17 de June de 2019 Conteúdo para ajudar você a ser 1% melhor!

Por que acordar às 6 da manhã não fará você ter sucesso!

Para que essa leitura seja ainda mais interessante, eu aconselho que ouça Blah blah blah – Armin Van Buuren

Com a ascensão dos Gurus especialistas em PN, ficou muito comum ver dicas e listas de como obter sucesso, de como “Hackear” a vida e Blah blah blah.

Provavelmente vocês vão encontrar algo como isso;

1- Acorde 5 da manhã

2- Tome banho frio

3- Faça exercícios

4- Medite

5- Leia conteúdo inspirador

6- Tome café da manhã

7- Escreva um Ebook de como ensinar pessoas a fazerem ebooks de como vender ebooks

Eu não sei vocês, mas eu penso que é bastante coisa pra se fazer antes das 8 da manhã.

E nesse momento, entraria um Guru falando frases motivacionais, misturando português e inglês, dizendo que eu não tenho o “MindSet” para ser “Winner” ou que eu escrevo isso para desmotivar os que estão no caminho do “sucesso” comprando livros de autoajuda, gastando o pouco de grana que tem para ouvir palavras “motivadoras” de quem nunca abriu um CNPJ na vida em eventos de “Life coach mother fucker”

Sucesso tem a ver com trabalhar de forma inteligente e não com a quantidade de horas trabalhadas

Acordar cedo fazia sentido quando a sociedade tinha de aproveitar a luz do sol para fazer suas atividades, desde o advento da eletricidade e da popularização da luz como conhecemos, acordar cedo é apenas um “Dogma” social.

Não tenho certeza de quando isso começou a ser sinônimo de sucesso, mas principalmente no ecossistema de startups, virou febre ter “Hacks” e fórmulas loucas para ter mais produtividade.

Se acordar cedo fosse sinonimo de obter sucesso, garis, padeiros, e outros profissionais já estariam rindo dos meros mortais que acordam depois das 9:00am (como eu).

Eu concordo que as rotinas muitas vezes são necessárias, principalmente em projetos de médio e longo prazo.

Por mais chatas que possam ser, as rotinas permitem que a organização flua, mantendo tudo dentro das expectativas. No entanto existe uma ênfase equivocada na “manhã”

Já foi mais do que provado que as pessoas têm horários diferentes de pico, desde energia até mesmo a inspiração, e não tem problema algum se você prefere ou gosta de acordar as 6 am para correr ou fazer o que achar melhor.

Cabe a cada um aproveitar o máximo do seu dia e aprender em qual momento é mais produtivo, ou se sente melhor. Esse horário é também conhecido por “Horário nobre”

” é a hora do dia, de acordo com o seu relógio biológico, que você está mais alerta e produtivo.”

Lidar com as tarefas estratégicas e complexas, que demandem mais atenção e energia, será infinitamente mais produtivo se feita em seu horário de pico, isso permitirá que você se sinta motivado e vai ajudar a progredir com mais facilidade, o que vai te fazer sentir menos sobrecarregado.

Tá Diego, tudo isso é lindo, mas como eu faço para descobrir qual meu horário nobre?

Primeiramente

Tentativa e erro.

Não conheço outra forma melhor para isso, mas existem algumas informações que podem fazer essa busca ser mais assertiva e breve!

“E aqui vai um BioHack ” (Tom de sarcasmo/humor)”

Existe um ciclo biológico baseado nas 24 horas do dia (o de algumas pessoas podem ter menos ou mais de 24 horas) chamado Ritmo Circadiano.

Basicamente é ele que controla Sono, fome, temperatura, hormônios e mais uma série de elementos do seu corpo.

Em um dia de trabalho normal, lidamos com os chamados Ciclos Ultradianos, que são espaços de tempo que pode variar entre 90 e 120 minutos.

Para melhorar o entendimento, os picos e declínios desses ciclos são o motivo de você começar uma tarefa super empolgado e 2 horas depois estar olhando os textões do facebook.

É ele também um dos responsáveis pela procrastinação, mas isso é outro assunto.

Essa variação entre picos e quedas de motivação e energia são normais. Conhecer e entender o ritmo desse ciclo é a grande sacada.

E não, isso não é um hack, é ciência, é conhecer seu corpo e saber como usar esse conhecimento a seu favor.

A autora Yulia Yaganova sugere um experimento de três semanas em que você avalia sua energia , foco e motivação ao final de cada hora, usando uma escala de um a dez.

Acompanhar esse tipo comportamento pode ser bem chato no começo (eu acho) mas, com o tempo, ao observar os padrões você começa a entender os fluxos e vai se sentir animado em usar os horários certos para concretizar tarefas, mesmo as mais chatas.

O mais importante é ter em mente que uma rotina que funciona bem pra uma pessoa não necessariamente funciona para outra.

Envolva seu corpo e cérebro e você vai perceber como sua rotina vai começar a se adaptar ao seu dia.

Meus picos de energia ocorrem entre 11 e 12:30 e entre 16 e 19 horas, são os horários em que me sinto mais motivado e criativo.

Seguindo a diante, entre 23h e 2 da manhã meu cérebro está fritando.

Assim, tudo que eu crio de melhor sai esse horário, esse é o meu horário nobre, onde tudo flui como uma orquestra.

Então alguém me explica o por que eu deveria acordar as 6 da manhã e torturar diariamente meu corpo e as pessoas que teriam de me aguentar de mau humor?

Exato, isso não é nada inteligente!

Um outro discurso infundado que tem ganhado muitos adeptos e compartilhamentos nas redes sociais é de não PARAR.

Eu não sou formado em medicina e nem educação física, podem me corrigir se estiver errado, mas cara seu corpo é como uma máquina que precisa de descanso e manutenção. Sim, você precisa parar e aproveitar seus horários livres, até mesmo tirar uma hora para não fazer absolutamente NADA, ficar inativo pensando em como seria abrir uma coca cola no espaço por exemplo.

A inatividade, ou relaxamento como quiserem chamar, é extremamente importante para criatividade, já devem ter ouvido falar de ócio criativo, em momentos mais inoportunos, como tomando banho, arrumando a casa ou até mesmo lavando a louça é que soluções criativas geniais aparecem.

Deixar a mente vagar aleatoriamente, livre de pressões e convenções sociais, podem aumentar as doses de inspiração através de pensamentos não lineares.

E sim, da para ter esse tipo de estímulo mesmo no ambiente de trabalho.

Dicas simples como usar o banheiro de outro andar ou sala, fazer o caminho diferente para o lugar que almoça, dar uma volta sobre o local que trabalha.

OBS: nesse eu peço bom senso tanto no tempo da volta, como na situação criminal da região que trabalha, não quero ninguém falando que perdeu celular por minha culpa.

No meu caso, como trabalho muito perto de casa, aproveito para passear com o Bacon, meu cachorro, mesmo que seja 5 minutos, e tenho horário flexível (de verdade), então posso trabalhar as 11 da manhã até as 17 e depois continuar de casa de 20 a 1 da manhã.

O horário nobre tem um valor inestimável, e é um crime estar dentro de um ônibus lotado ou parado no trânsito quando se está em seu momento mais criativo, a não ser que use isso a seu favor! (Se tiver dicas por favor compartilhe comigo )

Desenhe limites, proteja seu tempo, não deixa uma empresa matar o seu horário de sucesso verdadeiro.

Delimite expectativas, isso te dará mais controle sob seu tempo.

Mas, acima de tudo, o mais importante aqui é não esquecer que, independente se vai estar dormindo ou correndo as 7 da manhã, você precisa dedicar um tempo a você mesmo, por que o tempo é a única coisa que você não pode criar.

Use sua motivação e energia a seu favor e seus resultados aumentarão.

Tem alguma dica? Ou informação que possa agregar esse texto, deixe-me saber, ficarei feliz em conhecer!

Esse texto foi postado originalmente no Linkedin -> https://www.linkedin.com/pulse/por-que-acordar-às-6-da-manhã-não-fará-você-ter-sucesso-diego-melo/

 

 

Gostou desse conteúdo?

Então não seja mais um na manada, entre gratuitamente agora mesmo na minha lista VIP e tenha acesso aos conteúdos exclusivos e Dicas #DiegoDisse

Deixe seu comentário

Related Posts

7 passos para se tornar mais confiante (Garantido)

10 de fevereiro de 2019

10 de fevereiro de 2019

Antes de tudo quero dizer que fiz esse vídeo sobre esse assunto assunto com 5 dicas práticas para se sentir...

Os seus defeitos não vão importar se você for incrível no que faz!

27 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

Como não poderia faltar, sugiro fortemente que faça essa leitura ao som de Harmony – Nick Romero Eu não sei...

3 simples passos para você ter uma vida melhor em 2019

29 de dezembro de 2018

29 de dezembro de 2018

Antes de começar, quero dizer que fiz um vídeo sobre esse tema, então só clicar no play e aproveitar! Continuando...

   

Cadastre em nossa Newsletter