10 dicas para aprender um novo idioma sozinho

Em um mundo altamente globalizado, a relação entre empresas no ramo internacional se tornou ainda maior.

Isso significa que muitos empresários levam em conta não somente suas habilidades de comunicação interpessoal, mas também habilidades linguísticas.

A garantia de um ou mais idiomas no currículo é a chance de se ressaltar e se diferenciar de outros candidatos na hora de garantir uma vaga.

Antigamente, aprender a falar uma outra língua era atribuído a cursos e intercâmbios caros, fora de alcance da realidade da grande maioria.

Os dias atuais, no entanto, nos beneficia com as inúmeras ferramentas virtuais e gratuitas para desenvolver um novo idioma.

Falar outras línguas não se limita apenas a vantagens linguísticas, pesquisas científicas conduzidas nos últimos tempos nos confirma a importância e benefícios cognitivos que aprender novos idiomas trazem.

 

Vantagens de estudar um novo idioma

 

  • Habilidades multitarefas são desenvolvidas

 

Indivíduos que conseguem falar mais de uma língua, especialmente crianças, conseguem manusear facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita.

Um estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explica que a alternância entre dois idiomas na formação da aprendizagem ajuda no desenvolvimento da capacidade de conciliar diversas tarefas ao mesmo tempo, uma vez que o cérebro consegue se revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

 

  • Riscos de doenças diminuem

 

Alguns estudos acerca da evolução cognitiva entre pessoas bilíngues e poliglotas resultou na observação de que a manifestação primária de doenças, como demência, surge em torno de 71,4 anos. Enquanto isso, entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só se iniciam aos 75,5 anos.

 

  • A memória é fortalecida

 

Um estudo da Universidade de Chicago, publicado pelo Psychological Science, sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão.

 

Como aprender um novo idioma sozinho?

 

Ao nascer, somos inseridos na vida social aos poucos e, enquanto isso não acontece, seres humanos tendem a desenvolver e aprimorar habilidades essenciais na vida em sociedade: a fala, leitura e escrita.

Se reverberando não necessariamente nessa ordem, o processo da oralidade se dá ao longo de extensos anos, vivência e experiência.

Ou seja, todas os seus conhecimentos e capacidades linguísticas se limitam no contexto e ambiente no qual você está inserido.

Aprender um novo idioma não se diverge completamente desse fato, o ponto que circunda essa questão é justamente qual método de aprendizado se torna mais eficiente para desenvolver uma língua que não se encaixa no seu dia-a-dia.

 

1 – Estudo histórico-cultural

 

O primeiro passo, a princípio, é estar em contato com o contexto do espaço-tempo do idioma em questão. Independente do idioma que você optou por aprender, é importante estudar não somente a formação cultural do país em questão, mas também histórico, o que vai te auxiliar na assimilação de expressões e palavras idiomáticas que o sentido destas se limita àquele povo.

Um exemplo disso é “santo do pau oco”, uma expressão popular brasileira para designar pessoas dissimuladas, cuja origem mítica é derivada de aspectos históricos.

Segundo o professor Meneses de Oliva, do Museu Histórico Nacional, a expressão se origina da descoberta, na cidade de Salvador, de imagens ocas de santos, que vinham de Lisboa recheadas de dinheiro falso.

Ou seja, tal frase não faz sentido algum em outros idiomas.

Ao falar de cultura local, estamos automaticamente falando de variações artísticas, como cinematografia e música, ferramentas excelentes no desenvolvimento do listening e speaking.

2 – Limite a região

 

Devido a processos de colonização feitos em séculos passados, dificilmente uma língua se restringe a somente um país.

O espanhol, inglês e francês, por exemplo, são línguas presentes em praticamente todos os continentes com pronúncias e sotaques diferentes, além de variações gramaticais e regionais.

Na escolha de algum desses idiomas, é importante que seu aprendizado se limite a apenas um país para, somente assim, conseguir assimilar as diferenças culturais da mesma língua em diferentes regiões.

3 – Memrise

 

Memrise é um site e aplicativo que promete uma experiência de aprendizado personalizada que oferece o nível certo de desafio para mantê-lo motivado.

Usa-se uma variedade de técnicas divertidas e comprovadas de memória que irão acelerar o seu aprendizado.

O diferencial da sua proposta é que ele não oferta apenas cursos de idiomas, mas também de assuntos interdisciplinares tendo a memorização e revisão como principal aliado.

Além disso, é possível adicionar amigos e interagir, fazendo o curso em conjunto.

 

4 – Kultivi

 

A Kultivi é um projeto brasileiro que produz conteúdo educacional gratuito com rigoroso controle de qualidade nas mais variadas áreas.

Apresentando a mesma finalidade do Memrise, o Kultivi é uma plataforma virtual que oferece cursos 100% gratuitos.

Além disso, disponibilizam certificados gratuitos para todos que finalizarem algum curso na plataforma de ensino na Kultivi.

Para ter acesso, é preciso assistir todas as aulas do curso que você tem interesse.

 

5 – Babbel

 

Babbel é uma plataforma virtual paga que promete o aprendizado idiomático desde a primeira lição, aprendendo diálogos do cotidiano.

Com 14 idiomas disponíveis, Babbel foi criado por diferentes níveis de especialistas em idiomas, além de possuir focos específicos, como viagem, cultura ou negócios.

 

6 – Filmes e Séries

 

Serviços de streaming como a Netflix, Amazon Prime, Telecine Play e Globoplay podem se tornar seus maiores aliados de entretenimento e aprendizado no estudo de idiomas.

Isso porque essas empresas oferecem um vasto catálogo de audiovisual que perpassa o português.

O ideal, assim, é assistir aos seus filmes favoritos com o áudio e legenda originais, para se atentar ao vocabulário e gramática.

 

7 – Tandem

 

Com milhões de membros, o Tandem é a maior comunidade de intercâmbio de idiomas e totalmente gratuito.

Tem como intuito o aprendizado com prática com nativos, oferece chamadas de áudio e vídeo.

Além disso, fornece opções de correção e tradução de palavras.

 

8 – Beelinguapp

 

O aplicativo que permite ler e ouvir histórias em diferentes idiomas lado a lado.

Leia o texto e ouça o áudio no idioma que está aprendendo e leia o mesmo texto em seu idioma para usar como referência.

Aprenda a seu próprio ritmo com este aplicativo de aprendizado de idiomas divertido e gratuito.

Se você está familiarizado com os livros de áudio de aprendizagem de línguas, você amará o método inovador da Beelinguapp para aprender um novo idioma.

Retire os flashcards e escolha quais idiomas você deseja aprender, lendo histórias, histórias curtas, romances e mais histórias de crianças favoritas e mais lado a lado.

Do espanhol ao alemão e mais, Beelinguapp ensina você através do texto divertido e familiar.

 

9 – Junte o útil ao agradável

 

Precisa de materiais para estudar algo referente a sua vida acadêmica ou profissional?

Por que não em outro idioma?

Busque por assuntos que te interessam no idioma que você quer aprender.

Procure artigos, vídeos e documentários sobre matérias que você necessita aprender.

Em plataformas como Youtube e Netflix há diversas opções para estudar política, história, geografia e biologia, por exemplo, disponíveis em mais de um idioma.

 

10 – Música

 

O processo de aprendizado de idiomas muitas vezes se consolida através do estilo musical.

O ideal é escolher algumas músicas no idioma que você deseja aprender em questão, tentar cantá-la sem olhar sua letra e, posteriormente, buscar a letra.

Agora, escute a música lendo a letra.

O próximo passo é analisar a letra da música e tentar traduzi-la em uma folha de papel e comparar o resultado logo depois.

 

Junte-se

Cadastre-se em nossa newsletter que já impactou +5000 profissionais que queriam melhorar em sua carreira