16 de January de 2022 Desenvolvimento Pessoal , Carreira e Marketing Pessoal para você ir além!

10 dicas para aprender um novo idioma sozinho

Em um mundo altamente globalizado, a relação entre empresas no ramo internacional se tornou ainda maior.

Isso significa que muitos empresários levam em conta não somente suas habilidades de comunicação interpessoal, mas também habilidades linguísticas.

A garantia de um ou mais idiomas no currículo é a chance de se ressaltar e se diferenciar de outros candidatos na hora de garantir uma vaga.

Antigamente, aprender a falar uma outra língua era atribuído a cursos e intercâmbios caros, fora de alcance da realidade da grande maioria.

Os dias atuais, no entanto, nos beneficia com as inúmeras ferramentas virtuais e gratuitas para desenvolver um novo idioma.

Falar outras línguas não se limita apenas a vantagens linguísticas, pesquisas científicas conduzidas nos últimos tempos nos confirma a importância e benefícios cognitivos que aprender novos idiomas trazem.

 

Vantagens de estudar um novo idioma

 

  • Habilidades multitarefas são desenvolvidas

 

Indivíduos que conseguem falar mais de uma língua, especialmente crianças, conseguem manusear facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita.

Um estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explica que a alternância entre dois idiomas na formação da aprendizagem ajuda no desenvolvimento da capacidade de conciliar diversas tarefas ao mesmo tempo, uma vez que o cérebro consegue se revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

 

  • Riscos de doenças diminuem

 

Alguns estudos acerca da evolução cognitiva entre pessoas bilíngues e poliglotas resultou na observação de que a manifestação primária de doenças, como demência, surge em torno de 71,4 anos. Enquanto isso, entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só se iniciam aos 75,5 anos.

 

  • A memória é fortalecida

 

Um estudo da Universidade de Chicago, publicado pelo Psychological Science, sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão.

 

Como aprender um novo idioma sozinho?

 

Ao nascer, somos inseridos na vida social aos poucos e, enquanto isso não acontece, seres humanos tendem a desenvolver e aprimorar habilidades essenciais na vida em sociedade: a fala, leitura e escrita.

Se reverberando não necessariamente nessa ordem, o processo da oralidade se dá ao longo de extensos anos, vivência e experiência.

Ou seja, todas os seus conhecimentos e capacidades linguísticas se limitam no contexto e ambiente no qual você está inserido.

Aprender um novo idioma não se diverge completamente desse fato, o ponto que circunda essa questão é justamente qual método de aprendizado se torna mais eficiente para desenvolver uma língua que não se encaixa no seu dia-a-dia.

 

1 – Estudo histórico-cultural

 

O primeiro passo, a princípio, é estar em contato com o contexto do espaço-tempo do idioma em questão. Independente do idioma que você optou por aprender, é importante estudar não somente a formação cultural do país em questão, mas também histórico, o que vai te auxiliar na assimilação de expressões e palavras idiomáticas que o sentido destas se limita àquele povo.

Um exemplo disso é “santo do pau oco”, uma expressão popular brasileira para designar pessoas dissimuladas, cuja origem mítica é derivada de aspectos históricos.

Segundo o professor Meneses de Oliva, do Museu Histórico Nacional, a expressão se origina da descoberta, na cidade de Salvador, de imagens ocas de santos, que vinham de Lisboa recheadas de dinheiro falso.

Ou seja, tal frase não faz sentido algum em outros idiomas.

Ao falar de cultura local, estamos automaticamente falando de variações artísticas, como cinematografia e música, ferramentas excelentes no desenvolvimento do listening e speaking.

2 – Limite a região

 

Devido a processos de colonização feitos em séculos passados, dificilmente uma língua se restringe a somente um país.

O espanhol, inglês e francês, por exemplo, são línguas presentes em praticamente todos os continentes com pronúncias e sotaques diferentes, além de variações gramaticais e regionais.

Na escolha de algum desses idiomas, é importante que seu aprendizado se limite a apenas um país para, somente assim, conseguir assimilar as diferenças culturais da mesma língua em diferentes regiões.

3 – Memrise

 

Memrise é um site e aplicativo que promete uma experiência de aprendizado personalizada que oferece o nível certo de desafio para mantê-lo motivado.

Usa-se uma variedade de técnicas divertidas e comprovadas de memória que irão acelerar o seu aprendizado.

O diferencial da sua proposta é que ele não oferta apenas cursos de idiomas, mas também de assuntos interdisciplinares tendo a memorização e revisão como principal aliado.

Além disso, é possível adicionar amigos e interagir, fazendo o curso em conjunto.

 

4 – Kultivi

 

A Kultivi é um projeto brasileiro que produz conteúdo educacional gratuito com rigoroso controle de qualidade nas mais variadas áreas.

Apresentando a mesma finalidade do Memrise, o Kultivi é uma plataforma virtual que oferece cursos 100% gratuitos.

Além disso, disponibilizam certificados gratuitos para todos que finalizarem algum curso na plataforma de ensino na Kultivi.

Para ter acesso, é preciso assistir todas as aulas do curso que você tem interesse.

 

5 – Babbel

 

Babbel é uma plataforma virtual paga que promete o aprendizado idiomático desde a primeira lição, aprendendo diálogos do cotidiano.

Com 14 idiomas disponíveis, Babbel foi criado por diferentes níveis de especialistas em idiomas, além de possuir focos específicos, como viagem, cultura ou negócios.

 

6 – Filmes e Séries

 

Serviços de streaming como a Netflix, Amazon Prime, Telecine Play e Globoplay podem se tornar seus maiores aliados de entretenimento e aprendizado no estudo de idiomas.

Isso porque essas empresas oferecem um vasto catálogo de audiovisual que perpassa o português.

O ideal, assim, é assistir aos seus filmes favoritos com o áudio e legenda originais, para se atentar ao vocabulário e gramática.

 

7 – Tandem

 

Com milhões de membros, o Tandem é a maior comunidade de intercâmbio de idiomas e totalmente gratuito.

Tem como intuito o aprendizado com prática com nativos, oferece chamadas de áudio e vídeo.

Além disso, fornece opções de correção e tradução de palavras.

 

8 – Beelinguapp

 

O aplicativo que permite ler e ouvir histórias em diferentes idiomas lado a lado.

Leia o texto e ouça o áudio no idioma que está aprendendo e leia o mesmo texto em seu idioma para usar como referência.

Aprenda a seu próprio ritmo com este aplicativo de aprendizado de idiomas divertido e gratuito.

Se você está familiarizado com os livros de áudio de aprendizagem de línguas, você amará o método inovador da Beelinguapp para aprender um novo idioma.

Retire os flashcards e escolha quais idiomas você deseja aprender, lendo histórias, histórias curtas, romances e mais histórias de crianças favoritas e mais lado a lado.

Do espanhol ao alemão e mais, Beelinguapp ensina você através do texto divertido e familiar.

 

9 – Junte o útil ao agradável

 

Precisa de materiais para estudar algo referente a sua vida acadêmica ou profissional?

Por que não em outro idioma?

Busque por assuntos que te interessam no idioma que você quer aprender.

Procure artigos, vídeos e documentários sobre matérias que você necessita aprender.

Em plataformas como Youtube e Netflix há diversas opções para estudar política, história, geografia e biologia, por exemplo, disponíveis em mais de um idioma.

 

10 – Música

 

O processo de aprendizado de idiomas muitas vezes se consolida através do estilo musical.

O ideal é escolher algumas músicas no idioma que você deseja aprender em questão, tentar cantá-la sem olhar sua letra e, posteriormente, buscar a letra.

Agora, escute a música lendo a letra.

O próximo passo é analisar a letra da música e tentar traduzi-la em uma folha de papel e comparar o resultado logo depois.

 

Deixe seu comentário

Related Posts

13 Dicas práticas para encontrar um novo emprego

1 de maio de 2019

1 de maio de 2019 1

Antes de começar essa leitura, quero que saiba que não é um texto com mais bla bla bla motivacional, cheio...

Marketing Pessoal Para Estagiários – O que fazer para ser contratado!

25 de outubro de 2019

25 de outubro de 2019

Se você está em busca de um estágio, esse texto é para você,  entenda como o marketing pessoal para estagiários,...

10 cursos gratuitos de capacitação para melhorar sua carreira

5 de setembro de 2019

5 de setembro de 2019 1

Hoje eu trouxe uma lista de cursos gratuitos, para você melhorar sua carreira e se manter atualizado. Com todos momento...

Como se posicionar como especialista no mercado?

24 de julho de 2020

24 de julho de 2020

Fala jovem, tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre como você pode criar um conteúdo relevante para tornar um...

4 dicas para você se destacar em processos seletivos

12 de janeiro de 2021

12 de janeiro de 2021

Com o mercado de trabalho inchado e sobrecarregado, está cada vez mais difícil encontrar boas vagas de emprego. Por conta...

O que é Personal branding e para que serve?

3 de abril de 2019

3 de abril de 2019 2

Estava conversando com um grande amigo meu, quando começamos a falar sobre como eu tinha criado minha marca pessoal. Não...

como se tornar indispensável no trabalho?

16 de fevereiro de 2021

16 de fevereiro de 2021

Conseguir um emprego estável já é uma tarefa complicada em períodos de crescimento econômico, mas a dificuldade é ainda maior...

Otimizando seu perfil no Linkedin

31 de julho de 2020

31 de julho de 2020

Os dias de fazer malabarismos para obter um currículo na mesa de um profissional do seu mercado se foram. O...

Qual a ligação entre o desenvolvimento pessoal e profissional?

22 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Fala, jovem!   A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte...

A Importância da Meditação no Trabalho

13 de abril de 2020

13 de abril de 2020

Fala, jovem! Nossa mente é realmente um turbilhão. Pensamentos vêm e vão o tempo todo e não temos como controlá-los....

Como criar conteúdo para se posicionar no mercado

17 de julho de 2020

17 de julho de 2020

E aí, jovem? Trouxe para vocês hoje um guia sobre como criar um conteúdo bom o suficiente para te posicionar...

Como ser mais criativo?

3 de julho de 2020

3 de julho de 2020

E aí, jovem? Se você está aqui, significa que você pode estar sentindo algum tipo de bloqueio ou queira aguçar...

O paradoxo de Stockdale

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

A origem do paradoxo No livro de negócios “Good to Great” escrito por Jim C. Collins, o autor escreve sobre...

3 Dicas de carreira, para quem está começando agora!

13 de agosto de 2019

13 de agosto de 2019

Em 2017 e 2018 eu dei mais de 10 palestras em universidades e eventos com jovens estudantes em inicio de...

7 maneiras para evoluir profissionalmente!

14 de janeiro de 2020

14 de janeiro de 2020

Evoluir profissionalmente é um desafio em tanto, para qualquer pessoa que almeje uma carreira de sucesso, por isso hoje escrevi...

   

Cadastre em nossa Newsletter