24 de September de 2021 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

12 Livros indispensáveis para este ano!

E aí, jovem?

 

Hoje estou trazendo quais são esses livros indispensáveis para este ano, mas gostaria de pontuar a importância de se manter um hábito de leitura contínuo para que desenvolvamos nosso desempenho intelectual.

 

Não apenas isso, como também nossas habilidades linguísticas, que são naturalmente desenvolvidas. A melhoria no vocabulário, uma boa escrita e senso criativo também são benefícios.

 

Segundo um estudo publicado na revista Psychology Today, a leitura tem a capacidade de fazer com que um senso empático seja elaborado. Dessa forma, hoje eu te trago um presente uma lista que poderá te auxiliar no processo de desenvolvimento pessoal e cognitivo acerca das relações interpessoais, negócios e inteligência emocional.

 

1. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

 

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Para o autor, é um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. 

Ninguém pode simplesmente fracassar sem aprender nada com isso.

Não dá mais.

É insuportável.

E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o f*da-se!

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites, e ele faz isso da melhor maneira.

Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e sinceramente te diz: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar o caos da vida.

Direcionado tanto para os céticos quanto para os amantes do gênero, essa obra traz uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, sem se importar com o que é irrelevante.

Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial! Abrace essa arte verdadeiramente transformadora.

 

2. Sapiens: Uma breve história da humanidade

12-Livros-indispensáveis-em-2020

O que possibilitou ao homo sapiens subjugar as demais espécies?

O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras?

Yuval Noah Harari aborda, de forma brilhante, estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele consegue da maneira mais surpreendente repassar a história da humanidade e relacioná-la com questões do presente.

Em “Sapiens”, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico, baseando-se nas mais recentes descobertas de diferentes campos – como paleontologia, biologia e antropologia.

Esta edição traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que deixam este best-seller mundial ainda mais dinâmico.

 

3. O Dilema do Porco Espinho

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Ser ou não ser sozinho?

O poeta Vinicius de Moraes cantava

“que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho”

 

Será? Este é um dos fios da meada que o historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais mais influentes do país, toma como mote neste livro.

A partir de referências filosóficas ou religiosas, relacionadas a fatos históricos ou a romances, ele faz uma saborosa reflexão sobre a natureza de viver só – ainda que por pouco tempo. Ele apresenta, ainda, como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música e nas artes, mostrando que ela pode ser uma luz e que, em alguns casos, Deus revela-se aos solitários.

Segundo o Gênesis, aliás, Deus teria dito que “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e corresponda”, e o autor amplia o tema para discorrer como a tradição judaico-cristã em geral abordou a solidão.

Em “O dilema do porco-espinho”, Karnal viaja pela modernidade líquida e também analisa a solidão no mundo virtual, contemplando temas desde os amigos imaginários das crianças até pensamentos de filósofos como Aristóteles – que dizia que a solidão criava deuses e bestas.

Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem se amplificado em sua maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal.

Ao dividir suas meditações, o autor convida seu interlocutor, durante o ato da leitura, a deixar a solidão de lado e compartilhar de seus pensamentos.

 

4. Atenção Plena – Mindfulness

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Com mais de 300 mil exemplares vendidos, esse livro e os áudios de meditação disponibilizados apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.

Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações.

Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado.

Esse livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

 

5. Mindset: A nova psicologia do sucesso

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação do porquê sermos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos.

É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

 

6. Só Para Um – Alimentação Saudável Para Quem Mora Sozinho

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Você quer ter hábitos mais saudáveis, mas acredita que morar sozinho dificulta esse processo?

Rita Lobo ensina você a vencer os obstáculos da cozinha sem precisar fazer do zero a cada refeição. Além de receitas saborosas e muitas técnicas culinárias, este livro traz soluções incríveis para a sua rotina: tem receita em uma panela só, tem uma aula completa de pê-efe, tem dicas desde a lista de compras até a hora de lavar a louça.

Sem nem perceber, você vai ficar craque em planejamento!

Vai aprender a armazenar, congelar e aproveitar melhor (e reaproveitar!) os alimentos. Também vai saber montar uma despensa básica e escolher os utensílios – e ainda a se divertir na cozinha.

Enfim, este livro é uma ferramenta fundamental para você que quer mudar positivamente sua rotina de alimentação!

 

7. Sobre falar merda

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Produzido a partir de uma palestra proferida pelo autor na Universidade de Princeton, este ensaio já era objeto de culto acadêmico antes da publicação.

Harry G. Frankfurt esteve sempre atento à importância da verdade e às suas deformações generalizadas na sociedade, até concluir que falar bobagem era a mais grave.

Embora seja um sintoma do mundo contemporâneo, ou provavelmente por causa disso, o filósofo decidiu questionar a natureza dessa prática, a seu ver, deselegante, descuidada e comodista.

O autor cita Ludwig Wittgenstein e um diálogo entre ele e uma amiga.

O filósofo vai visitá-la no hospital após uma cirurgia nas amídalas, e ela resmunga: “Sinto-me como um cachorro atropelado.”

Ele se irrita e refuta:

“Você não sabe como um cachorro atropelado se sente.”

A reação pode soar intolerante, mas é um efeito prático do pensamento de Wittgenstein sobre a linguagem, tomando como exemplo Frankfurt para demonstrar a falta de preocupação com a verdade que há no discurso da amiga.

Ela fala sem pensar, sem exatidão, e é essa indiferença em relação ao modo como as coisas realmente são que o autor considera a essência do falar merda.

O livro também contém referências a Santo Agostinho e a um ensaio de sua autoria sobre a mentira.

Frankfurt quer mostrar como falar besteira é um inimigo muito pior da verdade do que mentir.

Crítico, Frankfurt quer mostrar como falar besteira é um inimigo muito pior da verdade do que mentir. Ele tenta apontar o risco embutido em ato tão rotineiro, sobretudo na vida pública, quando se exigem das pessoas observações inteligentes sobre questões muitas vezes desconhecidas.

 

8. Por que as pessoas odeiam seus chefes

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Não somos valorizados da forma que merecemos.

“Sei o que fazer – por que eles simplesmente não me deixam trabalhar?”

“Tenho medo de expressar minha opinião.”

“Ninguém valoriza minha dedicação ao trabalho.”

“Existem regras diferentes para pessoas diferentes.”

Você pode não acreditar que as pessoas que trabalham com você sintam-se dessa forma em relação a sua liderança, mas muitas vezes essa é a percepção compartilhada por milhões de trabalhadores nas mais diversas áreas.

Parece um pesadelo, mas é a pura realidade.

Chefiar uma equipe de forma justa, respeitosa e eficiente, fazendo com que as pessoas deem o melhor de si e trabalhem em harmonia, é um grande desafio que requer preparo e informação.

Para entender o que os funcionários pensam de você e da empresa, Bruce L. Katcher e Adam Snyder estudaram pesquisas feitas com mais de 50 mil profissionais de diversas organizações e elaboraram as lições objetivas e extremamente práticas de “Por que as pessoas odeiam seus chefes?”.

 

9. Os segredos da mente milionária

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Neste livro indispensável, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, com 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.

Alguns desses princípios fundamentais são:

  • Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.
  • Hábitos de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.
  • A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
  • O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.
  • Gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro.

Você aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza.

A Ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar.

“Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker, “é mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

10. Promova-se: As novas regras para ter uma carreira de sucesso

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Baseado em pesquisas exclusivas sobre o moderno local de trabalho e em entrevistas com profissionais extremamente dinâmicos, Dan Schawbel apresenta as novas regras para o sucesso do marketing pessoal e responde às perguntas mais prementes a respeito da sua carreira.

Este é um guia inestimável para qualquer pessoa que esteja pensando em ter sucesso dentro e fora do local de trabalho.

 

11. Ansiedade: Como enfrentar o mal do século

12-Livros-indispensáveis-em-2020

Vivemos em uma sociedade de excessos.

Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente.

Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável – o ritmo de construção de pensamentos -, gerando consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.

Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.

Em “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade.

Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção.

Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.

 

12. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

12-Livros-indispensáveis-em-2020 

Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam – e como podemos transformá-los.

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida: parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.

Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama.

Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos.

Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas.

Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.

O que todas essas pessoas têm em comum?

Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos.

Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

E aí, o que você achou? Se interessou por algum desses livros? Deixe um comentário para trocarmos uma ideia!

E para mais dicas como essa, é só acompanhar minhas redes sociais!

 

Avatar

Designer, Psicanalista e Marketeiro - Sim esse conjunto de habilidades nada convencional me fez pensar como poderia usar meu conhecimento em pessoas, marketing e imagem para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos e serem reconhecidos em suas áreas. Aqui você irá encontrar o conteúdo que vai te levar a se desenvolver e alavancar sua vida profissional.

Deixe seu comentário

Related Posts

5 Pilares para o Desenvolvimento Pessoal

4 de fevereiro de 2021

4 de fevereiro de 2021

A cada novo começo de ano, é comum ouvir de pessoas que buscam por desenvolvimento pessoal, ou que querem evoluir...

6 passos infalíveis para parar de procrastinar

27 de janeiro de 2020

27 de janeiro de 2020 2

Já sabe o que é procrastinar e como parar essa prática?   Fica ligado aqui até o final que darei...

Eneagrama – Personalidade tipo 09, o pacifista

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O pacifista   Chamamos as pessoas do eneagrama tipo 09 de pacificador, porque nenhum tipo é mais dedicado à busca...

5 dicas para conquistar seus objetivos!

2 de agosto de 2021

2 de agosto de 2021

Pare para pensar: onde você quer estar daqui a cinco anos e o que você tem feito para conquistar seus...

Eneagrama – Personalidade tipo 02, o prestativo

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020

O prestativo   Chamados as pessoas do eneagrama tipo 02 assim por serem pessoas genuinamente úteis para outras pessoas, os...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

Como criar seu plano de desenvolvimento pessoal?

19 de janeiro de 2021

19 de janeiro de 2021

Uma boa forma de você investir no desenvolvimento pessoal é criando um plano para desenvolvê-lo e te ajudar a ser...

Como alcançar resultados em 2021 – O texto que ninguém vai escrever.

1 de janeiro de 2021

1 de janeiro de 2021

Olá, eu não quero começar esse texto como tantos outros falando de realizações, sonhos, e como alcançar resultados em 2021...

13 Atitudes para Chegar ao Topo

14 de fevereiro de 2020

14 de fevereiro de 2020

Sei que todos nós queremos chegar ao topo e ter sucesso na vida, se você for determinado e souber quais...

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019 3

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

O que é inteligência social e como alcançar o sucesso!

16 de agosto de 2021

16 de agosto de 2021

Tudo que você precisa saber sobre inteligência social, e como ela pode te ajudar para alcançar o sucesso em sua...

Eneagrama, personalidade tipo 06 – O questionador

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O questionador   Conhecido como o questionador do eneagrama tipo 06, é aquela pessoa que está procurando saber das coisas,...

Como ter sucesso? 7 dicas para ser bem sucedido

12 de julho de 2021

12 de julho de 2021

Existe uma lista de questões que são difíceis – ou impossíveis – de responder com precisão. Como ser bem sucedido...

Eneagrama, personalidade tipo 05 – O observador

9 de maio de 2020

9 de maio de 2020 1

O observador   O eneagrama tipo 05 é nomeado como o observador de todo eneagrama porque está sempre atento àquilo...

como se autoavaliar e quais são os benefícios da autoavaliação?

24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020 1

Hoje vim escrever sobre um assunto que gera várias dúvidas de quais são os benefícios da autoavaliação, como fazer uma...

   

Cadastre em nossa Newsletter