 Marketing Pessoal, imagem e carreira para você ir além!

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio de coisas óbvias e nem vou te vender nada.

Escrevi esse texto com intuito de ser o melhor conteúdo da internet para quem busca um novo emprego.

Um guia prático que se executado vai te garantir uma recolocação.
Não vai ser tão fácil como uma receita de bolo, mas prometo que é assertiva.

Portanto, bom proveito da leitura!

Após uma baixa econômica significativa em nosso país, não é difícil encontrar pessoas que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego.

Sempre escrevo sobre Marketing Pessoal e como ele é importante para sua carreira, não seria diferente nesse momento tão incerto, que é a busca por um novo desafio profissional.

Então atendendo a pedidos, resolvi escrever esse post, com o intuito de ser um catalisador para sua recolocação profissional!

Fiz muitas pesquisas, conversei com Ilregel Semann, Coach de carreira e fundador do movimento Sua Nova Direção.

E dessa conversa, tenho para você 13 dicas práticas que vão te ajudar, a encontrar um novo emprego.

 

1 – Busque Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante em vários aspectos, mas principalmente por 2

Primeiro, ele possibilita que você descubra suas qualidades e também suas fraquezas, e dessa forma é possível focar no que você é bom.

E digo isso por que é muito comum ver as pessoas irem em busca de “reforço” em habilidades que ela não é boa.

E isso só te deixa ser um profissional mediano, foque no que você é bom, por que seus defeitos não irão importar se você for incrível no que faz.

Segundo, através de ferramentas de autoconhecimento você consegue entender do que realmente gosta, o que quer fazer na sua vida, e como melhorar em diversos aspectos para ser uma versão melhor de si mesmo sem perder sua essência.

Outro aspecto interessante é compreender se você realmente quer ser um líder, gerente ou diretor.

Muitas pessoas buscam essas posições apenas para ter maiores ganhos e negligenciam a capacidade de ter um ganho maior sendo especialista no que faz.

2- Cuide da sua mentalidade

Muitas pessoas buscam capacitação técnica e aprendizado de novas habilidades, mas esquecem que a grande transformação, está muito mais ligada a forma de pensar do que aos conhecimentos do profissional.

Existe também um cuidado muito grande com a cultura empresarial criando ambientes leves, ou seja departamentos de RH estão evitando contratar os famosos “Reclamões”.

Além do desgaste que causam aos colegas de trabalho essas pessoas tendem a produzir um clima negativo e um ambiente improdutivo.

 

3 – Seja confiante

O mundo dos negócios e as relações humanas são regidas pela confiança, não é de hoje que nos relacionamos apenas com as pessoas que confiamos.

Eu pessoalmente bato muito na tecla da autoconfiança, um profissional confiante é capaz de inspirar sua equipe, seus chefes e até mesmo seus clientes.

Mostra que tem capacidade de liderança e oferecer segurança para o ambiente corporativo.

Se quiser saber mais sobre Autoconfiança fiz um vídeo que você pode assistir abaixo, e também um artigo com 7 passos para se tornar mais confiante .

 

4 – Tenha objetivos claros

Eu poderia escrever várias analogias para ilustrar a importância de ter objetivos bem definidos e claros, muitas vezes damos mais atenção a velocidade e esquecemos que a direção é tão importante quanto.

Existe uma frase que acredito muito.

 

“Para quem não sabe onde quer chegar,
qualquer caminho serve!”

 

Se você não souber qual ponto de chegada, como vai conseguir traçar planos e metas para alcançar resultados?

E digo mais, não é só importante pensar na chegada, nem mesmo no caminho, e sim onde você está!

É como um GPS, você precisa de um ponto de partida e de chegada, e apartir dai ele consegue oferecer o melhor caminho para chegar ao seu destino.

 

5 – Se prepare

Se preparar para uma entrevista não é só conhecer o site da empresa, ou o entrevistador, é conhecer sua história,  entender quais os desafios que a empresa precisa superar, entender como ela está no momento econômico.

Entenda como a empresa ganha dinheiro, e tenha em mente como o seu conhecimento e experiência pode agregar para trazer mais resultados.

Lembre-se sempre que é uma EMPRESA e não uma ONG, empresas existem para dar lucro à seus donos ou acionistas.

Deixe o papel de vítima, compreenda como as coisas funcionam, e eu tenho certeza que você será o melhor candidato que qualquer entrevistador terá.

 

6 – Crie conteúdo

Existem poucas formas de saber sobre o conhecimento de alguém, e se você tem conhecimento e experiência a melhor forma de mostrar a seus potenciais clientes e contratantes é criando conteúdo de valor.

E nesse aspecto falta de dinheiro não é mais uma desculpa, ferramentas como Youtube, Instagram, Medium, linkedin, todas elas possibilitam distribuição de conteúdo gratuitamente.

Portanto comece a escrever sobre situações, aprendizados em sua carreira, compartilhe seu conhecimento, ajude pessoas que estão entrando no mercado de trabalho.

Conhecimento compartilhado é reconhecimento garantido.

Se torne autoridade na sua área de atuação, mostre para o mundo do que você é capaz e eu garanto que você vai receber novas oportunidades de trabalho, convites para palestras e vai aumentar seu networking.

Falando nisso, o próximo item não poderia deixar de ser.


7 – Faça networking

Ter uma rede de contatos poderosa abre novas oportunidades não só de emprego, como também de conhecer novos mercados, novos pontos de vista.

Conhecer as pessoas certas no mercado e manter um relacionamento próximo é estratégico para obter novos e melhores resultados.

No entanto não podemos esquecer que o networking é uma troca, de experiências, de informações, de indicações, e por isso que ela funciona tão bem.

E antes de querer receber você precisa oferecer, um erro muito comum do mercado é que as pessoas buscam criar e manter uma boa rede de contatos apenas quando precisam.

Vá em eventos, congressos, palestras, atualmente existem plataformas como o Meetups e o Sympla que oferecem possibilidades gratuitas de ir em treinamentos e encontros relacionados a diversos mercados.

8 – Cuide da sua imagem

Sua imagem pessoal é muito mais do que você veste.

É tudo que altera a percepção das pessoas sobre você, e o que isso quer dizer?

A forma como você fala, sua postura, suas redes sociais, tudo isso nutre a forma como as pessoas vão te enxergar.

Não quer dizer que você tem que se preocupar com o que os outros pensam, mas você precisa mostrar ao mundo a mensagem que você quer passar.

Comunicar a mensagem correta vai criar a sua primeira impressão de forma assertiva, as pessoas vão saber de você o que você quer que elas saibam, isso é a forma mais eficiente de influenciar o que as pessoas vão pensar sobre você, antes de te conhecer.

Escrevi um conteúdo muito legal que vai te ajudar como se vestir adequadamente para uma entrevista ou mercado de trabalho

 

9 – Aprenda algo novo

A desculpa mais comum para não realizar algo, é a falta de tempo.

Então aproveite o momento para aprender algo novo, não só habilidades técnicas, mas algo que te deixe feliz, um instrumento musical, um esporte.

Aprenda algo que te desafie mentalmente e que traga um novo ponto de vista.

Nem preciso falar a importância que aprender inglês e outros idiomas.

Falta de dinheiro também não é desculpa, existem aplicativos gratuitos que te ensinam do zero ao intermediário.

Duolingo

 Babell

 Menrise

Em tempos de youtube, Udemy e afins, todo conhecimento técnico e operacional está a uma URL de distância.

Hoje a  maior busca é por um profissional com capacidade de aprender, e de pensar de forma autônoma, que saiba lidar com as nuances da rotina de uma empresa e que tenha proatividade para ir em busca de informação e conhecimentos.

Seja esse profissional!

 

10 – Seja interessante

Costumo pensar que um entrevista de emprego e uma relação de trabalho são como um relacionamento.

Fazendo uma comparação superficial, imagine você casado ou namorando com uma pessoa que não é interessante?

No começo a relação pode até dar certo mas com o passar do tempo, as coisas vão se desgastando e a presença da pessoa deixa de ser tão importante, você percebe que aquela pessoa não se encaixa em todas as ocasiões.

No mundo corporativo não é diferente, uma pessoa que não se mantém atualizada, que não busca novos conhecimentos e assuntos, acaba ficando pra trás.

Isso também vale para as relações sociais dentro da empresa, se relacionar com colegas de trabalho é importante para se manter empregado e principalmente para receber uma promoção.

11- Tenha uma marca pessoal

Cuide do seu Personal branding, ter uma marca própria te faz subir de nível, além do reconhecimento que você alcança, permite criar uma identidade única e te projetar para o mercado de uma forma mais profissional.

E não estou falando só de uma logo ou algo visual, uma marca pessoal tem relação com sua comunicação, seus diferenciais, isso impulsiona sua carreira e faz o mercado reconhecer seu valor.

Por tanto cuide do seu Design Matching, crie autoridade em seu nicho de mercado e comunique com as pessoas certas da forma adequada.

 


12- Cuide do seu marketing pessoal

O marketing pessoal não é autopromoção, diferente do que se pensa, marketing pessoal está ligado a “ser visto” a maioria dos profissionais não sabe se vender, e isso acaba prejudicando sua carreira.

Mais do que uma entrega impecável e comprometimento todo profissional precisa projetar sua imagem para que outras pessoas possam saber o que ele faz, e como ele alcançou resultados, superou desafios.

Entenda o que é marketing pessoal, e como usar a seu favor e comece a impulsionar sua carreira.

 

13- Apoie uma causa

Essa dica é a última e não é por acaso, ela é a de longe a mais negligenciada.

Apoiar uma causa, é mais do que compartilhar posts no facebook.

Dedicar um tempo de sua vida para projetos sociais pode não rende só novas experiências e sentimento de gratidão, mas novos contatos.

Você vai relacionar com novas pessoas, conhecer novos mundos e realidades e isso não só te abre novas oportunidades como transformar sua vida e sua visão de mundo.

E ai você já aplicou algumas dessas dicas?

Se você já aplicou as dicas, me conte sua experiência nos comentários ou no instagram @diegodisse


 

Gostou desse conteúdo?

Então não seja mais um na manada, entre gratuitamente agora mesmo na minha lista VIP e tenha acesso aos conteúdos exclusivos e Dicas #DiegoDisse


 

 

Deixe seu comentário

Related Posts

Marketing Pessoal Para Estagiários – O que fazer para ser contratado!

25 de outubro de 2019

25 de outubro de 2019

Se você está em busca de um estágio, esse texto é para você! Entenda como o marketing pessoal para estagiários,...

Carreira rumo ao sucesso – 3 Sinais para garantir seus resultados.

12 de novembro de 2019

12 de novembro de 2019

Será que sua carreira está indo rumo ao sucesso? Para atingir os resultados que te levam ao sucesso é necessário...

Soft Skills – Por que você precisa delas para alavancar sua carreira?

13 de novembro de 2019

13 de novembro de 2019

Soft skill você sabe o que é e como aplicar na sua carreira?  Chega aqui que eu vou te dar...

3 Dicas de carreira, para quem está começando agora!

13 de agosto de 2019

13 de agosto de 2019

Em 2017 e 2018 eu dei mais de 10 palestras em universidades e eventos com jovens estudantes em inicio de...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Hoje eu trouxe uma lista de cursos gratuitos, para você melhorar sua carreira e se manter atualizado. Com todos momento...

Será que estou capacitado para a vaga que eu quero?

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Como eu sei que tenho capacitação ou se estou pronto para vaga que eu quero? Essa uma das perguntas que...

Atraindo a atenção dos recrutadores com um currículo perfeito

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019

Fazer um Currículo faz ou fez parte da carreira de todo profissional de sucesso e iniciante! Muitas pessoas mandaram email...

Como transformar a sua carreira em 13 passos

5 de março de 2019

5 de março de 2019

Se você é um profissional autônomo eu fiz um versão deste texto especialmente para você. Marketing Pessoal – Como ser...

   

Cadastre em nossa Newsletter